Plymouth GTX + Aplicação de ALCLADII

Partilha aqui os teus dotes de modelista
Post Reply
ProfeSM
Posts: 683
Joined: Mon May 24, 2004 5:55 pm
Location: Beja
Contact:

Plymouth GTX + Aplicação de ALCLADII

Post by ProfeSM » Mon May 08, 2006 12:49 pm

:D Olá rapaziada este tópico é um misto, pois trata-se de um modelo em progresso, que entretanto está concluído e também tem uma dica e técnica nova que gostava de partilhar, pelo que fica no meio, nem nas dicas, nem nos concluídos.
O Plymouth está acabado, o Kit é dedicado ao meu amigo Zézuca, já que foi ele que me o ofereceu.
Deu demasiado trabalho para ser concluido. Foi pintado com spray laranja da Tamiya, depois levou 3 camadas de TS-13 em verniz e compounds desde o mais grosso até ao fine. Só para chegar a este final foram várias tardes a pintar e polir.
A parte que gostava de partilhar aqui é a da aplicação do AlcladII nos frizos cromados. O kit serviu como laboratório para experiências futuras, mas o resultado final até nem é mau de todo.
Só para terem ideia foi pintado por duas vezes com AlcladII, a primeira experiênca quase que me deu vontade de escavacar o carro, mas este modelo foi um bom laboratório.
De qualquer forma concluí que o efeito de cromado é muito superior e dá muito menos trabalho da aplicação do Baremetal Foil.
Conselho de 1ª experiência:

1- Limpar bem a carroçaria antes de aplicar.
2 - Aplicar primeiro o verniz e depois os polimentos.
3 - Aplicar sempre o AlcladII, neste caso o Crhome, sobre base preto brilhante, neste caso X-1 Tamiya. A primeira experiência correu mal pois foi aplicado em cima do laranja e não tinha muito reflexo.
4 - Colocar bem a fita em todo o modelo, bem vincada com palito, cortada junto aos frizos com x-acto. Se deixam ficar uma aberta tanto o preto, como o Alclad estragam a pintura base.
5 - Não tocar com as mãos sobre o AlcladII depois de aplicado. O que me aconteceu na primeira experiência foi que parte dele ficou nas minhas mãos depois de segurar na carroçaria!!!
6 - Eu já li que temos de aplicar logo um verniz sobre o AlcladII para ele ficar fixo, se aguém tiver uma dica diga-me. Na primeira experiência fiz a aplicação de TS-13 sobre o Alclad e este fundiu-se com o laranja!!! Por isso o melhor no meu caso foi repintar o Alclad e não lhe tocar nunca mais, é possível que daqui a alguns anos já não exista....

Pronto espero que gostem do resultado e principalmente que apliquem esta técnica. Volto a referir que fica muito melhor que o Bare Metal Foil, é muito mais rápido e proporciona um brilho muito mais intenso.
Quanto à aplicação, não me esqueçi do conselho do Patrick, o Alclad aplica-se no exterior, com luvas, máscara e tudo o mais que nos possa proteger. A aplicação é muito rápida e eficaz, assim como a secagem.
Desculpem por um post tão grande, um abraço a todos do ProfeSM 8)

CUIDADO NA APLICAÇÃO DO ALCLADII, NA RUA, COM LUVAS E MÁSCARA É PERIGOSO E PROVOCA CANCRO, não sou eu que o digo é o rótulo da embalagem!!!

Já agora, o Kit é da Monogram e estava muito empenado, por isso é que não se pode mostrar a parte de baixo, pois a única solução para amarrar o eixo foi com muita supercola3 e fita isoladora.... É por isso que parece que as rodas de tráz têm um elefante de 20 toneladas em cima....
Attachments
Plymouth 1.jpg
Plymouth 1.jpg (61.52 KiB) Viewed 7340 times
Plymouth 2.jpg
Plymouth 2.jpg (62.84 KiB) Viewed 7339 times
Plymouth 3.jpg
Plymouth 3.jpg (56.88 KiB) Viewed 7339 times
Plymouth 4.jpg
Plymouth 4.jpg (57.79 KiB) Viewed 7340 times
Plymouth 5.jpg
Plymouth 5.jpg (87.11 KiB) Viewed 7339 times
Plymouth 6.jpg
Plymouth 6.jpg (57.25 KiB) Viewed 7339 times
Plymouth 15.jpg
Plymouth 15.jpg (53.02 KiB) Viewed 7339 times
Plymouth 17.jpg
Plymouth 17.jpg (44.38 KiB) Viewed 7339 times
Plymouth 18.jpg
Plymouth 18.jpg (42.76 KiB) Viewed 7339 times
Plymouth 19.jpg
Plymouth 19.jpg (47.95 KiB) Viewed 7339 times
Plymouth 21.jpg
Plymouth 21.jpg (50.6 KiB) Viewed 7339 times

