Mais duas competições americanas prestes a começar

Tudo o que nao é relacionado com modelismo é aqui
User avatar
Akira
Posts: 748
Joined: Tue Feb 10, 2004 11:42 pm
Location: Azambuja
Contact:

Mais duas competições americanas prestes a começar

Post by Akira » Mon Apr 19, 2004 7:15 pm

Amanhã na Eurosport serão transmitidos os inícios de mais dois campeonatos de velocidade das terras do Tio Sam. A Nascar, competição que costumo seguir com regularidade e a Indycar Series, que é uma competição paralela á Champ Cars mas que se realiza unicamente em pistas ovais. Esta costumo ver uma ou outra vez pois não me dá tanto interesse. Não esquecer que as 500 Milhas de Indianapolis estão inseridas nesta competição. Nascar (Martinsville) ás 22:45 e Indycar Series (Motegi, Japão) ás 23:45 amanhã na Eurosport.
Homepage:
http://nunocorreia.no.sapo.pt
Em curso:
Image
Concluídos:
Image

User avatar
Akua
Posts: 1034
Joined: Mon Jan 26, 2004 6:14 pm
Location: Vila Nova de Gaia/Lisboa
Contact:

Post by Akua » Mon Apr 19, 2004 8:55 pm

Akira e o seu boletim informativo! :D :D :D
A não perder...
a Finalizar: Evento:
ImageImageImage

DFV
Posts: 445
Joined: Wed Mar 17, 2004 11:23 am

Post by DFV » Tue Apr 20, 2004 11:51 am

O meu interesse pela NASCAR tem vindo a decrescer desde que:

- Os seus pilotos se fecharam num circo ridiculo constituido por actos de "macho man" na pista - empurrões disparatados, choques pós-corrida, atira-o-capacete e a ocasional quase-cena-de-pancadaria no final - e o esteoritipado discurso do final "Agradeço à equipa Cerveja-Refrigerante-Tabaco-Ferramenta que conseguiu colocar este Chevrolet (Ford, Dodge) com os seus pneus (Good Year) e o cinto de segurança (Simpson) e o parafuso (?...) neste lugar depois de uma fantástica corrida";
- O endeusamento, pela própria NASCAR, de Dale Earnhart Jr, o filho do pai que morreu na pista e que, tem todas as caracteristicas de um menino mimado (esquecendo que o pai morreu na pista, em grande parte, por causa da completa inadequação dos regulamentos de segurança);
- A tentação da NASCAR de aldrabar a competição, de forma a manter obrigatoriamente os carros a par uns dos outros, não dando lugar a qualquer desenvolvimento tecnológico;
- A tentação da NASCAR (familia France) de tornar todas as competições automóveis iguais à NASCAR!

Dita isto, tenho de admitir que NASCAR é um caso de sucesso, e que algumas corridas são de grande entretenimento, embora actualmente seja mais um circo que uma competição automóvel. E, ainda gostava de ir às 500 Milhas Daytona.

User avatar
Nelson
Posts: 486
Joined: Sat Feb 21, 2004 11:15 am
Location: Corroios

Post by Nelson » Tue Apr 20, 2004 12:48 pm

DFV chama-se a isto espetaculo,quanto aos empurrões não acontece sempre mas tambem existe nas outras competições de automoveis,os agradecimentos no fim da corrida chamo a isto profissionalismo agradecer a quem investe na equipa,quanto a parte da Nascar aldrabar a competição não deixando haver desenvolvimento tecnologico,acho sinceramente que todos deviam por os olhos nesta competição pois assim conseguem ter cerca de 20 vencedores diferentes por epoca ao contrario de por exemplo a F1 onde neste momento não tem interesse nenhum pois ganha sempre o mesmo e as ultrapassagens são raras praticamente só havendo nos pit stops,ao contrario da nascar em que há ultrapassagens constantemente e mudanças de lider

O defensor da nascar :D
Nelson

DFV
Posts: 445
Joined: Wed Mar 17, 2004 11:23 am

Post by DFV » Tue Apr 20, 2004 1:31 pm

Nelson, tocaste no ponto essencial (que que nunca vai ter resolução): a noção de "espectaculo" no desporto automóvel. Gosta tanto de ultrapassagens como outro qq e, sim, a F1 de hoje é o que é.

