Alfa Romeo 8C 2300 LeMans
António,fap wrote:(...) fico a espera dos parafusos, , mas antes disso podias dar uma "aguada" muito leve com putty diluido para igualar as diferentes peças...
Obrigado pelas tuas palavras.
Estás a sugerir que eu aplique uma camada "uniformizadora" de putty diluido tipo "camada de primário"? E se fosse uma camada de primário a spray para uniformizar tudo e funcionar como uma base?
E em relação aos parafusos? A minha ideia inicial era colocar os parafusos depois de pintar o bloco (afinal são peças "à parte"). No entanto, se fosse para duplicar o motor, talvez fosse preferível já lá os ter... não?
João
- Caracol_kitado
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Isso tá a ficar um mimo. Quem me dera ter a tua paciência, eu já mandei a carroçaria do meu para o sonasol, disse uns quantos palavrões, parei por um tempo e voltei a pintar tudo de novo com alguns percalços pelo caminho. Sou perfeccionista mas não tenho o mesmo know how e paciência com muita pena minha. Quero ver isso pronto, há de ficar brutal.
Viva João,
Sim, o que estava a referir era mesmo uma “uniformização” com putty muitooo diluido, já que podes controlar melhor a(s) camada(s) e no caso do primario podes vir a ter problema com as colas se ainda precisas de adicionar algum detalhe ou peça, e o putty dá-te uma textura bem fina (claro muito diluido).
Para os parafusos, tambem penso que será melhor trata-los como “peças separadas”, mas podes marcar os locais deles, assim facilitas a reprodução em resina (evitas possiveis “ microbolhas” ) na zona dos parafusos...
Espero ver bem breve a maquina ao vivo, , ,....., mas já agora manda mais progressos,
Ps.: recebes-te o meu mail?
Abraço
António
Sim, o que estava a referir era mesmo uma “uniformização” com putty muitooo diluido, já que podes controlar melhor a(s) camada(s) e no caso do primario podes vir a ter problema com as colas se ainda precisas de adicionar algum detalhe ou peça, e o putty dá-te uma textura bem fina (claro muito diluido).
Para os parafusos, tambem penso que será melhor trata-los como “peças separadas”, mas podes marcar os locais deles, assim facilitas a reprodução em resina (evitas possiveis “ microbolhas” ) na zona dos parafusos...
Espero ver bem breve a maquina ao vivo, , ,....., mas já agora manda mais progressos,
Ps.: recebes-te o meu mail?
Abraço
António
Obrigado Caracol_kitado.Caracol_kitado wrote:Isso tá a ficar um mimo. Quem me dera ter a tua paciência, eu já mandei a carroçaria do meu para o sonasol, disse uns quantos palavrões, parei por um tempo e voltei a pintar tudo de novo com alguns percalços pelo caminho. Sou perfeccionista mas não tenho o mesmo know how e paciência com muita pena minha. Quero ver isso pronto, há de ficar brutal.
Tb já olhei para este modelo uma centena com maus olhos... e palavrões nem se contam! Tanto o know-how como a paciência vem com o tempo e, com cada modelo que fazemos ou vemos estamos sempre a aprender um pouco... é uma questão de objectivos. Eu, para alem de fazer os modelos, adoro conhecer a sua história e o seu desenvolvimento. E para tal, é necessário um investimento indirecto no modelo, seja financeiro ou temporal... é aqui que vou buscar muita inspiração e até ideias.
Nuno, obrigado por tais palavras... mas tb é uma honra poder aqui ir apresentando as novidades e saber que são apreciadas!Akira wrote:Caro João,
É uma verdadeira honra tê-lo por aqui a partilhar connosco o seu enorme talento na arte de construir modelos reduzidos.
Belíssimo trabalho e um muito útil e detalhado thread de progresso.
Um abraço,
Nuno.
João
Olá António.fap wrote:Viva João,
Sim, o que estava a referir era mesmo uma “uniformização” com putty muitooo diluido, já que podes controlar melhor a(s) camada(s) e no caso do primario podes vir a ter problema com as colas se ainda precisas de adicionar algum detalhe ou peça, e o putty dá-te uma textura bem fina (claro muito diluido).(...)
Ok, vou experimentar, mas com esta camada muito diluida não existe a possibilidade de passarem algumas imperfeições mais gravosas? Mas tb já tinha pensado nisso da "textura" eh, eh.
Na maioria dos casos, os parafusos já se encontram "apontados", em alguns casos de forma extremista , mas nada que não se resolva eh, eh. Tb tenho medo dessa questão das micro-bolhas, mas tenho de validar isso com o Pró (Rui, isto é para ti ).fap wrote: Para os parafusos, tambem penso que será melhor trata-los como “peças separadas”, mas podes marcar os locais deles, assim facilitas a reprodução em resina (evitas possiveis “ microbolhas” ) na zona dos parafusos...(...)
