CLK DTM 2000 Original-Teile (Tamiya 1/24) -Trabalho em curso

Partilha aqui os teus dotes de modelista
User avatar
Akira
Posts: 748
Joined: Tue Feb 10, 2004 11:42 pm
Location: Azambuja
Contact:

CLK DTM 2000 Original-Teile (Tamiya 1/24) -Trabalho em curso

Post by Akira » Tue Mar 09, 2004 6:40 pm

E pronto, é revelado o primeiro dos dois trabalhos que comecei recentemente.
Image
Um deles é este Mercedes-Benz CLK DTM 2000 do Team Original-Teile, que para mim é o que tem a pintura mais bonita dos lançados pela Tamiya. O trabalho feito até agora foi o seguinte. Primeiro colei todas as peças que compõem a carroçaria. Nas instruções são pintadas e montadas à parte mas eu prefiro montar logo tudo antes de pintar pois fica com um melhor acabamento (sem falhas nem pedaços de cola que saem e mancham a tinta). Depois betumei e lixei toda a carroçaria para retirar linhas de moldagens e falhas nas junções das peças. De seguida a pintura. Quatro camadas de primário branco (a cor original do plástico era preta pois este era o Mercedes da Warsteiner. O Original-Teile que vinha em branco utilizei-o para construir uma replica do carro utilizado pelo Pedro Lamy). No pára-choques da frente foi dada uma primeira camada de tinta metalizada e depois 2 camadas de TS-54 (Light Metallic Blue). Para finalizar a pintura 3 camadas de AS-20 (Insignia White) que é uma tinta baça utilizada para pintar aviões.
A carroçaria depois foi polida, apenas para alisar a superfície e preparar para os decalques, mas como podem ver já ganhou algum brilho só com o processo. Depois dos decalques e duas camadas de verniz + polimento + cera espero que fique au point. :mrgreen:
Depois aproveitei um momento de inspiração para desenhar as borrachas dos vidros e as linhas dos painéis que para mim é o que se mais tediante se pode fazer em modelismo. Acho que é a única fase na construção de um carro que não gosto. :? Por isso faço tantos Formulas 1. As linhas dos painéis foram feitos com uma mistura de preto e branco para não ficar tão carregado e acho que ficou bem mais real.
Mais novidades para breve.

p.s. - Desculpem o testamento :oops:
Homepage:
http://nunocorreia.no.sapo.pt
Em curso:
Image
Concluídos:
Image

User avatar
Akua
Posts: 1034
Joined: Mon Jan 26, 2004 6:14 pm
Location: Vila Nova de Gaia/Lisboa
Contact:

Post by Akua » Tue Mar 09, 2004 6:58 pm

woooooooooowwww... Por mim podes fazer os testamentos todos que quiseres :D
Tá perfeito. Espero com ansiedade pelas novidades! :D
Agora uma questão. O betume que falas é o putty da tamiya?

:D
a Finalizar: Evento:
ImageImageImage

PMMSC
Posts: 2386
Joined: Wed Feb 04, 2004 9:27 am
Location: Cartaxo

Post by PMMSC » Wed Mar 10, 2004 12:02 am

Aqui está um modelo que adoro!!! :razz:

Este Mercedes enche-me as medidas! Desejo-te um bom trabalho!!! :D :wink:

User avatar
vidas
Posts: 563
Joined: Thu Feb 12, 2004 11:03 pm
Location: Coimbra

Post by vidas » Wed Mar 10, 2004 1:03 am

Para mim esse mercedes e o CLK GTR são os mercedes mais bonitos de competição! :)

Vou gostar de ver o resultado deste projecto!! Bom trabalho!!

1abraço,
vidas

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Wed Mar 10, 2004 1:35 am

Por acaso, de momento não sigo este tipo de competições, logo, não estou a ver qual será o Mercedes, mas que o trabalho está excelente, disso não tenho a menor dúvida :)

User avatar
Vítor
Posts: 392
Joined: Mon Feb 16, 2004 7:01 pm
Location: Alcabideche/Estoril/Lisboa
Contact:

Muito Bom

Post by Vítor » Wed Mar 10, 2004 9:42 am

Muito muito bom!!!!
Os frisos das portas e das janelas esta ESPETACULARES e a grelha da frente está excelente, muito bom trabalho, espero q qd o kit estiver concluido mostres as fotos :D

User avatar
dourado
Posts: 486
Joined: Wed Feb 25, 2004 10:20 am
Location: Torres Vedras

clk

Post by dourado » Wed Mar 10, 2004 12:46 pm

Bravoooo!!
Tá a ficar lindo.
O azul é igual aos decalques??

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Wed Mar 10, 2004 2:12 pm

Ehehe, tou a ver que gostaram das minhas fotos com o fundo amarelo! :P

Nuno, acho que está a ficar fantástico. Acertaste na mouche com as linhas dos painéis, nem muito escuras nem muito claras! :wink:
Akira wrote:(...)No pára-choques da frente foi dada uma primeira camada de tinta metalizada e depois 2 camadas de TS-54 (Light Metallic Blue)(...)
Que tinta metalizada é que usaste? Alguma em especial? Eu tinha a ideia que bastaria dar o primário e o TS-54 normalmente como outra tinta qualquer...

