Isso incluí esse carro emblemático, a Williams FW10, carro onde ele realizou seus primeiros testes com a Williams em 1985.
Esse kit foi produzido pela ST27, porém para a versão do GP de Mônaco, e encontra-se fora de catálogo, adoro o Scratch e não resisti a tentação de converter uma Williams FW11 da Tamiya em uma FW10B.
Esse é um dos projetos que está atualmente em minha bancada, vamos as imagens!
![Image](http://img837.imageshack.us/img837/2562/williamsfw1085paulricar.jpg)
Quero ver se no final chego a algo parecido com isso!
![Image](http://img171.imageshack.us/img171/884/214871208112f13e5856b.jpg)
Partindo disso!
![Image](http://img268.imageshack.us/img268/51/fw10xfw11001.jpg)
![Image](http://img827.imageshack.us/img827/8043/fw10xfw11002.jpg)
Esses diagramas ajudam um pouco...
![Image](http://img155.imageshack.us/img155/48/imagem003f.jpg)
O doador de peças será essa sucata...
![Image](http://img42.imageshack.us/img42/1002/imagem007ee.jpg)
![Image](http://img691.imageshack.us/img691/4210/imagem008lz.jpg)
![Image](http://img692.imageshack.us/img692/1908/imagem010bj.jpg)
Depois da velha e boa soda caústica, chegamos a isso.
![Image](http://img405.imageshack.us/img405/2400/imagem012c.jpg)
![Image](http://img31.imageshack.us/img31/9122/imagem017nc.jpg)
Analisando dados, o diagrama e outras figuras, percebe-se que a FW10 tem o entre-eixos menor, é mais alta e mais curta do que a FW11. O início do trabalho será no recuo do entre eixo, o início dessa tarefa foi separando o assoalho em um baixo relevo que ele já apresenta, o recorte é na orde dos 6 mm.
![Image](http://img809.imageshack.us/img809/112/imagem013s.jpg)
![Image](http://img823.imageshack.us/img823/7465/imagem015wk.jpg)
Assim, o monocoque teve que ser cortado, para encustar o carro e acompanhar o assoalho (em breve verão que isso poderia ser feito de outra forma, mas enfim...)
![Image](http://img405.imageshack.us/img405/2474/imagem019of.jpg)
![Image](http://img839.imageshack.us/img839/816/imagem021id.jpg)
![Image](http://img32.imageshack.us/img32/5441/imagem022d.jpg)
![Image](http://img593.imageshack.us/img593/764/imagem023i.jpg)
Fixei a parte que sustenta as suspensões dianteiras no monocoque, a parte posterior da tampa do motor também foi ajustada no monocoque, tudo em função do assoalho encurtado, essa sempre é a referência inicial.
![Image](http://img202.imageshack.us/img202/7613/imagem024n.jpg)
![Image](http://img840.imageshack.us/img840/1456/imagem025p.jpg)
![Image](http://img861.imageshack.us/img861/4721/imagem026k.jpg)
![Image](http://img850.imageshack.us/img850/5638/imagem027.jpg)
![Image](http://img197.imageshack.us/img197/1237/imagem028cz.jpg)
![Image](http://img851.imageshack.us/img851/6195/comparativon.jpg)
Uma das diferenças marcantes, dis respeito a FW10, ser mais achatada e ter uma subida repentina no castelo do monocoque, aqui a sequência inicial de modificações para chegar a esse resultado.
![Image](http://img802.imageshack.us/img802/5852/imagem031y.jpg)
O tanque é mais curto, porém bem mais alto. 5 mm, então, tudo feito no estireno, para reposicionar e acertar as formas de acordo com o 1/1...
![Image](http://img803.imageshack.us/img803/2672/imagem032.jpg)
![Image](http://img121.imageshack.us/img121/5672/imagem034o.jpg)
![Image](http://img7.imageshack.us/img7/2050/imagem035m.jpg)
![Image](http://img29.imageshack.us/img29/6035/imagem037h.jpg)
![Image](http://img43.imageshack.us/img43/5737/imagem039c.jpg)
Na sequência, é possível perceber o trabalho na dianteira, já dá um ar, de FW10... Fixei uma placa de estireno para dar o angulo do perfil lateral da tampa do motor, isso já a partir da nova altura que o carro tem. Tentei iniciar as laterais novas...
