Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Partilha aqui os teus dotes de modelista
User avatar
fap
Posts: 134
Joined: Thu Jan 06, 2005 1:55 pm
Location: senhora da hora

Post by fap » Fri Jan 25, 2008 7:53 pm

Viva João,

está muito bom, fico a espera dos parafusos, :lol: , mas antes disso podias dar uma "aguada" muito leve com putty diluido para igualar as diferentes peças...

Abraço
António

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Sun Jan 27, 2008 2:11 am

fap wrote:(...) fico a espera dos parafusos, :lol: , mas antes disso podias dar uma "aguada" muito leve com putty diluido para igualar as diferentes peças...
António,

Obrigado pelas tuas palavras.

Estás a sugerir que eu aplique uma camada "uniformizadora" de putty diluido tipo "camada de primário"? E se fosse uma camada de primário a spray para uniformizar tudo e funcionar como uma base?

E em relação aos parafusos? A minha ideia inicial era colocar os parafusos depois de pintar o bloco (afinal são peças "à parte"). No entanto, se fosse para duplicar o motor, talvez fosse preferível já lá os ter... não?

João

User avatar
Caracol_kitado
Posts: 459
Joined: Thu Jul 26, 2007 8:56 pm
Location: Tomar

Post by Caracol_kitado » Sun Jan 27, 2008 6:35 pm

Isso tá a ficar um mimo. Quem me dera ter a tua paciência, eu já mandei a carroçaria do meu para o sonasol, disse uns quantos palavrões, parei por um tempo e voltei a pintar tudo de novo com alguns percalços pelo caminho. Sou perfeccionista mas não tenho o mesmo know how e paciência com muita pena minha. Quero ver isso pronto, há de ficar brutal.
ImageImage

User avatar
Akira
Posts: 748
Joined: Tue Feb 10, 2004 11:42 pm
Location: Azambuja
Contact:

Post by Akira » Sun Jan 27, 2008 7:53 pm

Caro João,

É uma verdadeira honra tê-lo por aqui a partilhar connosco o seu enorme talento na arte de construir modelos reduzidos.
Belíssimo trabalho e um muito útil e detalhado thread de progresso.
Um abraço,
Nuno.
Homepage:
http://nunocorreia.no.sapo.pt
Em curso:
Image
Concluídos:
Image

User avatar
fap
Posts: 134
Joined: Thu Jan 06, 2005 1:55 pm
Location: senhora da hora

Post by fap » Sun Jan 27, 2008 8:32 pm

Viva João,

Sim, o que estava a referir era mesmo uma “uniformização” com putty muitooo diluido, já que podes controlar melhor a(s) camada(s) e no caso do primario podes vir a ter problema com as colas se ainda precisas de adicionar algum detalhe ou peça, e o putty dá-te uma textura bem fina (claro muito diluido).

Para os parafusos, tambem penso que será melhor trata-los como “peças separadas”, mas podes marcar os locais deles, assim facilitas a reprodução em resina (evitas possiveis “ microbolhas” ) na zona dos parafusos...

Espero ver bem breve a maquina ao vivo, 8), :lol:,....., mas já agora manda mais progressos,

Ps.: recebes-te o meu mail?

Abraço
António

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Mon Jan 28, 2008 12:50 pm

Caracol_kitado wrote:Isso tá a ficar um mimo. Quem me dera ter a tua paciência, eu já mandei a carroçaria do meu para o sonasol, disse uns quantos palavrões, parei por um tempo e voltei a pintar tudo de novo com alguns percalços pelo caminho. Sou perfeccionista mas não tenho o mesmo know how e paciência com muita pena minha. Quero ver isso pronto, há de ficar brutal.
Obrigado Caracol_kitado.

Tb já olhei para este modelo uma centena com maus olhos... e palavrões nem se contam! Tanto o know-how como a paciência vem com o tempo e, com cada modelo que fazemos ou vemos estamos sempre a aprender um pouco... é uma questão de objectivos. Eu, para alem de fazer os modelos, adoro conhecer a sua história e o seu desenvolvimento. E para tal, é necessário um investimento indirecto no modelo, seja financeiro ou temporal... é aqui que vou buscar muita inspiração e até ideias.
Akira wrote:Caro João,

É uma verdadeira honra tê-lo por aqui a partilhar connosco o seu enorme talento na arte de construir modelos reduzidos.
Belíssimo trabalho e um muito útil e detalhado thread de progresso.
Um abraço,
Nuno.
Nuno, obrigado por tais palavras... :D mas tb é uma honra poder aqui ir apresentando as novidades e saber que são apreciadas!

