Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

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JMCARC1
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Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by JMCARC1 » Mon Feb 11, 2008 1:08 pm

Obrigado, André.

Espero que continues a visitar e a gostar deste tópico.

João

art
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Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by art » Mon Feb 11, 2008 4:23 pm

João, ainda não "mandei bocas", ultimamente, neste tópico, por ter de o ler convenientemente.
Não por ter-me desinteressado. Pelo contrário! Tem de ser com calma

Art

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Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by JMCARC1 » Mon Feb 11, 2008 6:02 pm

art wrote:João, ainda não "mandei bocas", ultimamente, neste tópico, por ter de o ler convenientemente.
Não por ter-me desinteressado. Pelo contrário! Tem de ser com calma

Art
Art, não tenha pressa :lol:

Seja como for, parece que estou numa fase de acalmia, depois de 8 meses sempre a olhar para isto... Estou a precisar de umas férias eh, eh.

Mas, seja como for, não é para encostar ao lado, é mais uma paragem para recuperar as forças :wink:

João

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Caracol_kitado
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Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by Caracol_kitado » Mon Feb 11, 2008 8:18 pm

Isso vai cá com um andamento e com um exaustivo trabalho de pesquisa! :D
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Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by JMCARC1 » Fri Jun 27, 2008 5:24 pm

Olá a todos.

Depois de bastante tempo sem novidades neste tópico, e de forma a mostrar que não morreu, decidi fazer um update. Infelizmente, não se prende com a evolução do modelo, mas antes o enquadramento histórico... mas quem sabe se não é bom prenuncio?

A Alfa Romeo e Vittorio Jano

Em 1923, o Engº Nicola Romeo (então resposável pela ALFA), sobre a sugestão de Enzo Ferrari (piloto da marca), convenceu o jovem Engº Vittorio Jano a trocar a FIAT pela Alfa-Romeo. Com este passo, Nicola Romeo estava a catapultar a sua empresa para o pináculo do desporto automóvel europeu e mundial.

O desconhecido Jano, era um dos mais promissores engenheiro do departamento de competição da FIAT, tendo trabalhado nos imbatíveis modelos 804 e 805. Conhecedor dos segredos da FIAT, mas tb dos seus defeitos, Jano desenvolveu em tempo recorde o Alfa P2, o primeiro verdadeiro modelo de Grand Prix da Alfa. O modelo dotado de um motor de de 8 cilindros comprimido e dois carburadores colocados antes do compressor, foi desenvolvido em segredo na fabrica de Portello e apresentado na corrida de 200 milhas do 2º circuito de Cremona em 1924, vencendo a prova à incrível média de 158 Km/h (volta mais rápida à média de 195 km/h).

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A sua participação vitoriosa nas provas de Grand Prix de 1924 e 1925 levaram ao primeiro titulo de campeão (1925), e à inclusão de uma coroa de louros no símbolo da Alfa Romeo. Considerado um dos melhores modelos de Grand Prix da década de 20, o P2, primeira obra prima de Jano, lançou as fundações do mito Alfa Romeo.


O Alfa 6C 1500 e 1750

Para 1926, as regras para as provas de Grand Prix foram alteradas, levando ao abandono dos P2. Assim, Jano começou a desenvolver o substituto dos modelos de estrada RL, considerados muito grandes e pesados. Usando o P2 como ponto de partida, o eng italiano desenvolveu um novo modelo com um motor de 6 cilindros e 1487 cc (contra os 1987 cc do P2) sem compressão. Inicialmente apresentado no Salão de Milão de 1925, foi necessário esperar 2 anos antes que o 6C 1500 estivesse disponível para os muito ansiosos clientes. Era o inicio da longa dinastia de modelos desportivos da Alfa!

