Mini Cooper Revell 1/24

Partilha aqui os teus dotes de modelista
User avatar
Moura
Posts: 221
Joined: Tue Aug 14, 2007 5:27 pm

Re: Mini Cooper Revell 1/24

Post by Moura » Tue Jul 08, 2008 8:05 pm

Obrigado nuno

Nao foi ao oleo nao...em relaçao as bolhas vou ponderar a tua sujestao....mas antes vou tentar usar o compund, para ver se ajuda em alguma coisa.

Li algures que posso aplicar o compound da tamiya com uma t-shirt velha, ou sera mesmo necessario os paninhos de polir?

obrigado

User avatar
Caracol_kitado
Posts: 459
Joined: Thu Jul 26, 2007 8:56 pm
Location: Tomar

Re: Mini Cooper Revell 1/24

Post by Caracol_kitado » Tue Jul 08, 2008 8:48 pm

Uma T-shirt velha serve perfeitamente.
ImageImage

User avatar
dias
Posts: 2559
Joined: Wed Feb 11, 2004 3:13 pm
Location: Cacém - Lisboa

Re: Mini Cooper Revell 1/24

Post by dias » Wed Jul 09, 2008 1:22 pm

Moura wrote:Obrigado nuno

Nao foi ao oleo nao...em relaçao as bolhas vou ponderar a tua sujestao....mas antes vou tentar usar o compund, para ver se ajuda em alguma coisa.

Li algures que posso aplicar o compound da tamiya com uma t-shirt velha, ou sera mesmo necessario os paninhos de polir?

obrigado
Moura... faz o que o nuno indicou primeiro, porque o mais certo é 'gastares' a pintura que está perto da área com bolhinhas com o compound (massa de poilir) antes de conseguires eliminar as devidas bolhinhas. Como aquela zona não é a direito, vais afectar mais facilmente a área da pintura ao lado. Isso já me aconteceu antes e tive de pintar o carro todo de novo.
Com uma lixa humedecida em água vais desbastando as bolhas e assim que tiverem desaparecido, ai sim dás-lhe com a massa de polir em toda a carroçaria.

Depois mete aqui o resultado...
Image

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Mini Cooper Revell 1/24

Post by borntobedevil » Wed Jul 09, 2008 2:03 pm

Oh Moura pinta de laranja...

Pode fazer casca mas não faz bolhas :twisted: :badgrin: :twisted: :lol:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
Moura
Posts: 221
Joined: Tue Aug 14, 2007 5:27 pm

Re: Mini Cooper Revell 1/24

Post by Moura » Wed Jul 09, 2008 3:28 pm

Ok
obrigado dias pela dica tb....

laranja fica para o proximo :lol:

User avatar
JR.FEL
Posts: 67
Joined: Fri Apr 04, 2008 4:10 am
Location: São Paulo-Brasil

Re: Mini Cooper Revell 1/24

Post by JR.FEL » Wed Jul 09, 2008 11:22 pm

Olá Moura !
Antes de mais nada parabéns pelo novo trabalho e modelo que escolheu.
Gostaria de passar a você um pouco de minha experiência referente as
dificuldades que você veio a encontrar para fazer este modelo.

1 - quanto a pintura, já pintei com tinta da Tamiya Spray, particularmente
eu gosto muito dessas tintas só que atualmente uso elas no Aerógrafo. O que
aconteceu no seu modelo quanto as bolinhas são excessos de tinta naquele local
sugiro a você que não use Putty, somente lixe o local e aplique novamente a tinta
deixe secar e dê polimento com massa de polir com algodão.

2 - uso para diluição da Putty, somente Thinner ou Solvente de tinta automotiva,
uso um pincel pequeno e conforme ela fica diluída aplico no local desejado.

3 - quanto o mascaramento dos frisos, também concordo com com o pessoal, eu
pintaria a carroceria inteirinha e depois com uma Fita larga, cobriria o local pintado,
fazia o corte da mesma com uma Lâmina muito boa e ai sim pintaria os mesmos
na cor desejada. Para corrigir o que você já fez, poderá lixar (lixa 1200) onde ficou
com falhas na mascara e repintar.

Acho que é isso !! mesmo assim se precisar de mais esclarecimentos e ajuda conte
comigo.

Abraço - JR.FEL

User avatar
Moura
Posts: 221
Joined: Tue Aug 14, 2007 5:27 pm

Re: Mini Cooper Revell 1/24

Post by Moura » Fri Jul 11, 2008 5:27 pm

Obrigado Junior

Vou tentar fazer isso de pintar a carcaça....antes vou aproveitar para testar o compound, antes de lixar e ja aplicar as mascaras, caso corra mal...vai para o oleo de travoes.

