Ferrari 360 N GT

Partilha aqui os teus dotes de modelista
User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Ferrari 360 N GT

Post by Adolfo » Sun May 18, 2008 9:56 pm

ONDE É QUE ME FUI METER :) :) :)
GRANDE projecto, quer pelo tamanho (é o meu primeiro 1/43), sem contar com aquele desastre que foi o meu primeiro kit :) :),
quer pelo material de que é feito, em resina, pois nunca trabalhei com este material. Já andei a "mexer" no menino e fiquei viciado :D
ter que dar alguns toques para tudo ficar certinho é muito fixe, vamos lá ver no final o que sai...
Preciso de ajuda, mais uma vez..., todo o que é material, primário, tinta e colas podem ser os mesmos dos kits de plástico???, é que pelo menos primário já levou......

Também quero aqui deixar o testemunho que se este trabalho sair mal existem duas pessoas responsáveis :lol:
O MARSHALL, pois foi ele que me vendeu o kit e o ART que me inspirou nesta escala pelos seus maravilhosos trabalhos, por isso se algo correr mal....... a culpa é destes senhores :)

Um abraço
Adolfo
Attachments
F360.jpg
F360.jpg (212 KiB) Viewed 8105 times
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
Marshall
Posts: 135
Joined: Sat Apr 05, 2008 2:14 am
Location: Amadora

Re: Ferrari 360 N GT

Post by Marshall » Mon May 19, 2008 12:52 am

Como responsável :oops: , como diz o nosso amigo Adolfo, tenho que ajudar o mais possível, mas existe um senão eu estou aqui mais para aprender que para ajudar até porque tirando os modelos que todos construímos quando somos garotos quer pintados com as tintas mais inapropriadas quer montados sem sequer levar tinta, a minha experiência é quase nula e os meus projectos que estão em construção faz 2 a 3 anos são prova disso.
No que respeita à resina o primário que dei nos meus foi da tamiya, o vermelho ferrari também da tamiya o TS8 Italien Red, a cola patex para quase tudo pese embora exista especialistas na matéria aqui no fórum, e para os vidros em plástico a dita cola Bison Kit que o próprio fabricante usa.
Não tenho participado muito no fórum, mas pelo que leio existe alguns experts nesta matéria da resina e nesta escala.
Um grande abraço e força o resultado final vai ser surpreendente. :wink:
Provérbio chinês: Desmanchar e fazer, tudo é aprender.

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Ferrari 360 N GT

Post by art » Mon May 19, 2008 3:47 am

O que é que eu hei-de dizer? Quando apareceram dois kits BBR à venda, pensei logo que não iria haver ninguém com "coragem" para os comprar.
Não comentei na altura devida, pois poderia parecer que estava a desencorajar a venda do Marshall.

Mas, para pessoas menos experientes, começar logo por um BBR... hmmmm... não sei, isso é um desafio terrível à paciência. O kit tem imensa qualidade, de certeza, mas essas fotoincisões todas... enfim... espero que não desencoraje.

Se forem necessárias técnicas de pintura para essa escala (e para resina) não hesites em pedir.

O resultado final é muito compensador, mas isso vai levar imenso tempo.

Penso que deverias testar a técnica, primeiro, com o Renault, mesmo sendo em plástico. Só depois te "aventurarias" a um BBR, mas isto é só uma opinião.

Boa sorte

Art (o inspirador :D )

User avatar
Marshall
Posts: 135
Joined: Sat Apr 05, 2008 2:14 am
Location: Amadora

Re: Ferrari 360 N GT

Post by Marshall » Mon May 19, 2008 9:43 am

Como refere o nosso amigo Art é um desafio terrivel à paciencia, acrescento que já construí um Enzo da BBR que apesar de falta de experiencia não ficou tão mal como isso embora sirva apenas como referência/experiência e possivelmente para recuperar principalmente devido à falta de conhecimento no tipo de colas e técnicas de pintura pois, a base foi bem colocada mas o vermelho ferrari ficou meio baço e os vidros/plásticos ficaram com irremediáveis danos devido à cola inadequada.
Como já tive oportunidade de dizer ao Adolfo e o Art deve partilhar da mesma opinião estes modelos à escala 1/43 ocupão muito menos espaço que na escala 1/24, como tal......

Abraço a todos
Provérbio chinês: Desmanchar e fazer, tudo é aprender.

