Nissan Fairlady Z 432R (240Z)
- Caracol_kitado
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Nissan Fairlady Z 432R (240Z)
Ora cá vai mais um clássico. Desta feita trata-se de uma versão do bem conhecido Datsun 240Z que apenas foi comercializada no Japão, o Fairlady Z 432R. Esta versão era uma versão quase de competição mas "road legal" O kit é um Fujimi e como tal não é lá muito "famoso" está a dar uma trabalheira do caraças. A começar pelo facto de trazer o motor mas não ter o capot separado do resto da carroçaria. Como tal, durante a réplica e com uma ajuda do JMCARC1 separei o capot do resto da carroçaria, mas ainda não estou satisfeito com o resultado, tenho que rematar algumas partes do mesmo. Quanto à carroçaria falta apenas pintar as "borrachas do parabrisas, fazer os frisos dos restantes vidros com baremetal, pintar um painel traseiro com allclad steel e polir tudo. O motor e o chassis estão terminados. Neste momento estou a tratar das jantes e da suspensão frontal. Cá vão umas fotos do que já está feito:
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- pikuinhas08
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Re: Nissan Fairlady Z 432R (240Z)
boas...
muito bem.... um bocadinho diferente da ultima vez que o vi....
ta a ficar um assombro...
saudações....
muito bem.... um bocadinho diferente da ultima vez que o vi....
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- borntobedevil
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Re: Nissan Fairlady Z 432R (240Z)
Acho que está a ficar bastante bonito, para já só tenho um senão que acho que é uma questão de gostos e além do mais fiz o mesmo no Celica e não gostei, que é as folgas das portas pintadas de preto, penso que smoke ou uma cor que não contraste tanto com o laraja lhe ficaria melhor.
Já no meu fiquei com essa ideia, mas como disse acho que é uma questão de gostos!
Continuação de bom trabalho.
Devil
Já no meu fiquei com essa ideia, mas como disse acho que é uma questão de gostos!
Continuação de bom trabalho.
Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
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Re: Nissan Fairlady Z 432R (240Z)
Olá Caracol_kitado,
Então parece que esse Datsun sempre anda eh, eh. Acho que está a ficar com bom aspecto.
O único reparo que ia fazer é o mesmo que o Devil fez: acho que para um cor tão clara, as linhas tão marcadas ficam algo dissonantes. Afinal é só uma pequena folga e não uma "cavidade" eh, eh.
João
Então parece que esse Datsun sempre anda eh, eh. Acho que está a ficar com bom aspecto.
O único reparo que ia fazer é o mesmo que o Devil fez: acho que para um cor tão clara, as linhas tão marcadas ficam algo dissonantes. Afinal é só uma pequena folga e não uma "cavidade" eh, eh.
João
- Pedro Cunha
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Re: Nissan Fairlady Z 432R (240Z)
Grande máquina
acho estranho o kit vir com motor e n vir o capô aberto!
Se o sr não me disse se nem se notava k tinha separado o capô da carroçaria, em relação ao k os colegas têm dito em relação as linhas das portas, eu sigeria lhe se gostar da ideia é claro, diluia X-6 com um pouco de preto, e passa nos contornos, e depois com um cotonete com sonasol ou assim tirava o excesso da tinta, já deve conhecer esta técnica!
Só uma questão tem de fazer o corta fogo , e as partes laterais k ficam debaixo do capô? uma vaz k n vinha aberto....
Boa continuação
Um Abraço
Pedro Cunha
acho estranho o kit vir com motor e n vir o capô aberto!
Se o sr não me disse se nem se notava k tinha separado o capô da carroçaria, em relação ao k os colegas têm dito em relação as linhas das portas, eu sigeria lhe se gostar da ideia é claro, diluia X-6 com um pouco de preto, e passa nos contornos, e depois com um cotonete com sonasol ou assim tirava o excesso da tinta, já deve conhecer esta técnica!
Só uma questão tem de fazer o corta fogo , e as partes laterais k ficam debaixo do capô? uma vaz k n vinha aberto....
Boa continuação
Um Abraço
Pedro Cunha
Tenho muito para aprender... Quando comemoro o 1º Ano de modelista, sonho em ser um grande modelista!
- Caracol_kitado
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Re: Nissan Fairlady Z 432R (240Z)
1º- ponto nada de sr. a malta aqui trata-se por tu. Quanto ao corta fogo e às laterais é algo que me deixa ainda mais admirado, visto que elas existem, daí eu não compreender o porquê de não terem feito o capot em separado. Em relação às linhas, ao contrário do que aconteceu com o Alfa, depois de as pintar não gostei muito do que vi. Mas se calhar ainda vou a tempo de alterar, aceitam-se sugestões para uma cor mais apropriada.
