Imaginem a potência...

Tudo o que nao é relacionado com modelismo é aqui
User avatar
FSousa
Posts: 936
Joined: Mon Sep 29, 2008 2:58 pm
Location: Santo Tirso

Imaginem a potência...

Post by FSousa » Fri Jun 12, 2009 12:05 am

Isto é uma cambota de um motor, devem saber o que é !
Cambota.jpg
Cambota.jpg (86.8 KiB) Viewed 6497 times
AGORA IMAGINEM A POTÊNCIA DESTE BICHO !
Motor.jpg
Motor.jpg (110.65 KiB) Viewed 6497 times
Eu trabalho (só) com 2 que levam 3.500 Litros de óleo no cárter cada um e consomem 1 tonelada de combustível por hora... :D
Nota, o óleo é GALP :badgrin:
Não são Ferrari nem Toyota. :shock:
FSousa.
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Imaginem a potência...

Post by Adolfo » Fri Jun 12, 2009 12:08 am

FSousa wrote:Isto é uma cambota de um motor, devem saber o que é !
Cambota.jpg
AGORA IMAGINEM A POTÊNCIA DESTE BICHO !
Motor.jpg
Eu trabalho (só) com 2 que levam 3.500 Litros de óleo no cárter cada um e consomem 1 tonelada de combustível por hora... :D
Nota, o óleo é GALP :badgrin:
Não são Ferrari nem Toyota. :shock:
FSousa.
1 tonelada... isso come mais que um GE ou Roll's da aviação
Grande cambota... mas também isso faz que...... 900 rotações :)
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
FSousa
Posts: 936
Joined: Mon Sep 29, 2008 2:58 pm
Location: Santo Tirso

Re: Imaginem a potência...

Post by FSousa » Fri Jun 12, 2009 12:12 am

:badgrin:
Os com que trabalho "andam" às 750 RPM :doubt:
FSousa.
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Imaginem a potência...

Post by Adolfo » Fri Jun 12, 2009 12:13 am

Fiquei curioso e vi isto na net.

O Wartsila-Sulzer RTA96-C é o maior motor Diesel de navio do mundo.
Versão de 14 Cilindros
Cilindrada: 25480 litros
Nº de Válvulas: 2 por Cilindro
Curso do Cilindro: 2489.2 mm
Diâmetro do Cilindro: 960 mm
Peso: 2300 toneladas (O Virabrequim pesa 300 toneladas)
Comprimento: 27 metros
Altura: 13 metros
Rotação: 92-102 RPM
Potência Máxima: 108920 HP a 102 RPM
Torque Máximo: 775377 kgf*m a 102 RPM
Consumo na Potencia Máxima: 13.7 toneladas de Diesel por hora
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

josecam
Posts: 550
Joined: Thu Mar 22, 2007 3:11 pm
Location: Ponta Delgada

Re: Imaginem a potência...

Post by josecam » Fri Jun 12, 2009 12:14 am

FSousa wrote:Isto é uma cambota de um motor, devem saber o que é !

AGORA IMAGINEM A POTÊNCIA DESTE BICHO !
Motor.jpg
Eu trabalho (só) com 2 que levam 3.500 Litros de óleo no cárter cada um e consomem 1 tonelada de combustível por hora... :D
Nota, o óleo é GALP :badgrin:
Não são Ferrari nem Toyota. :shock:
FSousa.
Deduzo então que trabalhas numa central térmica ?
Marca talvez MAK alemã?

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Imaginem a potência...

Post by borntobedevil » Fri Jun 12, 2009 12:15 am

Fernando porque brincas???!!!!

Isso é um motor à escala 1/1 colocado num camião às escala 1/12! :lol: :lol: :lol:
E a hist´ria da cambota foi aquele gajo maluco que faz bonecos nas cabeças dos alfinetes que fez uns bonecos para por ao pé duma cambota!!!! :lol:

:twisted: Devil :twisted:

P.S. Adolfa traduziste isso para brasileiro, "Virabrequim" é cambota! :twisted:
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Imaginem a potência...

Post by Adolfo » Fri Jun 12, 2009 12:16 am

borntobedevil wrote:Fernando porque brincas???!!!!

Isso é um motor à escala 1/1 colocado num camião às escala 1/12! :lol: :lol: :lol:
E a hist´ria da cambota foi aquele gajo maluco que faz bonecos nas cabeças dos alfinetes que fez uns bonecos para por ao pé duma cambota!!!! :lol:

:twisted: Devil :twisted:

P.S. Adolfa traduziste isso para brasileiro, "Virabrequim" é cambota! :twisted:
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: n o texto é que é num site brasuca.
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
FSousa
Posts: 936
Joined: Mon Sep 29, 2008 2:58 pm
Location: Santo Tirso

Re: Imaginem a potência...

