Alfa Romeo 8C 2300 LeMans
- lmadureira
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- Joined: Mon Jul 04, 2005 10:02 pm
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Olá a todos.
Aqui vai o prometido mas demorado update
Peço desculpa pela demora, mas o trabalho e uma gripe-virose ou lá o que foi tb não deixou muito tempo para grandes novidades...! A juntar a isto, tenho uma serie de duvidas mas que espero dentro de 2 ou 3 semanas já ter esclarecido
Depois de uma verdadeira novela a tentar fazer minimamente os aros das tampas das laterais do motor, lá consegui chegar a um compromisso que me deixou semi-contente.... vamos lá ver se não desfaço tudo! Depois foi reproduzir os furos de inspecção (1) com pequenos pedaços cilíndricos de evergreen que depois foram furados. Eu sei que ficaram um pouco "expressivos" demais, mas como vão ficar tapado pelos colectores de escape queria que se vissem.
Em seguida reproduzi as nervuras de reforço da parte central (2) e as caixas dos parafusos de aperto (3). Estas ultimas são compostas por um pedaço com a forma de meia-cana na zona central, ao qual é colado um pedaço circular de 0,6 mm de espessura... por momentos até pensei que estava a fazer um modelo 1/43 . No topo deste pedaço circular, pretendo colocar um parafuso simulado da calibre 35.
Tb ainda faltam os parafusos de fixação das tampas (2 centrais em cada), que, como tem sido habito, estou a deixar para o fim.
No lado da admissão, também reproduzi as mesmas tampas:
Primeiro colei um pedaço com forma de meia-cana pois a forma das tampas, neste lado, é diferente!!! (1). Em seguida, simulei as nervuras (apenas na horizontal) (2) e reproduzi os furos de inspecção (3). Como este lado vai ter mais peças e detalhes, optei por deixar estes furos menos saliente e expressivos....
Tal como para o outro lado, ainda faltam os parafusos de fixação das tampas e a reprodução das nervuras da parte central do bloco... será esse o próximo passo.
Espero que estejam a gostar. Fico à espera de sugestões e comentários.
João
Aqui vai o prometido mas demorado update
Peço desculpa pela demora, mas o trabalho e uma gripe-virose ou lá o que foi tb não deixou muito tempo para grandes novidades...! A juntar a isto, tenho uma serie de duvidas mas que espero dentro de 2 ou 3 semanas já ter esclarecido
Depois de uma verdadeira novela a tentar fazer minimamente os aros das tampas das laterais do motor, lá consegui chegar a um compromisso que me deixou semi-contente.... vamos lá ver se não desfaço tudo! Depois foi reproduzir os furos de inspecção (1) com pequenos pedaços cilíndricos de evergreen que depois foram furados. Eu sei que ficaram um pouco "expressivos" demais, mas como vão ficar tapado pelos colectores de escape queria que se vissem.
Em seguida reproduzi as nervuras de reforço da parte central (2) e as caixas dos parafusos de aperto (3). Estas ultimas são compostas por um pedaço com a forma de meia-cana na zona central, ao qual é colado um pedaço circular de 0,6 mm de espessura... por momentos até pensei que estava a fazer um modelo 1/43 . No topo deste pedaço circular, pretendo colocar um parafuso simulado da calibre 35.
Tb ainda faltam os parafusos de fixação das tampas (2 centrais em cada), que, como tem sido habito, estou a deixar para o fim.
No lado da admissão, também reproduzi as mesmas tampas:
Primeiro colei um pedaço com forma de meia-cana pois a forma das tampas, neste lado, é diferente!!! (1). Em seguida, simulei as nervuras (apenas na horizontal) (2) e reproduzi os furos de inspecção (3). Como este lado vai ter mais peças e detalhes, optei por deixar estes furos menos saliente e expressivos....
Tal como para o outro lado, ainda faltam os parafusos de fixação das tampas e a reprodução das nervuras da parte central do bloco... será esse o próximo passo.
Espero que estejam a gostar. Fico à espera de sugestões e comentários.
João
- João Paulo
- Posts: 325
- Joined: Wed Oct 31, 2007 5:49 pm
- Location: Faial, Açores
Obrigado João Paulo, mas com calma, paciência e informação todos conseguem fazer algo do género.