João

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Mon Jan 28, 2008 1:07 pm

fap wrote:Viva João,

Sim, o que estava a referir era mesmo uma “uniformização” com putty muitooo diluido, já que podes controlar melhor a(s) camada(s) e no caso do primario podes vir a ter problema com as colas se ainda precisas de adicionar algum detalhe ou peça, e o putty dá-te uma textura bem fina (claro muito diluido).(...)
Olá António.

Ok, vou experimentar, mas com esta camada muito diluida não existe a possibilidade de passarem algumas imperfeições mais gravosas? Mas tb já tinha pensado nisso da "textura" eh, eh.
fap wrote: Para os parafusos, tambem penso que será melhor trata-los como “peças separadas”, mas podes marcar os locais deles, assim facilitas a reprodução em resina (evitas possiveis “ microbolhas” ) na zona dos parafusos...(...)
Na maioria dos casos, os parafusos já se encontram "apontados", em alguns casos de forma extremista :-k , mas nada que não se resolva eh, eh. Tb tenho medo dessa questão das micro-bolhas, mas tenho de validar isso com o Pró (Rui, isto é para ti :wink: ).

Ontem estive a fazer umas contas e, à escala 1/24, um parafuso M10 mede 0,4 mm e um M8, 0,3 mm!!!!!! Eu tenho uma vaga ideia de me teres enviado à mais de um ano uns parafusos com esta dimensão... tenho de ir ver. Tb já comprei um frasco de Maskol para ver se duplico alguns destes exemplares, pois isto leva tantos....!
fap wrote:(...)Espero ver bem breve a maquina ao vivo, 8), :lol:,....., mas já agora manda mais progressos,

Ps.: recebes-te o meu mail?

Abraço
António
Hum... bem breve é em Maio, certo? :lol: Podes ficar com essa certeza, mesmo se muito dificilmente estará pronto... ou algo que se pareça!

Sim, recebi o teu mail e respondo hoje :wink:

Abraço.

João

Rui Duarte
Posts: 283
Joined: Wed Nov 01, 2006 10:57 pm
Location: Entroncamento

Post by Rui Duarte » Mon Jan 28, 2008 7:44 pm

pela expriencia que tenho e pelo que ja falei a tempos com um colega do vicio acho que nao vais ter problemas com os parafusos e que seria ate mais complicado reproduzilos induvidualmente, mas e daquelas coisas que so vais saber se correu bem depois de estar feito. e ter sorte ou nao :lol:
Image

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Tue Jan 29, 2008 12:31 pm

Rui Duarte wrote:pela expriencia que tenho e pelo que ja falei a tempos com um colega do vicio acho que nao vais ter problemas com os parafusos e que seria ate mais complicado reproduzilos induvidualmente, mas e daquelas coisas que so vais saber se correu bem depois de estar feito. e ter sorte ou nao :lol:
A isso é que se chama "dar uma no cravo e outra na ferradura" :lol: ... mesmo que até sejas realista!

Já agora, sabes onde posso arranjar parafusos e porcas (simuladas!) com 0,4 mm de diâmetro. É que as que o António me enviou acabam nos 0,65 mm! Se em algumas aplicações nem ficam mal, pois salientam-se bem, noutras são enormes!!!!

João

Rui Duarte
Posts: 283
Joined: Wed Nov 01, 2006 10:57 pm
Location: Entroncamento

Post by Rui Duarte » Tue Jan 29, 2008 7:39 pm

joao nao faço idea onde compres isso. mas falas em material foto gravado? acho que a tempos vi umas coisas assim. mas as porcas sao faceis de se reproduzir com plastico, obvio que nao vais ter medidas precisas mas para o que é serve (acho eu)

mas aqui fica como as faço: esticas um bocado de plastico com um pouco mais da grossura que vais querer a porca. depois metes a vareta na bancada e desbastas com o X-acto um lado e vais rodando ate fazer os 6 lados. (nao faças como eu que as primeiras que fiz sairam com 7 lados) claro que nao ficas com uma porca "state of the art" mas e melhor que nada =/
Image

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Wed Jan 30, 2008 4:00 pm

Rui Duarte wrote:(...mas falas em material foto gravado? acho que a tempos vi umas coisas assim. (...)
Não, estava mesmo a falar em peças em resina tipo Calibre 35. Sabes onde se pode comprar os parafusos desta marca? Vocês (militares :wink: ) usam disto?

