Alfa Romeo Giulia GTA "Corsa Stradale"
Alfa Romeo Giulia GTA "Corsa Stradale"
Olá a todos.
No seguimento de uma conversa com o ProfeSM no tópico do Alfa 8C 2300 Le Mans, decidi abrir um tópico sobre este modelo que tb está na bancada.
Este modelo foi iniciado para o 1º Concurso da Racingrid, mas, como acontece frequentemente, não foi acabado a tempo, uma vez que se misturou preguiça, falta de tempo e indecisão sobre o caminho a seguir, num cocktail explosivo eh, eh.
O modelo é o da Tamiya, mas a ideia foi converter a versão original - Stradale - numa versão que representa o espírito dos modelos da altura, destinados a uma utilização mais ou menos diária e que iam pelos seus próprios meios para o circuito onde eram "puxados" ao limite. Vi um destes modelos (versão "1300 GTA Junior") numa prova em Góis e é uma delicia!
Neste caso, o modelo seria muito semelhante à "Corsa" mas com 2 lugares (em vez de 1), roll-bar traseiro (só tem dos bancos da frente para trás ??!!!), bateria sobre o eixo traseiro e depósito de combustível na esquerda e pneu suplemente à drt.
O modelo da Tamiya é bastante interessante, dentro do género que a marca japonesa nos habituou. No entanto, e no decorrer do modelo, descobri que o chassis estava empenado, bem como as marcas dos extractores apreciam por todo o lado e eram bastante fundas
No seguimento de uma conversa com o ProfeSM no tópico do Alfa 8C 2300 Le Mans, decidi abrir um tópico sobre este modelo que tb está na bancada.
Este modelo foi iniciado para o 1º Concurso da Racingrid, mas, como acontece frequentemente, não foi acabado a tempo, uma vez que se misturou preguiça, falta de tempo e indecisão sobre o caminho a seguir, num cocktail explosivo eh, eh.
O modelo é o da Tamiya, mas a ideia foi converter a versão original - Stradale - numa versão que representa o espírito dos modelos da altura, destinados a uma utilização mais ou menos diária e que iam pelos seus próprios meios para o circuito onde eram "puxados" ao limite. Vi um destes modelos (versão "1300 GTA Junior") numa prova em Góis e é uma delicia!
Neste caso, o modelo seria muito semelhante à "Corsa" mas com 2 lugares (em vez de 1), roll-bar traseiro (só tem dos bancos da frente para trás ??!!!), bateria sobre o eixo traseiro e depósito de combustível na esquerda e pneu suplemente à drt.
O modelo da Tamiya é bastante interessante, dentro do género que a marca japonesa nos habituou. No entanto, e no decorrer do modelo, descobri que o chassis estava empenado, bem como as marcas dos extractores apreciam por todo o lado e eram bastante fundas
Logo no inicio, decidi abrir a porta do lado do condutor e a tampa da mala para permitir a visualização do detalhe. Se no caso da porta foi relativamente fácil, na tampa da mala foi bastante mais difícil, não só pela inexistência de uma linha de orientação como pelo facto daquela zona ser muito espessa e cheia de reforços.
Tb cortei o forro da porta, que pensei que poderia ser substituido por uma peça em alumínio.
Nas fotos aparece o banco de trás (que será removido) apenas para servir de orientação para a "chapeleira".
Para fazer a dobradiça das peças, segui o tutorial do Muttley. Depois de três tentativas, consegui chegar a um resultado aceitável. A ideia foi evitar a abertura excessiva da porta e tentar conseguir um movimento de translação da porta em relação à carroçaria mais correcto... não ficou perfeito, mas já pouco mais da para alterar com este método (e habilidade!).
De qq maneira fiquei mais ou menos satisfeito com o resultado... até ver
Tb cortei o forro da porta, que pensei que poderia ser substituido por uma peça em alumínio.
Nas fotos aparece o banco de trás (que será removido) apenas para servir de orientação para a "chapeleira".
Para fazer a dobradiça das peças, segui o tutorial do Muttley. Depois de três tentativas, consegui chegar a um resultado aceitável. A ideia foi evitar a abertura excessiva da porta e tentar conseguir um movimento de translação da porta em relação à carroçaria mais correcto... não ficou perfeito, mas já pouco mais da para alterar com este método (e habilidade!).
De qq maneira fiquei mais ou menos satisfeito com o resultado... até ver
Também comecei a montar o motor.
