Lancia Delta
- Evolution VI
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- Patrick Bateman
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Ok, eu sei que já devem estar fartos de ler sobre as minhas experiências com o Lancia (porque raio fui eu gostar de semelhante carro?), mas cá vai uma amostra daquilo que correu mal:
Depois da última pintura, esperei 24 horas e a carroçaria nem tinha um aspecto muito mau. Até estava brilhante em algumas partes, como por exemplo, por cima. Então ontem, pus-me a fazer as máscaras para pintar as borrachas nas portas. Ora, devido à largura da fita, ficou como que um rectângulo de tinta branca à vista, no topo do carro, por entre as fitas do lado direito e esquerdo... Nada de anormal...
Hoje, lá pintei as partes das borrachas a preto, e passado uns 10 minutos, comecei a tirar a fita. A primeira estava espectacular A linha ficou certinha e.... ficou por aí.
Comecei a tirar as outras... Não estavam nada de especial, e com bastantes defeitos... Então tive uma brilhante ideia (not!). Pintar o que estava a preto de branco e voltar a fazer as máscaras...
É interessante como no calor do momento, as ideias parecem-nos todas muito boas e realizáveis, e, naquele exacto momento em que pomos a primeira gota de tinta, apercebemo-nos que fizemos merd@ e que está tudo estragado...
Mas não ficou por aí... Mais ideias brilhantes... Molhar um cotonete em diluente e limpar os excessos de tinta. Resultado: Borrada total!
Então, eis que tomei a única decisão sensata em todo o processo: comprar óleo para travões...
Ah, quase que me esquecia...a parte de cima do carro, que tinha aquele quadrado sem fita, ficou muito interessante. A parte sem fita ficou muito lisinha e brilhante. As partes que estavam por baixo da fita, ficaram meias ásperas por causa da fita. Ou seja, a tinta ainda não estava bem seca
Resumindo e concluindo... Há semanas em que uma pessoa não devia olhar para os kits... Eu tenho andado com umas crises de sono. Se calhar o problema foi esse.
Depois da última pintura, esperei 24 horas e a carroçaria nem tinha um aspecto muito mau. Até estava brilhante em algumas partes, como por exemplo, por cima. Então ontem, pus-me a fazer as máscaras para pintar as borrachas nas portas. Ora, devido à largura da fita, ficou como que um rectângulo de tinta branca à vista, no topo do carro, por entre as fitas do lado direito e esquerdo... Nada de anormal...
Hoje, lá pintei as partes das borrachas a preto, e passado uns 10 minutos, comecei a tirar a fita. A primeira estava espectacular A linha ficou certinha e.... ficou por aí.
Comecei a tirar as outras... Não estavam nada de especial, e com bastantes defeitos... Então tive uma brilhante ideia (not!). Pintar o que estava a preto de branco e voltar a fazer as máscaras...
É interessante como no calor do momento, as ideias parecem-nos todas muito boas e realizáveis, e, naquele exacto momento em que pomos a primeira gota de tinta, apercebemo-nos que fizemos merd@ e que está tudo estragado...
Mas não ficou por aí... Mais ideias brilhantes... Molhar um cotonete em diluente e limpar os excessos de tinta. Resultado: Borrada total!
Então, eis que tomei a única decisão sensata em todo o processo: comprar óleo para travões...
Ah, quase que me esquecia...a parte de cima do carro, que tinha aquele quadrado sem fita, ficou muito interessante. A parte sem fita ficou muito lisinha e brilhante. As partes que estavam por baixo da fita, ficaram meias ásperas por causa da fita. Ou seja, a tinta ainda não estava bem seca
Resumindo e concluindo... Há semanas em que uma pessoa não devia olhar para os kits... Eu tenho andado com umas crises de sono. Se calhar o problema foi esse.
Marco, força amigo. Nós estamos contigo!
Também já me aconteceu de tudo um pouco, desde o cotonete com diluente, até às fitas mal seladas, borradas, gotas de tinta, etc, etc....... Só encontro uma explicação para isso tudo. Falta de experiência! É por este motivo que o meu r32 está sempre no mesmo sítio pois parece que só aprendo com os erros (e mesmo assim....... os erros não param). Agora só quando estou com muita calma e muita paciência é que pego no meu r32 e rezo para não cometer muitos erros.
Não desistas e vai com calma.
1abraço,
vidas
Também já me aconteceu de tudo um pouco, desde o cotonete com diluente, até às fitas mal seladas, borradas, gotas de tinta, etc, etc....... Só encontro uma explicação para isso tudo. Falta de experiência! É por este motivo que o meu r32 está sempre no mesmo sítio pois parece que só aprendo com os erros (e mesmo assim....... os erros não param). Agora só quando estou com muita calma e muita paciência é que pego no meu r32 e rezo para não cometer muitos erros.