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Ferrari 360 N GT

Post by Adolfo » Mon May 19, 2008 10:41 am

Caros amigos MARSHALL e ART, desde já um muito obrigada por tudo, e acreditem que durante esta construção vou precisar de boas dicas, por isso estou aqui no fórum :), quanto a começar por um BBR até nem acho mal pois se houver paciência e algum cuidado da parte do medelista o KIT tem qualidade suficiente para sair um belo trabalho, mas claro que me vou atirar primeiro ao belo Renault 5.... mas desde já digo que fiquei imprecionado com a qualidade deste KIT e não quero por a carroça á frente dos bois... mas acho que estou a ficar apaixonado por esta escala, alêm do espaço que ocupa, gasta muito menos material :) :) mas tambem digo que ao ver o "saquinho" das fotoincisões fui ver onde tinha guardado os calmantes :) :).

Mais uma vez um obrigado ao vendedor e ao inspirador :)

P.S. Marshal já andei a remexer no kit e tenho uma dúvida... ao colocar a carroçaria com o fundo do carro a parte de trás junto aos escapes fica com um grande buraco... esta-me a escapar alguma coisa!!! amanhã tiro umas fotos para me poder explicar melhor.
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Ferrari 360 N GT

Post by JMCARC1 » Mon May 19, 2008 12:23 pm

Olá Adolfo,

Ia-te sugerir que começasses pelo Renault primeiro, pois sempre te permitiria retirar alguma pressão dos ombros devido à inexperiência, mas penso que já o decidiste fazer.

Fosse como fosse, com calma e paciência tudo se faz, né?

João

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Ferrari 360 N GT

Post by art » Mon May 19, 2008 12:47 pm

Adolfo, acho que, por 1€, devias ter comprado mais alguns Renault. Dá sempre jeito para peças e para treinar técnicas de pintura.
Agora, eu bem disse que os BBR têm uma excelente qualidade. Por isso mesmo, as fotoincisões são microscópicas, por vezes.
Vai-te munindo de uma lupa (essencial) e tem MUITO cuidado, pois a peças em fotoincisão perdem-se com uma facilidade louca, nesta escala.
Vai colocando dúvidas por aqui, pois esse projecto interessa-me.

Art

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Ferrari 360 N GT

Post by Adolfo » Mon May 19, 2008 1:04 pm

Obrigada pela força ART, antes de começar este belo BBR, vou "chafurdar no R5 e depois vou ter que comprar uma bela lupa e uma pinça á maneira, nas lojas Kitmania existem umas lupas com pinças para segurar os kits e parecem-me muito fixes para alêm de o preço n ser muito puxado, cerca de 9 euros, agora tenho que encontrar uma pinça que me ajude a colocar as peças mas só vejo pinças em que para segurar o objecto tens que apertar e eu queria umas em que é o contrario tens que apertar a pinça para deixar cair o objecto, pois assim podes manejar facilmente o objecto e não tens que fazer força com a pinça...
por acaso n sabem onde isto se vende!!!!!!
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
Marshall
Posts: 135
Joined: Sat Apr 05, 2008 2:14 am
Location: Amadora

Re: Ferrari 360 N GT

Post by Marshall » Mon May 19, 2008 1:57 pm

"P.S. Marshal já andei a remexer no kit e tenho uma dúvida... ao colocar a carroçaria com o fundo do carro a parte de trás junto aos escapes fica com um grande buraco... esta-me a escapar alguma coisa!!! amanhã tiro umas fotos para me poder explicar melhor."

Pois é Adolfo isso é um dos reparos que tenho observado nestes kit`s porque o meu 365 em metal tambem sofre do mesmo "problema", mas naquilo que observo nos meus modelos de fabrica também existe alguma folga entre a base e a carroçaria.
Julgo não faltar peça alguma e ser feitio e não defeito.

Abraço
Provérbio chinês: Desmanchar e fazer, tudo é aprender.

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Ferrari 360 N GT

Post by art » Mon May 19, 2008 3:11 pm

Adolfo wrote:por acaso n sabem onde isto se vende!!!!!!
Eu tenho uma, da "x-acto". raramente a utilizo, mas tem o sistema que mencionas. Penso que qualquer papelaria das boas terá isso.
Mas talvez eu procurasse primeiro num AKI, ou IZI. Se tiverem, deve ser mais em conta.

Art

User avatar
rosso corsa
Posts: 772
Joined: Wed Feb 21, 2007 8:32 pm
Location: Portugal
Contact:

Re: Ferrari 360 N GT

Post by rosso corsa » Wed May 21, 2008 4:33 pm

Boas pessoal, é com prazer que vejo aqui novos interessados na escala 1/43, e principalmente em kits de resina e metal branco.

Coloquem as dúvidas e sempre que puder e souber dou uma ajuda.

