Alfa Romeo 8C 2300 LeMans
- lumeboo2
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João sen dúbida algunha, ti es o meu ídolo modelístico.
O digo en serio, vim muitos automodelistas capaces de deixar unha pintura de carrocería mais lisinha que un vidrio, mais lisinha e brillante aínda do que é a pintura dum carro na realidade e por iso son considerados dos melhores modelistas, e amigo ti pintas as carrocerías com pincel e mais para min és o mais grande.
João ti faz modelismo.
O digo en serio, vim muitos automodelistas capaces de deixar unha pintura de carrocería mais lisinha que un vidrio, mais lisinha e brillante aínda do que é a pintura dum carro na realidade e por iso son considerados dos melhores modelistas, e amigo ti pintas as carrocerías com pincel e mais para min és o mais grande.
João ti faz modelismo.
"Cada criatura, al nacer, nos trae el mensaje de que Dios todavía no pierde la esperanza en los hombres"
Obrigado ryk e Luís pelas vossas palavras... até fico comovido.
Luís, o "click" final para decidir fazer o motor foi a tua reprodução da cabeça do motor que tinhas perdido. Gostei tanto do aspecto, que, com um pouco de "ajuda" de outros amigos, acabei por em seguir em frente... ou seja, este trabalho é-te dedicado! A ti, à Julieta, ao António e ao Carlos... Espero que estejam a gostar.
No entanto, muito do trabalho que aqui está, é inspirado no teu Alfa LeMans da Italeri, um modelo bem superior a este Union. Durante alguns anos fui regularmente à tua pagina (uma bíblia para os Alfistas), sonhando em por as mãos em alguns daqueles modelos... este é o primeiro!
João
PS: Finalmente comprei um compressor para o aerógrafo que recebi o ano passado como prenda de Natal e espero usa-lo já em algumas peças deste modelo, em especial a tampa do cárter e outras mais trabalhadas... no entanto, o pincel tem sempre um lugar reservado.
Luís, o "click" final para decidir fazer o motor foi a tua reprodução da cabeça do motor que tinhas perdido. Gostei tanto do aspecto, que, com um pouco de "ajuda" de outros amigos, acabei por em seguir em frente... ou seja, este trabalho é-te dedicado! A ti, à Julieta, ao António e ao Carlos... Espero que estejam a gostar.
No entanto, muito do trabalho que aqui está, é inspirado no teu Alfa LeMans da Italeri, um modelo bem superior a este Union. Durante alguns anos fui regularmente à tua pagina (uma bíblia para os Alfistas), sonhando em por as mãos em alguns daqueles modelos... este é o primeiro!
João
PS: Finalmente comprei um compressor para o aerógrafo que recebi o ano passado como prenda de Natal e espero usa-lo já em algumas peças deste modelo, em especial a tampa do cárter e outras mais trabalhadas... no entanto, o pincel tem sempre um lugar reservado.
Viva João,
realmente só posso concordar com as opiniões anteriormente descritas, és um excelente amigo e modelista, as pequenas ajudas que tens recebido são fruto da tua amizade e da tua insistencia na "perfeição", , , , espero que o frio e o muito trabalho não sejam um estorvo para muitos e bons progressos, pela minha parte fico sempre a espera de "mais e melhor", parabens pela compra do compressor, ( a tua Julieta e comp. são um fantastico suporte ), mas já chega, toca a modelar mais um bocado...,:D...
PS:
Já agora não te esqueças de usar todo o material que tens a disposição, , ,
Grande Abraço
António
realmente só posso concordar com as opiniões anteriormente descritas, és um excelente amigo e modelista, as pequenas ajudas que tens recebido são fruto da tua amizade e da tua insistencia na "perfeição", , , , espero que o frio e o muito trabalho não sejam um estorvo para muitos e bons progressos, pela minha parte fico sempre a espera de "mais e melhor", parabens pela compra do compressor, ( a tua Julieta e comp. são um fantastico suporte ), mas já chega, toca a modelar mais um bocado...,:D...
PS:
Já agora não te esqueças de usar todo o material que tens a disposição, , ,
Grande Abraço
António
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Será o toque final para facer dos teus trabalhos as obras de arte totais.JMCARC1 wrote:Obrigado ryk e Luís pelas vossas palavras... até fico comovido.