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Nem mais, tens toda a razão vidas. Todos esses percalços que o Marco descreveu já passei por eles.vidas wrote:Só encontro uma explicação para isso tudo. Falta de experiência!
É a máxima de ir aprendendo com os próprios erros para depois não os voltar a cometer.
Lembro-me bem de pintar uma carroçaria de manha, e ficar tudo impecável, uniforme e brilhante. Como era verão á noite a tinta já estava com aspecto de estar mais do que seca. Toca de encher a carroçaria de Tamyia tape para pintar uns rebordos e os frames das janelas. Depois quando retirei a fita-cola e reparei que toda a superficie onde ela estava ficou toda manchada e rugosa fiquei 10 min a olhar para o modelo a pensar se devia parti-lo á martelada ou bater com a cabeça na parede.
Bem Marco, todo este texto para te dizer que erros são normais e acontecem a todos (principalmente no inicio) e que desistir não é uma opção.
São os erros que nos fazem crescer como modelistas. Força nisso, cá estamos para te ajudar no que for preciso.
Grande abraço,
Nuno.
Vou fazer hoje... Vou mergulhar a carroçaria em óleo de travões para remover toda a tinta...ou pelo menos, as camadas superficiais, por forma a poder começar de novo, aproveitando para corrigir algumas situações que tinham sido esquecidas da primeira vez, como a remoção das saliências dos piscas...Evolution VI wrote: Deixaste-me também curioso em relação à etapa do oleo dos travões... que fizeste com isso?
Pronto, estou ali a marinar o Lancia em óleo de travões.... Aquilo é potente. Ainda só passaram 10 minutos e já se vê tinta a desfazer-se.
Já agora, como devo proceder com aquilo? Depois de um dia, tiro do óleo, lavo para tirar a tinta que já está desagregada e volto a colocar lá dentro, para tirar o resto? E vou procedendo assim até sair tudo?
Um abraço!
Já agora, como devo proceder com aquilo? Depois de um dia, tiro do óleo, lavo para tirar a tinta que já está desagregada e volto a colocar lá dentro, para tirar o resto? E vou procedendo assim até sair tudo?
Um abraço!
O óleo de travões funciona mesmo bem. Hoje tirei o Lancia do tuperware, e a única camada que "sobreviveu" foi a de primário... Depois coloquei-o debaixo de água morna e com uma vulgar esponja de lavar louça, removi essa camada sem qualquer dificuldade. Era só encostar que aquilo caiu tudo.
Voltei a marinar o Lancia no óleo por mais uma horas, para ver se removia alguma tinta que ficou mais entranhada nas junções entre painéis. Logo À tarde já deve estar tudo ok.
Voltei a marinar o Lancia no óleo por mais uma horas, para ver se removia alguma tinta que ficou mais entranhada nas junções entre painéis. Logo À tarde já deve estar tudo ok.
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Optimo! Espero não vir a ter de utilizar o oleo dos travões... mas se tiver se ser parece que realmente resulta!
Em relação à remoção dos piscas eu já te tinha falado que tive de remover os meus depois da carroçaria já estar pintada. A coisa até não correu mal, os decalques esconderam os vestigios da manhosa tarefa! Acho que não te lembraste...
A Hasegawa no fianl de contas até é uma marca muito porreira. Um dia destes falei muito mal dela a alguem mas retiro o que disse. Ela exige sim muito mais de nós do que a famosa Tamiya. Enquanto que esta ultima poe-nos à disposição um kit sem defeitos de injecção, peças bem toleranciadas para permitir excelentes ligações, um manual muito bem ilustrado e simples, a Hasegawa já nos obriga a fazer uma revisão muito mais a fundo de todo o processo antes de começar e durante o progresso temos que preparar muito bem as fases. No final se tudo correr bem a coisa "ri-se" pra nós!
Se precisares de alguma sugestão fala-me pois já estou quase a terminar e sei os pontos negros deste carro. Se tivesse que o montar era agora que começava... é sempre assim!
Em relação à remoção dos piscas eu já te tinha falado que tive de remover os meus depois da carroçaria já estar pintada. A coisa até não correu mal, os decalques esconderam os vestigios da manhosa tarefa! Acho que não te lembraste...
A Hasegawa no fianl de contas até é uma marca muito porreira. Um dia destes falei muito mal dela a alguem mas retiro o que disse. Ela exige sim muito mais de nós do que a famosa Tamiya. Enquanto que esta ultima poe-nos à disposição um kit sem defeitos de injecção, peças bem toleranciadas para permitir excelentes ligações, um manual muito bem ilustrado e simples, a Hasegawa já nos obriga a fazer uma revisão muito mais a fundo de todo o processo antes de começar e durante o progresso temos que preparar muito bem as fases. No final se tudo correr bem a coisa "ri-se" pra nós!
Se precisares de alguma sugestão fala-me pois já estou quase a terminar e sei os pontos negros deste carro. Se tivesse que o montar era agora que começava... é sempre assim!