Mini Cooper Revell 1/24
Mini Cooper Revell 1/24
Boas caros modelistas.
Cá vai as fotos do meu 1º modelo
Depois de me cultivar com os "prós" do modelismo aqui no forum, resumi-me a minha insignificancia
Utilizei primario (vallejo branco), nunca tinha utilizado nao consegui ver grandes falhas no modelo, nao sei se por ter sido "branco" ou falta de vista.
Tive alguns "problemas" que vou aqui citar:
1º Usei putty para tapar uma fenda,(nunca tinha utilizado) o cheiro é algo de brutal ate fiquei zonzo nao sei como vcs aplicam eu utilizei a mao com uma luva para tapar, mas aquilo seca muito rapido, nao sei se tem alguma tecnica mas fica a espera das vcs opinioes
2º Pintei a spray azul metalizado, aqueci um "banho maria" depois de o primario dado e lixado; o que me aconteceu foi perto dos farois umas bolhinhas de ar/tinta acumulada (dei 2 de mao) tambem tive um salpico de tinta branca quase invisivel no capo... Como tenho o compound da tamiya para usar (1º vez que vou utilizar) nao sei se ao aplicar esses salpicos desaparecem, visto (penso eu) o compound "disfarçar" a tinta??
3º Mascarei os ditos frisos do carro, e deparei-me com dificuldades em fazer uma mascara em curva, por cima do pneu.... usei a tape da tamiya; num lado cortei um pedaço grande e fui colando e curvando.
Noutro lado resolvi colar em excesso e depois cortar com um x-acto, o que nao ficou grande coisa (ver fotos).
4º Nao sei se fiz bem em pintar primeiro o nucleo duro do carro e depois ir para os frisos
Ajudas, criticas e dicas sao bem vindas
Ficam as fotos (desculpem serem muitas) em breve vou colocando conforme a evoluçao de momento esta em stand bye temporário.
Cá vai as fotos do meu 1º modelo
Depois de me cultivar com os "prós" do modelismo aqui no forum, resumi-me a minha insignificancia
Utilizei primario (vallejo branco), nunca tinha utilizado nao consegui ver grandes falhas no modelo, nao sei se por ter sido "branco" ou falta de vista.
Tive alguns "problemas" que vou aqui citar:
1º Usei putty para tapar uma fenda,(nunca tinha utilizado) o cheiro é algo de brutal ate fiquei zonzo nao sei como vcs aplicam eu utilizei a mao com uma luva para tapar, mas aquilo seca muito rapido, nao sei se tem alguma tecnica mas fica a espera das vcs opinioes
2º Pintei a spray azul metalizado, aqueci um "banho maria" depois de o primario dado e lixado; o que me aconteceu foi perto dos farois umas bolhinhas de ar/tinta acumulada (dei 2 de mao) tambem tive um salpico de tinta branca quase invisivel no capo... Como tenho o compound da tamiya para usar (1º vez que vou utilizar) nao sei se ao aplicar esses salpicos desaparecem, visto (penso eu) o compound "disfarçar" a tinta??
3º Mascarei os ditos frisos do carro, e deparei-me com dificuldades em fazer uma mascara em curva, por cima do pneu.... usei a tape da tamiya; num lado cortei um pedaço grande e fui colando e curvando.
Noutro lado resolvi colar em excesso e depois cortar com um x-acto, o que nao ficou grande coisa (ver fotos).
4º Nao sei se fiz bem em pintar primeiro o nucleo duro do carro e depois ir para os frisos
Ajudas, criticas e dicas sao bem vindas
Ficam as fotos (desculpem serem muitas) em breve vou colocando conforme a evoluçao de momento esta em stand bye temporário.