Tal como é de esperar na Tamiya, encontra-se muito bem moldado, embora com algumas retracções principalmente nas peças que formam a tampa do cárter. O encaixe é bom, mas esperava mais do modelo, estando ao nível das ultimas criações da Revell: as peças apresentam alguma folga o que obriga a confirmar tudo antes de colar. Ficam igualmente algumas folgas na juntas das peças que necessitam de ser tapadas.
O motor é inclinado para a esquerda, pelo que foi necessário desbastar um pouco a torre da avalanca da caixa de velocidades para que fique certo. Como não se vê, não necessita de grande correcção... basta limar!
Vai ser necessário fazer umas correcções dos parafusos de fixação da cabeça do motor, bem como remover uns furos de fixação do sistema de admissão da versão "stradale". Tb tenho que corrigir a parte de trás do motor...
Tal como é de esperar na Tamiya, encontra-se muito bem moldado, embora com algumas retracções principalmente nas peças que formam a tampa do cárter. O encaixe é bom, mas esperava mais do modelo, estando ao nível das ultimas criações da Revell: as peças apresentam alguma folga o que obriga a confirmar tudo antes de colar. Ficam igualmente algumas folgas na juntas das peças que necessitam de ser tapadas.
O motor é inclinado para a esquerda, pelo que foi necessário desbastar um pouco a torre da avalanca da caixa de velocidades para que fique certo. Como não se vê, não necessita de grande correcção... basta limar!
Vai ser necessário fazer umas correcções dos parafusos de fixação da cabeça do motor, bem como remover uns furos de fixação do sistema de admissão da versão "stradale". Tb tenho que corrigir a parte de trás do motor...
Seguidamente dediquei-me à carroçaria, removendo as marcas de injecção e alinhando as peças, em especial o contra-fogo. No compartimento do motor removi a caixa dos fusiveis e respectivas cablagens, para as substituir por outras mais detalhadas.
Tb removi as bombas de combustivel que ficavam por debaixo do chassis uma vez que as peças moldadas na carroçaria estão fora de escala e pouco detalhadas.
Tb removi as bombas de combustivel que ficavam por debaixo do chassis uma vez que as peças moldadas na carroçaria estão fora de escala e pouco detalhadas.
Decidi experimentar uma ideia que me surgiu desde o inicio: fazer os painéis das portas e os remates na traseira do habitáculo em alumínio.
Utilizando uma chapa de alumínio que encontrei num cliente que faz armaduras industriais, construí as peças em questão de forma a substituir as de origem.
Estas peças em alumínio ainda não estão trabalhadas... são apenas os moldes iniciais para ver se tudo funciona bem antes de perder um pouco mais de tempo a detalhar. Faltam não só os parafusos de fixação com os furos para os manípulos dos vidros e a manivela de abertura das portas. Eu não utilizei latas de refrigerantes devido à escala... é mais fácil assim eh, eh, uma vez que a espessura é muito perto da ideal!
No entanto, depois de analisar as fotos de referência que tenho, decidi que esta solução era um pouco mais "racing" do que pretendia. Talvez numa outra versão 1300 GTAm que estou a pensar tb fazer, usando um transkit da Reji...!
Utilizando uma chapa de alumínio que encontrei num cliente que faz armaduras industriais, construí as peças em questão de forma a substituir as de origem.
Estas peças em alumínio ainda não estão trabalhadas... são apenas os moldes iniciais para ver se tudo funciona bem antes de perder um pouco mais de tempo a detalhar. Faltam não só os parafusos de fixação com os furos para os manípulos dos vidros e a manivela de abertura das portas. Eu não utilizei latas de refrigerantes devido à escala... é mais fácil assim eh, eh, uma vez que a espessura é muito perto da ideal!
No entanto, depois de analisar as fotos de referência que tenho, decidi que esta solução era um pouco mais "racing" do que pretendia. Talvez numa outra versão 1300 GTAm que estou a pensar tb fazer, usando um transkit da Reji...!
Last edited by JMCARC1 on Tue Oct 30, 2007 1:57 pm, edited 1 time in total.
No revestimento das portas do modelo "Corsa Stradale", o painel traseiro é substituido por uma forra preta de cartão ou alumínio pintado.
Assim cortei as peças do kit e virei-as ao contrário tendo tapado as marcas de injecção. Tb tapei o rasgo de fixação do tablier que vai passar a ser colado (na versão da Tamiya o tablier encaixa por grampo na peça de forra da porta).
Em relação aos bancos, preenchi o vazio de injecção nas costa, e conferindo uma nova forma à zona lateral.