User avatar
Akira
Posts: 748
Joined: Tue Feb 10, 2004 11:42 pm
Location: Azambuja
Contact:

Post by Akira » Wed Mar 10, 2004 6:05 pm

Ora aqui vai mais um testamento. :D
Já não me lembro de quem falou primeiro na utilização do pano para limpar os óculos para ajudar a aplicar decalques mas para ele os meus sinceros obrigados pois é verdadeiramente fantástico. Não substitui a minha cotonete que continua a ser precisa em áreas mais problemáticas mas é uma ajuda enorme. :P
Como podem ver já comecei a colocar os decalques.
Image
Decalques de qualidade superior pois são fáceis de trabalhar e reagem muito bem aos solventes.
Isso não implica que não deixem de perder algumas horas para aplica-los convenientemente. :roll:
Se decidirem fazer este carro não façam como eu fiz, de começar primeiro pelos decalques da frente.
Comecem pelos decalques Nº 4 e 5 pois estes vão ficar por baixo de dois destes decalques que já coloquei.
Vou Ter de dar uso ao x-acto para reparar o meu erro mas nada de grave. :wink:
Akuazinho wrote: Agora uma questão. O betume que falas é o putty da tamiya?
Este que utilizo para tapar as pequenas falhas que por vezes ficam quando colamos peças é o Model Color Putty da Vallejo.
dourado wrote:O azul é igual aos decalques??
Sim. É uma das boas coisas da Tamiya. Se utilizarmos as cores que eles aconselham (da propria marca, claro) as tonalidades dos decalques batem sempre certo. Mesmo neste caso que estamos a trabalhar com uma tinta metalica, muito mais dificil de reproduzir em decalque.
pettercardoso wrote:Ehehe, tou a ver que gostaram das minhas fotos com o fundo amarelo! :P ...
...Que tinta metalizada é que usaste? Alguma em especial? Eu tinha a ideia que bastaria dar o primário e o TS-54 normalmente como outra tinta qualquer...
Hehe, sim, comprei cartolinas de varias cores mas o amarelo foi o que realmente achei ficar melhor.
Isto temos de aproveitar todas as boas ideias. ;)

Usei o TS-30 (Silver Leaf) como base. A vantagem de teres uma base metalizada em vez do primário é que esta realça as partículas metalizadas da tinta dando-lhe um tom e um brilho muito melhor.
Homepage:
http://nunocorreia.no.sapo.pt
Em curso:
Image
Concluídos:
Image

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Wed Mar 10, 2004 8:05 pm

Uau...tá com um aspecto 5 ***** :)

Marco

User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Post by Evolution VI » Thu Mar 11, 2004 4:23 am

Nuno! Tudo Bem?

Com estas imagens só me dá vontade de desistir do modelismo... com tanto profissionalismo vejo que ainda tenho muito que aprender! De qualquer forma fica tranquilo que não vou desitir mas sim tomar nota destes teu preciosos testamentos pois só estão a enriquecer os meus conceitos de modelismo.

Dá para notar que tens evoluído muito mesmo! Eu estou a montar o Lancia e tenho apreciado com bastante atenção ao teu já montado e reparo que muita coisa falhou e muita coisa correu na prefeição, mas olhando para os teus 3 ultimos trabalhos (principalmente este mercedes) vejo que tudo corre na perfeição... estás um verdadeiro mestre!

Não me perguntem pelo meu progresso do Lancia pois neste momento não tenho forma de tirar fotos ao carro. De qualquer forma estou a resolver o problema pois quero se criticado.

P.S. Realmente o primário branco dá uma melhor base para qualquer tinta, principalmente ao branco, coisa que não me lembrei na altura que primei o meu Lancia. Está-se sempre a aprender!

Abraço e continua a surpreender-me!

PMMSC
Posts: 2386
Joined: Wed Feb 04, 2004 9:27 am
Location: Cartaxo

Post by PMMSC » Thu Mar 11, 2004 9:32 am

Só posso dizer que o projecto esta a decorrer ás 5***** mais para as 6******!!! Hehehe

Parabens Nuno... excelente!!! :D

User avatar
Akira
Posts: 748
Joined: Tue Feb 10, 2004 11:42 pm
Location: Azambuja
Contact:

Post by Akira » Sun Mar 14, 2004 1:41 am

Mais um pequeno update do CLK.
Image
Finalizei (finalmente) todos os decalques da carroçaria.
Acho que é impossível ficar indiferente ao belo esquema de decoração deste carro.
A carroçaria vai ficar em repouso durante uns 5 dias para depois receber o verniz, 3 dias a descansar, e depois ser polida e encerada.
Entretanto já estou a pintar o chassis e a começar a construção do motor. Mais novidades para breve.
Homepage:
http://nunocorreia.no.sapo.pt
Em curso:
Image
Concluídos:
Image

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Sun Mar 14, 2004 4:26 am

Olha olha, tu fazes ao contrário de mim. Eu primeiro construo tudo, e depois é que passo à carroçaria :) Deve ser por causa das instruções. Gostei tanto desse modelo, que já o pus na minha watchlist do ebay :)

Já agora, lembras-te quanto pagaste por ele? Só para ter uma ideia se o do ebay está caro ou não...

User avatar
BBCivic
Posts: 136
Joined: Wed Feb 11, 2004 9:37 pm
Location: Cascais

Post by BBCivic » Sun Mar 14, 2004 6:38 am

Uma semana fora e os trabalhos aparecem aqui que nem cogumelos...
o pessoal está a dar-lhe :lol:

Akira,
Essa carroçaria está cá com um aspecto :wink: =D> ...

Por acaso eu gosto muito de começar pela carroçaria, acho que é a fase negra do modelo, o que faz com que se existir alguma mudança de planos (decisões de cores, etc), seja ela pelo motivo que for, ainda estamos a tempo de fazer correctamente todos os passos adequados á nossa mudança.
Claro, que este discurso é mais apropriado no tipo de modelos que realizo, pois, os modelos de rally, BTTC, JTTC e afins tem determinadas caracteristicas e combinações de cores que de maneira alguma seria possivel alterar.

Como sempre, não tarda a chegar mais um optimo trabalho... :wink:
Pedro Brito
Image

Post Reply