![Image](http://img42.imageshack.us/img42/2986/imagem038wg.jpg)
Para dar continuídade na construção das caixas coletoras de ar, para os radiadores, é necessário ter uma base para trabalhar. Novamente modificações no assoalho são necessárias.
![Image](http://img263.imageshack.us/img263/7867/imagem040w.jpg)
![Image](http://img43.imageshack.us/img43/5737/imagem039c.jpg)
![Image](http://img840.imageshack.us/img840/8467/imagem044p.jpg)
![Image](http://img96.imageshack.us/img96/723/imagem042b.jpg)
A base das caixas de ar tem uma curvatura, olhando a soluções que adotei, verifiquei que seria muito difícil atingir simetria entre direita e esquerda. Outro problema, as paredes nas laterais do cockpit ficaram muito finas e frágeis.
![Image](http://img24.imageshack.us/img24/8029/imagem043r.jpg)
Visto os problemas apontados acima resolvi modificar completamente o enfoque. Até aqui estava querendo criar um modelo Curbside, a partir de então coloquei na cabeça que irei fazer um modelo que irá mostrar o motor. Resolvi dar um talho na lateral.
![Image](http://img39.imageshack.us/img39/4167/imagem047q.jpg)
![Image](http://img42.imageshack.us/img42/6486/imagem046g.jpg)
![Image](http://img641.imageshack.us/img641/7443/imagem051u.jpg)
![Image](http://img685.imageshack.us/img685/8530/imagem052d.jpg)
A partir do corte, resolvi substituir toda lateral por estireno, eu teria que levantar as laterais do monocoque, seriam tantos remendos, que arrancar tudo é muito mais viável, efetuei medidas nos pontos extremos e produzi uma peça em estireno. A borda superior teve uma pequena régua de estireno colada para permitir o arredondamento das bordas do Monocoque no futuro. Essa idéia surgiu à partir dos ótimos resultados obtidos no bico, onde apenas colei uma placa de estireno e obtive o resto com desgaste por gabarito.
![Image](http://img197.imageshack.us/img197/146/imagem020ha.jpg)
![Image](http://img839.imageshack.us/img839/9868/imagem021hf.jpg)
Aqui, já se verifica o trabalho de desgaste naquela placa plana de estireno, para conseguir uma curvatura ideal nas laterais trabalhei com um gabarito, assim direita e esquerda ficarão rigorosamente iguais.
![Image](http://img62.imageshack.us/img62/339/imagem022e.jpg)
![Image](http://img713.imageshack.us/img713/9995/imagem023h.jpg)
Essas imagens mostram bem que a nova solução é muito melhor que o que pensava em fazer inicialmente. Reparem que as laterais do monocoque já apresentam o tamanho adequado.
![Image](http://img535.imageshack.us/img535/8303/imagem013q.jpg)
![Image](http://img819.imageshack.us/img819/374/imagem016b.jpg)
![Image](http://img840.imageshack.us/img840/7613/imagem024n.jpg)
![Image](http://img89.imageshack.us/img89/4683/imagem019p.jpg)
![Image](http://img534.imageshack.us/img534/5471/imagem025j.jpg)
Após estudar as referências, recortei a chapa que vai dar a base para as laterais (eu errei nessa peça, tive que corrigir depois, em breve vocês verão).
![Image](http://img713.imageshack.us/img713/9487/imagem014p.jpg)
![Image](http://img824.imageshack.us/img824/914/imagem026j.jpg)
![Image](http://img199.imageshack.us/img199/8862/imagem027c.jpg)
A primeira peça foi colada na parte superior, isso deu a base para as caixas coletoras de ar das laterais, claro que o restante foi conseguido lixando no gabadito de madeira, repito, há um erro, mas já foi corrigido, a lateral ficou muito alta e angulada em relação ao 1/1.
