Imaginem a potência...
Imaginem a potência...
Isto é uma cambota de um motor, devem saber o que é !
Nota, o óleo é GALP
Não são Ferrari nem Toyota.
FSousa.
AGORA IMAGINEM A POTÊNCIA DESTE BICHO !
Eu trabalho (só) com 2 que levam 3.500 Litros de óleo no cárter cada um e consomem 1 tonelada de combustível por hora... Nota, o óleo é GALP
Não são Ferrari nem Toyota.
FSousa.
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...
Re: Imaginem a potência...
1 tonelada... isso come mais que um GE ou Roll's da aviaçãoFSousa wrote:Isto é uma cambota de um motor, devem saber o que é !AGORA IMAGINEM A POTÊNCIA DESTE BICHO ! Eu trabalho (só) com 2 que levam 3.500 Litros de óleo no cárter cada um e consomem 1 tonelada de combustível por hora...
Nota, o óleo é GALP
Não são Ferrari nem Toyota.
FSousa.
Grande cambota... mas também isso faz que...... 900 rotações
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista
Re: Imaginem a potência...
Os com que trabalho "andam" às 750 RPM
FSousa.
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...
Re: Imaginem a potência...
Fiquei curioso e vi isto na net.
O Wartsila-Sulzer RTA96-C é o maior motor Diesel de navio do mundo.
Versão de 14 Cilindros
Cilindrada: 25480 litros
Nº de Válvulas: 2 por Cilindro
Curso do Cilindro: 2489.2 mm
Diâmetro do Cilindro: 960 mm
Peso: 2300 toneladas (O Virabrequim pesa 300 toneladas)
Comprimento: 27 metros
Altura: 13 metros
Rotação: 92-102 RPM
Potência Máxima: 108920 HP a 102 RPM
Torque Máximo: 775377 kgf*m a 102 RPM
Consumo na Potencia Máxima: 13.7 toneladas de Diesel por hora
O Wartsila-Sulzer RTA96-C é o maior motor Diesel de navio do mundo.
Versão de 14 Cilindros
Cilindrada: 25480 litros
Nº de Válvulas: 2 por Cilindro
Curso do Cilindro: 2489.2 mm
Diâmetro do Cilindro: 960 mm
Peso: 2300 toneladas (O Virabrequim pesa 300 toneladas)
Comprimento: 27 metros
Altura: 13 metros
Rotação: 92-102 RPM
Potência Máxima: 108920 HP a 102 RPM
Torque Máximo: 775377 kgf*m a 102 RPM
Consumo na Potencia Máxima: 13.7 toneladas de Diesel por hora
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista
Re: Imaginem a potência...
Deduzo então que trabalhas numa central térmica ?FSousa wrote:Isto é uma cambota de um motor, devem saber o que é !
AGORA IMAGINEM A POTÊNCIA DESTE BICHO ! Eu trabalho (só) com 2 que levam 3.500 Litros de óleo no cárter cada um e consomem 1 tonelada de combustível por hora...
Nota, o óleo é GALP
Não são Ferrari nem Toyota.
FSousa.
Marca talvez MAK alemã?
Zé
- borntobedevil
- Posts: 4971
- Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
- Location: Chaves
Re: Imaginem a potência...
Fernando porque brincas???!!!!
Isso é um motor à escala 1/1 colocado num camião às escala 1/12!
E a hist´ria da cambota foi aquele gajo maluco que faz bonecos nas cabeças dos alfinetes que fez uns bonecos para por ao pé duma cambota!!!!
Devil
P.S. Adolfa traduziste isso para brasileiro, "Virabrequim" é cambota!
Isso é um motor à escala 1/1 colocado num camião às escala 1/12!
E a hist´ria da cambota foi aquele gajo maluco que faz bonecos nas cabeças dos alfinetes que fez uns bonecos para por ao pé duma cambota!!!!
Devil
P.S. Adolfa traduziste isso para brasileiro, "Virabrequim" é cambota!
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
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Re: Imaginem a potência...
n o texto é que é num site brasuca.borntobedevil wrote:Fernando porque brincas???!!!!
Isso é um motor à escala 1/1 colocado num camião às escala 1/12!
E a hist´ria da cambota foi aquele gajo maluco que faz bonecos nas cabeças dos alfinetes que fez uns bonecos para por ao pé duma cambota!!!!
Devil
P.S. Adolfa traduziste isso para brasileiro, "Virabrequim" é cambota!
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista
Re: Imaginem a potência...
Os meus colegas são 2 Wartsila V16-32 bi-turbos, 4 válvulas por cilindro, 16 cilindros, em V, e que fazem um barulho do camano... quando estão a trabalhar, é claro.Adolfo wrote:Fiquei curioso e vi isto na net.
