Page 1 of 4

Ford Escort RS 1800 - Hannu Mikkola

Posted: Sat Feb 03, 2007 4:20 pm
by Evolution VI
Boas!

Pois é... depois de tanta promessa em cafés com alguns membros aqui do fórum e outras velhas promessas... vou arrancar!

A par de uma ideia fixa que tenho de construir os alguns dos Campeões do Mundo de Rally entre 1979 e 2007 (todos, todos é complicado... são mais de 27 carros ;) ), quero também construir o Ford Escort RS 1800 do Hannu Mikkola, vencedor do Rally de Portugal de 1979.

A base é um Ford Escort RS 1800 da ESCi versão cristal e os decalques da Reji já estão a caminho. Tenho poucas fotos de referência, detalhes quase nenhuns, vamos ver como isto corre...

Para já, apenas tirei umas fotos ao kit conforme veio na caixa, vou ver se no decorrer desta semana preparo a carroçaria (lixadela e primário branco) e começo a ver que referências de cores preciso... devagar se vai ao longe :)

Obrigado!

Posted: Sat Feb 03, 2007 5:15 pm
by ralifactory
Boas.

Então é o Mikkola em Portugal. Espero ajudar.

Um abraço

Carlos Gonçalves

Posted: Sat Feb 03, 2007 7:10 pm
by Evolution VI
Boas Carlos,

Esse mesmo! Vou fazer uma versão mais limpinha :) , não domino a sujidade, efeitos de lama, etc...

Obrigado desde já pela ajuda!

Posted: Sun Feb 04, 2007 1:49 am
by scirocco
Boas Evolution VI,
vou seguir este teu trabalho ao pormenor, pois foi este kit que me fez entrar no modelismo há uns bons aninhos, na altura saiu num catálogo do Circulo de Leitores (se não me engano). Nunca o consegui arranjar e tive que me contentar com a versão de pista da Zakspeed, do antigo Gr. 5 creio.
Votos de um bom trabalho.
Cumprimentos,
Scirocco.

Posted: Sun Feb 04, 2007 11:02 am
by jpinho
Aqui vai mais alguma ajuda

Abraço

Posted: Sun Feb 04, 2007 1:46 pm
by lucas
então não é o sueco? estive à procura de material para ti, (apesar do que ter já o pessoal tinha facultado).
Força nisso, cuidado que os decalques da reji são muito frágeis em especial as riscas, e passa bem uma lixinha na carrocaria para a tinta agarrar bem.

Posted: Sun Feb 04, 2007 2:02 pm
by Evolution VI
Boas!

scirocco,
A versão Zakspeed é muito fixe mesmo... Tens fotos?

jpinho,
Boas fotos!

lucas,
Tu já sabes mais ou menos o que eu quero fazer... era para ser o sueco mas como ainda não arranjei os decalques e estou cheio de vontade de avançar com um modelo, peguei neste! O Waldnegaard é um dos próximos... :)
A ultima vez que falei contigo já foi à quase 2 anos... incrivel, não te esqueceste! ;)

Hoje tive a dar uma lixadela à carroçaria, é um pouco mais trabalhoso, a carroaçaria como é transparente não se consegue ver bem os pormenores e desvastar a mais não interessa. Depois de dar o primário vou ver melhor, e se for preciso... lá entra de novo a P1200.


Obrigado a todos pela ajuda e incentivo!!

Posted: Sun Feb 04, 2007 2:13 pm
by lucas
vai a este site que vês na foto, é dos fotografos que acompanham à mais tempo o mundial de ralis.
não sei se estou a dizer disparate mas esses decalques da reji, não permitem fazer as duas versões?
sempre que quizeres ligar está à vontade.
abraço

Posted: Sun Feb 04, 2007 4:34 pm
by Evolution VI
Boas lucas,

Já descobri o site, tem lá foto até dizer chega :lol:

Em relação aos decalques da Regi darem para fazer as duas versões (Mikkola e Waldengaard), é verdade sim senhor, vem com as duas opções, no entanto, pretendo fazer duas versões diferentes, vou tentar arranjar a versão Rothmans do Waldengaard de um outro Rally. Em 1979 foi o Ari Vatanen quem correu em Portugal com esses patrocinios.


Abraço

Posted: Sun Feb 04, 2007 4:46 pm
by scirocco
Não, infelizmente não tenho fotos desse Zakspeed. Com o tempo deteriorou-se de tal maneira, que a carroçaria hoje vai servindo para algumas experiencias.
Agora tenho em lista de espera este modelo na reedição da Revell, e é só impressão minha ou neste kit (tal como no da Esci, visto serem iguais), as abas das rodas da frente são exageradamente largas comparando com as fotos?
Cumprimentos,
Scirocco.

Posted: Sun Feb 04, 2007 8:53 pm
by lucas
sirocco, tens razão os modelos de 79 tinham as abas da frente mais pequenas.

Posted: Sun Feb 04, 2007 11:31 pm
by Evolution VI
Boas,

As jantes têm um pequeno defeito... são preenchidas entre os braços e pelo que parece é complicado tirar este material fora... ficava bem mais bonita. Pintar de preto é uma alternativa mas...

Alguém tem ideias?

Posted: Sun Feb 04, 2007 11:52 pm
by jpinho
Curioso, deverá ser exclusivo do modelo cristal, pois tenho vários Esci e Revell e todos eles têm as jantes abertas ...

Posted: Mon Feb 05, 2007 12:10 am
by kandrix
Epa, talvez fazendo um buraco cm uma broca muito pequena e depois com uma lima triangular ou circular tirar as aparas e lixar isso... :?

Posted: Mon Feb 05, 2007 1:29 am
by Evolution VI
Boas,

jpinho,
Temos aqui um post de um Ford Escort RS 1800 do Paulo Henrique Rego e pelo que parece as jantes também são fechadas... parace que as aberturas estão pintadas de preto mas não sei se a base é Cristal... Não compreendo porque fizeram jantes diferentes...

kandrix,
Com um broca faço um buraco redonto... não sei até que ponto consigo precisão com um "barbequim" para abrir como deve de ser.... mas também não vejo outra saida...

obrigado