Vou deixar o modelismo............temporariamente, claro!

Tudo o que nao é relacionado com modelismo é aqui
Post Reply
User avatar
kandrix
Posts: 557
Joined: Tue May 09, 2006 7:20 pm
Location: Mealhada

Vou deixar o modelismo............temporariamente, claro!

Post by kandrix » Sun Feb 24, 2008 1:27 am

Pois é no que dá um gajo querer canudo.... As aulas complicadas, as cadeiras que mais parecem sofás, a ansia nos exames, enfim algumas das coisas que caracterizam um curso. A juntar a isto tudo os trabalhos e projectos, especialmente um que gostaria de partilhar com vocês e que enquadra-se também um "pouco" no modelismo, e que me rouba a mim e a colegas meus por vezes preciosas horas, mas que acabam por ser muitas vezes gratificantes.

Falo-vos de um projecto internacional para estudantes univesitários chamado "Formula Student", que consiste em, basicamente desenhar, desenvolver e construir um monolugar de competição para, em Julho próximo, levá-lo a Inglaterra ao mítico circuito de Silverstone para correr com outras equipas, nacionais e internacionais.

A nossa equipa "Phisec Racing Team", é formada por alunos de vários cursos e anos, existentes no nosso estabelecimento de ensino (ISEC), desde Engenharia Mecânica, Electromecânica, Electrotécnica, passando também pela Eng. Informática.
O carro em si, é constituido por uma estrutura tubular em aço, à qual é acopolada um motor de uma CBR 600RR gentilmente cedido pela Honda Portugal, suspensão de duplo triangulo, com amortecedores FOX, entre outras características.

A competição é dividida em 3 classes, em que a terceira é reservada a projecto do carro em computador recorrendo a software CAD. A segunda categoria destina-se a modelos ou equipas que não conseguiram construir na totalidade o veículo. Quanto à primeira categoria é reservada ás equipas que montaram os carros na totalidade e que irão ser testados a vários niveis, tanto dinâmicamente, envolvendo provas de aceleração, resistencia, travagem entre outras, como estaticamente mediante análise dos vários elementos do veículo entre outros aspectos.

No fundo, o objectivo não é a competição directa com as outras equipas, na medida em que juntam-se todas numa grelha de partida e correm á volta do circuito em busca do melhor tempo, mas sim dar ênfase à parte de desenhar e projectar algo que realmente funciona e que pode ter utilidade quem sabe em termos de competição automóvel.
Os próprios juizes são pessoas ligadas a vários sectores do desporto automóvel, nomeadamente da F1, como por exemplo Pat Symmonds, director executivo de engenharia da ING Renault F1 team, ou o próprio director da competição o incontornável Ross Brawn.

Mas já estou para aqui com muito palavriado e isto está a ficar já um pouco extenso, deixo-vos então o site da nossa equipa: http://www.phisec.com ,onde podem consultar com mais detalhe os pormenores da nossa equipa. O site ainda está em desenvolvimento portanto provavelmente podem haver alguns bugs....
Deixo também o site da competição para quem for mais curioso: http://www.formulastudent.com

Gostaria também de referir também o importante apoio de várias empresas que nos tem patrocinado, e também dar o mote, para que, se conhecerem alguem que tivesse interesse em nos patrocinar, que por favor me contactasse, ou deixasse a sua intenção no nosso site.

Cumprimentos
.:Jet Noise, The Sound Of Freedom:.

User avatar
lucas
Posts: 2334
Joined: Tue Mar 16, 2004 12:42 pm
Location: Funchal-Madeira

Re: Vou deixar o modelismo............temporariamente, claro!

Post by lucas » Mon Feb 25, 2008 1:53 pm

desejo o melhor sucesso. Força nisso.
Lucas

User avatar
baraka
Posts: 1238
Joined: Mon Jan 07, 2008 5:14 pm

Re: Vou deixar o modelismo............temporariamente, claro!

Post by baraka » Mon Feb 25, 2008 5:45 pm

boa sorte para esse projecto e para o final de curso que seja muito breve :)

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Vou deixar o modelismo............temporariamente, claro!

Post by art » Mon Feb 25, 2008 7:11 pm

baraka wrote:boa sorte para esse projecto e para o final de curso que seja muito breve :)
Muito breve e muito leve :D

Grande projecto, rapaz!

Art

User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Re: Vou deixar o modelismo............temporariamente, claro!

Post by Evolution VI » Mon Feb 25, 2008 10:29 pm

Boas!

É por uma boa razão! Trata-se de um projecto muito interessante!

Já estive envolvido num no ISEP, chamado Kawasaki TTW (Tilting Three Wheelers), um pouco diferente desse que o art está...

FORÇA AI! Talvez vos veja em Silverstone! :D

Abraço

User avatar
kandrix
Posts: 557
Joined: Tue May 09, 2006 7:20 pm
Location: Mealhada

Re: Vou deixar o modelismo............temporariamente, claro!

Post by kandrix » Sun Aug 10, 2008 12:43 am

Após alguns meses de ausência aqui estou eu de volta... bem o projecto la andou e lá fizemos nós o nosso carro que aqui vos mostro.

Ao longo do tempo tivemos muitos precalços e estivemos quase para não ir mas com muito esforço, e horas de sono perdidas conseguimos construir e por a trabalhar e andar, (pormenor importante) o nosso bólide.