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Como a maioria dos projecto dos seus projectos, este modelo era simples e fluido, mas extremamente eficaz. Jano acreditava que os motores deviam parecer tão bonitos como as suas prestações, e este motor era uma obra-prima... a sua segunda! Era motor de 6 cilindros em linha, com uma arvore de cames actuada por eixo e unido directamente a uma caixa de 4 velocidades.Em 1928 foi lançada uma versão "Sport" (com dupla arvores de cames) a qual viria a ganhar inúmeras provas, incluindo as Mille Miglia de 1928. Mais tarde, 10 exemplares foram equipados com compressor, sendo baptizados de "Super Sport".

Esta base foi melhorada em 1929 com a versão 6C 1750 apresentada no Salão de Roma. Disponível nas versões Sport (SOHC), Super Sport (DOHC) e Gran Sport (DOHC e compressor), estes modelos transformaram-se em mais um marco da Alfa Romeo.

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Durante 2 anos, os modelos Gran Sport competiram nas mãos dotadas de pilotos como Nuvolari, Campari e Varzi, alcançando vitorias atrás de vitórias. As mais notáveis foram as alcançadas nas Mille Miglia de 1929 (Campari) e 1930 (Nuvolari) e o Tourist Trophy de 1930.
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Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by JMCARC1 » Fri Jun 27, 2008 6:29 pm

A década de 30

No principio da década de 1930, e com a subida ao poder do regime fascista italiano de Mussolini, a Alfa Romeo é inserida no IRI - Instituto de Reconstrução Industrial. Vittorio Jano continuava com chefe do departamento de desenvolvimento, mas via a sua atenção dispersa por uma série de actividades, desde a aeronáutica, à aviação, agricultura e automóvel, sempre com fundos limitados.

No campo da competição automóvel, as provas de Gran Prix eram realizadas sobre o regime de "Formula Livre" e os P2 tinham sido disponibilizados a alguns pilotos, vencendo algumas provas em território italiano (incluindo a Targa Florio de 1930), mas sem se imporem no estrangeiro. Apenas os modelos derivados de serie 6C 1500 e 6C 1750 defendiam as cores da Alfa Romeo. Sobre pressão Mussolini, e dos sucessos da Maserati com o sem novo modelo de 8 cilindros e 2500cc, a direcção da Alfa decide envolver-se de novo na competição ao mais alto nível. Jano foi começou a trabalhar num novo modelo.

O Alfa 8C 2300

Com fundo e meios limitados, e num clima de austeridade económica provocada pela queda de Wall Street, a principal prioridade do engenheiro italiano foi desenhar um novo e mais potente motor. Tal como com o P2 de 1924, ele optou pela configuração 8 clindros em linha, mas começou de uma folha em branco... ou quase! Baseado na cabeça e câmara de combustão do 6C 1750, Jano concebeu um 8C composto por dois blocos de 4 cilindros unidos ao centro pelas correias de distribuição e acessórios, de forma a aumentar a rigidez e reduzir as forças de torção. O bloco foi inicialmente fundido em aço, mas rapidamente foi substituido por uma liga de alumínio, obtendo um menor peso. A cilindrada era de 2300 cc (88 mm de curso e 65 mm de diâmetro) desenvolvendo 180 cv nas versões de competição. A compressão era efectuada por um compressor Roots, accionado do lado esquerdo do motor.

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Uma das razões do sucesso do 6C era o seu leve e rígido chassis. Assim, o motor 8C 2300 foi instalado no chassis 6C, sendo oferecido em na versão curta (2750 mm) e longa (3100 mm). A suspensão era convencional, sendo formada por molas semi-elípticas e amortecedores de fricção nos dois eixos. Os travões eram accionados por cabo.

A primeira aparição deste novo modelo foi nas Mille Miglias de 1931, realizadas em Abril. Para tal, dois modelos de chassis curto carroçados por Zagato, forma preparados. Apesar de terem liderado a prova e demostrado uma enorme rapidez, acabaram por ter problemas de pneus que os atrasaram.

