Citroën 2CV - (Tamiya 1/24)

Partilha aqui os teus dotes de modelista
User avatar
Akira
Posts: 748
Joined: Tue Feb 10, 2004 11:42 pm
Location: Azambuja
Contact:

Citroën 2CV - (Tamiya 1/24)

Post by Akira » Wed Apr 28, 2004 4:13 pm

Pois pois, eu sei que disse que queria terminar todos os projectos para me dedicar unicamente a um. Entretanto terminei 2 e comecei mais dois. Um dia destes eu consigo. Image
Pois bem, deixem-me apresentar-vos o meu novo menino.
Image
Trata-se do sempre bonito Citroën 2CV, pintado com uma cor fresca e divertida (TS-23 – Light Blue) que acho que é o que assenta melhor num carro como este.
Dei apenas uma camada de primário e duas camadas fortes de tinta. Quando digo fortes não é pintar até escorrer tinta, mas sim até a superfície ter um aspecto húmido e uniforme. Temos de saber exactamente quando parar. A carroçaria agora vai descansar uns 3 dias até ser polida.
Homepage:
http://nunocorreia.no.sapo.pt
Em curso:
Image
Concluídos:
Image

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Wed Apr 28, 2004 4:38 pm

Ohh Nuno..!! :D

Finalmente vais começar essa beleza....Os meus pais tiveram um desses nessa mesma cor. Não podias ter escolhido melhor! :D

Agora um conselho: espera mais do que 3 dias até polires a tinta. Um amigo meu, que é mecânico e pintor, experimentou as tintas Tamiya (TS-XX) e disse-me que só ao fim de 6 dias é que a tinta estava curada, e mesmo assim, talvez só a 90%. Por isso recomendo alargares esse tempo de espera para 7 ou mesmo 8 dias até polires.

Um abraço,
Peter.

User avatar
vidas
Posts: 563
Joined: Thu Feb 12, 2004 11:03 pm
Location: Coimbra

Post by vidas » Wed Apr 28, 2004 5:08 pm

Olé, finalmente vou ver a construção do 2CV. O azul ficou muito bonito. Vou aguardar pela evolução do modelo. :D

1abraço,
vidas

User avatar
Barbosa
Posts: 23
Joined: Mon Apr 26, 2004 12:47 pm
Location: Lisboa

Post by Barbosa » Wed Apr 28, 2004 5:14 pm

Vêm aí os anos 60...

Nuno, um modelo emblemático nas mãos de um profissional.

Está perfeito até agora. Parabéns.

Abraços,

Orlando

User avatar
BBCivic
Posts: 136
Joined: Wed Feb 11, 2004 9:37 pm
Location: Cascais

Post by BBCivic » Wed Apr 28, 2004 8:27 pm

Grande Loucura!!!!

Tenho um mas da Heller que aguarda pacientemente no armário, talvez me desperte o interesse ver a evolução do teu modelo.

Desde já, tenho a dizer que não podias escolher cor melhor... Parabéns

O Petter tem razão, se deste camadas muito fortes e seguidas é melhor esperar um pouco de mais tempo, em cima vai ter um aspecto bastante sólido e depois com a pressão dos dedos vão aparecer impressões digitais marcadas.

Uma continuação de um bom trabalho...
Pedro
Pedro Brito
Image

User avatar
Patrick Bateman
Posts: 1157
Joined: Fri Feb 13, 2004 7:02 pm
Location: Linda-a-Velha

Post by Patrick Bateman » Wed Apr 28, 2004 9:19 pm

Hey, mas que grande ideia. ISTO eu vou querer seguir!
viva o flowerpower. chega de RPMs, e Turbos e CV cm fartura (bem isto vindo do gajo com o melhor rácio peso/potência aqui do fórum é suspeito, mas enfim...)
excelente escolha, parabéns.
cumps
Patrick
Image

User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Post by Evolution VI » Thu Apr 29, 2004 2:33 am

Até dá vontade de chorar! :cry: hehehe :D Não há duvida que tens olho de falcão pra pintura! Tá belo... muito limpinho como se costuma dizer por aqui. Pintura super uniforma e "fofa", nota-se bem que o primário está bem tapadinho. :wink:

Pergunta: Qual foi o primário que deste? o Cinza da Tamiya?