O oleo afecta o plastico? Volta a ser necessario lixar depois do oleo, quanto tempo demora a sair a tinta?

Obrigado a todos

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Mini Cooper Revell 1/24

Post by borntobedevil » Fri Jul 11, 2008 6:00 pm

Só afecta o plástico se estiver lá mais de 3 ou 4 horas (fica mais duro, mas não o deforma), lixar convém sempre, com tinta em spray tamiya uma meia horita, uma hora.

eu bem digo que as bolhas são da cor :twisted:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
JR.FEL
Posts: 67
Joined: Fri Apr 04, 2008 4:10 am
Location: São Paulo-Brasil

Re: Mini Cooper Revell 1/24

Post by JR.FEL » Fri Jul 11, 2008 10:47 pm

Ok Moura !

Voces de Portugal se referem a Óleo de Travões, se entendi aqui no Brasil muita gente
usa para retirar tinta de carroceria de Kit, chamamos de "Fluído de Freio" Automotivo, acredito então ser o mesmo a que voces se referem.

Eu particularmente não uso nenhum dos dois, assim sendo eu uso para remover tinta da TamiyaAlcool de boa qualidade, sai facilmente, ou senão poderá usar também Solvente a base de Acetona, ele é um pouco mais forte que o removedor de esmalte de mão/unha que as mulheres usam.

Acetona sim é fantástico para remover inclusive tintas com outro composto como Nitrocelulose, Acrílica, Esmalte e Poliuretano, apesar que não sei se voces encontrar esses
produtos facilmente por ai, mas se encontrar faça o teste que tenho certeza que irá gostar.

Manda ver ai nesse Mini !!!
Ford []ão - JR.FEL

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Mini Cooper Revell 1/24

Post by art » Sat Jul 12, 2008 5:54 am

JR.FEL wrote:Voces de Portugal se referem a Óleo de Travões, se entendi aqui no Brasil muita gente
usa para retirar tinta de carroceria de Kit, chamamos de "Fluído de Freio" Automotivo
Confirmo. Em Portugal chamamos "travões" ao que, no Brasil, meu País de nascimento, se chama "freios".

É por estas e por outras que o acordo ortográfico é uma idiotice: nunca havemos de falar em "freios", nem os Brasileiros "travões. Nunca havemos de chamar "terno", ao que hoje chamamos "fato".

Enfim... desculpem o desabafo.

Art

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Mini Cooper Revell 1/24

Post by alvarol » Sat Jul 12, 2008 9:16 am

Boas Pessoal, atenção!...nunca utilizar acetona sobre qualquer kit de plástico! ela atacará irremediávelmente o vosso kit, e possivelmente ficará sem recuperação. A acetona pode contudo ser utilizada sobre kits de metal branco ou de resina, no entanto, é preciso lembrarem-se de que se houver alguma correção ou acerto que tenham feito com "Putty" ela também vai à "viola" e a mesma terá de ser refeita!

Assim como já presenciei neste fórum alguem afirmar que o spray "TS13 Tamiya clear" não afecta os decalques, o que não é inteiramente verdade! [-X pode não atacar...mas também pode arruiná-los por completo! depende dos fabricantes e dos materiais que utilizam para a impressão dos mesmos; é preciso dar crédito à experiência dos restantes e é preciso termos algum cuidado com o que afirmamos! pois podemos estar a estragar o trabalho de alguém :cry:..

Saudações!... :D
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

User avatar
nuno22467
Posts: 1316
Joined: Mon Feb 19, 2007 10:29 pm
Location: PORTO

Re: Mini Cooper Revell 1/24

Post by nuno22467 » Sat Jul 12, 2008 7:40 pm

Viva,
Quanto à acetona, faço minhas as palavras do Alvaro! Nunca usem acetona no plástico dos kits!!!
No melhor das hipóteses, a acetona apenas serve para colar (leia-se fundir) peças... era o que eu fazia nos anos 70-80 com as peças de kit e Lego (antes do cianocrilato ser tão conhecido...) :lol:
Cumps,
Nuno.
ImageImageImageImageImageImageImage

User avatar
JR.FEL
Posts: 67
Joined: Fri Apr 04, 2008 4:10 am
Location: São Paulo-Brasil

Re: Mini Cooper Revell 1/24

Post by JR.FEL » Sun Jul 13, 2008 4:20 pm

Olá !!

Óleo de Travões ou Fluido de Freios é muito bom para remover tintas dos
Kits, porém são lentos, ou seja, demoram muito para agir, e dependendo
da tinta usada ele não remove !!!!!!!

Gente antes de mais nada precisamos saber se estamos falando do mesmo
Produto, não sei se ai em Portugal a Acetona é igual a que uso aqui no Brasil,
isso eu quero salientar para todos voces, mesmo assim vamos lá !!!