Eu encomendei um conjunto de peças foto-gravadas da Scale Motorsport que tem porcas, mas anda não sei o tamanho.
Rui Duarte wrote:mas aqui fica como as faço: esticas um bocado de plastico com um pouco mais da grossura que vais querer a porca. depois metes a vareta na bancada e desbastas com o X-acto um lado e vais rodando ate fazer os 6 lados. (nao faças como eu que as primeiras que fiz sairam com 7 lados) claro que nao ficas com uma porca "state of the art" mas e melhor que nada =/
Obrigado pela dica. Tb já experimentei essa técnica, mas não consegui resultados que me agradassem.... tenho de melhorar :lol: Mas estava à procura de algo com mais detalhe... As minha primeiras tb sairam com mais lados eh, eh.

Ontem estive a ver como ficavam com peças da Calibre 35 com 0,65 e 0,8 mm de diâmetro e, curiosamente, até ficam bem, mesmo se, teoricamente, estariam fora de escala! Vamos ver o que daqui sai!!!

João

Rui Duarte
Posts: 283
Joined: Wed Nov 01, 2006 10:57 pm
Location: Entroncamento

Post by Rui Duarte » Wed Jan 30, 2008 9:22 pm

o que a malta dos militares usa sao uns punçoes da historex (caros pa caramba!) que ha em redondo e sextavado. mas nao sei as medidas maximas/minimas, tambem ja vi por qualquer lado uns decalques em relevo da archer que pelo menos em rebites e marcas de moldes de fundiçao ha agora porcas nao sei
nao te esqueças de uma velha maxima do modelismo "se parece bem e porque esta bem" eheh
Image

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Fri Feb 01, 2008 7:21 pm

Rui, obrigado pela informação... vamos lá ver o que "arranja" eh, eh.

E, como esta pagina está cheia de texto e poucas imagens :lol: aqui vai mais um update.

Image

Basicamente, o trabalho realizado centrou-se no finalizar a bloco do lado direito (admissão), reproduzindo as nervuras de reforço para parte central (1), bem como os canais de fixação dos parafusos de aperto (2). Tb reproduzi a zona de união das duas partes do motor (3), cuja forma é distinta da do lado esquerdo.

Image

Image

Para finalizar esta zona, criei a carenagem das engrenagens do compressor e bomba de agua (foto anteriro), mas que não cheguei a colar no sitio pois surgiu-me um a duvida....!

Image

O braço de fixação do lado direito é reproduzido pela Pocher (que supostamente mediu um modelo real) e pela Bandai (que reproduziu um outro modelo existente no Japão) da forma que a imagem anterior mostra. No entanto, todas as fotos de referencia que tenho deste modelo, apresentam uma zona escavada e dois suportes de fixação da caixa de direcção (fotos seguintes).

Image

Image

Pelo que consegui ver, o 2 chassis a ser vendido pela Alfa (chassis 2111002 e actualmente no "Museu Storico"), aparece numa fotografia das 24h LeMans 1933 com estas fixações. Mas este motor (SN 2111002) foi fabricado em 1931, pelo que presumo que todos os 8C 2300 tenham esta característica e que foi desprezada por quase todos...! Ou será que estou a ver coisas?

Isto leva a uma das coisa que adoro neste hobby, mas que pode, por vezes, ser bastante frustrante: o prazer da descoberta e do conhecimento! É que na busca de resposta para esta duvida, já fiquei a saber muitas outras coisas sobre este chassis! :wink:

Uma coisa é certa... faz algum sentido a caixa de direcção não ser fixa?

João

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Fri Feb 01, 2008 7:54 pm

Aqui estou eu de novo :lol:

Depois de ter escrito o ultimo post, fiquei a matutar na questão da caixa de direcção.... vai disto, e lembrei-me de ver como era esta peça no Alfa 6C 1750, o modelo anterior ao 8C 2300, e do qual foram usados alguns componentes. E encontrei isto:

Image

Image

Ora, parece que a caixa de direcção deste modelo tb era fixa, inclusive com ao bloco do motor... parece que esclareci mais uma duvida eh, eh.

Assim sendo, adivinhem lá qual vai ser o próximo passo :wink:

João

User avatar
andr3
Posts: 19
Joined: Fri Feb 08, 2008 5:21 pm

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by andr3 » Sat Feb 09, 2008 8:11 pm

aposto que quando este model estiver acabado... é so por um pouco de gasolina do deposito e vamos todos dar uma voltinha com ele!!! :mrgreen: :mrgreen:

Estupendo Magnifico Do outro mundo Do alem !!!!!!! QUE TRABALHO FENOMENAL!!! :shock: :shock: :shock:

Cumps André

Post Reply