Pois é no que dá um gajo querer canudo.... As aulas complicadas, as cadeiras que mais parecem sofás, a ansia nos exames, enfim algumas das coisas que caracterizam um curso. A juntar a isto tudo os trabalhos e projectos, especialmente um que gostaria de partilhar com vocês e que enquadra-se também um "pouco" no modelismo, e que me rouba a mim e a colegas meus por vezes preciosas horas, mas que acabam por ser muitas vezes gratificantes.
Falo-vos de um projecto internacional para estudantes univesitários chamado "Formula Student", que consiste em, basicamente desenhar, desenvolver e construir um monolugar de competição para, em Julho próximo, levá-lo a Inglaterra ao mítico circuito de Silverstone para correr com outras equipas, nacionais e internacionais.
A nossa equipa "Phisec Racing Team", é formada por alunos de vários cursos e anos, existentes no nosso estabelecimento de ensino (ISEC), desde Engenharia Mecânica, Electromecânica, Electrotécnica, passando também pela Eng. Informática.
O carro em si, é constituido por uma estrutura tubular em aço, à qual é acopolada um motor de uma CBR 600RR gentilmente cedido pela Honda Portugal, suspensão de duplo triangulo, com amortecedores FOX, entre outras características.
A competição é dividida em 3 classes, em que a terceira é reservada a projecto do carro em computador recorrendo a software CAD. A segunda categoria destina-se a modelos ou equipas que não conseguiram construir na totalidade o veículo. Quanto à primeira categoria é reservada ás equipas que montaram os carros na totalidade e que irão ser testados a vários niveis, tanto dinâmicamente, envolvendo provas de aceleração, resistencia, travagem entre outras, como estaticamente mediante análise dos vários elementos do veículo entre outros aspectos.
No fundo, o objectivo não é a competição directa com as outras equipas, na medida em que juntam-se todas numa grelha de partida e correm á volta do circuito em busca do melhor tempo, mas sim dar ênfase à parte de desenhar e projectar algo que realmente funciona e que pode ter utilidade quem sabe em termos de competição automóvel.
Os próprios juizes são pessoas ligadas a vários sectores do desporto automóvel, nomeadamente da F1, como por exemplo Pat Symmonds, director executivo de engenharia da ING Renault F1 team, ou o próprio director da competição o incontornável Ross Brawn.
Mas já estou para aqui com muito palavriado e isto está a ficar já um pouco extenso, deixo-vos então o site da nossa equipa: http://www.phisec.com ,onde podem consultar com mais detalhe os pormenores da nossa equipa. O site ainda está em desenvolvimento portanto provavelmente podem haver alguns bugs....
Deixo também o site da competição para quem for mais curioso: http://www.formulastudent.com
Gostaria também de referir também o importante apoio de várias empresas que nos tem patrocinado, e também dar o mote, para que, se conhecerem alguem que tivesse interesse em nos patrocinar, que por favor me contactasse, ou deixasse a sua intenção no nosso site.
Cumprimentos
Vou deixar o modelismo............temporariamente, claro!
Vou deixar o modelismo............temporariamente, claro!
.:Jet Noise, The Sound Of Freedom:.
Re: Vou deixar o modelismo............temporariamente, claro!
desejo o melhor sucesso. Força nisso.
Lucas
Lucas
Re: Vou deixar o modelismo............temporariamente, claro!
boa sorte para esse projecto e para o final de curso que seja muito breve
Re: Vou deixar o modelismo............temporariamente, claro!
Muito breve e muito levebaraka wrote:boa sorte para esse projecto e para o final de curso que seja muito breve
Grande projecto, rapaz!
Art
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Re: Vou deixar o modelismo............temporariamente, claro!
Boas!
É por uma boa razão! Trata-se de um projecto muito interessante!
Já estive envolvido num no ISEP, chamado Kawasaki TTW (Tilting Three Wheelers), um pouco diferente desse que o art está...
FORÇA AI! Talvez vos veja em Silverstone!
Abraço
É por uma boa razão! Trata-se de um projecto muito interessante!
Já estive envolvido num no ISEP, chamado Kawasaki TTW (Tilting Three Wheelers), um pouco diferente desse que o art está...
FORÇA AI! Talvez vos veja em Silverstone!
Abraço
Re: Vou deixar o modelismo............temporariamente, claro!
Após alguns meses de ausência aqui estou eu de volta... bem o projecto la andou e lá fizemos nós o nosso carro que aqui vos mostro.
Ao longo do tempo tivemos muitos precalços e estivemos quase para não ir mas com muito esforço, e horas de sono perdidas conseguimos construir e por a trabalhar e andar, (pormenor importante) o nosso bólide.
Foi uma grande oportunidade para aprender os diversos processos envolvidos na concepção, design e construção de um carro, especialmente de corrida.