O Wartsila-Sulzer RTA96-C é o maior motor Diesel de navio do mundo.
Versão de 14 Cilindros
Cilindrada: 25480 litros
Nº de Válvulas: 2 por Cilindro
Curso do Cilindro: 2489.2 mm
Diâmetro do Cilindro: 960 mm
Peso: 2300 toneladas (O Virabrequim pesa 300 toneladas)
Comprimento: 27 metros
Altura: 13 metros
Rotação: 92-102 RPM
Potência Máxima: 108920 HP a 102 RPM
Torque Máximo: 775377 kgf*m a 102 RPM
Consumo na Potencia Máxima: 13.7 toneladas de Diesel por hora
Já agora, alguém sabe como arranca um motor destes, não é por motor de arranque nem ao empurrão...
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...
Re: Imaginem a potência...
Não me digas que é á cabeçada
a ar comprimido não?
a ar comprimido não?
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- borntobedevil
- Posts: 4971
- Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
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Re: Imaginem a potência...
Á manivela?????!!!!!
Devil
Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
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Re: Imaginem a potência...
Dois calhaus um contra o outro para sair a faísca?
Art
Art
Re: Imaginem a potência...
Realmente é a ar comprimido a 22 Bar de pressão.
Como são motores de explosão, e quando a "frio" o sistema arranca a gasóleo e posteriormente passa a Nafta. Para arrancar é injectado ar comprimido em 8 cilindros (lado A) que faz movimentar os êmbolos criando o movimento de rotação da cambota, a partir dai os outros, com o combustível fazem o resto...
Para estes bichos arrancarem tem que ter o óleo a "circular" a través de bombas auxiliares e tem que ter uma temperatura mínima de 45º C.
Os que com trabalho servem para produzir energia tendo acoplados alternadores (geradores), a temperatura dos gases de escape, na ordem dos 450º C é reaproveitada para produzir vapor através de caldeiras, também o circuito de refrigeração dos cilindros na ordem dos 85ºC é usado para aquecer água que vai entrar nas caldeiras e por outro lado arrefece a dos cilindros... por meio de permutadores.
Estes sistemas de co-geração são muitos usados e parecidos aos dos grandes navios para a sua propulsão e também usados nas ilhas para a produção de energia.
Ver uma manutenção destes motores é impressinante pelas dimensões e peso das peças.
FSousa.
Como são motores de explosão, e quando a "frio" o sistema arranca a gasóleo e posteriormente passa a Nafta. Para arrancar é injectado ar comprimido em 8 cilindros (lado A) que faz movimentar os êmbolos criando o movimento de rotação da cambota, a partir dai os outros, com o combustível fazem o resto...
Para estes bichos arrancarem tem que ter o óleo a "circular" a través de bombas auxiliares e tem que ter uma temperatura mínima de 45º C.
Os que com trabalho servem para produzir energia tendo acoplados alternadores (geradores), a temperatura dos gases de escape, na ordem dos 450º C é reaproveitada para produzir vapor através de caldeiras, também o circuito de refrigeração dos cilindros na ordem dos 85ºC é usado para aquecer água que vai entrar nas caldeiras e por outro lado arrefece a dos cilindros... por meio de permutadores.
Estes sistemas de co-geração são muitos usados e parecidos aos dos grandes navios para a sua propulsão e também usados nas ilhas para a produção de energia.
Ver uma manutenção destes motores é impressinante pelas dimensões e peso das peças.
FSousa.
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...
Re: Imaginem a potência...
Já fiz manutenção aos turbos destes "meninos" em navios, têm um tamanho e potencia de facto impressionantes. Só para dar uma ideia, um parafuso pode ter a altura de um homem, e se tudo estiver em condições, pode ser aparafusado com a ponte de um dedo!
Re: Imaginem a potência...
Aqui em S. Miguel não é usado o sistema de co-geração para a produção de energia eléctrica, mas sim o sim tradicionais grupos geradores, em que o combustivel principal é a nafta, ou seja arrancam a gasoleo e depois passam a queimar nafta. A central termica tem instalados 8 grupos com potências de 7,6 MW a 16,8 MW.FSousa wrote:Estes sistemas de co-geração são muitos usados e parecidos aos dos grandes navios para a sua propulsão e também usados nas ilhas para a produção de energia.
FSousa.
Zé
Re: Imaginem a potência...
Eu disse ar comprimido pois é o sistema utilizado na aviação e comomos motores são enormes achei que era pelo mesmo sistema apesar dos motores não terem nada em comum, a não ser o consumo .
P.S. não sou mecânico de aviação mas passei algum tempo de volta deles e em casa durante anos n se falava de outra coisa.
P.S. não sou mecânico de aviação mas passei algum tempo de volta deles e em casa durante anos n se falava de outra coisa.
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista