Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias
Posted: Mon May 26, 2008 1:12 am
Olá Caros Amigos,
Ao fim de quase um ano e meio de estágio de aprendizagem é chegado o momento de partilhar com este Forum o projecto final resultante.
Há uns anitos atrás, quando o Autosport ainda dedicava umas páginas ao modelismo, o nosso inspirador Jorge Curvelo publicou nesses espaços uns artigos muito educativos, intitulados "A Vida de uma Carroçaria". Seguindo modestamente o seu exemplo aqui vos coloco, sem plágio, "A Vida de umas Carroçarias".
O objectivo do projecto era e é a produção, para mim e para um amigo meu Francês, nickname Olep no forum Dakardantan (um apaixonado do Dakar, inspirador dos meus projectos inerentes ao ano de 1983, no qual assistiu à prova em Africa pois estava em Argel), de raíz ("from scratch" como diria o nosso amigo Art) de modelos dos seguintes participantes no Dakar de 1983:
photos in: http://www.dakardantan.com e gentimente cedidas pelo meu amigo Olep
Todas as viaturas são Peugeot's 504 Dangel, sendo que as duas primeiras, na sua versão de base, existem no mercado à escala 1/43, embora com muitas deficiências, contrariamente à terceira, uma versão protótipo inscrita pelos irmãos Maussi, que nunca foi reproduzida a nenhuma escala.
Para esta última, os primeiros passos foram a produção de uma versão de base em resina (com recurso a moldes já efectuados anteriormente) e a sua transformação, bem como a produção de um conjunto de peças adicionais e alguns detalhes em master:
Em seguida estes master's foram objecto de moldagem em silicone bicomponente, conforme exemplifico:
Daqui resultou o conjunto de moldes necessários para a produção do modelo:
Para que se pudesse efectuar o enchimento, estes moldes tiveram que ser objecto de uma preparação com pó de talco:
Em seguida preparou-se, com o recurso a pipetas graduadas, a resina (1ª imagem) com o endurecedor (2ª imagem), obtendo-se a mistura (3ª imagem) para o enchimento (4ª imagem) dos moldes:
By the way, a resina não é marca "Água de Castelo", é da Esprit Composite, uma empresa Francesa especializada neste tipo de produtos.
Cheios os moldes, a secagem processa-se em cerca de 15 minutos:
Permitindo a desmoldagem:
Saindo as peças em bruto:
Já agora, os pneus foram cheios com uma borracha da Micromark que produz muito bons resultados:
As várias peças foram e irão sendo acabadas pelos processos normais de preparação de kits em resina.
Seguiu-se a pintura das três Dangel (por fases como podem ver, primeiro a Elle & Vire e a Maussi e ainda só em primário a Esso Peugeot):
Em paralelo, com o recurso a alguns truques de Excel e a uma imprescindível impressora ALPS (capaz de imprimir brancos, prateados e dourados), foram-se preparando os decalques, vectorizados como é inevitável nestes casos:
A Impressora (modelo de 1999, adquirida nos USA, via ebay):
A vectorização para a versão inédita (Freres Maussi):
Em variadíssimas camadas, pois o processo de formação de cor na ALPS implica que cada cor seja formada a partir da impressão sucessiva de cores spot (primárias) e ainda que no final seja aplicada uma camada de finalizador fotográfico (fazem-se em média, para cada folha de decalques, cerca de 25 a 30 impressões em overlay, isto é, sobreposição):
Um exemplo de uma camada para impressão de uma só cor:
Um exemplo da camada de finish:
Destes esforços resultou, para este projecto, o seguinte:
Que já se começou a aplicar com extremo cuidado, dada a sensibilidade dos decalques, resultante do facto de que não utilizo nenhum spray de acabamento para preservar a sua espessura:
Importa aqui referir que algumas das imperfeições ainda visiveis, nomeadamente naquilo que considero o meu carma no modelismo, os contornos de vidros, ainda serão corrigidas aquando dos acabamentos a dar a cada modelo.
Nota: como puderam constatar, na fase do enchimento de moldes, algumas das fotos foram tiradas já após pintura dos primeiros dois modelos, a Elle & Vire e a Maussi, pois a ganância no primeiro enchimento não me deixou tempo para fotografar.
Et voila, é o que está feito até esta data... updates will follow shortly... bem, não muito em breve, pois isto demora algum tempo a fazer...
Salutations amicales pour toi Olep et merci par ton inspiration et aide ! a bientôt!
Até lá.
Um abraço.
Ciclotron
Ao fim de quase um ano e meio de estágio de aprendizagem é chegado o momento de partilhar com este Forum o projecto final resultante.
Há uns anitos atrás, quando o Autosport ainda dedicava umas páginas ao modelismo, o nosso inspirador Jorge Curvelo publicou nesses espaços uns artigos muito educativos, intitulados "A Vida de uma Carroçaria". Seguindo modestamente o seu exemplo aqui vos coloco, sem plágio, "A Vida de umas Carroçarias".
O objectivo do projecto era e é a produção, para mim e para um amigo meu Francês, nickname Olep no forum Dakardantan (um apaixonado do Dakar, inspirador dos meus projectos inerentes ao ano de 1983, no qual assistiu à prova em Africa pois estava em Argel), de raíz ("from scratch" como diria o nosso amigo Art) de modelos dos seguintes participantes no Dakar de 1983:
photos in: http://www.dakardantan.com e gentimente cedidas pelo meu amigo Olep
Todas as viaturas são Peugeot's 504 Dangel, sendo que as duas primeiras, na sua versão de base, existem no mercado à escala 1/43, embora com muitas deficiências, contrariamente à terceira, uma versão protótipo inscrita pelos irmãos Maussi, que nunca foi reproduzida a nenhuma escala.
Para esta última, os primeiros passos foram a produção de uma versão de base em resina (com recurso a moldes já efectuados anteriormente) e a sua transformação, bem como a produção de um conjunto de peças adicionais e alguns detalhes em master:
Em seguida estes master's foram objecto de moldagem em silicone bicomponente, conforme exemplifico:
Daqui resultou o conjunto de moldes necessários para a produção do modelo:
Para que se pudesse efectuar o enchimento, estes moldes tiveram que ser objecto de uma preparação com pó de talco:
Em seguida preparou-se, com o recurso a pipetas graduadas, a resina (1ª imagem) com o endurecedor (2ª imagem), obtendo-se a mistura (3ª imagem) para o enchimento (4ª imagem) dos moldes:
By the way, a resina não é marca "Água de Castelo", é da Esprit Composite, uma empresa Francesa especializada neste tipo de produtos.
Cheios os moldes, a secagem processa-se em cerca de 15 minutos:
Permitindo a desmoldagem:
Saindo as peças em bruto:
Já agora, os pneus foram cheios com uma borracha da Micromark que produz muito bons resultados:
As várias peças foram e irão sendo acabadas pelos processos normais de preparação de kits em resina.
Seguiu-se a pintura das três Dangel (por fases como podem ver, primeiro a Elle & Vire e a Maussi e ainda só em primário a Esso Peugeot):
Em paralelo, com o recurso a alguns truques de Excel e a uma imprescindível impressora ALPS (capaz de imprimir brancos, prateados e dourados), foram-se preparando os decalques, vectorizados como é inevitável nestes casos:
A Impressora (modelo de 1999, adquirida nos USA, via ebay):
A vectorização para a versão inédita (Freres Maussi):
Em variadíssimas camadas, pois o processo de formação de cor na ALPS implica que cada cor seja formada a partir da impressão sucessiva de cores spot (primárias) e ainda que no final seja aplicada uma camada de finalizador fotográfico (fazem-se em média, para cada folha de decalques, cerca de 25 a 30 impressões em overlay, isto é, sobreposição):
Um exemplo de uma camada para impressão de uma só cor:
Um exemplo da camada de finish:
Destes esforços resultou, para este projecto, o seguinte:
Que já se começou a aplicar com extremo cuidado, dada a sensibilidade dos decalques, resultante do facto de que não utilizo nenhum spray de acabamento para preservar a sua espessura:
Importa aqui referir que algumas das imperfeições ainda visiveis, nomeadamente naquilo que considero o meu carma no modelismo, os contornos de vidros, ainda serão corrigidas aquando dos acabamentos a dar a cada modelo.
Nota: como puderam constatar, na fase do enchimento de moldes, algumas das fotos foram tiradas já após pintura dos primeiros dois modelos, a Elle & Vire e a Maussi, pois a ganância no primeiro enchimento não me deixou tempo para fotografar.
Et voila, é o que está feito até esta data... updates will follow shortly... bem, não muito em breve, pois isto demora algum tempo a fazer...
Salutations amicales pour toi Olep et merci par ton inspiration et aide ! a bientôt!
Até lá.
Um abraço.
Ciclotron