Adeus Autosport...

Tudo o que nao é relacionado com modelismo é aqui
Post Reply
User avatar
Rally24
Posts: 573
Joined: Wed Sep 09, 2009 12:21 pm
Location: Maia

Adeus Autosport...

Post by Rally24 » Tue Oct 16, 2012 1:32 pm

Caros

A onde é que isto vai parar.... [-o<

http://www.publico.pt/Media/revistas-de ... ar-1567414" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraço
PeroGomes
Image
No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna

User avatar
lmadureira
Posts: 1458
Joined: Mon Jul 04, 2005 10:02 pm
Location: Espinho (Aveiro) - Portugal
Contact:

Re: Adeus Autosport...

Post by lmadureira » Tue Oct 16, 2012 1:48 pm

Os portugueses direccionam 99% dos holofotes para o futebol. Vais ver que logo, durante o jogo da selecção, a crise vai desaparecer... :(

Estranho foi isto já não ter acontecido há mais tempo...!
//Cumps
Luis Madureira
Don't sweat the details, just build the sucker the way you want it!.

User avatar
dias
Posts: 2559
Joined: Wed Feb 11, 2004 3:13 pm
Location: Cacém - Lisboa

Re: Adeus Autosport...

Post by dias » Thu Oct 18, 2012 1:55 pm

Nem tudo está perdido...
Vamos a ver o que dá.

http://autosport.sapo.pt/impresa-publis ... rt=f108759" onclick="window.open(this.href);return false;
Image

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Re: Adeus Autosport...

Post by Marco » Thu Oct 18, 2012 1:59 pm

Quando deixou de ser jornal, ainda comprei a revista durante uns tempos, mas não era a mesma coisa.... Imagens e mais imagens e pouco conteúdo. Deixei de comprar.

Preferia um jornal mais pequeno e com mais palavreado do que uma revista cheia de imagens com legendas.

valdispert
Posts: 390
Joined: Mon Sep 27, 2004 11:36 am

Re: Adeus Autosport...

Post by valdispert » Thu Oct 18, 2012 7:48 pm

Uma decisão inteligente do ponto visto da gestão, por parte da Impresa, quando a informação em papel é cada vez mais insustentável. Não tem a ver com a predominância da bola, pois até o site Relvado deles foi fechado.

User avatar
Rally24
Posts: 573
Joined: Wed Sep 09, 2009 12:21 pm
Location: Maia

Re: Adeus Autosport...

Post by Rally24 » Fri Oct 19, 2012 10:14 am

valdispert wrote:...quando a informação em papel é cada vez mais insustentável...
O fim do Autosport foi um conjunto de factores negativos para o jornal, sim jornal, porque esse é o Autosport que todos conhecemos e queremos. Esse é impossível que manter.
O primeiro factor e mais importante, é a "nova ordem" mundial da comunicação, a disponibilidade das noticias, hoje em dia para sabermos os que se passa num rally do outro lado do mundo não temos que esperar pelo Autosport da próxima semana, hoje podemos seguir os carros/pilotos ao segundo online, com comentários dos pilotos no fim das classificativas, isto acontece no WRClive/WRCRadio á distancia de um click e GRÁTIS. Isto esvazia o interesse das noticias que o Autosport publicaria.

O segundo factor é um (des)interesse no automobilismo nacional, onde estão as provas/noticias interessantes? Os anos dourados do Autosport, tinham como base os ralis nacionais com a Diabolique/Quim Santos, os manos Bicas, o Santinhos Mendes, a Renault, a Peugeot, a Toyota, etc,etc. Tinha como base as corridas de velocidade, Vila do Conde, Vila Real, Estoril, Falperra, as magnificas "bomba" que corriam em Portugal e os troféus monomarca...onde estão todos? Onde está um circuito de Vila do Conde cheio com publico empoleirado nas arvores e nas varandas?
Não há factos, não há noticias...logo não há Autosport.
Vejam quantos jornais/revista de referência Portugal já teve e que acabaram, assim que me lembre e que tenha lido posso sitar; a primeira versão do MOTOR, o AutoMundo, o Bólide, a segunda versão do MOTOR e do Volante, etc, etc. Felizmente sempre que quiser ler estes Clássicos sempre posso abrir as minhas caixinhas e tirar de lá alguns exemplares... :D

O outro factor é a nossa "querida" crise, a base financeira de um jornal é a publicidade, baixa a publicidade, baixam as receitas, logo o jornal entra no vermelho, e hoje em dia não há publicidade para um jornal como o Autosport, exceptuando a publicidades das marcas de automóveis, que até essas puxam os preços para baixo e reencaminham para revistas com mais vendas, não há outro tipo de publicidade, se tiverem em casa um AutoSport dos anos 80/90 verifiquem...