![Image](http://img199.imageshack.us/img199/8862/imagem027c.jpg)
![Image](http://img36.imageshack.us/img36/5135/imagem029s.jpg)
![Image](http://img824.imageshack.us/img824/3382/imagem030zl.jpg)
![Image](http://img818.imageshack.us/img818/6470/imagem031q.jpg)
![Image](http://img651.imageshack.us/img651/6829/imagem032q.jpg)
Essa sequência mostra a caixa de ar lateral, ainda muito elevada, eu colei uma placa de estireno dom 0,2mm de espessura, para fazer um detalhe em alto relevo, próximo a entrada de ar, entre a suspensão e a abertura do air intake. Por fim, um período sem fotos, onde fechei a parte posterior da tampa do motor.
![Image](http://img20.imageshack.us/img20/9796/imagem034d.jpg)
![Image](http://img829.imageshack.us/img829/245/imagem035s.jpg)
![Image](http://img6.imageshack.us/img6/296/imagem037f.jpg)
![Image](http://img34.imageshack.us/img34/7553/imagem038w.jpg)
Foi nessa altura do projeto, que percebi que as laterais estavam muito altas. O lado esquerdo estava bem, teria que retirar a direita e recomeçar o processo.
![Image](http://img844.imageshack.us/img844/2277/imagem302.jpg)
![Image](http://img577.imageshack.us/img577/8146/imagem303v.jpg)
![Image](http://img19.imageshack.us/img19/2360/imagem304.jpg)
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Então, resolvi serrar tudo novamente, agora com mais tranquilidade, pois sabia o caminho a percorrer. Para obter maior rigidez, usei uma placa única na parte posterior, ancorando na esquerda para dar suporte na direita, claro que tive que descontar algum material, mas tudo muito simples de se resolver.
![Image](http://img269.imageshack.us/img269/8856/imagem308.jpg)
![Image](http://img269.imageshack.us/img269/8856/imagem308.jpg)
![Image](http://img685.imageshack.us/img685/2321/imagem309.jpg)
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![Image](http://img825.imageshack.us/img825/6606/imagem312.jpg)
Aqui do lado direito, fotografei um pouco mais os processos para confeccionar a parte curvilínea da lateral. Por cima, uma placa de 0,2 mm de espessura para dar o formato.
![Image](http://img508.imageshack.us/img508/3554/imagem313d.jpg)
![Image](http://img834.imageshack.us/img834/8778/imagem314.jpg)
![Image](http://img593.imageshack.us/img593/1909/imagem315.jpg)
![Image](http://img202.imageshack.us/img202/2435/imagem316.jpg)
![Image](http://img607.imageshack.us/img607/7396/imagem317.jpg)
![Image](http://img580.imageshack.us/img580/4327/imagem318o.jpg)
Aqui um pouco mais de detalhamento, da construção da caixa coletora de ar lateral, essa eu já fiz mais baixa, e aproveitei para corrigir o outro lado!
![Image](http://img69.imageshack.us/img69/8339/07072011109.jpg)
![Image](http://img192.imageshack.us/img192/4444/07072011108.jpg)
Mais uma vez acabei me empolgando no processo e fiquei um tempo sem fotografar, resumindo, terminei o que é a base das laterais e fechei a tampa do motor, acabei separando tudo. Porém, na hora de juntar, surpresa, obviamente quando cortei, mudou toda a rigidez da peça e ela não fechava corretamente.
![Image](http://img4.imageshack.us/img4/4431/imagem248jq.jpg)
![Image](http://img143.imageshack.us/img143/7600/07072011105.jpg)
![Image](http://img402.imageshack.us/img402/2889/07072011112.jpg)
![Image](http://img638.imageshack.us/img638/3187/07072011103j.jpg)
Em compensação, a parte dianteira ficou muito boa no meu ver, claro que vários ajustes ainda devem ser efetuados. Resolvi mudar um detalhe no bico, cortei o fundo na parte dianteira, isso vai dar um acabamento melhor na peça nesse ponto. Casando o motor, com o assoalho e o monocoque, vi que tudo vai indo bem, exceto pela tampa. Esse é o próximo desafio!
Críticas e sugestões sempre são bem vindas!!!