Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Partilha aqui os teus dotes de modelista
User avatar
IgeL
Posts: 142
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:13 pm
Location: Ethiopia

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by IgeL » Tue Sep 23, 2008 7:36 pm

estava a tentar repar nas paginas anteriores, se imprimes em papel colas por cima do evergreen e cortas a medida da impressão em papel ??
Muito bom trabalho.
cumps
....Keepin It SideWayz....

Image

A pressa é inimiga da perfeição. By CpMonteiro

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by JMCARC1 » Tue Sep 23, 2008 8:14 pm

IgeL wrote:estava a tentar repar nas paginas anteriores, se imprimes em papel colas por cima do evergreen e cortas a medida da impressão em papel ??
Muito bom trabalho.
cumps
IgeL,

quando são peças simples, eu marco directamente na peça. Mas para as outras, imprimo em papel e colo (com supercola3 - que pode ser facilmente lixada depois sem grandes problemas) sobre o evergreen. Se não usares muita cola, ou deixares secar ligeiramente antes de colocares sobre o evergreen, consegues facilmente remover o pedaço de papel.

João

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by JMCARC1 » Tue Sep 30, 2008 1:28 pm

Olá a todos,

Enquanto me vai sendo possível, tenho conseguido arranjar uns bocadinhos para ir continuando este modelo. Assim, aqui ficam as restantes fotos da finalização do depósito de combustível.

Depois de ter todo o revestimento exterior bem colado, voltei a abrir os furos destinados aos rebites centrais e que, em alguns casos, foram preenchidos com a cola. Embora possa parecer que deveria apenas agora furar a parte central, preferi seguir este ordem (mais trabalhosa) mas que acaba por permitir um melhor resultado.

Image

Por uma questão de ordem, por cada furo que fazia, colava em seguida o pedaço de evergreen correspondente, de forma a poder analisar bem os alinhamentos. Esta foi mais uma lição que retirei a primeira experiência eh, eh.

Image

Após os pedaços de evergreen colados, o aspecto era o seguinte:

Image

Image

Em seguida, limei as partes exteriores, arredondando as cabeças de forma a parecerem rebites.

Image

Image

Embora pudesse ficar melhor, estou (pelo menos por agora :roll: ) contente com o resultado final eh, eh.

Após esta fase, decidi reproduzir o bocal de enchimento e a sua zona de remate rebitada. Embora tenha fotos de modelos em que esta parte não é assim, tb tenho outras, de modelos mais antigos, em que o remate se efectua desta forma. E como acho que faz todo o sentido que assim seja optei por a fazer. Para tal criei o template em papel, planificando a curvatura do depósito de forma a não ficar "curto" num eixo.

Image

Em seguida cortei o pedaço de evergreen e abri os respectivos furos (tal como tinha procedido para o depósito, antes de colar na zona respectiva...

Image

... para abrir novamente os furos dos rebites, usando o primeiro furo com guia...

Image

... onde coloquei os pedaços de evergreen que vão simular os rebites.

Image

Depois foi rematar tudo.

Image

Image

Infelizmente, a parte no exterior do depósito não ficou com eu pretendia, apresentando algumas irregularidades. Ainda pensei em refazer tudo, mas se pensar que o mais provável é isto nem se ver, decidi que, por agora :badgrin: , fica assim!

Para terminar o conjunto, simulei o bocal de enchimento com suporte das peças. Como não tenho ainda a carroçaria pronta, e de forma a evitar surpresas futuras, deixei-o um pouco mais comprido para ter alguma flexibilidade de encaixe.

Image

Image

Image

E assim termina a evolução do depósito e combustível, mesmo se ainda vou ter de lhe abrir uns furos para passar o suporte do pneu suplente. Mas antes disso estou a pensar em terminar o chassis para ver como tudo encaixa... se encaixar!!! [-o<

Espero que estejam a gostar.

João

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by borntobedevil » Tue Sep 30, 2008 1:51 pm

Não está nada mal :badgrin:
Não te esqueças de antes de o montares ver se não tem fugas! :badgrin:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by art » Tue Sep 30, 2008 4:31 pm

Este homem continua a surpreender-nos!

