Ford Escort RS 1800 - Hannu Mikkola

Partilha aqui os teus dotes de modelista
User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Ford Escort RS 1800 - Hannu Mikkola

Post by Evolution VI » Sat Feb 03, 2007 4:20 pm

Boas!

Pois é... depois de tanta promessa em cafés com alguns membros aqui do fórum e outras velhas promessas... vou arrancar!

A par de uma ideia fixa que tenho de construir os alguns dos Campeões do Mundo de Rally entre 1979 e 2007 (todos, todos é complicado... são mais de 27 carros ;) ), quero também construir o Ford Escort RS 1800 do Hannu Mikkola, vencedor do Rally de Portugal de 1979.

A base é um Ford Escort RS 1800 da ESCi versão cristal e os decalques da Reji já estão a caminho. Tenho poucas fotos de referência, detalhes quase nenhuns, vamos ver como isto corre...

Para já, apenas tirei umas fotos ao kit conforme veio na caixa, vou ver se no decorrer desta semana preparo a carroçaria (lixadela e primário branco) e começo a ver que referências de cores preciso... devagar se vai ao longe :)

Obrigado!
Attachments
Escort 3.jpg
Escort 3.jpg (60.68 KiB) Viewed 8702 times
Escort 2.JPG
Escort 2.JPG (73.67 KiB) Viewed 8702 times
Escort 1.JPG
Escort 1.JPG (63.85 KiB) Viewed 8702 times

ralifactory
Posts: 137
Joined: Sat May 06, 2006 2:31 pm

Post by ralifactory » Sat Feb 03, 2007 5:15 pm

Boas.

Então é o Mikkola em Portugal. Espero ajudar.

Um abraço

Carlos Gonçalves
Attachments
1979-16.jpg
1979-16.jpg (55.81 KiB) Viewed 8696 times
berfarigoulette_1141771584_mikkola_portugal79.jpg
berfarigoulette_1141771584_mikkola_portugal79.jpg (44.26 KiB) Viewed 8695 times
19770007.jpg
19770007.jpg (32.37 KiB) Viewed 8695 times

User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Post by Evolution VI » Sat Feb 03, 2007 7:10 pm

Boas Carlos,

Esse mesmo! Vou fazer uma versão mais limpinha :) , não domino a sujidade, efeitos de lama, etc...

Obrigado desde já pela ajuda!

User avatar
scirocco
Posts: 1103
Joined: Mon Jan 08, 2007 10:06 am

Post by scirocco » Sun Feb 04, 2007 1:49 am

Boas Evolution VI,
vou seguir este teu trabalho ao pormenor, pois foi este kit que me fez entrar no modelismo há uns bons aninhos, na altura saiu num catálogo do Circulo de Leitores (se não me engano). Nunca o consegui arranjar e tive que me contentar com a versão de pista da Zakspeed, do antigo Gr. 5 creio.
Votos de um bom trabalho.
Cumprimentos,
Scirocco.

User avatar
jpinho
Posts: 431
Joined: Mon Aug 16, 2004 7:37 pm
Location: Lisboa

Post by jpinho » Sun Feb 04, 2007 11:02 am

Aqui vai mais alguma ajuda

Abraço
Attachments
Mikkola_79_02.jpg
Mikkola_79_02.jpg (142.96 KiB) Viewed 8627 times
Mikkola_79_01.jpg
Mikkola_79_01.jpg (182.71 KiB) Viewed 8627 times
Jorge Pinho

Errar é humano, persistir no erro é americano...

User avatar
lucas
Posts: 2334
Joined: Tue Mar 16, 2004 12:42 pm
Location: Funchal-Madeira

Post by lucas » Sun Feb 04, 2007 1:46 pm

então não é o sueco? estive à procura de material para ti, (apesar do que ter já o pessoal tinha facultado).
Força nisso, cuidado que os decalques da reji são muito frágeis em especial as riscas, e passa bem uma lixinha na carrocaria para a tinta agarrar bem.