Em seguida, comecei a reproduzir o interior do forro e fiz um mock-up geral com os vidros e forras das portas para ver melhor as diferenças de alinhamento
Desta montagem surgiu um problema: a fixação dos vidros é composta por uma placa lisa (parte interior) com saliências na zona exterior de forma a coloca-los na zona correcta qd visto do exterior. Esta placa destina-se, igualmente, a servir de batente às portas e laterais da carroçaria e habitáculo de forma a garantir o correcto alinhamento (2). Assim aparecem dois problemas:
- Ao abrir a porta, o vidro passa a demonstrar a sua real espessura;
- Como pretendo forrar o interior do habitáculo, tenho que lidar com uma espessura assinalável na zona terminal do vidro.
O que estava a pensar era em lixar o excesso do plástico que representa o vidro, tentando fazer uma transição mais aceitável nas zonas terminais (1). No entanto tenho medo que fique mto riscado e com má apresentação. Tb posso substituir os vidros por acetato (colocado na posição correcta), mas então tenho que resolver o problema do alinhamento do chassis (fico sem batente) e desbastar os forros interiores... não sei bem o que fazer, mas mais tarde ou mais cedo vou ter de lidar com este problema...!!!!
Na carroçaria, corrigi um detalhe de moldagem da carroçaria (para alem de remover as linhas de moldagem). É uma zona complicada pois as espessuras são muito ténues e qq deslize pode comprometer a reprodução realista.
Assim cortei as peças do kit e virei-as ao contrário tendo tapado as marcas de injecção. Tb tapei o rasgo de fixação do tablier que vai passar a ser colado (na versão da Tamiya o tablier encaixa por grampo na peça de forra da porta).
Em relação aos bancos, preenchi o vazio de injecção nas costa, e conferindo uma nova forma à zona lateral.
Em seguida, comecei a reproduzir o interior do forro e fiz um mock-up geral com os vidros e forras das portas para ver melhor as diferenças de alinhamento
Desta montagem surgiu um problema: a fixação dos vidros é composta por uma placa lisa (parte interior) com saliências na zona exterior de forma a coloca-los na zona correcta qd visto do exterior. Esta placa destina-se, igualmente, a servir de batente às portas e laterais da carroçaria e habitáculo de forma a garantir o correcto alinhamento (2). Assim aparecem dois problemas:
- Ao abrir a porta, o vidro passa a demonstrar a sua real espessura;
- Como pretendo forrar o interior do habitáculo, tenho que lidar com uma espessura assinalável na zona terminal do vidro.
O que estava a pensar era em lixar o excesso do plástico que representa o vidro, tentando fazer uma transição mais aceitável nas zonas terminais (1). No entanto tenho medo que fique mto riscado e com má apresentação. Tb posso substituir os vidros por acetato (colocado na posição correcta), mas então tenho que resolver o problema do alinhamento do chassis (fico sem batente) e desbastar os forros interiores... não sei bem o que fazer, mas mais tarde ou mais cedo vou ter de lidar com este problema...!!!!
Na carroçaria, corrigi um detalhe de moldagem da carroçaria (para alem de remover as linhas de moldagem). É uma zona complicada pois as espessuras são muito ténues e qq deslize pode comprometer a reprodução realista.
Last edited by JMCARC1 on Tue Oct 30, 2007 2:26 pm, edited 1 time in total.
Dado que pretendo fazer uma versão com a mala aberta, tenho de prestar atenção aos detalhes da zona traseira do chassis, em especial ao deposito de combustível e zona de ancoragem das suspensões.
Infelizmente, a peça que representa o chassis está um pouco empenada e a moldagem da zona da mala não é a melhor - a superfície não está paralela e fica algo irregular. Isto não seria problema no modelo sem detalhes, mas ficou muito agravado com a abertura das portas e da tampa da mala.
Na montagem original, a carroçaria é fixa ao chassis por encaixe, comprimindo as laterais do habitáculo contra os vidros (verticalmente) e o radiador contra a frente do chassis. Ao contrário de outros modelos de automoveis de turismo que já montei, não existe nenhum perno/zona de encaixe. Devido à maior flexibilidade da carroçaria (com a remoção das portas), as peças torcem bastante o que complica o "desempenamento" do chassis. Enfim...
legenda da imagem:
1. este lado tem cerca de 2 mm a menos que o lado contrário;
2. esta zona está mais baixa que a oposta, embora deva ir ao sitio quando colado à carroçaria
Para corrigir o empeno da ponte de ancoragem da suspensão traseira, acrescentei uma altura em alumínio de cerca de 3,5 mm (era o que tinha à mão Grin). ... como o efeito que pretendo obter é o do metal "cansado" do tempo e esforço, penso que é um boa solução...
