Walter Röhrl - 1985

Links interessantes relacionados com modelismo
Post Reply
User avatar
scirocco
Posts: 1103
Joined: Mon Jan 08, 2007 10:06 am

Walter Röhrl - 1985

Post by scirocco » Fri Nov 20, 2009 1:30 am

Espectacular este video do Walter Rohrl em 85 com o Quattro Sport:


http://www.youtube.com/watch?v=yyVHj3sHVHQ" onclick="window.open(this.href);return false;
ImageImageImageImageImageImageImageImageImageImage

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Walter Röhrl - 1985

Post by art » Fri Nov 20, 2009 5:49 am

É, ainda não havia "playstations", na altura.

Art

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Walter Röhrl - 1985

Post by Adolfo » Fri Nov 20, 2009 10:45 am

realmente um filme magnifico.
Uma pergunta para os mais expert nesta matéria.
– Numa classificativa, asfalto ou terra, tirando o factor humano estes monstro ainda seriam mais rápidos que os actuais wrc ou se perdiam oerdiam por muito pouco tempo?
è que eu acho que os actuias curvam MUITO melhor e perdem ai menos tempo mas estes monstros a sairem das cirvas até fajam chorar o asfalto.
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
ricardo930
Posts: 665
Joined: Wed Aug 27, 2008 1:37 am
Location: Santo Tirso-Porto

Re: Walter Röhrl - 1985

Post by ricardo930 » Fri Nov 20, 2009 8:43 pm

Adolfo wrote:realmente um filme magnifico.
Uma pergunta para os mais expert nesta matéria.
– Numa classificativa, asfalto ou terra, tirando o factor humano estes monstro ainda seriam mais rápidos que os actuais wrc ou se perdiam oerdiam por muito pouco tempo?
è que eu acho que os actuias curvam MUITO melhor e perdem ai menos tempo mas estes monstros a sairem das cirvas até fajam chorar o asfalto.
Adolfo
Viva Adolfo,

Não sendo eu um piloto,mas apenas um curioso e que tive a felicidade de privar com alguns "monstros sagrados" destas épocas,assim como andar em alguns destes "popós",deixo a minha opinião,que vale o que vale!
Estes carros eram assumidamente carros de competição,na sua forma mais pura e dura,poucas ou nenhumas ajudas electronicas tinham(exceptuando as gestões de motor),as suspensões,os pneus,diferenciais e travões,quando comparados com os actuais WRC,parecem pré-históricos,agora se falarmos do material humano,ai é que eu já duvido se não será o inverso(sem tirar o devido valor aos actuais pilotos).
Lembro aqui a famosa especial no Autodromo do Estoril,em que o tempo feito pelo Toivonen no Lancia S4,dava-lhe um 6º lugar na grelha de partida da F1 desse ano...Acho que isto atesta bem, do que esses "rapazes" eram capazesde fazer com autenticas bomba relógio nas mãos!!
Sem duvida nenhuma,que para mim(e arrisco a dizer,para uma grande maioria)foram sem duvida os mais belos e deslumbrantes momentos dos ralis.

Mas acredito que dificilmente estes carros hoje em dia conseguissem bater no terreno os actuais!Obvio que em termos de espectáculo estamos falados.

O trabalhar inconfundivel dos Audi,o silvo doTurbo aliado ao compressor dos Lancia, o som abafado e rouco dos Renault 5 Maxi Turbo...enfim.
Grandes carros e "enormes" pilotos!

Um abraço
Ricardo

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Walter Röhrl - 1985

Post by art » Sat Nov 21, 2009 5:49 am

Concordo basicamente com o que ficou dito, menos com a especial do Estoril, em 1986 (ano em que o Toivonen pilotou o S4).

Art

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Walter Röhrl - 1985

Post by Adolfo » Sat Nov 21, 2009 12:45 pm

Por outras palavras, e tirando o factor humano, num troço pouco técnico um Grupo B podia bater um WRC.
Em minha opinião quase todos os desportos motorizados estão mais "calmos" mas tambem mais seguros sendo que o reverso da medalha foi menos show para quem vê.
Adolfo

p.s. tenho pena de não ter tido a oportunidade de ver ao vivo esses monstros em competição.
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
Pedro Miguel Costa
Posts: 1306
Joined: Tue Apr 10, 2007 8:26 pm
Location: sintra