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A desforra aconteceu em Maio, na Targa Florio, onde Nuvolari num modelo sem carroçaria na parte traseira, venceu. Algumas semanas mais tarde (24 Maio 1931) são apresentados os dois primeiros protótipos do 8C 2300 na configuração de monolugar, no GP de Itália em Monza. Estes modelos estavam equipados com carenagens dos radiadores aerodinâmicas, traseira em bico a cobrir o depósito de combustível e escape lateral a todo o comprimento.

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No final da provas viriam a obter uma vitória impressionante, alcançando os 2 primeiros lugares. Em honra deste feito, a Alfa viria a baptizar os seus modelos 8C 2300 como "Monza". Este modelo, viria a vencer, posteriormente, o Gp do Mónaco de 1932

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Depois da vitória no Gp de Itália, um modelo de chassis longo, com carroçaria de Zagato viria a triunfar nas 24h Le Mans.

O 8C 2300 foi um dos melhores automóveis do seu tempo. Entre o seu palmarés contam-se 3 vitórias nas Mille Miglias (1932, 1933, 1934), 3 vitórias na Targa Florio (1931, 1932, 1933) e 4 vitórias nas 24h de Le Mans (1931, 1932, 1933, 1934), para alem de algumas vitórias nas 24h de Spa. Apesar de apenas ter vencido duas provas em Grand Prix (Itália 31 e Mónaco 32), lutou lado a lado com os seus adversários até 1933... nada mau para um modelo derivado de série e que competiu em provas de 10h de duração com modelos desenvolvidos para o efeito!!!

A titulo de curiosidade, refira-se que após o 8C 2300, Vittorio Jano ainda projectou concebeu mais algumas obras primas: o fabuloso Alfa P3, O Lancia Aurelia, o Lancia D50 e o motor 246 Dino (em conjunto com Dino Ferrari) e que venceu o campeonato do mundo de F1 em 1958 e impulsionou os Lancia Stratos...

João

PS: Continua :wink:

art
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Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by art » Fri Jun 27, 2008 7:01 pm

"Tá" bem, "tá" bem, mas onde é que está o "chasso" que levaste à Réplica?
Só lá vi umas rodas e uma carroçaria a ser desbastada.
Muita história, muita história, mas o modelo vai ficar com mais idade que os originais :D :D :D

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Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by Caracol_kitado » Fri Jun 27, 2008 8:20 pm

art wrote:"Tá" bem, "tá" bem, mas onde é que está o "chasso" que levaste à Réplica?
Só lá vi umas rodas e uma carroçaria a ser desbastada.
Muita história, muita história, mas o modelo vai ficar com mais idade que os originais :D :D :D

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E um maravilhoso motor que quase me caiu das mãos! :(
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Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by JMCARC1 » Mon Jun 30, 2008 11:42 am

art wrote:Muita história, muita história, mas o modelo vai ficar com mais idade que os originais :D :D :D
É bem capaz :roll: . Mas é ou não uma história fascinante? E alem disso, é sempre bom um pouco de "coltura".

art wrote:"Tá" bem, "tá" bem, mas onde é que está o "chasso" que levaste à Réplica?
Só lá vi umas rodas e uma carroçaria a ser desbastada.
O MODELO que levei à Replica é um Alfa 6C 1750 Gran Sport, que por acaso até aparece nesta introdução histórica :badgrin:. Ainda não decidi se abro um tópico para ele ou não, pois agora estou em "paragem de reflexão" que significa "não me apetece fazer nada!!!". Claro que tb estou mal disposto, possivelmente com o calor. Qd passar pode ser que haja novidades... (sou tão complicado ](*,) )

João

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Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by Rui Duarte » Mon Jun 30, 2008 12:21 pm

Deves estar a precisar de um exame a prostata para isso andar!!! :evil: :evil:
Ate EU ando a modelar mais do que tu! shame on you!
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Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by JMCARC1 » Mon Jun 30, 2008 12:37 pm

Rui Duarte wrote:Deves estar a precisar de um exame a prostata para isso andar!!! :evil: :evil:
?????

