Estufa de pintura

Tudo o que nao é relacionado com modelismo é aqui
User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Estufa de pintura

Post by Adolfo » Wed Apr 14, 2010 6:55 pm

Como a minha antiga estufa estava toda "presa por arames" e era muito pequena resolvi fazer uma nova em material mais resistente.
Para quem quiser um dia fazer uma fica aqui umas fotos como eu fiz a minha.
Material: 1 ripa de madeira de 1,60 X 50 cortada em quatro, um placa de pvc, uma ventoinha de wc, lã de exaustor de cozinha e um tubo de aluminio para esquentador. Não me lembro bem dos valores mas não passou dos 35 euros.
Adolfo
Attachments
1.jpg
1.jpg (92.24 KiB) Viewed 8659 times
2.jpg
2.jpg (43.55 KiB) Viewed 8659 times
3.jpg
3.jpg (33.81 KiB) Viewed 8659 times
4.jpg
4.jpg (62.47 KiB) Viewed 8659 times
5.jpg
5.jpg (58.03 KiB) Viewed 8659 times
6.jpg
6.jpg (58.27 KiB) Viewed 8659 times
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
Vítor
Posts: 392
Joined: Mon Feb 16, 2004 7:01 pm
Location: Alcabideche/Estoril/Lisboa
Contact:

Re: Estufa de pintura

Post by Vítor » Wed Apr 14, 2010 7:39 pm

Brutal sim senhor!
Quando for grande quero ter uma estufa assim :D :D :D
Cumprimentos

Vítor

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Estufa de pintura

Post by art » Wed Apr 14, 2010 8:16 pm

Admiro a bricolagem, sim senhor.

Mas, para mim, uma estufa assim só se fosse para cultivar alfaces ou beterrabas :D :D :D

Deve dar-te um jeitaço.

Art

User avatar
Rui Mendes
Posts: 496
Joined: Tue Dec 02, 2008 2:28 pm
Location: Setúbal

Re: Estufa de pintura

Post by Rui Mendes » Wed Apr 14, 2010 9:56 pm

Olá Adolfo

Tenho uma dúvida, essa ventoinha ligada não vai atrair pó para o kit?
O modelismo para mim não tem segredos. Tem é muitas técnicas desconhecidas...

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Estufa de pintura

Post by borntobedevil » Wed Apr 14, 2010 11:12 pm

Art para isso agora não é preciso estufas, há por aí muito onde as cultivar virtualmente e não faz calos!!!! :twisted:

Adolfo penso que o Rui tem razão, digo-te isto porque já é a segunda que faço.
A primeira foi com o exastor em cima para tentar eliminar o pó, só com o uso é que descobri que ou a limpava cada vez que utilizava ou a acumulação de tinta no filtro quando se tornava pesada sujava o modelo.
A segunda, que não estou contente unicamente pela sua dimensão exagerada, já é com o exaustor na parte traseira que funciona muito melhor ( o meu exator é de cozinha, não é como o teu e só custou mais 20€), mas para evitares a possibilidade que o Rui aponta, terias que a montar na parte superior traseira e não ao centro para minimizares essa possibilidade.

è a minha ideia junta com algumas experiencias! :D

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
baraka
Posts: 1238
Joined: Mon Jan 07, 2008 5:14 pm

Re: Estufa de pintura

Post by baraka » Thu Apr 15, 2010 8:41 am

Também tenho uma... caixa da uma Delta Qool a fazer de estufa :lol: :lol: :lol: mas essa tua ideia é muito boa Adolfo.

Se calhar numa próxima aventura pela bricolage me ponha a fazer isso, o meu grande problema é viver num apartamento e cada vez que começo a dar no spray na minha "estufa" a tinta acaba sempre por sair e "impestar" a varanda e consequentemente os quartos :?

User avatar
Vítor
Posts: 392
Joined: Mon Feb 16, 2004 7:01 pm
Location: Alcabideche/Estoril/Lisboa
Contact:

Re: Estufa de pintura

Post by Vítor » Thu Apr 15, 2010 8:51 am

Pois, esse é o problema de se viver em apartamento. Eu também vivo num, mas tenho sorte de ter uma arrecadação na garagem onde tenho lá montado o meu estaminé, é o que me vale.....
Quanto às estufas, de facto acho bastante interessante a ideia. Podiam era, em vez de colocar um ventoinha de exaustor, colocar vários coolers de PC. Até há uns no mercado de corrente alternada (permitem ligação directa aos 220V). Em tempo tive umas ideias sobre este tema, nomeadamente controlar a velocidade dos vários coolers e ligar ou desligar em função do fluxo da pintura. Enfim devaneios que depois acabo por nunca ter tempo para os concretizar.