- Attachments
-
- Mascarado e com primario
- P1050565.JPG (157.27 KiB) Viewed 7012 times
-
- P1050568.JPG (158.97 KiB) Viewed 7011 times
-
- Aqui nota-se o promenor do putty depois de lixado e primario aplicado
- P1050571.JPG (170.59 KiB) Viewed 6998 times
-
- Fase de pintura
- P1050574.JPG (171.72 KiB) Viewed 6993 times
-
- P1050575.JPG (172.97 KiB) Viewed 6984 times
-
- P1050576.JPG (161.33 KiB) Viewed 6979 times
-
- P1050578.JPG (168.3 KiB) Viewed 6968 times
-
- Aqui esta as ditas bolhas...nao se ve muito bem sorry
- lll.JPG (39.45 KiB) Viewed 6955 times
-
- P1050580.JPG (153.33 KiB) Viewed 6960 times
-
- Depois de retirar a mascara
- P1050581.JPG (173.41 KiB) Viewed 6957 times
-
- P1050582.JPG (147.62 KiB) Viewed 6950 times
-
- P1050583.JPG (156.14 KiB) Viewed 6943 times
-
- P1050585.JPG (172.29 KiB) Viewed 6940 times
-
- P1050586.JPG (176.47 KiB) Viewed 6937 times
-
- P1050589.JPG (166.56 KiB) Viewed 6934 times
-
- P1050590.JPG (165.31 KiB) Viewed 6933 times
-
- P1050591.JPG (166.12 KiB) Viewed 6934 times
-
- P1050594.JPG (161.97 KiB) Viewed 6929 times
-
- P1050595.JPG (165.8 KiB) Viewed 6930 times
-
- P1050596.JPG (157.43 KiB) Viewed 6927 times
Re: Mini Cooper Revell 1/24
Não sou a pessoa mais indicada para dar dicas mas aqui vai...
A pintura está muito fixe mas eu tinha pintado todo o medelo e depois tinha feito uma mascara ao contrário do que tu fizestes, tinha optado por mascarar e depois cortar com xacto (se possivel com uma ponta nova) depois de cortar precionava a fita muito bem dava tinta e tirava a fita antes da tinta secar, atenção que isto é um maçarico a falar e falar é sempre mais fácil
Força ai nesse modelo
Adolfo
A pintura está muito fixe mas eu tinha pintado todo o medelo e depois tinha feito uma mascara ao contrário do que tu fizestes, tinha optado por mascarar e depois cortar com xacto (se possivel com uma ponta nova) depois de cortar precionava a fita muito bem dava tinta e tirava a fita antes da tinta secar, atenção que isto é um maçarico a falar e falar é sempre mais fácil
Força ai nesse modelo
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista
Re: Mini Cooper Revell 1/24
Boas adolfo
Tambem pensei nisso depois de ter pintado, fiquei na duvida se depois ao mascarar em cima da pintura principal nao saltara a mesma.... em relaçao a ponta era nova acho que ficou a faltar foi jeito mesmo.
Tambem pensei nisso depois de ter pintado, fiquei na duvida se depois ao mascarar em cima da pintura principal nao saltara a mesma.... em relaçao a ponta era nova acho que ficou a faltar foi jeito mesmo.
- borntobedevil
- Posts: 4971
- Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
- Location: Chaves
Re: Mini Cooper Revell 1/24
Tava a ver que tinha que te pedir por favor para pores fotos
Olha lá... não devia ser laranja?!!!!!
Não parece assim tão mau como tu dizes, eu com a pouca experiencia que tenho (3 vezes o GT40 no óleo de travões) tinha feito ao contrario, tinha dado azul enamel no carro todo, isolava a carroçaria e pintava os frisos a acrílico pois era mais fazil de retocar com "ajax", o que tens também acho que vai ao sítio com paciência e lixa.
Tens sempre a solução do óleo de travões!!!!!!!!! É porreira!!!!
Não desmoralizes e supera-te ou pelo menos tenta, não sou perito mas não está muito mal.
Devil
Olha lá... não devia ser laranja?!!!!!
Não parece assim tão mau como tu dizes, eu com a pouca experiencia que tenho (3 vezes o GT40 no óleo de travões) tinha feito ao contrario, tinha dado azul enamel no carro todo, isolava a carroçaria e pintava os frisos a acrílico pois era mais fazil de retocar com "ajax", o que tens também acho que vai ao sítio com paciência e lixa.
Tens sempre a solução do óleo de travões!!!!!!!!! É porreira!!!!