Infelizmente, a peça que representa o chassis está um pouco empenada e a moldagem da zona da mala não é a melhor - a superfície não está paralela e fica algo irregular. Isto não seria problema no modelo sem detalhes, mas ficou muito agravado com a abertura das portas e da tampa da mala.
Na montagem original, a carroçaria é fixa ao chassis por encaixe, comprimindo as laterais do habitáculo contra os vidros (verticalmente) e o radiador contra a frente do chassis. Ao contrário de outros modelos de automoveis de turismo que já montei, não existe nenhum perno/zona de encaixe. Devido à maior flexibilidade da carroçaria (com a remoção das portas), as peças torcem bastante o que complica o "desempenamento" do chassis. Enfim...
legenda da imagem:
1. este lado tem cerca de 2 mm a menos que o lado contrário;
2. esta zona está mais baixa que a oposta, embora deva ir ao sitio quando colado à carroçaria
Para corrigir o empeno da ponte de ancoragem da suspensão traseira, acrescentei uma altura em alumínio de cerca de 3,5 mm (era o que tinha à mão Grin). ... como o efeito que pretendo obter é o do metal "cansado" do tempo e esforço, penso que é um boa solução...
- Patrick Bateman
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- Joined: Fri Feb 13, 2004 7:02 pm
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Seguidamente, comecei a detalhar a zona do porta-bagagens, reproduzindo os estampados do chassis nas laterais das cavas das rodas. Para tal recorri a "evergreen". Mais uma vez o aspecto "tosco" é propositado, embora seja reduzido com a pintura...
Reproduzi os reforços da mala e do depósito de combustível. Em relação a este ultimo, decidi separar a parte inferior reproduzida pela Tamiya, de forma a permitir um melhor detalhe. Desta forma posso planificar a zona de inserção da parte superior e aumentar o aspecto cenográfico na parte inferior.
Reproduzi os reforços da mala e do depósito de combustível. Em relação a este ultimo, decidi separar a parte inferior reproduzida pela Tamiya, de forma a permitir um melhor detalhe. Desta forma posso planificar a zona de inserção da parte superior e aumentar o aspecto cenográfico na parte inferior.
Em relação ao depósito de combustível vou construir a parte interior.
O corte da parede exterior permite fazer o rebordo de encaixe, facilitando o planificado. Tb permite facilitar a pintura do deposito caso opte por fazer a versão em que este é preto (em vez de vermelho - a cor base).
Neste momento ainda não decidi qual das versões de deposito vou fazer: a versão normal de 45l (1ª imagem) com o depósito baixo e entrada de combustível na lateral, ou a versão de grande capacidade com 90l (2ª imagem) com o deposito mais alto e bocal vertical com acesso exterior pela tampa do porta-bagagens. Já vi fotos das duas versões e se a 2ª é tem uma imagem mais desportiva, a 1ª parece ser mais comum...
Se calhar acabo por fazer a versão intermédia, de 60l e que tb tem a bocal de acesso pela tampa do porta-bagagens...
O que sugerem?
João
O corte da parede exterior permite fazer o rebordo de encaixe, facilitando o planificado. Tb permite facilitar a pintura do deposito caso opte por fazer a versão em que este é preto (em vez de vermelho - a cor base).
Neste momento ainda não decidi qual das versões de deposito vou fazer: a versão normal de 45l (1ª imagem) com o depósito baixo e entrada de combustível na lateral, ou a versão de grande capacidade com 90l (2ª imagem) com o deposito mais alto e bocal vertical com acesso exterior pela tampa do porta-bagagens. Já vi fotos das duas versões e se a 2ª é tem uma imagem mais desportiva, a 1ª parece ser mais comum...
Se calhar acabo por fazer a versão intermédia, de 60l e que tb tem a bocal de acesso pela tampa do porta-bagagens...
O que sugerem?
João
Olá João, tudo bem? Estava de olho no tópico... estou fazendo esta mesma Alfa, aqui no Brasil (na minha eliminei apenas os pára choques traseiros e dianteiros e adicionei faixas à pintura).... parabéns pelos detalhamentos, realmente está ficando uma réplica perfeita..... estou aprendendo muito também, e identificando as possíveis correções para o meu kit..... como vc abriu o porta malas.... e retirou o tanque.... eu optaria pela versão de 90 L (2 imagem), a menos que vc também abra a tampa de abastecimento e a torne basculante......
Realmente está de parabéns a montagem!
Aproveitando a msg, vi que vc emasseou vários pontos do chassi.... qual putty vc está utilizando?
Realmente está de parabéns a montagem!
Aproveitando a msg, vi que vc emasseou vários pontos do chassi.... qual putty vc está utilizando?
Abraços,
Akira
BlackBerry
PIN 2436D883
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