Ao longo dos meses fomos desenvolvendo os diversos componentes do carro através de software de CAD (Solidworks) e testados virtualmente usando uma aplicação deste software de forma a simular os esforços aplicados em peças chave como o chassis e elementos da suspensão, através da análise de elementos finitos. Esta análise indica se a peça tal como está, aguenta os esforços que lhe são aplicados apresentando através de uma escala de cores as zonas mais solicitadas.
Com o tempo fomos fazendo e comprando algumas das peças e como bons portugas que somos.... montar o carro do zero a cerca de 3 semanas da competição, depois de muitas complicações com fornecimento de peças, pagamentos e afins...
Apesar de tudo lá fomos nós e coincidencia das coincidencias até conheci no ferry para inglaterra um dos pilotos que ganhou em 89 as 24 Horas de Le Mans no Sauber Mercedes C9, o Sr. Jochen Mass, que mostrou-se muito interessado no nosso projecto e indicou-nos algumas dicas acerca de alguns pormenores a ter em conta na concepção do carro.
Chegados a Inglaterra, fomos saudados com o sol e calor abrasador daquelas paragens, por outras palavras, algum frio e a tradicional chuva.... a
Após mais algumas horas de viagem, lá chegamos á "Home of the British Motorsport", Silverstone.
Passámos lá 4 dias de muito esforço e sobretudo aprendizagem em todas as provas.
Existem duas categorias de provas estáticas e dinâmicas, em que as estáticas tratam de assuntos como a gestão de custos e recursos e as dinâmicas envolvem prova de aceleração, sprint, skid pad (uma espécie de gincana onde se avalia a dinâmica e a resposta do carro a contornar obstáculos) e a prova rainha, endurance, onde o carro corre durante cerca de 20 minutos numa parte do circuito com paragem a meio para troca de piloto. É nesta ultima prova que grande parte dos carros não chega ao fim devido ao grande esforço que lhes é imposto.
Claro que para poder participar nas provas dinâmicas o carro tem que passar pelo escrutinio que envolve 4 componentes: Tech/Safety, Tilt, Noise, Brake.
A primeira envolve a análise de vários parâmetros das regras como por ex. dimensões mínimas de tubos do chassis, entre muitas outras.
O Tilt consiste em colocar o carro numa plataforma que o inclina 60º com a horizontal para determinar se existe algum fluido, seja água, óleo ou gasolina verta para fora do carro, caso isto aconteça o carro não passa e a equipa tem de resolver o problema.
O Noise test consiste em analisar o barulho gerado pelo motor quando este está a cerca de 3/4 das RPM máximas. Se passar dos 110 dB o carro não passa.
O Brake Test consiste em travar o carro em segurança com as 4 rodas a derraparem dentro de uma certa distância.
Só após a aprovação em todos as componentes o carro está apto a correr nas provas dinâmicas.
Ora nós passámos em todas excepto a do Brake, em que, já muito perto do carro parar a força gerada na travagem gerou o colapso da suspensão dianteira devido á quebra dos "rod ends" (rótulas) que unem os triângulos e os uprights. Este acontecimento ditou o fim da nossa prova e podia ter sido evitado se tivéssemos testado o carro cá, mas devido á falta de tempo foi mesmo impossível.
Foi um golpe muito forte, mas como se costuma dizer, é com os erros que aprendemos, e para o próximo ano faremos as coisas de outra maneira...
Apesar de tudo foi uma experiência muito positiva e para o próximo ano vamos voltar e tentar melhorar a nossa prestação.
Vou deixar entao o paleio e passar ás fotografias...
Construção do chassis de acordo com os nossos desenhos
Preparação dos moldes dos "side-pods" para a carrossaria
Aplicação de "gel coat" no nariz do contra-molde para fabricar o molde desta peça. Este gel faz o mesmo que a manteiga nos bolos, evitando que estes fiquem agarrados à forma, no nosso caso, que a peça ficasse agarrada ao molde.
A testar os encaixes da carrossaria no chassis...
Componentes da suspensão e direcção...
Pormenor da "Rack" da direcção, "uprights" dianteiros e triangulos
Assemblagem final...
Primeira vez assente na suspensão...
Equipa e carro no dia da partida...
A nossa Box...
O nosso carro...
Um ilustre visitante, Mr. Ross Brawn
Pronto para o scruteneering...
Pit Lane... ainda tinha as marcas das saídas dos F1, que estiveram ali precisamente na semana anterior
Pequena montagem na box...
....
....
Tilt Test
Equipa com o carro meio acidentado....
Equipa no pódio...
Ao longo do tempo tivemos muitos precalços e estivemos quase para não ir mas com muito esforço, e horas de sono perdidas conseguimos construir e por a trabalhar e andar, (pormenor importante) o nosso bólide.
Foi uma grande oportunidade para aprender os diversos processos envolvidos na concepção, design e construção de um carro, especialmente de corrida.