João

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Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by JMCARC1 » Mon Jun 30, 2008 3:04 pm

Continuando a introdução histórica...

Alfa 8C 2300 Le Mans

Para as 24h de Le Mans de 1931, os técnicos da Alfa Romeo instalaram o motor 8C 2300 num chassis longo, de forma a cumprirem as imposições regulamentares da prova francesa, e onde os modelos deveriam ter 4 lugares.

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Carroçados por Zagato, 5 modelos foram produzidos e matriculados especialmente para a prova francesa, embora apenas 2 tenham participado. O chassis era semelhante ao dos modelos anteriores, mas com uma distância entre eixos de 3100 mm. Era igualmente equipado com a unidade de 8 cilindros em linha, duplas arvores de cames, com 2336cc, comprimido por um compressor Roots e que debitava cerca de 180cv. A transmissão era efectuada através de uma caixa de 4 velocidades.

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Após 24h, o modelo conduzido por Lord Howe and Sir Henry 'Tim' Birkin (SN 2111005) foi o primeiro a cortar a linha de meta, tendo percorrido 184 voltas, mais 7 que o segundo classificado, o Mercedes-Benz SSK de 7,1l de cilindrada, conduzido por Boris Ivanowski e Henri Stoffel.


Para as 24h de Le Mans de 1932, e devido às dificuldades económicas da Zagato, a administração da Alfa Romeo decidiu atribuir à Carrozzeria Touring a incumbência de "vestir" os modelos da 2ª serie, destinados à prova gaulesa. No entanto, as carroçarias da empresa de Milão usavam mais aço que as da Zagato, pelo que as prestações do modelo eram inferiores.

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(comparação entre as carroçarias da Zagato (em cima) e Touring (em baixo)

De forma a contornar este inconveniente de excesso de peso, Raymond Sommer instalou no seu modelo uma carroçaria preparada pela francesa Figoni, desenvolvida a partir da Zagato do ano anterior. Ao fim de 218 voltas, a dupla Raymond Sommer - Luigi Chinetti foi a primeira a cruzar a meta à frente do modelo inscrito pela fábrica e conduzido por Cortese e Guidotti.

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Para 1933, a marca italiana voltou a inscrever os seus modelos. Mais uma vez, o resultado foi um sucesso estrondoso, com a dupla Raymond Sommer - Tazio Nuvolari a terminar à frente de outros dois modelos semelhantes.

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Curiosamente, o modelo vencedor não estava equipado com um chassis longo, mas sim com um chassis curto (ou Mille Miglia) alterado e que obrigou Sommer a uma enorme ginástica para provar que cabia no espaço destinado aos passageiros traseiros... Apesar de inscrito pela fábrica, este modelo não era carroçado pela Touring (como os restantes), mas sim pela Figoni, usando uma adaptação da carroçaria do ano anterior.

Em 1934, Luigi Chinetti voltou ao lugar mais alto do pódio, depois do 2 lugar do ano anterior. Com 213 voltas (mais 13 que o segundo classificado), o Alfa 8C 2300 carroçado pela Brianza (marca criada pela Zagato enquanto decorria o processo de liquidação) e conduzido por Luigi Chinetti e Phillippe Étancelin atribuia à Alfa Romeo a sua 4 vitória consecutiva.

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Foi a ultima vitória deste modelo na clássica francesa!

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Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by JMCARC1 » Mon Jun 30, 2008 3:09 pm

Em 1935, o Alfa 8C 2300 viria, mais uma vez, a ter um excelente desempenho nas 24h de Le Mans. Os franceses Pierre-Louis Dreyfus e Henri Stoffel inscreveram um modelo de chassis longo e carroçaria da Touring.