É verdade que a maioria das pessoas não dá, ou percebe o valor que estas peças tem, mas neste caso, tenho uma visão muito egoísta: eu percebo e dou valor, e isso já me chega. Todo o gozo e recordações que tenho a olhar para as fotos (pois os modelos estão escondidos nas caixas) ninguém me tira!!!!
Claro que se o esforço for reconhecido, melhor, e se este esforço/tópico motivar mais alguém a fazer algo do género ou a melhorar o seu trabalho, muito melhor eh, eh.
João
É verdade que a maioria das pessoas não dá, ou percebe o valor que estas peças tem, mas neste caso, tenho uma visão muito egoísta: eu percebo e dou valor, e isso já me chega. Todo o gozo e recordações que tenho a olhar para as fotos (pois os modelos estão escondidos nas caixas) ninguém me tira!!!!
Claro que se o esforço for reconhecido, melhor, e se este esforço/tópico motivar mais alguém a fazer algo do género ou a melhorar o seu trabalho, muito melhor eh, eh.
João
Olá António,
sim, está a ir devagarinho, mas não está parado
E aproveitando a deixa, aqui ficam mais umas fotos de progresso.
Continuando com o (demorado) progresso nos detalhes do motor, fiz os respiradores do bloco (1), dois por cada metade (não esquecer que o motor funciona como dois blocos de 4 cilindros unidos). Não fiz a tampa destes (e que é semelhante à da tampa das válvula), uma vez que penso não facilitar uma futura reprodução em resina... mas aqui fico à espera de indicações dos especialistas...
Como todos os detalhes contam, tb reproduzi a zona de união das duas metades do motor (2) e onde vai assentar um conjunto de parafuso-porca (verticalmente).
Em relação ao outro lado, reproduzi um pequeno reforço existente na secção traseira traseira (1) e que permite descarregar o esforço do compressor e da ligação ao chassis, antes de passar para as nervuras da parte central.
Peço desculpa pela repetição das fotos, mas a ideia é mostrar a ordem de execução e ir animando o tópico... esta fase representa trabalho de detalhe e não permite grandes (ou espectaculares) avanços...
Obrigado por irem espreitando...
Espero que estejam a gostar.
João
sim, está a ir devagarinho, mas não está parado
E aproveitando a deixa, aqui ficam mais umas fotos de progresso.
Continuando com o (demorado) progresso nos detalhes do motor, fiz os respiradores do bloco (1), dois por cada metade (não esquecer que o motor funciona como dois blocos de 4 cilindros unidos). Não fiz a tampa destes (e que é semelhante à da tampa das válvula), uma vez que penso não facilitar uma futura reprodução em resina... mas aqui fico à espera de indicações dos especialistas...
Como todos os detalhes contam, tb reproduzi a zona de união das duas metades do motor (2) e onde vai assentar um conjunto de parafuso-porca (verticalmente).
Em relação ao outro lado, reproduzi um pequeno reforço existente na secção traseira traseira (1) e que permite descarregar o esforço do compressor e da ligação ao chassis, antes de passar para as nervuras da parte central.
Peço desculpa pela repetição das fotos, mas a ideia é mostrar a ordem de execução e ir animando o tópico... esta fase representa trabalho de detalhe e não permite grandes (ou espectaculares) avanços...
Obrigado por irem espreitando...
Espero que estejam a gostar.
João
Obrigado pelas vossas palavras...
Mas, isto não é o mesmo ingrediente que tb usas nos teus modelos?
João
Vidas, é simples... é arriscar e tentar; ter calma e paciência, evitar desistir à primeira contrariedade e ter a sorte de conseguir encontrar a informação suficiente para montar tudo... este é talvez um dos mais importantes aspectos. O resto é só paixão pelo tema... e umas palavras incentivadoras como as vossas...!vidas wrote:Não sei como consegues. (...)
Mas, isto não é o mesmo ingrediente que tb usas nos teus modelos?
João
É, mas em doses mmmuuuuiiiiiiittttttooooooo reduzidas! Confesso que não estou preparado psicologicamente para um trabalho destes, mas admiro-os!JMCARC1 wrote: Vidas, é simples... é arriscar e tentar; ter calma e paciência.....
Mas, isto não é o mesmo ingrediente que tb usas nos teus modelos?
João
1abraço,
vidas