Mas antes de mais, a meu ver, as tecnicas para 1/43 e 1/24 são basicamente as mesmas. Apenas diferem com os materiais a utilizar, e principalmente na forma de colar.
Eu basicamente uso "poly humbrol" para o plástico, "supercola" no metal e resina (algumas vezes solda no metal) e "micro kristal clear" (cola branca) nos vidros e peças a colar sobre a pintura.
Desaconselho a Patex, excepto para colar peças antes de pintar, e mesmo assim a supercola é mais rápida. Não se pode é usar em demasia, demora a secar, deixa marcas e embacia. Nunca aplico directamente, coloco num papel algumas gotas e aplico com um palito uma agulha.

Quanto á fotoincisão não uso lupa, mas tenho várias pinças, uma tesoura de manicura e um alicate de pontas e de corte pequenos que são de muita utilidade.

A lupa com pinças também a comprei à muitos anos atrás mas uso só a base com as pinças para pintura de peças e algumas carroçarias, é muito útil, mais tarde até comprei outra.

Um utensilio que muito uso é arame( de cabides) para suportar as carroçarias, para a pintura e aplicação de decalques de forma a evitar colocar as mãos o mais possível.

Coloco abaixo 2 links de progressos que tenho de kits em metal, pode ser que ajudem em alguma coisa.

viewtopic.php?f=14&t=4193
viewtopic.php?f=14&t=3556&st=0&sk=t&sd=a

Um abraço.
Attachments
forAM 001.jpg
forAM 001.jpg (74.42 KiB) Viewed 7921 times
forAM 002.jpg
forAM 002.jpg (93.99 KiB) Viewed 7909 times
forAM 003.jpg
forAM 003.jpg (75.79 KiB) Viewed 7900 times

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Ferrari 360 N GT

Post by Adolfo » Wed May 21, 2008 4:58 pm

Coloco abaixo 2 links de progressos que tenho de kits em metal, pode ser que ajudem em alguma coisa.

Toda a ajuda é bem vinda :) e para este projecto bem preciso dela :), é que para mim este kit é bom demais para não tentar fazer um belo trabalho, mas para isso alêm de MUITA calma tenho que ter certos apetrechos e acho que a tal lupa com pinças e a tal pinça
(que por acaso até tem uma...) acho que tenho mesmo que ter, pois vai ajudar e muito no trabalho, fotos detalhadas do carro tambem já tenho, agora é só começar a pôr mãos á obra e "rezar" para que tudo corra bem :)
Aqui o pessoal, que diga-se, são todos 5 *, já me dissiparam todas as dúvidas que eu tinha... pelo menos até agora :)
Mais uma vez um muito obrigada a todos e espero para breve começar a trabalhar neste menino.

um abraço
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
Marshall
Posts: 135
Joined: Sat Apr 05, 2008 2:14 am
Location: Amadora

Re: Ferrari 360 N GT

Post by Marshall » Fri May 23, 2008 1:23 am

Pois é amigo Adolfo não és só tu que estás a aprender eu também, com este amigo rosso corsa.
Parabéns amigo, a técnica que usa para suportar os modelos parece excelente especialmente para os pintar, eu uso pequenos cavaletes e outros e as caixas mais pequenas dos Ferrero Rocher servem para cobrir os modelos dos pós, em fase de pinturas e colas.
A cola patex não deve de ser com certeza a mais adequada mas não me dou nada mal com ela, mas vou rectificar esse ponto.
Brevemente colocarei fotos dos meus avanços nos meus projectos.

Abraços
Provérbio chinês: Desmanchar e fazer, tudo é aprender.

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Ferrari 360 N GT

Post by Adolfo » Sat May 31, 2008 4:34 pm

Ora aqui vai mais alguns desenvolvimentos e desgraças... n sei como o modelo caiu ao chão e lascou um bocado :(, bem é da maneira que vou tentar retocar pela primeira vez um modelo... vai ficar fixe na mesma :).
No motor estou a tentar recriar algumas ligações e resolvi experimentar a técnica de pintura dos bancos que o Pedro nos mostrou aqui no seu toyota... até que não correu mal... só foi giro o ar de espanto da minha mulher quando lhe pedi uma meia :) :)
Vá vamos as criticas e dicas para melhorar isto......
um abraço
Adolfo
Attachments
F_queda.JPG
F_queda.JPG (189.3 KiB) Viewed 7735 times
meia.JPG
meia.JPG (219 KiB) Viewed 7729 times
banco.JPG
banco.JPG (167.68 KiB) Viewed 7716 times
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Ferrari 360 N GT

Post by Adolfo » Sat May 31, 2008 4:45 pm

Uma pré-montagem para ver como "pode ficar"
Attachments
F_motor.JPG
F_motor.JPG (200.46 KiB) Viewed 7708 times
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

Post Reply