Re: Walter Röhrl - 1985

Post by Pedro Miguel Costa » Sat Nov 21, 2009 1:14 pm

É possivel que um WRC seja mais rapido que um gurpo B em terra ou asfalto,a electronica está em todos os componentes do carro e faz com que haja um aproveitamento muito mais eficaz da potencia

neste video é giro ver os gurpo B 4x4 http://www.youtube.com/watch?v=w6nhsXC8ngk" onclick="window.open(this.href);return false;
Um abraço

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Walter Röhrl - 1985

Post by Adolfo » Sat Nov 21, 2009 2:31 pm

Pedro Miguel Costa wrote:É possivel que um WRC seja mais rapido que um gurpo B em terra ou asfalto,a electronica está em todos os componentes do carro e faz com que haja um aproveitamento muito mais eficaz da potencia

neste video é giro ver os gurpo B 4x4 http://www.youtube.com/watch?v=w6nhsXC8ngk" onclick="window.open(this.href);return false;
Um abraço
Pois naquele tempo os pneus passavam grande parte do tempo á procura de tracção, no video é engraçado ver os "monstros" a fazerem uma curva em cotovelo.
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

model43
Posts: 211
Joined: Mon Sep 24, 2007 4:36 pm
Location: Portugal
Contact:

Re: Walter Röhrl - 1985

Post by model43 » Wed Dec 02, 2009 12:55 am

estao a falar de maquinas mas nao se esquecam do Piloto, o Walter era um piloto fantastico e mesmo antes dos gruposs B, as pessoas mais velhas nunca se esquecerao quando o Rholl em arganil deu nao sei quantos minutos ao Alen, so no mesmo troco e com o mesmo carro.
Alexandre

User avatar
scirocco
Posts: 1103
Joined: Mon Jan 08, 2007 10:06 am

Re: Walter Röhrl - 1985

Post by scirocco » Wed Dec 02, 2009 7:26 pm

model43 wrote:...as pessoas mais velhas nunca se esquecerao quando o Rholl em arganil deu nao sei quantos minutos ao Alen, so no mesmo troco e com o mesmo carro.
Alexandre
Caro Alexandre,
qual era a extensão de Arganil nesse tempo?

Scirocco
ImageImageImageImageImageImageImageImageImageImage

model43
Posts: 211
Joined: Mon Sep 24, 2007 4:36 pm
Location: Portugal
Contact:

Re: Walter Röhrl - 1985

Post by model43 » Wed Dec 02, 2009 8:22 pm

Se nao estou em erro era a versao com cinquenta e tal Kms, mas de qualquer maneira em luta directa dois pilotos top, com a mesma maquina, era preciso saber voar baixinho.
Relembro que em 84, com a mesma extensao de classificativa, o Alen em Lancia e o Mikola em Audi nunca chegaram a essa diferenca abismal, o que poderia acontecer se o Alen a atacar da maneira que estava estivesse a conduzir o Audi........que acham??

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Walter Röhrl - 1985

Post by art » Wed Dec 02, 2009 9:25 pm

Arganil tinha 56,5km, sendo 17 de asfalto (saída de terra na Esculca e descida que passava pelo cemitério de Folques).
Em 1984 o Mikkola e o Alen furaram. A diferença entre os dois não foi "normal", devido a esse facto.

Art

model43
Posts: 211
Joined: Mon Sep 24, 2007 4:36 pm
Location: Portugal
Contact:

Re: Walter Röhrl - 1985

Post by model43 » Wed Dec 02, 2009 11:23 pm

entrando um pouco no saudosismo de esses tempos, recordo-me de por o despertador para as 5 da manha, era um sabado e a vitoria do rally devia decidir-se com essa passagem por arganil, os trocos eram dados em directo via radio, lembro-me de haver varios comentadores ao longo da especial comentando as diferencas de tempos de ambos os pilotos e digo-vos era de tirar logo o sono, o ouvido na radio e oe olhos na edicao do autosport, do motor, da Automundo, da Turbo ou nos recortes do jornal diario da vespera, pois era o que havia para saciar a paixao do rali, outros tempos, diferentes meios e depois claro ,....ja faltava as aulas para conseguir ouvir o " relato " das segundas passagens pela candosa e pela Lousa.
Mas.......mesmo assim nos segundos 56.5 Kms de Arganil a diferenca sem furos foi de 4Segundos.
Depois esperava-se ansiosamente pelos compactos que a TV fazia do rali, Acabava Coruche e ate para o ano!!!!!
Mas ja que comecamos o topico a falar do walter, so para a historia ficou neste ano nos Kms de Arganil a 3Min do Alen na 1 passagem e a 2.17 de Mikola na segunda.

Post Reply