User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Post by Evolution VI » Sun Feb 04, 2007 2:02 pm

Boas!

scirocco,
A versão Zakspeed é muito fixe mesmo... Tens fotos?

jpinho,
Boas fotos!

lucas,
Tu já sabes mais ou menos o que eu quero fazer... era para ser o sueco mas como ainda não arranjei os decalques e estou cheio de vontade de avançar com um modelo, peguei neste! O Waldnegaard é um dos próximos... :)
A ultima vez que falei contigo já foi à quase 2 anos... incrivel, não te esqueceste! ;)

Hoje tive a dar uma lixadela à carroçaria, é um pouco mais trabalhoso, a carroaçaria como é transparente não se consegue ver bem os pormenores e desvastar a mais não interessa. Depois de dar o primário vou ver melhor, e se for preciso... lá entra de novo a P1200.


Obrigado a todos pela ajuda e incentivo!!

User avatar
lucas
Posts: 2334
Joined: Tue Mar 16, 2004 12:42 pm
Location: Funchal-Madeira

Post by lucas » Sun Feb 04, 2007 2:13 pm

vai a este site que vês na foto, é dos fotografos que acompanham à mais tempo o mundial de ralis.
não sei se estou a dizer disparate mas esses decalques da reji, não permitem fazer as duas versões?
sempre que quizeres ligar está à vontade.
abraço
Attachments
790306P+Mikkola+4[1].jpg
790306P+Mikkola+4[1].jpg (46.79 KiB) Viewed 8609 times

User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Post by Evolution VI » Sun Feb 04, 2007 4:34 pm

Boas lucas,

Já descobri o site, tem lá foto até dizer chega :lol:

Em relação aos decalques da Regi darem para fazer as duas versões (Mikkola e Waldengaard), é verdade sim senhor, vem com as duas opções, no entanto, pretendo fazer duas versões diferentes, vou tentar arranjar a versão Rothmans do Waldengaard de um outro Rally. Em 1979 foi o Ari Vatanen quem correu em Portugal com esses patrocinios.


Abraço

User avatar
scirocco
Posts: 1103
Joined: Mon Jan 08, 2007 10:06 am

Post by scirocco » Sun Feb 04, 2007 4:46 pm

Não, infelizmente não tenho fotos desse Zakspeed. Com o tempo deteriorou-se de tal maneira, que a carroçaria hoje vai servindo para algumas experiencias.
Agora tenho em lista de espera este modelo na reedição da Revell, e é só impressão minha ou neste kit (tal como no da Esci, visto serem iguais), as abas das rodas da frente são exageradamente largas comparando com as fotos?
Cumprimentos,
Scirocco.

User avatar
lucas
Posts: 2334
Joined: Tue Mar 16, 2004 12:42 pm
Location: Funchal-Madeira

Post by lucas » Sun Feb 04, 2007 8:53 pm

sirocco, tens razão os modelos de 79 tinham as abas da frente mais pequenas.

User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Post by Evolution VI » Sun Feb 04, 2007 11:31 pm

Boas,

As jantes têm um pequeno defeito... são preenchidas entre os braços e pelo que parece é complicado tirar este material fora... ficava bem mais bonita. Pintar de preto é uma alternativa mas...

Alguém tem ideias?
Attachments
Escort 4.jpg
Escort 4.jpg (74.84 KiB) Viewed 8550 times

User avatar
jpinho
Posts: 431
Joined: Mon Aug 16, 2004 7:37 pm
Location: Lisboa

Post by jpinho » Sun Feb 04, 2007 11:52 pm

Curioso, deverá ser exclusivo do modelo cristal, pois tenho vários Esci e Revell e todos eles têm as jantes abertas ...
Jorge Pinho

Errar é humano, persistir no erro é americano...

User avatar
kandrix
Posts: 557
Joined: Tue May 09, 2006 7:20 pm
Location: Mealhada

Post by kandrix » Mon Feb 05, 2007 12:10 am

Epa, talvez fazendo um buraco cm uma broca muito pequena e depois com uma lima triangular ou circular tirar as aparas e lixar isso... :?
.:Jet Noise, The Sound Of Freedom:.

User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Post by Evolution VI » Mon Feb 05, 2007 1:29 am

Boas,

jpinho,
Temos aqui um post de um Ford Escort RS 1800 do Paulo Henrique Rego e pelo que parece as jantes também são fechadas... parace que as aberturas estão pintadas de preto mas não sei se a base é Cristal... Não compreendo porque fizeram jantes diferentes...

kandrix,
Com um broca faço um buraco redonto... não sei até que ponto consigo precisão com um "barbequim" para abrir como deve de ser.... mas também não vejo outra saida...

obrigado

Post Reply