Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Partilha aqui os teus dotes de modelista
JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Wed Dec 05, 2007 7:45 pm

Obrigado pelos vossos comentários.

António, podes ficar descansado que não poupo :lol: estou a tentar ter o motor quase pronto ainda este ano... mesmo considerando com a época das festas!

João

ryk
Posts: 71
Joined: Sun Jun 25, 2006 12:36 pm
Location: Porto

Post by ryk » Wed Dec 05, 2007 7:54 pm

Estou maravilhado e estupefacto. So agora vi o topico e fiquei colado ao ecran ate ao fim. parabens pelo extraordinario trabalho que estas a fazer de verdadeiro modelismo. fico a espera da continuação.
abraço

ricardo

User avatar
lumeboo2
Posts: 402
Joined: Wed Nov 14, 2007 4:31 pm
Location: Espanha (El Ferrol, Galicia)
Contact:

Post by lumeboo2 » Thu Dec 06, 2007 6:41 pm

João sen dúbida algunha, ti es o meu ídolo modelístico.

O digo en serio, vim muitos automodelistas capaces de deixar unha pintura de carrocería mais lisinha que un vidrio, mais lisinha e brillante aínda do que é a pintura dum carro na realidade e por iso son considerados dos melhores modelistas, e amigo ti pintas as carrocerías com pincel e mais para min és o mais grande.
João ti faz modelismo.
"Cada criatura, al nacer, nos trae el mensaje de que Dios todavía no pierde la esperanza en los hombres"

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Thu Dec 06, 2007 7:18 pm

Obrigado ryk e Luís pelas vossas palavras... até fico comovido. :oops:

Luís, o "click" final para decidir fazer o motor foi a tua reprodução da cabeça do motor que tinhas perdido. Gostei tanto do aspecto, que, com um pouco de "ajuda" de outros amigos, acabei por em seguir em frente... ou seja, este trabalho é-te dedicado! A ti, à Julieta, ao António e ao Carlos... Espero que estejam a gostar.

No entanto, muito do trabalho que aqui está, é inspirado no teu Alfa LeMans da Italeri, um modelo bem superior a este Union. Durante alguns anos fui regularmente à tua pagina (uma bíblia para os Alfistas), sonhando em por as mãos em alguns daqueles modelos... este é o primeiro!

João

PS: Finalmente comprei um compressor para o aerógrafo que recebi o ano passado como prenda de Natal e espero usa-lo já em algumas peças deste modelo, em especial a tampa do cárter e outras mais trabalhadas... no entanto, o pincel tem sempre um lugar reservado. :roll:

User avatar
fap
Posts: 134
Joined: Thu Jan 06, 2005 1:55 pm
Location: senhora da hora

Post by fap » Thu Dec 06, 2007 8:09 pm

Viva João,

realmente só posso concordar com as opiniões anteriormente descritas, és um excelente amigo e modelista, as pequenas ajudas que tens recebido são fruto da tua amizade e da tua insistencia na "perfeição", :lol: , :lol: , 8) , espero que o frio e o muito trabalho não sejam um estorvo para muitos e bons progressos, pela minha parte fico sempre a espera de "mais e melhor", parabens pela compra do compressor, ( a tua Julieta e comp. são um fantastico suporte ), mas já chega, toca a modelar mais um bocado...,:D...

PS:
Já agora não te esqueças de usar todo o material que tens a disposição, :D , :D , :D


Grande Abraço

António
Attachments
final (6).JPG
final (6).JPG (144.04 KiB) Viewed 5859 times

User avatar
lumeboo2
Posts: 402
Joined: Wed Nov 14, 2007 4:31 pm
Location: Espanha (El Ferrol, Galicia)
Contact:

Post by lumeboo2 » Thu Dec 06, 2007 8:26 pm

JMCARC1 wrote:Obrigado ryk e Luís pelas vossas palavras... até fico comovido. :oops:

Luís, o "click" final para decidir fazer o motor foi a tua reprodução da cabeça do motor que tinhas perdido. Gostei tanto do aspecto, que, com um pouco de "ajuda" de outros amigos, acabei por em seguir em frente... ou seja, este trabalho é-te dedicado! A ti, à Julieta, ao António e ao Carlos... Espero que estejam a gostar.

É un orgulho (comprendese?)

No entanto, muito do trabalho que aqui está, é inspirado no teu Alfa LeMans da Italeri, um modelo bem superior a este Union. Durante alguns anos fui regularmente à tua pagina (uma bíblia para os Alfistas), sonhando em por as mãos em alguns daqueles modelos... este é o primeiro!

Obrigado

João

PS: Finalmente comprei um compressor para o aerógrafo que recebi o ano passado como prenda de Natal e espero usa-lo já em algumas peças deste modelo, em especial a tampa do cárter e outras mais trabalhadas... no entanto, o pincel tem sempre um lugar reservado. :roll:
Será o toque final para facer dos teus trabalhos as obras de arte totais.
"Cada criatura, al nacer, nos trae el mensaje de que Dios todavía no pierde la esperanza en los hombres"

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Thu Dec 06, 2007 8:50 pm

Obrigado mais uma vez!!!!

Sim António, não me esqueço de usar todo o material, mas uma prenda assim não deve ser misturada na confusão... acho que deve ser usada para tarefas mais "dignas" num modelo perto da finalização... rima e é verdade, mesmo se não é muito perceptível :wink:

Depois disto tudo, só posso ir para casa agarrar-me ao evergreen, ao x-acto e à cola e avançar mais um pouco...!!!

Obrigado a todos.

João

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Fri Dec 14, 2007 5:40 pm

Olá a todos.