Não desmoralizes e supera-te ou pelo menos tenta, não sou perito mas não está muito mal.
Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
- borntobedevil
- Posts: 4971
- Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
- Location: Chaves
Re: Mini Cooper Revell 1/24
Oh Adolfo que é isso de te adiantares e dizeres o mesmo que eu??!!!!!!!!
Devil
Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
Re: Mini Cooper Revell 1/24
Para já....vou tentar fazer uma mascara porreira e pintar os frisos, se nao me agradar vai ao "oleo".
A pintura tambem nao esta assim tao mal o borntobedevil
A pintura tambem nao esta assim tao mal o borntobedevil
Re: Mini Cooper Revell 1/24
Ehehhehehe, só queria ajudar , e aliás tu destes outra dica (o belo do ajax).borntobedevil wrote:Oh Adolfo que é isso de te adiantares e dizeres o mesmo que eu??!!!!!!!!
Devil
Outra coisa a fita da tamiya podes utilizar á vontade em cima da tinta que n salta, pelo menos comigo nunca saltou, mas eu tambem pinto o modelo e depois deixo secar +/- uma semana.
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista
Re: Mini Cooper Revell 1/24
Eu pintaria todo o modelo e depois, com tinta muito diluída e com diversas demãos iria pintando os frisos.
Mas isso sou eu, que sou maluco.
Mesmo pintando à mão, tenho a certeza de que os frisos ficariam muito mais certinhos do que com máscaras. penso que cortado a "x-acto" não se consegue um trabalho simétrico.
Há por aí (tópico da Réplica?) um Triumph TR7 cujos frisos foram pintados à mão. Disse um expert que, à vista desarmada, não encontrou defeitos.
Boa sorte para o resto
Art
Mas isso sou eu, que sou maluco.
Mesmo pintando à mão, tenho a certeza de que os frisos ficariam muito mais certinhos do que com máscaras. penso que cortado a "x-acto" não se consegue um trabalho simétrico.
Há por aí (tópico da Réplica?) um Triumph TR7 cujos frisos foram pintados à mão. Disse um expert que, à vista desarmada, não encontrou defeitos.
Boa sorte para o resto
Art
Re: Mini Cooper Revell 1/24
Obrigado art, vou pesquisar...
Em relaçao aos salpicos de tinta no capo, o compound disfarça??
Obrigado
Em relaçao aos salpicos de tinta no capo, o compound disfarça??
Obrigado
Re: Mini Cooper Revell 1/24
Eu nao sei o que e o "compound"
Penso que seja algum produto para os kits de plástico, que não uso, obviamente.
Aquilo com que retiro "coisas" sem estragar a pintura que está por debaixo (decalques e tampografia) é a simples massa de polir.
Com infinita paciência as "coisas" acabam por sair.
Art
Penso que seja algum produto para os kits de plástico, que não uso, obviamente.
Aquilo com que retiro "coisas" sem estragar a pintura que está por debaixo (decalques e tampografia) é a simples massa de polir.
Com infinita paciência as "coisas" acabam por sair.
Art
Re: Mini Cooper Revell 1/24
O compound salvo erro acaba por ser uma massa de polir.... como sao salpicos muito pequenos mesmo penso que ao passar eles desapareçam.
Obrigado
Obrigado
Last edited by Moura on Tue Jul 08, 2008 10:16 am, edited 1 time in total.
- pikuinhas08
- Posts: 333
- Joined: Tue Feb 13, 2007 3:48 am
Re: Mini Cooper Revell 1/24
Boas...Moura wrote: Tive alguns "problemas" que vou aqui citar:
1º Usei putty para tapar uma fenda,(nunca tinha utilizado) o cheiro é algo de brutal ate fiquei zonzo nao sei como vcs aplicam eu utilizei a mao com uma luva para tapar, mas aquilo seca muito rapido, nao sei se tem alguma tecnica mas fica a espera das vcs opinioes
quanto ao Putty, eu costumo diluir o Putty com acetona e aplicar com um pincel velho...
para diluir não uso uma receita certa... faço consoante quero o Putty mais ou menos liquido...
desta forma fica mais facil não so de aplicar, mas tambem de lixar pois fica mais liso e bem espalhado, para alem de que como está mais liquido penetra nas falhas mais facilmente...
saudações
Na Bancada:
M-923 A1 BigFoot Sucateiro...
