CUIDADO, e-mail com vírus.

Tudo o que nao é relacionado com modelismo é aqui
Post Reply
User avatar
FSousa
Posts: 936
Joined: Mon Sep 29, 2008 2:58 pm
Location: Santo Tirso

CUIDADO, e-mail com vírus.

Post by FSousa » Sun Sep 20, 2009 5:23 pm

Caros amigos, venho alertar a malta que usa Windows para ter cuidado com a recepção de e-mail (hotmail) em nome de um membro deste forum, aparentemente o mail é enviado por ele, mas não acredito. :doubt:
Já em tempos recebi alguns com indicações para alterar a minha conta no Hotmail, mas como não tenho lá nenhuma conta coloquei como Spam.
Na altura alertei o "soposto" autor da mensagem por e-mail e do qual não obtive resposta. :shock:
Hoje recebi outro mail com 3 supostas fotos em que eu estaria incluido.
Aparentemente é um ficheiro jpeg mas contém a extenção .scr.
É evidente que se fosse uma foto não pedia para instalar um programa executável ! :badgrin:

Deixo aqui uma descrição que encontrei numa simples pesquisa que fiz na net em relação a isso.

Seja cuidadoso com arquivos anexos no email. A maioria dos grandes emails (gmail, yahoo, hotmail) vem com uma verificação anti virus embutida, mas ela nem sempre funciona. Evite abrir arquivos de apresentações em .ppt, que além de normalmente serem bregas e de extremo mal gosto, podem vir com scripts (comandos de office) que atuam como virus. Nunca, jamais abra arquivos que terminam com .EXE (arquivo executável), .SCR (proteção de tela), .INF, .BAT e várias outras extensões suspeitas a não ser que você saiba exatamente o que elas são. Também cuidado com as pegadinhas. Um email pode falar de fotos no anexo que tem o nome "foto.jpg.scr" JPG é a extensão de arquivos de imagem, mas o que vale mesmo é o final .SCR, que é uma proteção de tela que é com certeza um virus.

Por isso tenham cuidado.
Um abraço.
FSousa
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: CUIDADO, e-mail com vírus.

Post by art » Sun Sep 20, 2009 5:29 pm

Eu não tenho Windows, portanto, não sou afectado.

Já avisaste o Marco sobre o tal membro do Fórum?

Art

User avatar
FSousa
Posts: 936
Joined: Mon Sep 29, 2008 2:58 pm
Location: Santo Tirso

Re: CUIDADO, e-mail com vírus.

Post by FSousa » Sun Sep 20, 2009 5:37 pm

art wrote:Eu não tenho Windows, portanto, não sou afectado.

Já avisaste o Marco sobre o tal membro do Fórum?

Art
Ainda não avisei o Marco, mas avisei o suposto autor.
Mas pelo que vi na net também infecta os outros SO, embora com menos gravidade.
FSousa.
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Re: CUIDADO, e-mail com vírus.

Post by Marco » Sun Sep 20, 2009 7:48 pm

O user em questão é o Emídio Sousa. Deve ter alguma virose do pc que lhe foi buscar alguma lista de emails e enviou o vírus para todos os contactos da lista.

Simplesmente não abram o(s) anexos.

Abraço!
Marco

EmidioSousa
Posts: 295
Joined: Tue Mar 14, 2006 2:39 pm

Re: CUIDADO, e-mail com vírus.

Post by EmidioSousa » Sun Sep 20, 2009 9:08 pm

Boa noite a todos ,

aqui fica um pedido de desculpas em relação aos mails com virus ,não sei como isso aconteceu mas ja estou a resolver

isto foi um mail enviado no qual não abri mas pelos vistos afectou toda a lista de e-mails que tenho no hot mail

a todos a quem foi enviado o suposto mail mais uma vez o meu pedido de desculpas e um obrigado pela compreensão sobre o mesmo

Fsousa obrigado pelo aviso

um abraço a todos

Emidio Sousa

User avatar
FSousa
Posts: 936
Joined: Mon Sep 29, 2008 2:58 pm
Location: Santo Tirso

Re: CUIDADO, e-mail com vírus.

Post by FSousa » Sun Sep 20, 2009 11:05 pm

Boas, como previ o "autor das mensagens" nem sequer sabia disto, por isso não divulguei o seu nome.
Mas acho que uma simples formatação do PC não resolverá muito se tivermos "outlook" ou "thunderbird" que nos "gravam" os mails no PC.
O maior problema é que por vezes enviam mensagens de quem nós não "desconfiamos" e no nome deles, e caímos no erro de as abrir, o que faz que se apodere de toda a nossa lista de contactos, fazendo a propagação dessa virose...
Um abraço.
FSousa.
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...

EmidioSousa
Posts: 295
Joined: Tue Mar 14, 2006 2:39 pm

Re: CUIDADO, e-mail com vírus.

Post by EmidioSousa » Sun Sep 20, 2009 11:41 pm

Boa noite a todos ,

um link que pode ajudar no problema dos virus msn ou contas hot mail

http://comosaberfazer.blogspot.com/2008 ... o-msn.html" onclick="window.open(this.href);return false;

um abraço
Emidio Sousa

Post Reply