Escrivi no forum do AutoSport logo no seu inicio, que a criação do forum e as noticias do jornal online iriam acabar com o jornal em papel, este aguentou-se algum tempo, depois veio a grande "cambalhota" de passar para uma revista diferente e mais moderna...Blá,..Blá...era o fim anunciado.

Mas não pensem que é só o AutoSport...esta problema também vai chegar aos "grande" jornais do desporto rei, vai demorar mais tempo(anos) mas vais chegar. Hoje em dia os mais novos (8/15anos) já não leem jornais de papel, mais 10 anos e com a massificação dos smart phones e tabelts os jornais vão desaparecer...

E o que é que tem acontecido com nós modelista? Nos anos 70/80 qual era a nossa fonte de informação modelística? Eram os bazares onde íamos religiosamente para saber as novidades...e hoje? Á quanto tempo já não vão a uma loja física de modelismo?

Para mim este é um caminho que por mais que tentem já não tem retorno :cry:


Abraço
PedroGomes
Image
No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna

User avatar
raaa
Posts: 55
Joined: Thu Aug 20, 2009 4:38 pm
Location: Espinho e Gaia
Contact:

Re: Adeus Autosport...

Post by raaa » Fri Oct 19, 2012 11:10 am

Rally24 wrote:
valdispert wrote:...quando a informação em papel é cada vez mais insustentável...
... Hoje em dia os mais novos (8/15anos) já não leem jornais de papel, mais 10 anos e com a massificação dos smart phones e tabelts os jornais vão desaparecer...
...e hoje? Á quanto tempo já não vão a uma loja física de modelismo?
Para mim este é um caminho que por mais que tentem já não tem retorno :cry:
PedroGomes

De acordo em 90%, mas quanto ao resto nem tanto, vejamos, tenho um exemplo em casa que "devora" jornais e revistas, e sim também tem o "vicio" da net e PSP/Playstation's, , no entanto nesses mais novos, de quem a grande fatia da responsabilidade? Nossa, temos que lhes fazer chegar as alternativas, claro que a net com as suas plataformas diversas vieram para ficar, mas porque não coabitar?? Isto leva-nos à outra questão, sim, à quanto tempo é que não vão a uma loja física de modelismo??? toca a tirar o "rabo" das poltronas e ponham os pés (rodas) a caminho, porque elas (lojas) por muito poucas que sejam ainda existem e têm o mesmo acesso que as virtuais, não são elas muitas das vezes as mesmas?? Todos nós somos consumidores daquilo que a net nos trás a casa mas é a nós e só a nós que nos compete de vez em quando frequentar as lojas físicas, (aínda não é taxada a visita às mesmas :lol: ) e além de promover o convívio entre os modelistas, serve para manter a chama acesa, felizmente ainda há os resistentes. Isto é como a pescada de rabo na boca, se não se frequentar as ditas lojas nada se pode exigir das mesmas, elas não existem para serem simplesmente montras, por isso se os clientes não as procurarem elas também não irão investir, é um ciclo. Por isso o único conselho possível é: contrariem um pouco o comodismo, porque esse sim é um dos factores que tem muito peso, e se não tomarmos a iniciativa individualmente ninguém o fará por nós :wink:.
Este "bichinho" do modelismo e da leitura formato papel, embora sejam casos diferentes também comungam algo, a maneira como se passa a outros, eu e julgo à imagem da maioria, comecei influenciado por irmãos, agora cabe-me a mim passar a outros (acho que para já com algum sucesso...), continuo a ser cliente do formato papel e a incutir o gosto de visitar lojas fisicas (obviamente :wink: ), e isto tudo ser ter nenhuma cruzada contra outros formatos, há que tentar coabitar.

Uma curiosidade, se repararem bem, no caso das publicações em formato papel, nunca houve tanto oferta e com tanta qualidade como agora, claro que acaba também por ser prejudicial às próprias porque só a vontade de as adquirir não chega :cry:

Abraço,
Rui

Post Reply