Cumprimentos


Vìtor

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Estufa de pintura

Post by Adolfo » Thu Apr 15, 2010 9:41 am

Ena pá tantos comentários :)
Vou tentar dar a minha opinião e responder a todos !!!
- A ventoinha é bastante simples e já vêm com o interruptor de corda, puxa uma vez liga, puxa outra desliga :)
- A estufa é mais para a "poeira da tinta" e não tanto para os cheiros
- Sobre a potência da ventoinha e sua colocação existem várias opiniões, todas elas válidas. A potência acho que é o suficiente para quem pinta um modelo de vez em quando :), acho mesmo que são bem melhores que as ventoinhas dos pc's, claro que o "canhão de ventoinha" que o Devil têm é a melhor opcção, a sua colocação!!! pensei que se estivesse ao nível do aerografo iria ficar bem, ou seja de um lado tenho o aerografo e +/- na mesma altura fica a ventoinha sendo que o kit se situa a meio, o pó como o fundo da estufa é forrado com filtro de exaustor, e acho que a própria ventoinha não têm assim tanta força que traga pó para dentro, mas assim que acabo a pintura costumo tapar a frente e deixar a ventoinha a trabalhar um pouco.
No final acabou-se o pó da tinta e messas pintadas :) é que vivo num apartamento e não tenho varandas, o "laboratório" está montado na arrecadação junto a uma janela.

Um abraço
Adolfo

P.s. Art eu com estufa cultivava era marijuana :mrgreen:
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
baraka
Posts: 1238
Joined: Mon Jan 07, 2008 5:14 pm

Re: Estufa de pintura

Post by baraka » Thu Apr 15, 2010 9:49 am

Eu sou um granda nabo, nessas cenas da electricidade (no modelismo também mas isso é outra história) admito (apesar de ter o meu como professor de electrotecnia :oops: e licenciado em tal engenharia ), mas essas ventoinhas são compradas onde? É que isso agrada-me e ter um brinquedo desses dava bastante jeito para pintar mais à vontade, até dava para parar o kit e dedicar-me a isso por uns tempos.

Pois tenho o mesmo problema Adolfo, faço as pinturas na varanda que serve quase como arrecadação por estar fechada. e mesmo no sitio da estufa de cartão que tenho está uma janela, então essa extracção pelo tubo do exaustor é que vinha mesmo a calhar que nem ginjas. Só tenho mesmo que pensar num sítio para comprar a ventoinha, será que há no AKI?

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Estufa de pintura

Post by Adolfo » Thu Apr 15, 2010 9:59 am

AKI, LEROY, Casa de produtos electricos... isto é uma ventoinha para casa de banho e existem umas, esta é assim, que nem precisa de interuptor têm uma corda que é só puxar, logo só tens que comprar a ventoinha e um pouco de fio e uma tomada para fazer a ligação, no aki as coisas são sempre um pouco mais caras mas por +/- 20 euros encontras lá já uma fixe.
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
baraka
Posts: 1238
Joined: Mon Jan 07, 2008 5:14 pm

Re: Estufa de pintura

Post by baraka » Thu Apr 15, 2010 10:03 am

A ver se lá passo para procurar essa brincadeira.

obrigado pela partilha Adolfo

User avatar
Vítor
Posts: 392
Joined: Mon Feb 16, 2004 7:01 pm
Location: Alcabideche/Estoril/Lisboa
Contact:

Re: Estufa de pintura

Post by Vítor » Thu Apr 15, 2010 1:12 pm

Até podem utilizar um interruptor de 'pé', i.e., ligam e desligam a ventoinha com o pé e não com o cordel, sempre ficam com as mãos mais livres para o spray ou aerógrafo :wink:
Quanto às ventoinhas, já aqui foi dito quase tudo, se bem que as ventoinhas de PC (acho eu) que não se encontram à venda no AKI, mas essas que o Adolfo falou já devem ter extracção suficiente...

Cumprimentos

Vítor

User avatar
baraka
Posts: 1238
Joined: Mon Jan 07, 2008 5:14 pm

Re: Estufa de pintura

Post by baraka » Sat Apr 17, 2010 11:12 pm

e ora aqui está a minha :p

Image
Image
Image

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Estufa de pintura

Post by Adolfo » Sun Apr 18, 2010 12:53 am

Também está muito fixe :), preferistes a ventoinha em cima !!!, espero que se tenha acabado o pó da tinta ai em casa :mrgreen:
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
baraka
Posts: 1238
Joined: Mon Jan 07, 2008 5:14 pm

Re: Estufa de pintura

Post by baraka » Sun Apr 18, 2010 7:26 pm

No meu caso só podia ser mesmo em cima, porque depois atrás não tinha espaço para por o tubo na rua. Ainda estão a faltar uns apoios a meio para poder pintar mais a cima para a extracção ser melhor :D
Last edited by baraka on Mon Apr 19, 2010 1:52 pm, edited 1 time in total.

Post Reply