Alfa Romeo Giulia Sprint GTA (Tamiya)

Partilha aqui os teus dotes de modelista
User avatar
Caracol_kitado
Posts: 459
Joined: Thu Jul 26, 2007 8:56 pm
Location: Tomar

Alfa Romeo Giulia Sprint GTA (Tamiya)

Post by Caracol_kitado » Mon Feb 18, 2008 3:13 pm

Este é o meu segundo trabalho. Ao contrário do primeiro e tal como tenho visto ser feito pelo pessoal do fórum comecei pela carroçaria para que a pintura fique a curar bem enquanto faço as outras partes do carro. Por enquanto ainda só tratei de betumar algumas incorrecções no chassis e na carroçaria, mas infelizmente não tirei fotos, apliquei o primário e dei duas de mão bastaste leves. Optei por não montar os para-choques para lhe dar um ar mais desportivo e como tal tive também que betumar os orifícios onde encaixam os para-choques.
Alfa-Giulia-Sprint-GTA-014.jpg
Alfa-Giulia-Sprint-GTA-014.jpg (173.38 KiB) Viewed 8752 times
Attachments
Alfa-Giulia-Sprint-GTA-001.jpg
Alfa-Giulia-Sprint-GTA-001.jpg (135.41 KiB) Viewed 8747 times
Alfa-Giulia-Sprint-GTA-002.jpg
Alfa-Giulia-Sprint-GTA-002.jpg (140.94 KiB) Viewed 8746 times
Alfa-Giulia-Sprint-GTA-004.jpg
Alfa-Giulia-Sprint-GTA-004.jpg (149.72 KiB) Viewed 8742 times
Alfa-Giulia-Sprint-GTA-005.jpg
Alfa-Giulia-Sprint-GTA-005.jpg (160.47 KiB) Viewed 8716 times
Alfa-Giulia-Sprint-GTA-009.jpg
Alfa-Giulia-Sprint-GTA-009.jpg (181.77 KiB) Viewed 8711 times
Alfa-Giulia-Sprint-GTA-010.jpg
Alfa-Giulia-Sprint-GTA-010.jpg (181.3 KiB) Viewed 8699 times
Alfa-Giulia-Sprint-GTA-011.jpg
Alfa-Giulia-Sprint-GTA-011.jpg (181.84 KiB) Viewed 8698 times
Alfa-Giulia-Sprint-GTA-013.jpg
Alfa-Giulia-Sprint-GTA-013.jpg (194.25 KiB) Viewed 8689 times
ImageImage

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo Giulia Sprint GTA (Tamiya)

Post by JMCARC1 » Mon Feb 18, 2008 5:12 pm

Olá Caracol_kitado...

Ora aqui está algo que me é familiar eh, eh.

Para já, o que mais me salta à vista é a cor "eléctrica" da primeira camada de pinta :lol: Parece um Alfa do tunning eh, eh.

Já sabes, se precisares de ajuda ou alguma dica, estás à vontade!

Boa sorte e vai com calma... isto é para saborear :wink:

João

PS: Chegaste a conseguir arranjar os logo "Alfa Romeo" para o motor?

User avatar
Caracol_kitado
Posts: 459
Joined: Thu Jul 26, 2007 8:56 pm
Location: Tomar

Re: Alfa Romeo Giulia Sprint GTA (Tamiya)

Post by Caracol_kitado » Mon Feb 18, 2008 8:31 pm

Só as centenas de fotos de referência que me arranjaste já são uma grande ajuda, mas por acaso lembrei-me de uma coisa que não consegui ver nas fotos. Não me apetece deixar as bombas de gasolina e respectivos tubos que fazem parte do chassis pintadas de vermelho, por acaso não sabes de que cor são?. Quanto àquele pseudo cor de rosa da pintura espero que após mais três ou quatro camadas se torne num belo rosso corsa.
Isto vai ser feito com calma, embora, com aquilo que aprendi no primeiro modelo ache que vai demorar muito menos tempo a fazer que o corolla.
Quanto à folha em PE com os símbolos já a tenho cá. Ainda não testei para ver se fica à escala mas à primeira vista parece-me que sim. É esta, comprei no hiroboy:
Attachments
mm2042a.jpg
mm2042a.jpg (110.37 KiB) Viewed 8658 times
ImageImage

User avatar
cpmonteiro
Posts: 324
Joined: Sat Apr 09, 2005 5:17 pm
Location: Santo Tirso

Re: Alfa Romeo Giulia Sprint GTA (Tamiya)

Post by cpmonteiro » Mon Feb 18, 2008 8:51 pm

Começou muito bem.
Força nisso.

Monteiro

User avatar
IgeL
Posts: 142
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:13 pm
Location: Ethiopia

Re: Alfa Romeo Giulia Sprint GTA (Tamiya)

Post by IgeL » Mon Feb 18, 2008 9:32 pm

Lindo projecto sim srs.
vais usar as peças photoechd, alem dos logotipos ou crachás?
penso que as "bombas de gazolina e respectivos tubos"
ficariam muito bem em tamiya Bronze x-33 dá um ar bem realista e profissional a alguns objectos, e cmo esse carro ja tem uns anitos axo que ficaria bem.
....Keepin It SideWayz....

