Maqueta para Concurso - Nova Base/PT/IADE

Tudo o que nao é relacionado com modelismo é aqui
Post Reply
JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Maqueta para Concurso - Nova Base/PT/IADE

Post by JMCARC1 » Mon Apr 06, 2009 8:47 pm

Olá a todos,

Não sei bem se este é o local indicado para este tópico, pelo que podem mudar para o ideial.

Ainda que não tenha tido possibilidade de voltar activamente ao modelismo (em função dos muito afazeres e algumas "chatices") tive a oportunidade de fazer o gosto ao dedo através da produção de uma maqueta a escala real de uma proposta para um concurso organizado pela Nova Base em colaboração com o IADE e a PT.

Esta maqueta destinou-se a apresentação final para a escolha das 3 melhores soluções. Não fui um dos vencedores (apenas finalista), mas a proposta tb não era a indicada para aquilo em que este concurso se transformou. No final, penso que os vencedores foram justos (e não posso deixar de sentir algum orgulho, uma vez que fui professor deles eh, eh). A titulo de curiosidade, fica aqui o link para as propostas vencedoras :wink: : http://www.iade.pt/default.aspx?SqlPage ... tId=286834" onclick="window.open(this.href);return false;

Para a execução da maqueta, recorri a uma máquina CNC que o IADE recentemente adquiriu :mrgreen: Fiquei fã e tb quero uma eh, eh. Pelo menos não tive de cortar tudo à mão, pois o prazo foi muito apertado (uma semana util!). Assim fiz as peças planificadas que componham as duas metades...

Image

Image

... que depois foram enformadas. Para tal foram construídas duas matrizes em MDF segundo os "desenhos de produção"...

Image

... e dobradas as peças com calor (o secador não foi bem o da foto, mas uma mais potente eh, eh).

Image

Image

Image

Image

Com as peças enformadas, construí uma estrutura interior que me garantisse uma estrutura rígida e permitisse uma colagem eficiente, em especial para a peça inferior.

Image

Image

Image

Image

Na peça superior, dado que tem uma função de "tampa", apenas coloquei umas guias para facilitar a união... em boa altura como se vai poder ver em seguida!

Image

Image

Pelo meio, e como se pode ver em algumas fotos, betumei algumas fissuras que apareceram no processo de dobragem! Depois de tudo lixado foi a altura do primário...

Image

Image

... antes da pintura final.

Image

Image

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Maqueta para Concurso - Nova Base/PT/IADE

Post by JMCARC1 » Mon Apr 06, 2009 8:57 pm

E foi aqui que a coisa ia dando para o torto. É que a pinta prateada do peça inferior (da MOTIP) decidiu não colaborar e nunca chegou verdadeiramente a secar!!!! ](*,) Não tivessem sido os encaixes e estava "lixado"!

Enquanto esperava que a peça inferior secasse, fui fazendo uns pequenos detalhes:

1. Umas ventosas para a base (a minha proposta estaria disponível em pés de silicone (os tradicionais) ou ventosas para facilitar a fixação)

Image

2. Um led de um rato velho para simular o led do sinal

Image

Image

3. O logótipo da "Meo" em relevo na parte superior, feito em papel impresso (e que ficou castanho :( ) revestido com verniz acrílico 3D

Image

Ao final de uma semana e meia (benditos atrasdos da praxe!), lá conseguir ter a maqueta pronta a tempo (com a base meia seca eh, eh) apesar de ninguém ter dado por nada. Para o logótipo da frente, mandei fazer uma impressão em vinil, que não ficando com a qualidade dos decalques a que estamos habituados, resolveu muito bem a situação

Image

Image

Image

Image

Image

Image

No final não ganhei o concurso, mas fiquei com o prémio moral da melhor maqueta eh, eh

Image

Espero que tenham gostado.

João

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Maqueta para Concurso - Nova Base/PT/IADE

Post by borntobedevil » Mon Apr 06, 2009 9:40 pm

Sim senhor, uma maqueta em semana e meia, os meus parabéns! =D> =D> =D> =D>

Só tenho pena que em outro tipo de maquetas demores anos!!!!!!!!!!!!!!! :twisted:

Um abraço

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Maqueta para Concurso - Nova Base/PT/IADE

Post by Adolfo » Tue Apr 07, 2009 9:58 am

Bem mais bonita que a que tenho em casa, parabéns pelo projecto, não ganhastes mas de certeza que te deu muito brilho ao fazeres isso.
Um abraço
Adolfo

P.S. agora guarda lá uns minutos e mete mãos nos plásticos mas do Alfa :)
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Maqueta para Concurso - Nova Base/PT/IADE

Post by JMCARC1 » Tue Apr 07, 2009 4:02 pm

Olá pessoal,

Sim, foi feita "a correr", mas verdade seja dita que contem com a ajuda do pessoal do Departamento de Protótipos do IADE.

Em relação aos "outros tipos de maquetas", a verdade é que tem um gosto especial, e são para ser saboreadas... como um certo Toyota que se está a ver grego para avançar... não é? :wink:

Infelizmente, com as aulas, o trabalho e o mestrado não sobra mesmo tempo nenhum para passar as mãos pelo Alfa... e posso jurar que já tentei!

João

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Maqueta para Concurso - Nova Base/PT/IADE

Post by Adolfo » Tue Apr 07, 2009 4:11 pm

Na boa João.... o Alfa pode esperar, não ganha ferrugem :twisted:
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Maqueta para Concurso - Nova Base/PT/IADE

Post by JMCARC1 » Tue Apr 07, 2009 4:17 pm

Adolfo wrote:Na boa João.... o Alfa pode esperar, não ganha ferrugem :twisted:
:D :D :D

João

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Maqueta para Concurso - Nova Base/PT/IADE

Post by art » Tue Apr 07, 2009 4:26 pm

Maquete curtida.

Pena ser da "meo", credo :twisted:

Art

Post Reply