Summer project: Yamaha M1

Partilha aqui os teus dotes de modelista
Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Summer project: Yamaha M1

Post by Petter » Sun Jul 31, 2005 4:36 pm

Mais um verão, mais um projecto. Não consegui resistir à tentação de abrir a caixa e começar esta lindíssima yzr-m1. Ainda não decidi se vou fazer a do Rossi ou do Abe, mas logo se verá..

Optei por fazer a versão que foi utilizada a partir do meio da época, que tem algumas diferenças significativas para a o início da época, nomeadamente nas carenagens laterais, os tubos de equalização de pressão do escape, o cárter e o filtro de óleo.

Vou tentar detalhar ao máximo até onde as minhas capacidades o permitirem, e para ajudar a festa, comprei as fotogravuras da LionRoar (o pauloduarte já falou delas no Geral). Ainda não chegaram, mas penso que esta semana já as devo ter comigo e assim poderei dar mais um avanço à coisa..
De qualquer maneira, a primeira coisa que fiz foi colar as 2 metades do depósito da gasosa e, comparando com a real, moldei o interior com massa epóxida e putty. Ainda não está pronta, mas já não falta muito. Como podem ver, também a forma da parte traseira (última foto) não foi muito correctamente moldada pela Tamiya, pelo que juntei um pouco de putty e agora é só lixar um pouco =)

Image

Image

Image


No quadro, as travessas que unem a caixa de direcção e os tirantes principais eram moldadas ao mesmo nível. Por isso há que cortar e colar 2 pedaços de folha de estireno para replicar um pouco melhor.(É difícil de explicar, mas não pude tirar fotos antes de ter cortado :-s).

Image

Image


Estão também coladas as 2 metades do guarda-lamas dianteiro:

Image


O motor também tem algumas correcções a fazer, nomeadamente na embraiagem e nas "vigias" do óleo. O cárter simplesmente não tinha essa "vigia" e no motor era moldada fechada. Abri um furo nos respectivos sítios e irei acrescentar os detalhes no interior, depois cobrindo com um círculo de acetato, a simular o vidro.

Image

Image


Como podem ver, a tampa da embraiagem é ventilada. Então fiz os furos de ventilação com uma broca de diametro 0.3mm e estou agora a testar a tonalidade certa para acertar com a cor dourada. (A foto está demasiado clara. a cor que está realmente é a da foto acima)

Image


As carenagens laterais viram uma pequena modificação. Na versão que estou a fazer, não existem as "lombas" nas saidas de ar (mais uma vez, difícil de explicar sem fotos..) e por isso foram removidas:

Image

Image



E por hoje é tudo...espero poder ter acesso à máquina digital para ir actualizando este tópico com alguma regularidade. Estou a adorar montar esta =)

Image
Last edited by Petter on Sun Jul 31, 2005 8:33 pm, edited 1 time in total.

User avatar
Luis_Lopes
Posts: 247
Joined: Mon Jul 05, 2004 12:45 pm
Location: Santa Iria de Azóia, Lisboa
Contact:

Post by Luis_Lopes » Sun Jul 31, 2005 5:03 pm

bem, é costume! muito fixe esses detalhes... vai é trabalhando nela!!! Kero ver isso montado!

Abraços.

Marcelo Teles
Posts: 334
Joined: Tue Aug 10, 2004 4:08 am
Location: Canela/Brasil

Post by Marcelo Teles » Sun Jul 31, 2005 8:50 pm

Amigo Pedro, força aí com este kit.
Estou pensando em começar montar umas motos de corrida e vou acompanhar seu progresso aqui para pegar umas dicas.
Abraço,
Teles.
http://marcelo-teles.blogspot.com/" onclick="window.open(this.href);return false;

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Sun Jul 31, 2005 9:35 pm

E ae Marcelo,

As motas são muito entusiasmantes por causa do nível de detalhe. Ainda só fiz 1, mas estou viciado..eheh
De qualquer maneira, o mestre das motas por aqui é mesmo o Patrick, eu só quero tentar chegar um pouco mais perto (sem me queimar. LOL)

Abraço e obrigado pelos comentários.
Pedro.

User avatar
dias
Posts: 2559
Joined: Wed Feb 11, 2004 3:13 pm
Location: Cacém - Lisboa

Post by dias » Mon Aug 01, 2005 9:21 am

Temos projecto xôr Petter!!
Espero que as férias cheguem para acabar essa M1... pois estou desejoso de ver o resultado final. :wink:

Abraço
Image

balek
Posts: 314
Joined: Thu Oct 07, 2004 3:27 pm
Location: Azeitao

Post by balek » Mon Aug 01, 2005 9:38 am

Aos poucos vão se convertendo ao maravilhoso mundo das duas rodas.