:?: :?: :?:
Caro Alvarol ! antes de mais nada respeito sua opinião, e quero que saiba que
minha intenção é de jamais passar alguma informação que possa prejudicar o modelo
de alguém, e de também criar alguma polêmica, eu apenas quiz passar um pouco de
minha experiência em miniaturas que beira hoje 17 anos de dedicação e mais de 200
modelos que já contruídos, para o Moura e para todos voces, se usei Acetona e deu
certo porque não indicaria para voces, quero compartilhar e ajudar só isso !!! :wink:

Nuno, também respeito sua opinião referente a Acetona !!! :D

Eu por exemplo uso Acetona sim !!! para remover tintas de meus modelos,
já fiz isso diversas vezes e nunca tive nenhum tipo de problema. Aquele
modelo por exemplo que fiz que foi a ELEANOR GT500 Black/Gold, tive
que remover a tinta dela umas 4 vezes, pois a cada vez que pintava aparecia
um problema ai eu tinha que remover a mesma e foi com Acetona, e a tinta
era Poliuretano com Catalisador de Secagem.

A maneira que uso é a seguinte : uso "algodão", molho ele com Acetona
e passo na carroceria, passo uma vez, espero por segundos a Acetona secar/evaporar,
passo novamente do mesmo jeito até que a tinta seja removida !!! é excelente
na minha opinião para remoção de tintas.

:shock: :shock: *** nunca se deve encher um recipiente de ACETONA E MERGULHAR O KIT lá
dentro ai sim o Kit irá se desfazer e se danificar ele pot inteiro.*** :shock: :shock:


Portanto é simples, façam um teste com a Acetona numa peça velha ou num
kit estragado, usem o algodão com Acetona e passem na peça, e vejam o resultado. :wink:

Obrigado pessoal e um forte abração para todos !!!
JR.FEL

User avatar
nuno22467
Posts: 1316
Joined: Mon Feb 19, 2007 10:29 pm
Location: PORTO

Re: Mini Cooper Revell 1/24

Post by nuno22467 » Sun Jul 13, 2008 11:11 pm

JR.FEL wrote:Gente antes de mais nada precisamos saber se estamos falando do mesmo
Produto, não sei se ai em Portugal a Acetona é igual a que uso aqui no Brasil,
isso eu quero salientar para todos voces, mesmo assim vamos lá !!!

:?: :?: :?:
A maneira que uso é a seguinte : uso "algodão", molho ele com Acetona
e passo na carroceria, passo uma vez, espero por segundos a Acetona secar/evaporar,
passo novamente do mesmo jeito até que a tinta seja removida !!! é excelente
na minha opinião para remoção de tintas.JR.FEL
Olá Junior,
Não há dúvida que a acetona sobrevive ao acordo ortográfico :lol: é do mesmo produto que estamos a falar.
Pela qualidade dos seus trabalhos e experiência, não vou questionar a eficácia da sua técnica de remoção de tinta; com todo o respeito, apenas acho-a um tanto arriscada, a menos que o primário que você usa seja resistente àquele solvente.
Abraço,
Nuno.
ImageImageImageImageImageImageImage

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Mini Cooper Revell 1/24

Post by alvarol » Sun Jul 13, 2008 11:58 pm

Caro JR. Sem polémicas ou mal-intencões, acetona é acetona, CH3 (CO) CH3 também designada no mundo da quimica como dimetilcetona ou propanona, e também sem questionar a sua experiência como modelista, eu tenho quase 30 anos de actividade neste hobby.

Ainda bem me recordo das desgraças que infligi a alguns dos meus primeiros modelos, com acetona! ela dissolve literalmente o plástico dos kits, pode fazer a experiência num seu se quiser, basta passar de leve e directamente com um algodão embebido na mesma sobre o modelo, e a superficie ficará logo alterada, se esfregar então, tudo o que fôr detalhe, diz-se-lhe adeus! para além da superficie ficar tipo "ursinho de peluche" pois o plástico dissolvido com a acetona vai tender a agarrar o algodão,.

Melhor experiência ainda, será partir em pequenos bocados, com um alicate, um "sprue" de um qualquer velho kit e deitá-los dentro de um recipiente de vidro (tipo boião de iogurte ou pequena garrafa) e encher a meio com acetona, tapar bem para não evaporar e esperar uns dias, vai-se transformar numa forma de plástico maleável como plasticina! que depois de evaporar volta a ficar rija (mais do que originalmente) era assim que faziamos nos anos 70 e principios de 80 algo parecido com a agora dispoivel "putty" e "epoxy putty" que então não existiam.

Como disse o meu colega, provávelmente utilizará um primário não permeável à acetona, pois de resto só mesmo em kits de resina e metal branco. :wink:
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

Post Reply