Pergunta 2: A respeito das tintas (não tendo a ver muito directamente com este 2cv) as tintas acrilicas em spray que se vendem nos supermercados, resultaram com estes plásticos ou será 100% mais aconselhável os "TS-XX" da Tamiya? :?

É que uma lata bem grande que deve dar para uns 300 kits :D (exagerando um pouco hehehe), ronda os 3,5 euros enquanto que uma lata da Tamiya ronda os 7 euros e dá para uns 3 kits com boa vontade...

Obrigado

User avatar
Akira
Posts: 748
Joined: Tue Feb 10, 2004 11:42 pm
Location: Azambuja
Contact:

Post by Akira » Thu Apr 29, 2004 8:19 am

Petter e BBCivic,

Acho que vocês tem toda a razão. Três dias não é tempo suficiente para secar completamente. Normalmente dou 2 suaves + 1 grossa. Com duas grossas posso-me arriscar (apesar da tinta aparentar estar seca) a ficar com marcas de dedadas ou unhas na superfície o que não era lá muito bom. Vai ficar uma semana a descansar dentro da Tupperware mágica.

Evo,

Não, com cores claras NUNCA se deve utilizar o primário cinza, sempre o branco.
Primário cinza só para cores escuras como preto, azul escuro, etc.
Quem me dera que uma lata da Tamiya me desse para 3 kits. A mim dá-me para 1 e meio. Há alguma gente que utiliza esses “sprays de supermercado” sem qualquer problema. Não deve haver nenhum inconveniente se forem carroçarias para pintar de branco, preto ou uma cor qualquer para um carro civil. Nos carros de competição principalmente aqueles em que precisas que a cor da carroçaria combine com certos decalques é obrigatório utilizar os da Tamiya.
Homepage:
http://nunocorreia.no.sapo.pt
Em curso:
Image
Concluídos:
Image

PMMSC
Posts: 2386
Joined: Wed Feb 04, 2004 9:27 am
Location: Cartaxo

Post by PMMSC » Thu Apr 29, 2004 9:33 am

Parabens Nuno! :D

Não podias ter escolhido melhor modelo... a escolha da pintura tambem está 5 *****... combina na perfeição!!! :)

Mais uma vez digo... devia existir uma profissão de nome modelista profissional!!! hehehe :lol:

Força Nuno... :wink:

User avatar
BBCivic
Posts: 136
Joined: Wed Feb 11, 2004 9:37 pm
Location: Cascais

Post by BBCivic » Thu Apr 29, 2004 5:27 pm

Evolution VI wrote:...Pergunta 2: A respeito das tintas (não tendo a ver muito directamente com este 2cv) as tintas acrilicas em spray que se vendem nos supermercados, resultaram com estes plásticos ou será 100% mais aconselhável os "TS-XX" da Tamiya? :?

É que uma lata bem grande que deve dar para uns 300 kits :D (exagerando um pouco hehehe), ronda os 3,5 euros enquanto que uma lata da Tamiya ronda os 7 euros e dá para uns 3 kits com boa vontade...

Obrigado
Caro EvoMan,

era optimo que fosse assim tão facil... [-X
O grande problema é o tipo de tintas de que falas, ou seja, primário acrilico é pra tintas acrilicas e não para laquer como é o da Tamiya (TS-XX).
O que acontecia se desses primário acrilico e depois pintasses com um laquer???!!! :!: Toda a tua pintura ficaria com um aspecto rugoso como tivesse existido uma combustão entre os materiais... Cagada :( ](*,)

Podes sempre utilizar tintas acrilicas por cima de que quiseres mas não vice versa...
Qualquer pintura tem de seguir esta sequencia:
Laquer -> Enamel -> Acrilico

Um Abraço
Pedro
Pedro Brito
Image

User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Post by Evolution VI » Fri Apr 30, 2004 2:41 am

Akira,

Só quis confirmar a situação do primário pois se bem te lembras as coisas não correram lá muito bem com o meu Lancia pois eu dei primário cinza :? , pintei o carro de branco e coisa não correu lá muito bem :? . Só no final da 4 camada é que consegui esconder relativamente bem o cinza. A 5ª camada não fazia mal nenhum mas não quiz arriscar.
A bem dizer o primário branco dá para todas as tintas, o cinza será mais indicado para os kits que queremos mudar de cor em relação à pré-definida da carroçaria? :)