Está combinada, então, desde já, a ida à Réplica 2013, a fim de admirarmos este grande trabalho :wink:

Abraço

Art

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by Adolfo » Tue Sep 30, 2008 5:25 pm

2013...... não estás a ser um bocadinho optimista :mrgreen: :)
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by JMCARC1 » Tue Sep 30, 2008 6:05 pm

art wrote:Está combinada, então, desde já, a ida à Réplica 2013, a fim de admirarmos este grande trabalho :wink:
Segundo me parece não vai ser necessário tanto tempo... ouvi dizer que é capaz de aparecer na BejaShow... em fase de prototipo :roll:

João

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by art » Tue Sep 30, 2008 6:08 pm

JMCARC1 wrote:ouvi dizer que é capaz de aparecer na BejaShow... em fase de prototipo
OK... mas... de que ano? :D :D :D

Art

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by JMCARC1 » Tue Sep 30, 2008 6:17 pm

art wrote:OK... mas... de que ano? :D :D :D
:lol: :lol: :lol:

Em prototipo, 2008, em final...acho que vamos ter de esperar que o Devil se reconverta a modelos italianos :wink:

João

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by borntobedevil » Tue Sep 30, 2008 6:32 pm

João tu mandas... eu faço um italiano... Mando-te os manuais de reparação do Corolla e mostras que os japoneses te saiem melhor :badgrin:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by art » Tue Sep 30, 2008 6:33 pm

JMCARC1 wrote:Em prototipo, 2008, em final...acho que vamos ter de esperar que o Devil se reconverta a modelos italianos
Eh pá, mais um que vamos ter APENAS como protótipo :D :D :D

Art

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by JMCARC1 » Tue Sep 30, 2008 7:09 pm

borntobedevil wrote:João tu mandas... eu faço um italiano... Mando-te os manuais de reparação do Corolla e mostras que os japoneses te saiem melhor :badgrin:
Devil, tu passas a gostar de italianos e eu faço o sacrifício de sujar a bancada :wink:

Duvido que os japoneses me saísse melhor pq acho que estes nem estão mal de todo! :badgrin: Tb acho que é necessário termos mesmo gosto pelo que estamos a fazer para ir sempre um pouco mais longe... e neste caso isso não iria acontecer. Brincadeiras à parte, nem seria por causa da marca, mas pq apenas um ou outro modelo me chamariam a atenção.

art wrote:Eh pá, mais um que vamos ter APENAS como protótipo :D :D :D
Pois... este irá sempre como protótipo, caso acabe por marcar presença. É de todo impossível que fique acabado a tempo e tb estou a pensar em nem o terminar; Gostava de o duplicar, deixando o original (o "master") como recordação de todo o trabalho efectuado, e terminando a cópia. Esta é a minha ideia de momento, mas não sei se terei capacidade e paciência para o fazer.. :-k .

É verdade que tb existe alguma frustração pelo tempo que tudo está a demorar (o meu ultimo modelo terminado foi em 2005!), mas tb tenho apreendido muito e, principalmente, tenho sonhado imenso!!!

João

User avatar
fap
Posts: 134
Joined: Thu Jan 06, 2005 1:55 pm
Location: senhora da hora

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by fap » Fri Oct 03, 2008 4:01 pm

Viva João,

obrigado pelo ensaio de " como gastar 2 varretas de evergreen ", valeu, :wink: , ainda bem que o acabamento do deposito não ficou mutio uniforme, assim pelo menos assim ficam "as moças da gasolina" e fica mais perto da escala 1:1, :lol: :lol:

Abraço
António

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by JMCARC1 » Fri Oct 03, 2008 5:05 pm

fap wrote:obrigado pelo ensaio de " como gastar 2 varretas de evergreen ", valeu, :wink: , ainda bem que o acabamento do deposito não ficou mutio uniforme, assim pelo menos assim ficam "as moças da gasolina" e fica mais perto da escala 1:1
Eh, eh, mas eu só gastei meia vareta... elas são compridas :lol: Mas estou a dar um bom uso. Em principio todos os rebites vão ser feitos desta maneira (mais económica) excepção talvez aos que fixam as longarinas à travessa central por baixo do banco do condutor.

A não uniformidade do depósito foi propositada, pois queria algo que tivesse a imagem de idade e utilização. Desde o inicio que vejo este modelo não como um restaurado, mas como um exemplar que, embora bem conservado, mantêm a "patine" dos tempos. Vamos lá ver se eu tenho habilidade para alcançar esse efeito.

João

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by Adolfo » Fri Oct 03, 2008 5:26 pm

Vou ser sincero se um dia for capaz de fazer metade deste trabalho todo tambem n sei se seria capaz de depois colar e pintar tudo...
era capaz de tentar arranjar maneira de ser tudo montado sem colas e deixar assim o menino para mais tarde recordar... ficar estilo lego :) :)
Prometo ir a Beja para ver este menino... nem que seja para perceber bem a "cena" dos raios das rodas... é que tenho uma africa twin para montar um dia destes :mrgreen:
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

Post Reply