MAS...
Há que ver que a noção de competição automóvel sempre implicou a busca do melhor, o dominio do excelente, a procura do extra que o outro não tem. Com as devidas consequências... Na minha modesta opinião, confundir a falta de ultrapassagens na F1 com o dominio da Ferrari é um erro. A falta de ultrapassagens é um problema de regulamentos. O dominio da Ferrari é uma consequência natural da competição.

Se a busca do "extra" é tão policiada que impede alguém de se salientar, deixámos de ter uma competição e passámos a ter um jogo de azar. De facto, na NASCAR, o que temos é um jogo de azar, daí os 20 vencedores por época. Chegou a um extremo em que, ninguém é capaz de dizer quem é, de facto, a melhor equipa, o melhor piloto ou o melhor carro.

E a NASCAR não foi sempre assim - é olhar para os livros de história e ver corridas a sério, em que o que trabalhava mais ou tinha mais "mãos" ou tinha melhor equipamento ganhava as corridas - e é assim que deve ser (digo eu...).

É importante ler os regulamentos e ver que, a definição do "pack" aerodinâmico, de motores, obrigam às "molhadas", contrariamente às que se formavam espontaneamente nos dias de ontem. Antes, a "aspiração" era dos bravos, hoje, é obrigatória.

Finalmente, quanto aos empurrões, não estou a falar dos toques "históricos" nesta categoria (porque é que chamavam "Intimidator" ao Earnhart Sr?!!) e sim daqueles ataques de furia pouco proprios de um espectaculo que é visto por milhões de pessoas e por muitas crianças que estão convencidas que isto é "sportsmanship" e fazem destes pilotos "modelos a seguir".

Bom, são opções. Eu também vejo as corridas de NASCAR.

User avatar
Nelson
Posts: 486
Joined: Sat Feb 21, 2004 11:15 am
Location: Corroios

Post by Nelson » Tue Apr 20, 2004 2:38 pm

Quanto ao espetaculo os americanos previligiam o espetaculo de uma maneira que nos europeus nunca iremos conseguir(com muita pena minha)pois as regras são feitas a pensar em 2 coisas competição-espetaculo para que quem paga o seu bilhete de por bem gasto o seu dinheiro e se divirta é so ver a NBA,NHL,NASCAR com estadios e pistas cheias pois tem estes 2 ingridientes,quando os organizadores das provas não conseguem esta combinação então temos o caso da IRL com pistas vazias.
Quanto ao factor "azar"não posso estar de acordo contigo pois se os carros são muito identicos ao nivel das especificações o que sobresai é o valor(mãos) do piloto e a sua sabedoria ao nivel dos setups do carro.Na nascar o que prevalece é o piloto sobre a maquina e não a maquina sobre o piloto como na F1 por exemplo não estou a ver o Schumacher a vencer um grande premio ao volante de um BAR mas na nascar ainda este ano o Elliot Sadler de uma equipa mediana conseguiu vercer uma corrida.
Quanto aos toques no fim da corrida isso foi em Bristol uma pista muito pequena(sao 43 carros em pista)em que toda mas toda a gente dá toques e onde por vezes pode ocorrer este tipo de situações,de resto os toques são normais em todo o desporto automovel ainda no ano passado fui ao estoril ver o LG super racing weekend e no final das corridas do ETCC fui ver os carros e estavam todos marcados de toques cirurgicos

Um Abraço
Nelson

#24 Jeff Gordon

DFV
Posts: 445
Joined: Wed Mar 17, 2004 11:23 am

Post by DFV » Tue Apr 20, 2004 4:38 pm

Ok, nunca discuto com fans... :lol:

Mas então, entre os "estabelecidos" Rusty Wallace, Jeff Gordon, Labonte´s, Sterling Marlin e os "novos" Mayfield, Harvick, Newman, Kenseth e, as "estrelas da companhia" Earnhart Jr e Stewart, quem é que achas que tem "as mãos"? :?:

#43 Petty

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Tue Apr 20, 2004 4:40 pm

Só queria dizer que se o Schumacher fosse para a BAR, acredito que em dois anos, punha aquele carro a ganhar corridas... Se não fosse mais cedo...