BBCivic,

Creio que entendeste mal a minha duvida... :oops: Eu em relação às prioridades das cores acrilicas e sintécticas já sei bem pois já tive uma experiência desagradável à uns anos... :-x
A minha duvida estava na utilização de tintas acrilicas que se vendem nos supermercados... apenas tintas. Obrigado na mesma. :wink:

P.S. o pettercardoso é que costuma utilizar materiais alternativos (os ditos de "drogaria") em substituição aos de marca que são sempre muito mais caros... petter, manifesta-te! :D

abraço

Petter
Posts: 1363
Joined: Thu Feb 12, 2004 4:45 pm
Location: Aveiro

Post by Petter » Fri Apr 30, 2004 6:24 pm

Evo, vou manifestar-me! :D

Eu já experimentei as tintas do hipermercado, só que foi mesmo só para experiência. Usei tinta da marca KEEN, que é esmalte. Aquilo depois de seco parece plástico :-s. Tentei depois polir com o compound da Tamiya...ui! que miséria. Fica tudo riscado...
Mas ando tentado a experimentar o acrílico da Duplicolor. Penso que deve ser melhorzinho, porque é acrílico.
Há ainda outra marca, que agora não malembra o nome, à venda no AKI, que tem imensas cores, vernizes e tal. Só que custam €8 por uma lata de 400ml.
Além disso, há também, em alternativa, a Robbialac. Pode parecer completamente absurdo relacionar Robbialac com pintura automóvel, mas eles misturam todas as tintas que se quiser. Se lá chegarmos com o código da tinta, tanto melhor.
Por exemplo, imaginem que gostam do amarelo porsche. Chegam lá, pedem o catálogo e dizem que querem esse amarelo. Eles misturam a quantidade desejada (sendo a quantidade mínima de 250ml), e a cor é igualzinha, GARANTIDO!
O preço de 250ml varia com o tipo de tinta. Pode ir dos €12 para cores lisas ou metalizadas simples até aos €30 para cores pérola mais elaboradas..
Essa tinta da robbialac é acrílica, mas precisa de 2 agentes:
- Diluente
- Endurecedor
Estes agentes só se vendem ao litro e custam cerca de €25 cada lata :-s O diluente já me disseram que não é necessário, já que a tinta é bastante líquida, e como é para pequenas superfícies (comparadas com os 1:1)..Mas o endurecedor é absolutamente necessário!
E depois ainda há o verniz...mais não sei quanto €€...Enfim, uma pipa de massa no total.

Bem, acho que já chega de manifestação :D :D

1 abraço,
Peter


PS - Nuno, sorry about the thread jacking! :D

User avatar
Akira
Posts: 748
Joined: Tue Feb 10, 2004 11:42 pm
Location: Azambuja
Contact:

Post by Akira » Sat May 01, 2004 9:56 pm

Cá estamos com mais um progresso no 2CV.
Image
A primeira fase do motor está completa. Esta bomba que debitava uns impressionantes 26 cavalos ás 7.000 rotações. Esta versão é a de 1976. Quando estiver completo o motor vai ficar bem detalhado só com as peças da caixa. As suspensões também já estão ligadas ao chassis. As suspensões funcionam realmente, se pressionarmos o chassis ele vai baixando. Um pequeno pormenor mas que torna o modelo ainda mais realista.
Homepage:
http://nunocorreia.no.sapo.pt
Em curso:
Image
Concluídos:
Image

User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Post by Evolution VI » Sun May 02, 2004 1:42 am

pettercardoso,

Obrigado pelo testemunho, só espero que o Akira não fique muito chateado de andarmos "praki" a falar de tintas e afins que não dizem muito a este tópico...

Akira,

Pelo que me parece este 2 CV tem uma mecânica não muito usual nos kits da Tamiya ou é impressaõ minha? Só temos a ganhar com estes pormenores, dá um gozo extra...

PMMSC
Posts: 2386
Joined: Wed Feb 04, 2004 9:27 am
Location: Cartaxo

Post by PMMSC » Mon May 03, 2004 10:06 am

Bonito! Muito bonito! :D :wink:

Post Reply