EM HIBERNAÇÃO:
Mercedes SL500 Street Racer
Ford Panel Truck Delivery Van
- lmadureira
- Posts: 1458
- Joined: Mon Jul 04, 2005 10:02 pm
- Location: Espinho (Aveiro) - Portugal
- Contact:
Re: Mini Cooper Revell 1/24
borntobedevil wrote:Tava a ver que tinha que te pedir por favor para pores fotos
Olha lá... não devia ser laranja?!!!!!
Não parece assim tão mau como tu dizes, eu com a pouca experiencia que tenho (3 vezes o GT40 no óleo de travões) tinha feito ao contrario, tinha dado azul enamel no carro todo, isolava a carroçaria e pintava os frisos a acrílico pois era mais fazil de retocar com "ajax", o que tens também acho que vai ao sítio com paciência e lixa.
Tens sempre a solução do óleo de travões!!!!!!!!! É porreira!!!!
Não desmoralizes e supera-te ou pelo menos tenta, não sou perito mas não está muito mal.
Devil
Já tentei procurar óleo dos travões mas não encontro... não me sabes dizer aonde poderei encontrar?
//Cumps
Luis Madureira
Don't sweat the details, just build the sucker the way you want it!.
Luis Madureira
Don't sweat the details, just build the sucker the way you want it!.
- borntobedevil
- Posts: 4971
- Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
- Location: Chaves
Re: Mini Cooper Revell 1/24
Em qualquer hiper,loja de conveniência e loja de peças de automóveis (por acaso no chineses nunca vi ).
E escusas de comprar DOT4 basta DOT3 que para o caso serve porque não o vais aquecere é mais barato ( os DOT indicam a ressistência a temperatura sem alteração)
Devil
E escusas de comprar DOT4 basta DOT3 que para o caso serve porque não o vais aquecere é mais barato ( os DOT indicam a ressistência a temperatura sem alteração)
Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
Re: Mini Cooper Revell 1/24
Olá,
A pintura está bastante boa, não creio que o teu Mini precise de ir ao óleo de travões. Humedece um pouco de lixa 1000 e passa-a suavemente nas bolhas até elas desaparecerem. Aproveita e procura outros pequenos defeitos e repete o processo. Depois dá um banho ao carro com água morna e escova-o com pasta dos dentes. Usa uma escova bem gasta.
Quando estiver bem seco, é só dar-lhe spray outra vez; primeiro uma mão bem superficial e uma hora depois uma mão molhada. Atenção: faz regra de ouro que o spray tem de estar pelo menos a 30 cm do modelo, senão há bolhinhas pela certa!
Podes dispensar a máscara uma vez que os rebordos são em antracite, portanto mais escuros. Depois do carro pintado, basta fazê-los com um bom pincel e pouca pressa.
Espero que tenhas lido isto antes do óleo de travões...
Abraço e bom progresso,
Nuno.
A pintura está bastante boa, não creio que o teu Mini precise de ir ao óleo de travões. Humedece um pouco de lixa 1000 e passa-a suavemente nas bolhas até elas desaparecerem. Aproveita e procura outros pequenos defeitos e repete o processo. Depois dá um banho ao carro com água morna e escova-o com pasta dos dentes. Usa uma escova bem gasta.
Quando estiver bem seco, é só dar-lhe spray outra vez; primeiro uma mão bem superficial e uma hora depois uma mão molhada. Atenção: faz regra de ouro que o spray tem de estar pelo menos a 30 cm do modelo, senão há bolhinhas pela certa!
Podes dispensar a máscara uma vez que os rebordos são em antracite, portanto mais escuros. Depois do carro pintado, basta fazê-los com um bom pincel e pouca pressa.
Espero que tenhas lido isto antes do óleo de travões...
Abraço e bom progresso,
Nuno.