Marco

P.S.: E eu não sou fã dele :)

DFV
Posts: 445
Joined: Wed Mar 17, 2004 11:23 am

Post by DFV » Tue Apr 20, 2004 5:09 pm

...só se o Ross Brawn fosse junto...

User avatar
Akira
Posts: 748
Joined: Tue Feb 10, 2004 11:42 pm
Location: Azambuja
Contact:

Post by Akira » Tue Apr 20, 2004 5:28 pm

Marco wrote:Só queria dizer que se o Schumacher fosse para a BAR, acredito que em dois anos, punha aquele carro a ganhar corridas... Se não fosse mais cedo...
Deixa estar que eles mesmo sem o Schumacher já estão quase. ;)
Não me vou admirar se o Button conseguir a sua primeira vitoria já este ano.

Nelson e DFV, deu gosto assistir á vossa troca de ideias Image
Homepage:
http://nunocorreia.no.sapo.pt
Em curso:
Image
Concluídos:
Image

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Tue Apr 20, 2004 6:01 pm

É por isto mesmo que o cada tópico se chama Tópico de DISCUSSÃO! :D :D :D
Assim é que, malta!

User avatar
Nelson
Posts: 486
Joined: Sat Feb 21, 2004 11:15 am
Location: Corroios

Post by Nelson » Thu Apr 22, 2004 12:54 pm

De todos para mim o que tem mais mãos é sem duvida o Jeff Gordon (sou fan dele :D ),dos novos o Kenseth é bastante regular(foi assim que consegiu ser campeão) e ao Newman se ele tivesse a regularidade do Kenseth ia ser sem duvida campeão porque ele é de todos o mais rapido

DFV
Posts: 445
Joined: Wed Mar 17, 2004 11:23 am

Post by DFV » Mon Apr 26, 2004 4:45 pm

Nelson
Houve "barraca" em Talladega, este fim de semana.
Parece que o Jeff Gordon ganhou a corrida (muito justamente e pelas regras), mas quem cortou a meta em primeiro foi o "little Earnhardt", o que fez com que o publico se revoltasse (pelas bandas do Alabama é pessoal da pesada, da cerveja, do empurrão e da barriga, além do que, a familia Earnhardt - pai e filho - eram os reis indisputados da grande "Viuva Negra" - o Talladega Motor Speedway).

A não perder no Eurosport!

PS: não tenho nada contra a cerveja ou a barriga - muito pelo contrário!

User avatar
Nelson
Posts: 486
Joined: Sat Feb 21, 2004 11:15 am
Location: Corroios

Post by Nelson » Wed Apr 28, 2004 11:23 am

DFV estive a ver ontem na eurosport mas infelismente não deram as repetições para tirar a duvida sobre quem ia em 1º,mas se ganhou o Jeff Gordon foi uma exelente decisão :D

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Wed Apr 28, 2004 2:22 pm

Já que isto é um fórum de discussão, eu tenho de dar a minha opinião;

Ontem à noite estive a ver o NASCAR na eurosport, e estive super atento pra ver se conseguia encontrar algum tipo de excitação naquela competição...E não consegui encontrar NADA! A única espectacularidade daquelas corridas são mesmo os acidentes. De resto são dezenas de carros, sempre a fundo, numa pista absolutamente monótona (geralmente).
Já sei o que vocês vão dizer, também é "seca" ver o Schumacher sempre na frente, sem dar luta!..Mas é claro que respeito todas as opiniões acerca desta modalidade...mas sinceramente não consigo ver a piada disto :D (assim que também não consigo ver a piada, apesar de ser fã do schumie, de ele andar sempre na frente).

Post Reply