Image

A pressa é inimiga da perfeição. By CpMonteiro

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo Giulia Sprint GTA (Tamiya)

Post by JMCARC1 » Mon Feb 18, 2008 9:41 pm

Caracol_kitado wrote:(...)mas por acaso lembrei-me de uma coisa que não consegui ver nas fotos. Não me apetece deixar as bombas de gasolina e respectivos tubos que fazem parte do chassis pintadas de vermelho, por acaso não sabes de que cor são?.
Aqui vão umas imagens onde se pode ver as bombas de combustível. Tem atenção que, originalmente, o fundo do carro era pintado de preto, embora já tenha visto fotos originais em que aparecem as duas combinações...!

Image

Image

Image

Image

Qt aos tubos, podias substitui-los por fio de forma a dar mais volume, autenticidade e facilitar a pintura :wink:
Caracol_kitado wrote:Quanto à folha em PE com os símbolos já a tenho cá. Ainda não testei para ver se fica à escala mas à primeira vista parece-me que sim. É esta, comprei no hiroboy:
Qt custou?

João

User avatar
Caracol_kitado
Posts: 459
Joined: Thu Jul 26, 2007 8:56 pm
Location: Tomar

Re: Alfa Romeo Giulia Sprint GTA (Tamiya)

Post by Caracol_kitado » Mon Feb 18, 2008 10:35 pm

Bem, eu segui as indicações da tamiya e algumas das tuas fotos, como tal já pintei o chassis de vermelho. Não tinha essas fotos, as bombas de gasolina parecem ter uma cor semelhante à da bomba de travões. Quanto aos fios logo se vê, não quero fazer asneira, mas tentar não custa. A folha de PE deve ter custado à volta de 2€ e tal. :)
vais usar as peças photoechd, alem dos logotipos ou crachás?
Só vou usar as palavras Alfa Romeo para corrigir um esquecimento da Tamiya. Eles esqueceram-se de fazer os alto-relevos na tampa das válvulas e eu vou colar as peças de PE no sítio onde devia estar esse alto relevo, isto se as peças estiverem à escala claro. Quanto aos símbolos em princípio não os vou usar, logo se vê.
ImageImage

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Re: Alfa Romeo Giulia Sprint GTA (Tamiya)

Post by Marco » Tue Feb 19, 2008 12:40 am

Quando fiz o meu depois do primário, dei-lhe uma camada de preto, para me sair um vermelho bem escuro.

viewtopic.php?f=14&t=1253

Gostei bastante do resultado final :)

P.S.: Esse suporte da Tamiya é que parece ser mesmo jeitoso!

User avatar
nuno22467
Posts: 1316
Joined: Mon Feb 19, 2007 10:29 pm
Location: PORTO

Re: Alfa Romeo Giulia Sprint GTA (Tamiya)

Post by nuno22467 » Tue Feb 19, 2008 4:15 am

Viva,
Belo projecto, sim Senhor!
Também tenho um, mas é um «velhinho» da Gunze-Sangyo, que não ficou grande pistola... :oops:
Quanto ao Vermelho, a primeira camada é carmim, mas vai escurecendo com as sucessivas mãos de tinta. Estás a ir muito bem!
Bom progresso,
Abc
Nuno.
ImageImageImageImageImageImageImage

User avatar
pedroalex
Posts: 790
Joined: Wed Jul 14, 2004 2:29 pm
Location: Sintra

Re: Alfa Romeo Giulia Sprint GTA (Tamiya)

Post by pedroalex » Tue Feb 19, 2008 10:08 am

Gosto imenso deste Alfa.

Para já tás a andar bem, apesar de estar um bocadinho rosinha :lol:

Continuação de bom trabalho

Um abraço

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo Giulia Sprint GTA (Tamiya)

Post by JMCARC1 » Tue Feb 19, 2008 1:24 pm

Caracol_kitado wrote:Bem, eu segui as indicações da tamiya e algumas das tuas fotos, como tal já pintei o chassis de vermelho. Não tinha essas fotos, as bombas de gasolina parecem ter uma cor semelhante à da bomba de travões. Quanto aos fios logo se vê, não quero fazer asneira, mas tentar não custa.(...)
Caracol_kitado,

Não que eu esteja a tentar "manipular-te"... longe de mim :badgrin: mas não é assim tão difícil, ou problemático, colocar os fios...