E embora não pareça, eu até fui para casa e lancei-me ao plástico. A ideia, foi deixar os pormenores para depois e continuar com o grosso da reprodução do motor. Assim, passei às fixações do motor ao chassis.

O motor é fixo ao chassis pela frente, numa peça central que prende à travessa por debaixo do radiador (e que tb tem a função de o fixar) e atrás, através de duas extensões laterais que fixam lateralmente ao chassis na zona de ligação à caixa de velocidades.

Image

E foram precisas 3 tentativas, para reproduzir esta zona que até é simples. O problema foi ter enveredado por soluções algo sofisticadas, qd uma simples tb tinha dado!

Assim, usando os templates em papel, cortei as rodelas da parte traseira, na zona de união à caixa de velocidades.

Image

No entanto, e devido à forma como o motor é rematado por debaixo, tive de proceder a um pequeno corte na parte inferior, e que é reproduzida pela peça que simula a tampa do carter.

Image

Depois foi juntar tudo para fazer a parte traseira... de forma a facilitar a montagem, colei dois espigões de posicionamento.

Image

Image

Image

O primeiro passo estava dado e nada como uma montagem a seco para ter uma ideia do resultado... :wink:

Image

Image

Image

A utilidade pode não ser muita, mas que serve para alimentar o sonho, lá isso serve... :lol:

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Fri Dec 14, 2007 5:48 pm

Seguidamente, passei para a reprodução da parte associada ao bloco do motor.

Para isso, colei nos topos da parte feita anteriormente, dois pedaços com a forma dos topos das extensões de fixação.

Image

Como a peça tem a forma piramidal, tanto na parte dianteira como na traseira, esta vista tem uma pequena marca que permite visualizar a zona a desbastar na parte traseira...

Seguidamente, colei um pedaço em L com a forma pretendida e enchi o espaço central com pedaços de plástico colados com supercola 3.

Image

Image

Image

Image

Agora é só betumar todo de forma a rectificar e uniformizar o conjunto... mas isso fica para a semana :wink:

Espero que estejam a gostar...

João

User avatar
Caracol_kitado
Posts: 459
Joined: Thu Jul 26, 2007 8:56 pm
Location: Tomar

Post by Caracol_kitado » Fri Dec 14, 2007 8:20 pm

Para variar está excelente e com os passos todos bem documentados para aprendermos umas coisas!
ImageImage

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Mon Dec 17, 2007 4:39 pm

Obrigado Caracol_kitado.

Depois de um fim-de-semana aproveitado para o modelismo, consegui completar as ultimas etapas de forma a terminar esta zona do motor.

Para betumar, voltei a usar o betume de poliéster, usando uma camada espessa de forma a conseguir ter alguma margem de material para corrigir alguns alinhamentos.

Image

Depois foi o inevitável processo de lixar, betumar, lixar.... até conseguir uniformizar todo o conjunto. Este processo foi dificultado pela opção por deixar esta zona separada do bloco do motor...

Esta opção deveu-se à ideia de tentar reproduzir este motor para outro projecto... como não sabia se era ou não vantajoso uni-las... :roll:

Em seguida, e depois de alguns esclarecimentos, colei finalmente as duas peças e betumei as juntas com betume da Tamiya diluido. No final, todo o conjunto ficou com este aspecto:

Image

Image

Image

Image

Que tal?

João

Carlos Jorge
Posts: 302
Joined: Fri Dec 17, 2004 4:44 pm
Location: Constância
Contact:

Post by Carlos Jorge » Mon Dec 17, 2007 4:47 pm

Vi isso ao vivo no Sábado, está a ficar um trabalho impecável. O nível é pormenor para algo feito em scratch é que é de doidos, estou para ver isso terminado com velas, fios e parafusos...

João, não ficava mal falares da tarde que passaste nos Pikuinhas :D.



Cumprimentos,
Carlos Jorge
Image
Image
Image

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Mon Dec 17, 2007 5:06 pm

Carlos Jorge wrote:João, não ficava mal falares da tarde que passaste nos Pikuinhas :D.
Não, não ficava nada mal e até era de toda a inteira justiça eh, eh.

Este sábado conheci, finalmente, a sede dos Pikuinhas. É um espaço simpático, bem apetrechado para o modelismo, onde se juntam os sócios para modelar e conversar. Pelo meio ainda tem tempo, paciência e disponibilidade para "actuarem" visitantes ignortantes :lol:

Foi uma tarde muito bem passada onde me puseram a pintar a aerógrafo (os primeiros passos), estreando o meu equipamento eh, eh. Tb deu para trocar umas pequenas ideias sobre a reprodução de peças a resina.

Só foi pena ter ido passear até Constância - ia com a cabeça na lua - e ter chegado um bocado atrasado. Assim, o prometido workshop sobre a reprodução de peças em resina teve de ficar para outra visita...

O pessoal, como já é habito, foi muito porreiro e incansável a dar conselhos, ajuda, etc... é pena é o Entroncamento ser tão longe de Lisboa, pq senão aparecia mais vezes... Obrigado a todos!

João

Carlos Jorge
Posts: 302
Joined: Fri Dec 17, 2004 4:44 pm
Location: Constância
Contact:

Post by Carlos Jorge » Mon Dec 17, 2007 5:12 pm

Eheh, não tens que agradecer, a porta está sempre aberta (aos Sábados pelas 14h30 :D).

Pois, pena não poderes aparecer mais vezes, até eu começava a montar o Alfetta...


Cumprimentos,
Carlos Jorge
Image
Image
Image

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Mon Dec 17, 2007 5:16 pm

Carlos Jorge wrote:Pois, pena não poderes aparecer mais vezes, até eu começava a montar o Alfetta...
Epá, não seja por isso... tenho mesmo de aparecer mais vezes :wink:

João

Post Reply