User avatar
lmadureira
Posts: 1458
Joined: Mon Jul 04, 2005 10:02 pm
Location: Espinho (Aveiro) - Portugal
Contact:

Post by lmadureira » Tue May 09, 2006 12:22 pm

Estou de boca aberta... Os meus parabens
//Cumps
Luis Madureira
Don't sweat the details, just build the sucker the way you want it!.

User avatar
rookie
Posts: 951
Joined: Tue Aug 31, 2004 1:14 am

Post by rookie » Tue May 09, 2006 6:59 pm

Ficou muito bom ProfSM :)

Já agora uma duvida? a quêm utiliza mascara nas pinturas?que tipo de mascara utilizam? é que eu já andei a ver, e uma mascara própria utilizada na pintura automóvel custa uma pipa de massa :? hà soluções mais baratas?!

1Abraço
Miguel

User avatar
Muttley
Posts: 485
Joined: Sun Jan 01, 2006 9:34 pm
Location: Brasil

Post by Muttley » Wed May 10, 2006 12:09 am

Não é de se estranhar que o chamão ProfSM, meus parabéns, ficou maravilhoso =D> , deu até vontade demontar um carro antigo.

User avatar
charger
Posts: 988
Joined: Thu Jul 01, 2004 12:06 pm
Location: Vale de Cambra

Post by charger » Wed May 10, 2006 5:57 pm

Mas que maravilha! O efeito do AcladII está divinal, tenho que tentar um dia, realmente o BMF dá um trabalhão.
Parabéns ProfSM por este Muscle Americano

Um abraço
ImageImageImageImageImageImageImageImageImageImage

User avatar
Posts: 1026
Joined: Sun May 30, 2004 1:57 pm
Location: Beja
Contact:

Re: Plymouth GTX + Aplicação de ALCLADII

Post by » Sat May 13, 2006 9:16 am

ProfeSM wrote: O Plymouth está acabado, o Kit é dedicado ao meu amigo Zézuca, já que foi ele que me o ofereceu.

Boas;

Pois foi..... :)
Uma pequena lembrança minha... um kit, de um belo carro Americano !

Ficou impecável... pelas fotos até fiquei com a sensação que era um carro na escala 1:1 :)
O acabamento está muito bom ...!
A dica do Alcald 2 para os frisos é perfeita :wink:

Um abraço.

Joao
Posts: 9
Joined: Fri Oct 23, 2009 1:49 am

Re: Plymouth GTX + Aplicação de ALCLADII

Post by Joao » Sat Oct 24, 2009 12:57 am

Boas.

Antes de mais sou novo aqui no forum e estou a fazer o meu primeiro kit :p e vou tentar tirar uma duvida.

Mas tenho que felicitar: "este carro esta lindo de morrer!!!!" , só queria aplicar aqueles cromados, esta simplesmente fantastico.

DÚVIDA: O ALCLAD aplica-se a pincel, spray ou a aerografo?

Obrigado e cumps

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Plymouth GTX + Aplicação de ALCLADII

Post by alvarol » Sat Oct 24, 2009 7:29 am

Parabéns Prof. Simão, ficou óptimo!...na verdade nunca fui grande apreciador dos resultados com B.M.F. parece-me um pouco ingrato, tanto na aplicação como no aspecto final. Em contrapartida o Allclad, se aplicado "by the book" com paciência e seguindo as boas regras, resulta espectacular. Embora sem duvida frágil, mas tambem não vamos brincar aos carrinhos de choques com as nossas preciosas momtagens, não é!?... :D

Se aplicarem verniz por cima para uma maior longevidade, aconselho que o façam com um que seja acrílico.
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