Aqui vai uma foto dos fios que geralmente uso:

Image

1 e 2 - Fio de vinil dos que vem com os modelos 1/12 da Tamiya (pronto... os da fotos vieram com os modelos da Protar eh, eh).
3 - Fio eléctrico dos electrodomésticos de consumo (no interior tem pequenos fios de cobre que tb podem ser usados).
4 - Fio eléctrico, frequentemente usado nas electrificações das miniaturas de comboios.
5 - Linha de costura.
6 - Fio de revestimento dos cabos eléctricos e telefónicos. Normalmente tem um fio de cobre espesso no interior. No exemplar da foto, removi esse fio de cobre (que é dificil de dobrar e obter um efeito "natural") e estiquei o revestimento exterior... fica com menor espessura e mais maleável.
7 - Fio de cobre fino... não sei onde arranjei!
8 - Suporte de bandeja das peças aquecido e esticado, como para fazer antenas.

São estes os que uso para os meus modelos. Com isto consegues fazer quase tudo! Para os colar, normalmente, uso um pouco de supercola3, aplicada com um palito. Sempre que possível, faço um pequeno furo na peça para facilitar o encaixe.

Em relação à cor do chassis, eu costumo pensar que o original é preto, mas nos modelos restaurados fica da cor da carroçaria... mas acho que qq uma fica bem... e correcta :wink:

João

User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Re: Alfa Romeo Giulia Sprint GTA (Tamiya)

Post by Evolution VI » Tue Feb 19, 2008 3:40 pm

Antes de mais deixa-me felicitar-te a câmara fotográfica. As primeiras fotos estão muito nitidas, excelente qualidade! As outras estão um pouco desfocadas mas deve-se ao fotografo :lol:

O progresso está 5 estrelas! Esse carro é lindo e tu estás com o talento apurado!

Parabéns!

User avatar
Caracol_kitado
Posts: 459
Joined: Thu Jul 26, 2007 8:56 pm
Location: Tomar

Re: Alfa Romeo Giulia Sprint GTA (Tamiya)

Post by Caracol_kitado » Tue Feb 19, 2008 11:03 pm

Obrigado por todos os comentários! É bom ver que estão a apreciar um trabalho que ainda é o meu segundo e ainda está na sua fase inicial. Quanto aos fios, eu devo poder aproveitar alguns de algumas placas velhas de computador e também comprei alguns à escala para as velas e para o sistema de travões. O sistema de travões ainda não tenho a certeza se vou reproduzir. Tenho que olhar bem para as fotos de referência e logo vejo se é uma tarefa ao alcance de um iniciado como eu. Quanto à qualidade das fotos, estava frio no domingo e com o modo macro ligado e as mãos a tremer acabou por correr mal.
Estou quase a acabar de betumar o motor que tem dado um trabalho enorme. As folgas são enormes, nem parece um kit da tamiya. Demorei cerca de quatro a cinco horas e ainda falta lixar duas zonas junto ao carter.
Attachments
Alfa-Giulia-Sprint-GTA-014.jpg
Alfa-Giulia-Sprint-GTA-014.jpg (199.71 KiB) Viewed 8491 times
Alfa-Giulia-Sprint-GTA-015.jpg
Alfa-Giulia-Sprint-GTA-015.jpg (182.67 KiB) Viewed 8488 times
Alfa-Giulia-Sprint-GTA-022.jpg
Alfa-Giulia-Sprint-GTA-022.jpg (196.95 KiB) Viewed 8487 times
Alfa-Giulia-Sprint-GTA-023.jpg
Alfa-Giulia-Sprint-GTA-023.jpg (173.62 KiB) Viewed 8486 times
ImageImage

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo Giulia Sprint GTA (Tamiya)

Post by JMCARC1 » Wed Feb 20, 2008 1:02 pm

Eh, eh. Esse teu motor já está com melhor aspecto que o meu....!

Efectivamente, os tipos da Tamiya não facilitaram neste modelo... as folgas e os encaixes menos conseguido são muito, embora, na parte de tras do motor exista efectivamente, um furo no motor real, mas que tb está mal reproduzido no kit da Tamiya. Seja como for, não se vai ver mesmo eh, eh.

Em relação aos fios é uma questão de interpretação... não necessitas de os ligar totalmente. Podes apenas coloca-los nas zonas mais visíveis! Por ex. os fios dos travões vão do servo-freio às pinças de travão, mas apenas no compartimento do motor é que são facilmente visíveis, pois com as rodas, não é fácil perceber que lá estão. O mesmo não se passa com os cabos dos travões traseiros (de pé e de mão). Seja com que fizeres, faz pq te dá gozo e é o desafio e não por teres medo de sair pior ou não seres capaz.... :wink:

Boa continuação.

João

User avatar
Akua
Posts: 1034
Joined: Mon Jan 26, 2004 6:14 pm
Location: Vila Nova de Gaia/Lisboa
Contact:

Re: Alfa Romeo Giulia Sprint GTA (Tamiya)

Post by Akua » Wed Feb 20, 2008 1:15 pm

Estou a gostar muito do progresso. Não parece nada que é o 2º trabalho. Deste-lhe com primário tamiya directamente da lata? Parece estar um espectáculo.

Quanto ao detalhe do interior é algo que nunca fiz mas também quero experimentar. Obrigado ao JMCARC1 pela explicação.
a Finalizar: Evento:
ImageImageImage

Post Reply