Ontem estive a fazer umas contas e, à escala 1/24, um parafuso M10 mede 0,4 mm e um M8, 0,3 mm!!!!!! Eu tenho uma vaga ideia de me teres enviado à mais de um ano uns parafusos com esta dimensão... tenho de ir ver. Tb já comprei um frasco de Maskol para ver se duplico alguns destes exemplares, pois isto leva tantos....!
Hum... bem breve é em Maio, certo? Podes ficar com essa certeza, mesmo se muito dificilmente estará pronto... ou algo que se pareça!fap wrote:(...)Espero ver bem breve a maquina ao vivo, , ,....., mas já agora manda mais progressos,
Ps.: recebes-te o meu mail?
Abraço
António
Sim, recebi o teu mail e respondo hoje
Abraço.
João
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A isso é que se chama "dar uma no cravo e outra na ferradura" ... mesmo que até sejas realista!Rui Duarte wrote:pela expriencia que tenho e pelo que ja falei a tempos com um colega do vicio acho que nao vais ter problemas com os parafusos e que seria ate mais complicado reproduzilos induvidualmente, mas e daquelas coisas que so vais saber se correu bem depois de estar feito. e ter sorte ou nao
Já agora, sabes onde posso arranjar parafusos e porcas (simuladas!) com 0,4 mm de diâmetro. É que as que o António me enviou acabam nos 0,65 mm! Se em algumas aplicações nem ficam mal, pois salientam-se bem, noutras são enormes!!!!
João
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joao nao faço idea onde compres isso. mas falas em material foto gravado? acho que a tempos vi umas coisas assim. mas as porcas sao faceis de se reproduzir com plastico, obvio que nao vais ter medidas precisas mas para o que é serve (acho eu)
mas aqui fica como as faço: esticas um bocado de plastico com um pouco mais da grossura que vais querer a porca. depois metes a vareta na bancada e desbastas com o X-acto um lado e vais rodando ate fazer os 6 lados. (nao faças como eu que as primeiras que fiz sairam com 7 lados) claro que nao ficas com uma porca "state of the art" mas e melhor que nada =/
mas aqui fica como as faço: esticas um bocado de plastico com um pouco mais da grossura que vais querer a porca. depois metes a vareta na bancada e desbastas com o X-acto um lado e vais rodando ate fazer os 6 lados. (nao faças como eu que as primeiras que fiz sairam com 7 lados) claro que nao ficas com uma porca "state of the art" mas e melhor que nada =/
Não, estava mesmo a falar em peças em resina tipo Calibre 35. Sabes onde se pode comprar os parafusos desta marca? Vocês (militares ) usam disto?Rui Duarte wrote:(...mas falas em material foto gravado? acho que a tempos vi umas coisas assim. (...)
Eu encomendei um conjunto de peças foto-gravadas da Scale Motorsport que tem porcas, mas anda não sei o tamanho.
Obrigado pela dica. Tb já experimentei essa técnica, mas não consegui resultados que me agradassem.... tenho de melhorar Mas estava à procura de algo com mais detalhe... As minha primeiras tb sairam com mais lados eh, eh.Rui Duarte wrote:mas aqui fica como as faço: esticas um bocado de plastico com um pouco mais da grossura que vais querer a porca. depois metes a vareta na bancada e desbastas com o X-acto um lado e vais rodando ate fazer os 6 lados. (nao faças como eu que as primeiras que fiz sairam com 7 lados) claro que nao ficas com uma porca "state of the art" mas e melhor que nada =/
Ontem estive a ver como ficavam com peças da Calibre 35 com 0,65 e 0,8 mm de diâmetro e, curiosamente, até ficam bem, mesmo se, teoricamente, estariam fora de escala! Vamos ver o que daqui sai!!!
João
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o que a malta dos militares usa sao uns punçoes da historex (caros pa caramba!) que ha em redondo e sextavado. mas nao sei as medidas maximas/minimas, tambem ja vi por qualquer lado uns decalques em relevo da archer que pelo menos em rebites e marcas de moldes de fundiçao ha agora porcas nao sei
nao te esqueças de uma velha maxima do modelismo "se parece bem e porque esta bem" eheh
nao te esqueças de uma velha maxima do modelismo "se parece bem e porque esta bem" eheh
Rui, obrigado pela informação... vamos lá ver o que "arranja" eh, eh.
E, como esta pagina está cheia de texto e poucas imagens aqui vai mais um update.