User avatar
Rally24
Posts: 573
Joined: Wed Sep 09, 2009 12:21 pm
Location: Maia

Re: Plymouth GTX + Aplicação de ALCLADII

Post by Rally24 » Sat Oct 24, 2009 11:32 am

Boas ProfeSM,

Da minha parte obrigado pelo Tutorial, já tinha pensado em utilizar o AlcladII, mas nos rally não se utiliza muito os cromados...o unico trabaho que fiz com cromados foi no mercedes 450SCL em BMF, foi um trabalhão...
Para selar o AlcladII Talvez seja melhor o verniz da AirModel da Vallejo é muito "simpático" para com as outras tintas.
ProfeSM wrote: Foi pintado com spray laranja da Tamiya, depois levou 3 camadas de TS-13 em verniz e compounds desde o mais grosso até ao fine. Só para chegar a este final foram várias tardes a pintar e polir.
Relativamente á pintura está um "brinco". O trabalho compensa.
Quando voltarmos a conversa na Espimodel , vou tirar algumas duvidas.

Um Abraço
Pedro Gomes
Image
No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna

User avatar
pikuinhas08
Posts: 333
Joined: Tue Feb 13, 2007 3:48 am

Re: Plymouth GTX + Aplicação de ALCLADII

Post by pikuinhas08 » Sat Oct 24, 2009 11:47 am

Joao wrote:Boas.

Antes de mais sou novo aqui no forum e estou a fazer o meu primeiro kit :p e vou tentar tirar uma duvida.

Mas tenho que felicitar: "este carro esta lindo de morrer!!!!" , só queria aplicar aqueles cromados, esta simplesmente fantastico.

DÚVIDA: O ALCLAD aplica-se a pincel, spray ou a aerografo?

Obrigado e cumps
o Alclad para resultar mesmo bem... deve levar uma base de preto brilhante e depois aplicar em camadas suaves e finas a Aerografo..

saudações
Image

Na Bancada:

M-923 A1 BigFoot Sucateiro...
EM HIBERNAÇÃO:
Mercedes SL500 Street Racer
Ford Panel Truck Delivery Van

User avatar
nuno22467
Posts: 1316
Joined: Mon Feb 19, 2007 10:29 pm
Location: PORTO

Re: Plymouth GTX + Aplicação de ALCLADII

Post by nuno22467 » Sat Oct 24, 2009 5:46 pm

Viva,
Só posso dizer que o trabalho está uma maravilha, sobretudo num dos meus carros favoritos, =D>
Quanto à morosidade do processo 'Alclad2 versus BMF', é uma questão um tanto pessoal, pelo que apenas posso discordar, desde a preparação demorada de uma máscara imaculada com fita particularmente cara, até à lavagem pouco simples do aerógrafo... e como tal máscara exige uma (ou duas) boas lâminas de x-acto, prefiro ir directo ao BMF.
O realismo é muito relativo, porque BMF é mesmo folha cromada, portanto não imita; mas tal como o Alclad2, também existem regras by the book que não podem ser aligeiradas pois comprometem desde logo o realismo de um trabalho, a começar pela escolha das diferentes folhas com mais e/ou menos brilho.
Apenas estabeleci este paralelo porque uso ambos Alclad2 e BMF. No entanto só uso AlcladII quando o cromado de origem da peça está estragado ou é demasiado «feirante».
Abraço,
Nuno.
ImageImageImageImageImageImageImage

Joao
Posts: 9
Joined: Fri Oct 23, 2009 1:49 am

Re: Plymouth GTX + Aplicação de ALCLADII

Post by Joao » Mon Oct 26, 2009 4:38 am

Obrigado pikuinhas08 ;)

Como não tenho aerografo acho que vou fazer o cromado com o BMF :s

Abraço

User avatar
GUSTAVO
Posts: 533
Joined: Tue Jan 17, 2006 4:48 pm
Location: Vila do Conde

Re: Plymouth GTX + Aplicação de ALCLADII

Post by GUSTAVO » Mon Oct 26, 2009 7:31 pm

O trabalho está impecável como de costume.

Quanto ao verniz a utilizar, só te posso dizer que qualquer um dá ( excepto o ts-13). Usei o Alclad tanto no Lotus Europa como no Pontiac e com resultados óptimos. Partilho da tua opinião que o trabalho é muito mais gratificante em detrimento do BMF.

Abraço,

G.
Attachments
Pontiac%20Finalizado%20006.jpg
Pontiac Gto
Pontiac%20Finalizado%20006.jpg (96.26 KiB) Viewed 6815 times
Dsc04359.jpg
Lotus Europa Special
Dsc04359.jpg (36.96 KiB) Viewed 6815 times

Post Reply