Petter, essa moto é um espectáculo e vou seguir o teu projecto com muita atenção, pois também tenho esse kit para fazer.

Essas fotos são muito boas não as podias disponibilizar no ftp?
balek

Em curso........Em curso............A seguir
ImageImageImage

PMMSC
Posts: 2386
Joined: Wed Feb 04, 2004 9:27 am
Location: Cartaxo

Post by PMMSC » Mon Aug 01, 2005 11:51 am

Este promete!!! :)

User avatar
paulooliveira
Posts: 97
Joined: Wed May 26, 2004 2:47 am
Location: Leira / Mem-Martins

Post by paulooliveira » Mon Aug 01, 2005 12:14 pm

Eu tb vou acompanhar esse projecto bem de perto porque tb tenho uma na lista dos proximos kits a montar ... isso agora quer é montar e muitas fotos po pessoal aprentder com esses detalhes ... está a ficar 5 estrelas

Cumps

Paulo oliveira

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Mon Aug 01, 2005 1:11 pm

Obrigado pelos incentivos, pessoal.

Balek, infelizmente não tenho scanner para poder partilhar as fotos. Estas consegui mostrar porque usei a máquina digital (emprestada, diga-se). De qualquer maneira, eu aconselho a compra da fonte destas fotos, o livro "MotoGP Racers Archives 2004", da Dai Nippon Kaiga. Custa um pouco caro, mas vale bem a pena. Tem fotografias de pormenor de todas as motas que correram no MotoGP no ano passado.
Podes encontrar o livro aqui.

Abraços,
Pedro.

User avatar
fufas
Posts: 360
Joined: Tue Mar 02, 2004 1:26 pm
Location: Porto
Contact:

Post by fufas » Mon Aug 01, 2005 3:55 pm

Força nisso!!
Pessoalmente foi dos kits que mais prazer me deu em montar!
Tanto que já fiz 2!!!
Boa sorte!

Um abraço.

User avatar
Posts: 1026
Joined: Sun May 30, 2004 1:57 pm
Location: Beja
Contact:

Post by » Mon Aug 01, 2005 9:31 pm

Viva petter .... grande projecto que tens pela frente, essa monta está naquela fase de começar a ganhar as primeiras formas .... continua assim...:D

Um abraço...
José Vilhena

User avatar
SV650S
Posts: 23
Joined: Wed Sep 01, 2004 2:59 pm
Location: Lisboa

Post by SV650S » Thu Aug 04, 2005 8:34 am

Concerteza que vais ficar um espanto. Relativamente à decoração qual é a que vais fazer? A tradicional ou a comemorativa de 50 anos, corrida de Laguna Seca?

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Thu Aug 04, 2005 1:27 pm

Decoração? Bem, Laguna Seca está completamente fora de questão...As diferenças são demasiadas e ainda não tenho unhas pra isso :) Por isso vai ser mesmo a "normal" com o GO!!!!!!!, já que a prefiro à do tabaco.
Mas ainda não estou muito preocupado com isso. Ao passo que estou a seguir, só para o ano é que a vou pintar de decalcar.
Ontem estive o dia todo de volta dos radiadores, que me estão a dar um pouco de trabalho..Assim que conseguir uma máquina, tiro umas fotos.

balek
Posts: 314
Joined: Thu Oct 07, 2004 3:27 pm
Location: Azeitao

Post by balek » Thu Aug 04, 2005 2:07 pm

Estou tão interessado neste projecto que disponibilizo a minha maquina!
Posso enviar por email?
balek

Em curso........Em curso............A seguir
ImageImageImage

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Sat Aug 06, 2005 2:50 pm

Bem, isto tem ido bastante devagar por causa do calor....A minha bancada é lá fora numa divisão que apanha muito sol o dia todo e é tipo sauna...só mesmo à noite é que se consegue trabalhar mais ou menos em condições. E mesmo assim, as melgas chateiam tanto...!!!

Tratei do braço da suspensão traseira, enchendo o interior com massa epóxida e fechando o também a zona onde trabalha o amortecedor com folha de estireno. Troquei os apoios moldados por versões em fotogravura, muito mais à escala =)
Image

O quadro também foi preenchido por dentro e estou a fazer um apoio para o depósito da gasosa em latão de 0.2mm de espessura. Ainda é só um teste e a peça final será um pouco diferente da que se vê nas fotos:
Image

Image


Pra já é tudo!

Abraços,
Pedro.

Post Reply