Ao longo dos meses fomos desenvolvendo os diversos componentes do carro através de software de CAD (Solidworks) e testados virtualmente usando uma aplicação deste software de forma a simular os esforços aplicados em peças chave como o chassis e elementos da suspensão, através da análise de elementos finitos. Esta análise indica se a peça tal como está, aguenta os esforços que lhe são aplicados apresentando através de uma escala de cores as zonas mais solicitadas.
Com o tempo fomos fazendo e comprando algumas das peças e como bons portugas que somos.... montar o carro do zero a cerca de 3 semanas da competição, depois de muitas complicações com fornecimento de peças, pagamentos e afins...
Apesar de tudo lá fomos nós e coincidencia das coincidencias até conheci no ferry para inglaterra um dos pilotos que ganhou em 89 as 24 Horas de Le Mans no Sauber Mercedes C9, o Sr. Jochen Mass, que mostrou-se muito interessado no nosso projecto e indicou-nos algumas dicas acerca de alguns pormenores a ter em conta na concepção do carro.
Chegados a Inglaterra, fomos saudados com o sol e calor abrasador daquelas paragens, por outras palavras, algum frio e a tradicional chuva.... a
Após mais algumas horas de viagem, lá chegamos á "Home of the British Motorsport", Silverstone.
Passámos lá 4 dias de muito esforço e sobretudo aprendizagem em todas as provas.
Existem duas categorias de provas estáticas e dinâmicas, em que as estáticas tratam de assuntos como a gestão de custos e recursos e as dinâmicas envolvem prova de aceleração, sprint, skid pad (uma espécie de gincana onde se avalia a dinâmica e a resposta do carro a contornar obstáculos) e a prova rainha, endurance, onde o carro corre durante cerca de 20 minutos numa parte do circuito com paragem a meio para troca de piloto. É nesta ultima prova que grande parte dos carros não chega ao fim devido ao grande esforço que lhes é imposto.
Claro que para poder participar nas provas dinâmicas o carro tem que passar pelo escrutinio que envolve 4 componentes: Tech/Safety, Tilt, Noise, Brake.
A primeira envolve a análise de vários parâmetros das regras como por ex. dimensões mínimas de tubos do chassis, entre muitas outras.
O Tilt consiste em colocar o carro numa plataforma que o inclina 60º com a horizontal para determinar se existe algum fluido, seja água, óleo ou gasolina verta para fora do carro, caso isto aconteça o carro não passa e a equipa tem de resolver o problema.
O Noise test consiste em analisar o barulho gerado pelo motor quando este está a cerca de 3/4 das RPM máximas. Se passar dos 110 dB o carro não passa.
O Brake Test consiste em travar o carro em segurança com as 4 rodas a derraparem dentro de uma certa distância.
Só após a aprovação em todos as componentes o carro está apto a correr nas provas dinâmicas.
Ora nós passámos em todas excepto a do Brake, em que, já muito perto do carro parar a força gerada na travagem gerou o colapso da suspensão dianteira devido á quebra dos "rod ends" (rótulas) que unem os triângulos e os uprights. Este acontecimento ditou o fim da nossa prova e podia ter sido evitado se tivéssemos testado o carro cá, mas devido á falta de tempo foi mesmo impossível.
Foi um golpe muito forte, mas como se costuma dizer, é com os erros que aprendemos, e para o próximo ano faremos as coisas de outra maneira...
Apesar de tudo foi uma experiência muito positiva e para o próximo ano vamos voltar e tentar melhorar a nossa prestação.
Vou deixar entao o paleio e passar ás fotografias...
Construção do chassis de acordo com os nossos desenhos
Preparação dos moldes dos "side-pods" para a carrossaria
Aplicação de "gel coat" no nariz do contra-molde para fabricar o molde desta peça. Este gel faz o mesmo que a manteiga nos bolos, evitando que estes fiquem agarrados à forma, no nosso caso, que a peça ficasse agarrada ao molde.
A testar os encaixes da carrossaria no chassis...
Componentes da suspensão e direcção...
Pormenor da "Rack" da direcção, "uprights" dianteiros e triangulos
Assemblagem final...
Primeira vez assente na suspensão...
Equipa e carro no dia da partida...
A nossa Box...
O nosso carro...
Um ilustre visitante, Mr. Ross Brawn
Pronto para o scruteneering...
Pit Lane... ainda tinha as marcas das saídas dos F1, que estiveram ali precisamente na semana anterior
Pequena montagem na box...
....
....
Tilt Test
Equipa com o carro meio acidentado....
Equipa no pódio...
.:Jet Noise, The Sound Of Freedom:.
Re: Vou deixar o modelismo............temporariamente, claro!
Isso é que deve ter sido uma aventura! Parabéns!
Infelizmente não correu como esperavam mas aposto que valeu toda a experiência!
Mais uma vez, parabéns!
Abraço!
Infelizmente não correu como esperavam mas aposto que valeu toda a experiência!
Mais uma vez, parabéns!
Abraço!