Foi uma grande oportunidade para aprender os diversos processos envolvidos na concepção, design e construção de um carro, especialmente de corrida.

Ao longo dos meses fomos desenvolvendo os diversos componentes do carro através de software de CAD (Solidworks) e testados virtualmente usando uma aplicação deste software de forma a simular os esforços aplicados em peças chave como o chassis e elementos da suspensão, através da análise de elementos finitos. Esta análise indica se a peça tal como está, aguenta os esforços que lhe são aplicados apresentando através de uma escala de cores as zonas mais solicitadas.

Com o tempo fomos fazendo e comprando algumas das peças e como bons portugas que somos.... montar o carro do zero a cerca de 3 semanas da competição, depois de muitas complicações com fornecimento de peças, pagamentos e afins...

Apesar de tudo lá fomos nós e coincidencia das coincidencias até conheci no ferry para inglaterra um dos pilotos que ganhou em 89 as 24 Horas de Le Mans no Sauber Mercedes C9, o Sr. Jochen Mass, que mostrou-se muito interessado no nosso projecto e indicou-nos algumas dicas acerca de alguns pormenores a ter em conta na concepção do carro.
Image


Chegados a Inglaterra, fomos saudados com o sol e calor abrasador daquelas paragens, por outras palavras, algum frio e a tradicional chuva.... a
Após mais algumas horas de viagem, lá chegamos á "Home of the British Motorsport", Silverstone.

Passámos lá 4 dias de muito esforço e sobretudo aprendizagem em todas as provas.
Existem duas categorias de provas estáticas e dinâmicas, em que as estáticas tratam de assuntos como a gestão de custos e recursos e as dinâmicas envolvem prova de aceleração, sprint, skid pad (uma espécie de gincana onde se avalia a dinâmica e a resposta do carro a contornar obstáculos) e a prova rainha, endurance, onde o carro corre durante cerca de 20 minutos numa parte do circuito com paragem a meio para troca de piloto. É nesta ultima prova que grande parte dos carros não chega ao fim devido ao grande esforço que lhes é imposto.

Claro que para poder participar nas provas dinâmicas o carro tem que passar pelo escrutinio que envolve 4 componentes: Tech/Safety, Tilt, Noise, Brake.
A primeira envolve a análise de vários parâmetros das regras como por ex. dimensões mínimas de tubos do chassis, entre muitas outras.
O Tilt consiste em colocar o carro numa plataforma que o inclina 60º com a horizontal para determinar se existe algum fluido, seja água, óleo ou gasolina verta para fora do carro, caso isto aconteça o carro não passa e a equipa tem de resolver o problema.
O Noise test consiste em analisar o barulho gerado pelo motor quando este está a cerca de 3/4 das RPM máximas. Se passar dos 110 dB o carro não passa.
O Brake Test consiste em travar o carro em segurança com as 4 rodas a derraparem dentro de uma certa distância.

Só após a aprovação em todos as componentes o carro está apto a correr nas provas dinâmicas.
Ora nós passámos em todas excepto a do Brake, em que, já muito perto do carro parar a força gerada na travagem gerou o colapso da suspensão dianteira devido á quebra dos "rod ends" (rótulas) que unem os triângulos e os uprights. Este acontecimento ditou o fim da nossa prova e podia ter sido evitado se tivéssemos testado o carro cá, mas devido á falta de tempo foi mesmo impossível.

Foi um golpe muito forte, mas como se costuma dizer, é com os erros que aprendemos, e para o próximo ano faremos as coisas de outra maneira...

Apesar de tudo foi uma experiência muito positiva e para o próximo ano vamos voltar e tentar melhorar a nossa prestação.



Vou deixar entao o paleio e passar ás fotografias...

Construção do chassis de acordo com os nossos desenhos
Image

Preparação dos moldes dos "side-pods" para a carrossaria
Image

Aplicação de "gel coat" no nariz do contra-molde para fabricar o molde desta peça. Este gel faz o mesmo que a manteiga nos bolos, evitando que estes fiquem agarrados à forma, no nosso caso, que a peça ficasse agarrada ao molde.
Image

A testar os encaixes da carrossaria no chassis...
Image

Componentes da suspensão e direcção...
Image

Pormenor da "Rack" da direcção, "uprights" dianteiros e triangulos
Image

Assemblagem final...
Image

Primeira vez assente na suspensão...
Image

Equipa e carro no dia da partida...
Image


A nossa Box...
Image

O nosso carro...
Image

Um ilustre visitante, Mr. Ross Brawn
Image

Pronto para o scruteneering...
Image

Pit Lane... ainda tinha as marcas das saídas dos F1, que estiveram ali precisamente na semana anterior
Image

Pequena montagem na box...
Image

....
Image

....
Image

Tilt Test
Image

Equipa com o carro meio acidentado.... :P
Image

Equipa no pódio...
Image
.:Jet Noise, The Sound Of Freedom:.

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Re: Vou deixar o modelismo............temporariamente, claro!

Post by Marco » Sun Aug 10, 2008 5:18 pm

Isso é que deve ter sido uma aventura! Parabéns!

Infelizmente não correu como esperavam mas aposto que valeu toda a experiência!

Mais uma vez, parabéns!

Abraço!

Post Reply