Luís, o "click" final para decidir fazer o motor foi a tua reprodução da cabeça do motor que tinhas perdido. Gostei tanto do aspecto, que, com um pouco de "ajuda" de outros amigos, acabei por em seguir em frente... ou seja, este trabalho é-te dedicado! A ti, à Julieta, ao António e ao Carlos... Espero que estejam a gostar.
É un orgulho (comprendese?)
No entanto, muito do trabalho que aqui está, é inspirado no teu Alfa LeMans da Italeri, um modelo bem superior a este Union. Durante alguns anos fui regularmente à tua pagina (uma bíblia para os Alfistas), sonhando em por as mãos em alguns daqueles modelos... este é o primeiro!
Obrigado
João
PS: Finalmente comprei um compressor para o aerógrafo que recebi o ano passado como prenda de Natal e espero usa-lo já em algumas peças deste modelo, em especial a tampa do cárter e outras mais trabalhadas... no entanto, o pincel tem sempre um lugar reservado.
"Cada criatura, al nacer, nos trae el mensaje de que Dios todavía no pierde la esperanza en los hombres"
Obrigado mais uma vez!!!!
Sim António, não me esqueço de usar todo o material, mas uma prenda assim não deve ser misturada na confusão... acho que deve ser usada para tarefas mais "dignas" num modelo perto da finalização... rima e é verdade, mesmo se não é muito perceptível
Depois disto tudo, só posso ir para casa agarrar-me ao evergreen, ao x-acto e à cola e avançar mais um pouco...!!!
Obrigado a todos.
João
Sim António, não me esqueço de usar todo o material, mas uma prenda assim não deve ser misturada na confusão... acho que deve ser usada para tarefas mais "dignas" num modelo perto da finalização... rima e é verdade, mesmo se não é muito perceptível
Depois disto tudo, só posso ir para casa agarrar-me ao evergreen, ao x-acto e à cola e avançar mais um pouco...!!!
Obrigado a todos.
João
Olá a todos.
E embora não pareça, eu até fui para casa e lancei-me ao plástico. A ideia, foi deixar os pormenores para depois e continuar com o grosso da reprodução do motor. Assim, passei às fixações do motor ao chassis.
O motor é fixo ao chassis pela frente, numa peça central que prende à travessa por debaixo do radiador (e que tb tem a função de o fixar) e atrás, através de duas extensões laterais que fixam lateralmente ao chassis na zona de ligação à caixa de velocidades.
E foram precisas 3 tentativas, para reproduzir esta zona que até é simples. O problema foi ter enveredado por soluções algo sofisticadas, qd uma simples tb tinha dado!
Assim, usando os templates em papel, cortei as rodelas da parte traseira, na zona de união à caixa de velocidades.
No entanto, e devido à forma como o motor é rematado por debaixo, tive de proceder a um pequeno corte na parte inferior, e que é reproduzida pela peça que simula a tampa do carter.
Depois foi juntar tudo para fazer a parte traseira... de forma a facilitar a montagem, colei dois espigões de posicionamento.
O primeiro passo estava dado e nada como uma montagem a seco para ter uma ideia do resultado...
A utilidade pode não ser muita, mas que serve para alimentar o sonho, lá isso serve...
E embora não pareça, eu até fui para casa e lancei-me ao plástico. A ideia, foi deixar os pormenores para depois e continuar com o grosso da reprodução do motor. Assim, passei às fixações do motor ao chassis.
O motor é fixo ao chassis pela frente, numa peça central que prende à travessa por debaixo do radiador (e que tb tem a função de o fixar) e atrás, através de duas extensões laterais que fixam lateralmente ao chassis na zona de ligação à caixa de velocidades.
E foram precisas 3 tentativas, para reproduzir esta zona que até é simples. O problema foi ter enveredado por soluções algo sofisticadas, qd uma simples tb tinha dado!
Assim, usando os templates em papel, cortei as rodelas da parte traseira, na zona de união à caixa de velocidades.
No entanto, e devido à forma como o motor é rematado por debaixo, tive de proceder a um pequeno corte na parte inferior, e que é reproduzida pela peça que simula a tampa do carter.
Depois foi juntar tudo para fazer a parte traseira... de forma a facilitar a montagem, colei dois espigões de posicionamento.