Basicamente, o trabalho realizado centrou-se no finalizar a bloco do lado direito (admissão), reproduzindo as nervuras de reforço para parte central (1), bem como os canais de fixação dos parafusos de aperto (2). Tb reproduzi a zona de união das duas partes do motor (3), cuja forma é distinta da do lado esquerdo.
Para finalizar esta zona, criei a carenagem das engrenagens do compressor e bomba de agua (foto anteriro), mas que não cheguei a colar no sitio pois surgiu-me um a duvida....!
O braço de fixação do lado direito é reproduzido pela Pocher (que supostamente mediu um modelo real) e pela Bandai (que reproduziu um outro modelo existente no Japão) da forma que a imagem anterior mostra. No entanto, todas as fotos de referencia que tenho deste modelo, apresentam uma zona escavada e dois suportes de fixação da caixa de direcção (fotos seguintes).
Pelo que consegui ver, o 2 chassis a ser vendido pela Alfa (chassis 2111002 e actualmente no "Museu Storico"), aparece numa fotografia das 24h LeMans 1933 com estas fixações. Mas este motor (SN 2111002) foi fabricado em 1931, pelo que presumo que todos os 8C 2300 tenham esta característica e que foi desprezada por quase todos...! Ou será que estou a ver coisas?
Isto leva a uma das coisa que adoro neste hobby, mas que pode, por vezes, ser bastante frustrante: o prazer da descoberta e do conhecimento! É que na busca de resposta para esta duvida, já fiquei a saber muitas outras coisas sobre este chassis!
Uma coisa é certa... faz algum sentido a caixa de direcção não ser fixa?
João
E, como esta pagina está cheia de texto e poucas imagens aqui vai mais um update.
Basicamente, o trabalho realizado centrou-se no finalizar a bloco do lado direito (admissão), reproduzindo as nervuras de reforço para parte central (1), bem como os canais de fixação dos parafusos de aperto (2). Tb reproduzi a zona de união das duas partes do motor (3), cuja forma é distinta da do lado esquerdo.
Para finalizar esta zona, criei a carenagem das engrenagens do compressor e bomba de agua (foto anteriro), mas que não cheguei a colar no sitio pois surgiu-me um a duvida....!
O braço de fixação do lado direito é reproduzido pela Pocher (que supostamente mediu um modelo real) e pela Bandai (que reproduziu um outro modelo existente no Japão) da forma que a imagem anterior mostra. No entanto, todas as fotos de referencia que tenho deste modelo, apresentam uma zona escavada e dois suportes de fixação da caixa de direcção (fotos seguintes).
Pelo que consegui ver, o 2 chassis a ser vendido pela Alfa (chassis 2111002 e actualmente no "Museu Storico"), aparece numa fotografia das 24h LeMans 1933 com estas fixações. Mas este motor (SN 2111002) foi fabricado em 1931, pelo que presumo que todos os 8C 2300 tenham esta característica e que foi desprezada por quase todos...! Ou será que estou a ver coisas?
Isto leva a uma das coisa que adoro neste hobby, mas que pode, por vezes, ser bastante frustrante: o prazer da descoberta e do conhecimento! É que na busca de resposta para esta duvida, já fiquei a saber muitas outras coisas sobre este chassis!
Uma coisa é certa... faz algum sentido a caixa de direcção não ser fixa?
João
Aqui estou eu de novo
Depois de ter escrito o ultimo post, fiquei a matutar na questão da caixa de direcção.... vai disto, e lembrei-me de ver como era esta peça no Alfa 6C 1750, o modelo anterior ao 8C 2300, e do qual foram usados alguns componentes. E encontrei isto:
Ora, parece que a caixa de direcção deste modelo tb era fixa, inclusive com ao bloco do motor... parece que esclareci mais uma duvida eh, eh.
Assim sendo, adivinhem lá qual vai ser o próximo passo
João
Depois de ter escrito o ultimo post, fiquei a matutar na questão da caixa de direcção.... vai disto, e lembrei-me de ver como era esta peça no Alfa 6C 1750, o modelo anterior ao 8C 2300, e do qual foram usados alguns componentes. E encontrei isto:
Ora, parece que a caixa de direcção deste modelo tb era fixa, inclusive com ao bloco do motor... parece que esclareci mais uma duvida eh, eh.
Assim sendo, adivinhem lá qual vai ser o próximo passo
João
Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans
aposto que quando este model estiver acabado... é so por um pouco de gasolina do deposito e vamos todos dar uma voltinha com ele!!!
Estupendo Magnifico Do outro mundo Do alem !!!!!!! QUE TRABALHO FENOMENAL!!!
Cumps André
Estupendo Magnifico Do outro mundo Do alem !!!!!!! QUE TRABALHO FENOMENAL!!!
Cumps André