A poucas horas do fim, a dupla francesa seguia em 2 lugar, atrás o Lagonda M45R Rapide de Johnny Hindmarsh e Luis Fontés. Nesta altura, o modelo inglês entra na box com graves problemas mecânicos. Perante a impossibilidade de os resolver, é enviado para a pista, numa tentativa desesperada de vencer a prova. Perante a percepção da inferioridade do seu adversário, Dreyfus aumenta o ritmo e aproxima-se rapidamente do seu adversário, até que é anunciado que, devido a um erro, o Alfa já estava na 1ª posição e se prepara para dobrar o "moribundo" Lagonda. Perante este facto, Dreyfus abranda o ritmo.

Até aqui, as versões são condizentes, mas, segundo Dreyfus, só na altura da subida ao pódio é que lhe foi comunicado que acabou em 2º, a poucos metros do vencedor. A versão oficial foi de que, a poucas voltas do fim, foi comunicado - pelos altifalantes do circuito! - que afinal o Lagonda comandava a corrida, impedindo um ultimo esforço de Dreyfus para ultrapassar o seu adversário.

Independentemente das versões, a verdade é que na época, perante o agravar das posições políticas na Europa, era proibido às empresas francesas, publicitarem feitos alemães ou italianos. Alegadamente, a organização terá protegido o concorrente Inglês, aproveitando a publicidade que poderia fazer....!

Sobre a participação de 1935, existe uma história que demonstra de forma cabal a qualidade do modelo e o espírito dos seus utilizadores: este modelo (motor/chassis nº 2311204) foi comprado à equipa oficial após as 24h LeMans de 1934 e preparado para participar na edição do ano seguinte. Entretanto, era usado como modelo do dia-a-dia, tendo percorrido cerca de 10.000 milhas antes de se apresentar na clássica francesa.... algo inimaginável nos dias de hoje!


Palmarés em LeMans:

- 1931 -

1º - Lord Howe / Sir Henry Birkin - 184 voltas
Ab - Goffredo Zehender / Attilio Marinoni - 99 voltas


- 1932 -

1º - Raymond Sommer / Luigi Chinetti - 218 voltas
2º - Franco Cortese / Giovanni Battista Guidotti - 216 voltas
Ab - Lord Howe / Sir Henry Birkin


- 1933 -

1º - Raymond Sommer / Tazio Nuvolari - 233 voltas
2º - Luigi Chinetti / Philippe de Gunsburg - 233 voltas
3º - Brian E. Lewis / Tim Rose-Richards - 225 voltas
Ab - Louis Chiron / Franco Cortese
Ab - Guy Moll / Guy Cloitre


- 1934 -

1º - Luigi Chinetti / Philippe Étancelin - 213 voltas
Ab - Lord Howe / Tim Rose-Richards
Ab - Freddy Clifford / Owen Saunders-Davies
Ab - Raymond Sommer / Dr. Pierre Félix


- 1935 -

2º - Pierre-Louis Dreyfus / Henri Stoffel - 222 voltas
Ab - Earl Howe / Brian E. Lewis
Ab - Luigi Chinetti / Jacques Gastaud
Ab - Raymond Sommer / Raymond de Saugé Desttrez

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Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by JMCARC1 » Mon Jun 30, 2008 3:17 pm

O modelo que estou a reproduzir é um Alfa 8C 2300 da 1ª serie, com chassis longo e carroçado pela Zagato.

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Apesar de apenas terem sido construidos 5 chassis (SN2111002 - Museu Historico; SN2111003 - GP3753; SN2111005 - EH77; SN2111009; SN2111011 - GT6074) alguns modelos 8C 2300 foram recentemente carroçados com carroçaria semelhantes, mostrando a apetência dos coleccionadores pela beleza clássicas deste puro-sangue italianos.

João

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Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by art » Tue Jul 01, 2008 12:51 pm

O João deixou de ser Modelista, para passar a Historiador :D :D :D
Sempre vai conseguindo acabar uns "modelos" :D

Art

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