O primeiro passo estava dado e nada como uma montagem a seco para ter uma ideia do resultado...
A utilidade pode não ser muita, mas que serve para alimentar o sonho, lá isso serve...
Seguidamente, passei para a reprodução da parte associada ao bloco do motor.
Para isso, colei nos topos da parte feita anteriormente, dois pedaços com a forma dos topos das extensões de fixação.
Como a peça tem a forma piramidal, tanto na parte dianteira como na traseira, esta vista tem uma pequena marca que permite visualizar a zona a desbastar na parte traseira...
Seguidamente, colei um pedaço em L com a forma pretendida e enchi o espaço central com pedaços de plástico colados com supercola 3.
Agora é só betumar todo de forma a rectificar e uniformizar o conjunto... mas isso fica para a semana
Espero que estejam a gostar...
João
Para isso, colei nos topos da parte feita anteriormente, dois pedaços com a forma dos topos das extensões de fixação.
Como a peça tem a forma piramidal, tanto na parte dianteira como na traseira, esta vista tem uma pequena marca que permite visualizar a zona a desbastar na parte traseira...
Seguidamente, colei um pedaço em L com a forma pretendida e enchi o espaço central com pedaços de plástico colados com supercola 3.
Agora é só betumar todo de forma a rectificar e uniformizar o conjunto... mas isso fica para a semana
Espero que estejam a gostar...
João
- Caracol_kitado
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Obrigado Caracol_kitado.
Depois de um fim-de-semana aproveitado para o modelismo, consegui completar as ultimas etapas de forma a terminar esta zona do motor.
Para betumar, voltei a usar o betume de poliéster, usando uma camada espessa de forma a conseguir ter alguma margem de material para corrigir alguns alinhamentos.
Depois foi o inevitável processo de lixar, betumar, lixar.... até conseguir uniformizar todo o conjunto. Este processo foi dificultado pela opção por deixar esta zona separada do bloco do motor...
Esta opção deveu-se à ideia de tentar reproduzir este motor para outro projecto... como não sabia se era ou não vantajoso uni-las...
Em seguida, e depois de alguns esclarecimentos, colei finalmente as duas peças e betumei as juntas com betume da Tamiya diluido. No final, todo o conjunto ficou com este aspecto:
Que tal?
João
Depois de um fim-de-semana aproveitado para o modelismo, consegui completar as ultimas etapas de forma a terminar esta zona do motor.
Para betumar, voltei a usar o betume de poliéster, usando uma camada espessa de forma a conseguir ter alguma margem de material para corrigir alguns alinhamentos.
Depois foi o inevitável processo de lixar, betumar, lixar.... até conseguir uniformizar todo o conjunto. Este processo foi dificultado pela opção por deixar esta zona separada do bloco do motor...
Esta opção deveu-se à ideia de tentar reproduzir este motor para outro projecto... como não sabia se era ou não vantajoso uni-las...
Em seguida, e depois de alguns esclarecimentos, colei finalmente as duas peças e betumei as juntas com betume da Tamiya diluido. No final, todo o conjunto ficou com este aspecto:
Que tal?
João
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Não, não ficava nada mal e até era de toda a inteira justiça eh, eh.Carlos Jorge wrote:João, não ficava mal falares da tarde que passaste nos Pikuinhas .
Este sábado conheci, finalmente, a sede dos Pikuinhas. É um espaço simpático, bem apetrechado para o modelismo, onde se juntam os sócios para modelar e conversar. Pelo meio ainda tem tempo, paciência e disponibilidade para "actuarem" visitantes ignortantes
Foi uma tarde muito bem passada onde me puseram a pintar a aerógrafo (os primeiros passos), estreando o meu equipamento eh, eh. Tb deu para trocar umas pequenas ideias sobre a reprodução de peças a resina.
Só foi pena ter ido passear até Constância - ia com a cabeça na lua - e ter chegado um bocado atrasado. Assim, o prometido workshop sobre a reprodução de peças em resina teve de ficar para outra visita...
O pessoal, como já é habito, foi muito porreiro e incansável a dar conselhos, ajuda, etc... é pena é o Entroncamento ser tão longe de Lisboa, pq senão aparecia mais vezes... Obrigado a todos!
João
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