Post by FSousa » Fri Jun 12, 2009 12:24 am

Adolfo wrote:Fiquei curioso e vi isto na net.

O Wartsila-Sulzer RTA96-C é o maior motor Diesel de navio do mundo.
Versão de 14 Cilindros
Cilindrada: 25480 litros
Nº de Válvulas: 2 por Cilindro
Curso do Cilindro: 2489.2 mm
Diâmetro do Cilindro: 960 mm
Peso: 2300 toneladas (O Virabrequim pesa 300 toneladas)
Comprimento: 27 metros
Altura: 13 metros
Rotação: 92-102 RPM
Potência Máxima: 108920 HP a 102 RPM
Torque Máximo: 775377 kgf*m a 102 RPM
Consumo na Potencia Máxima: 13.7 toneladas de Diesel por hora
Os meus colegas são 2 Wartsila V16-32 bi-turbos, 4 válvulas por cilindro, 16 cilindros, em V, e que fazem um barulho do camano... quando estão a trabalhar, é claro.
Já agora, alguém sabe como arranca um motor destes, não é por motor de arranque nem ao empurrão... :D
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Imaginem a potência...

Post by Adolfo » Fri Jun 12, 2009 12:25 am

Não me digas que é á cabeçada :)
a ar comprimido não?
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Imaginem a potência...

Post by borntobedevil » Fri Jun 12, 2009 12:27 am

Á manivela?????!!!!! :twisted:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Imaginem a potência...

Post by art » Fri Jun 12, 2009 5:55 am

Dois calhaus um contra o outro para sair a faísca? 8)

Art

User avatar
FSousa
Posts: 936
Joined: Mon Sep 29, 2008 2:58 pm
Location: Santo Tirso

Re: Imaginem a potência...

Post by FSousa » Fri Jun 12, 2009 12:46 pm

Realmente é a ar comprimido a 22 Bar de pressão.
Como são motores de explosão, e quando a "frio" o sistema arranca a gasóleo e posteriormente passa a Nafta. Para arrancar é injectado ar comprimido em 8 cilindros (lado A) que faz movimentar os êmbolos criando o movimento de rotação da cambota, a partir dai os outros, com o combustível fazem o resto...
Para estes bichos arrancarem tem que ter o óleo a "circular" a través de bombas auxiliares e tem que ter uma temperatura mínima de 45º C.
Os que com trabalho servem para produzir energia tendo acoplados alternadores (geradores), a temperatura dos gases de escape, na ordem dos 450º C é reaproveitada para produzir vapor através de caldeiras, também o circuito de refrigeração dos cilindros na ordem dos 85ºC é usado para aquecer água que vai entrar nas caldeiras e por outro lado arrefece a dos cilindros... por meio de permutadores.
Estes sistemas de co-geração são muitos usados e parecidos aos dos grandes navios para a sua propulsão e também usados nas ilhas para a produção de energia.
Ver uma manutenção destes motores é impressinante pelas dimensões e peso das peças.
FSousa.
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...

User avatar
scirocco
Posts: 1103
Joined: Mon Jan 08, 2007 10:06 am

Re: Imaginem a potência...

Post by scirocco » Fri Jun 12, 2009 3:40 pm

Já fiz manutenção aos turbos destes "meninos" em navios, têm um tamanho e potencia de facto impressionantes. Só para dar uma ideia, um parafuso pode ter a altura de um homem, e se tudo estiver em condições, pode ser aparafusado com a ponte de um dedo!
ImageImageImageImageImageImageImageImageImageImage

josecam
Posts: 550
Joined: Thu Mar 22, 2007 3:11 pm
Location: Ponta Delgada

Re: Imaginem a potência...

Post by josecam » Fri Jun 12, 2009 4:14 pm

FSousa wrote:Estes sistemas de co-geração são muitos usados e parecidos aos dos grandes navios para a sua propulsão e também usados nas ilhas para a produção de energia.
FSousa.
Aqui em S. Miguel não é usado o sistema de co-geração para a produção de energia eléctrica, mas sim o sim tradicionais grupos geradores, em que o combustivel principal é a nafta, ou seja arrancam a gasoleo e depois passam a queimar nafta. A central termica tem instalados 8 grupos com potências de 7,6 MW a 16,8 MW.

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Imaginem a potência...

Post by Adolfo » Fri Jun 12, 2009 4:43 pm

Eu disse ar comprimido pois é o sistema utilizado na aviação e comomos motores são enormes achei que era pelo mesmo sistema apesar dos motores não terem nada em comum, a não ser o consumo :).

P.S. não sou mecânico de aviação mas passei algum tempo de volta deles e em casa durante anos n se falava de outra coisa.
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

Post Reply