- borntobedevil
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Re: Nissan Fairlady Z 432R (240Z)
Ex.mo Sr. Caracol Engravatado
O S 800 também vinha com o motor muito detalhado, firewall e com o capô e a mala juntas com a carroçaria... é maluquice dos niponicos!!!!
Quanto à cor das juntas o melhor é testares noutro sítio com smoke ou preto muito diluido de maneira que deixe transparecer a cor da carroçaria.
Estamos de acordo que com a carraçaria laranja as juntas pretas ficam mal!!!!
Devil ( ou devo assinar Sr. Devil??!!! )
O S 800 também vinha com o motor muito detalhado, firewall e com o capô e a mala juntas com a carroçaria... é maluquice dos niponicos!!!!
Quanto à cor das juntas o melhor é testares noutro sítio com smoke ou preto muito diluido de maneira que deixe transparecer a cor da carroçaria.
Estamos de acordo que com a carraçaria laranja as juntas pretas ficam mal!!!!
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- Caracol_kitado
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Re: Nissan Fairlady Z 432R (240Z)
Este kit vem com 3 jogos de jantes diferentes: as jantes normais do 240Z, as jantes da versão do rally safari e umas lindíssimas minilite. Tinha decidido fazer as minilite visto que sempre adorei estas jantes e ficariam brutais neste carro, nesta época era habitual ver as jantes pintadas de preto e as abas polidas, como tal foi isso que fiz. Agora vem a parte da decepção, não reparei que duas das jantes eram mais largas, isto depois de já estarem prontas. Como tal tive que me contentar com as do rally safari, todas pretas. As outras vão ficar guardadas, talvez as use no celica.
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- pikuinhas08
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Re: Nissan Fairlady Z 432R (240Z)
boas caracol....
e para essas jantes mais largas... não vinham uns pneus mais largos???
se era para uma versão mais desportiva seria, normal atrás ter uns pneus mais largitos...
saudações
e para essas jantes mais largas... não vinham uns pneus mais largos???
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- Caracol_kitado
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Re: Nissan Fairlady Z 432R (240Z)
Não, só vem com estes 4 "dunlopes"!
- João Pinto
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Re: Nissan Fairlady Z 432R (240Z)
humm estranho...Caracol_kitado wrote:Não, só vem com estes 4 "dunlopes"!
leva la isso ha sede... pode ser ke se arranjem uns "puneus" para isso...
saudações
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- Caracol_kitado
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Re: Nissan Fairlady Z 432R (240Z)
Mais uns progressos. A parte inferior do carro está completa, não houve complicações à excepção do escape que deu alguma luta para pôr no sítio. Agora só faltam os interiores e os detalhes exteriores e fica pronto.
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- borntobedevil
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Re: Nissan Fairlady Z 432R (240Z)
Estou a gostar muito, só acho que o escape está com os detalhes um bocadinho trocados!! Normalmente ficam alaranjados/avermelhados/azulados nas partes que atingem mais temperatura e tu tens mais laranja já quase no fim do escape onde os gases já não chegam a temperaturas que o façam destemperar!
É só um pequeno reparo
Devil
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Re: Nissan Fairlady Z 432R (240Z)
Ora um dos meus favoritos, o Fairlady Z em versão 432. Belo.
Algumas precisões do que sei: o 432 (PS30) é a versão "hot-rod"" do Failady Z (HS30). "432" quer dizer 4 valvulas, 3 carburadores, 2 arvores de cames. O motor é basicamente o S20 do Skyline KPGC10 GTR. Atenção havia duas versões: o 432 (PS30) e o 432R (PS30B), este ultimo uma versão mais leve, com motor mais "puxado" e uma série de opções de relações de caixa e de diferenciais disponíveis. Um "package" para corredores (R de Race).
As rodas que mostras estariam todas correctas, porque o 432 vinha com as jantes "leves" que chamaste "tipo Safari" e o 432R com jantes em aço estampado básicas (como as que vêm no kit Tamiya Skyline 2000GTR), já que era assumido que estas seriam substituidas por material de competição pelos compradores. Por outro lado, umas das modificações mais "hot" no Japão para qualquer Nissan eram (e são) as Watanabe que chamas Minilite (parecidas mas não iguais).
Finalmente, os espelhos montados lá bem á frente nas asas são "de rigor" (obrigatorios no Japão) e se fazes o 432R, o capot preto matt também.
Mas não te afogues em pormenores, um Fairlady Z fica sempre bem, se estiver bem para ti.
Já agora uma palavrinha sobre os capots abertos e fechados: a Fujimi tem (teve) mais séries de kits que nós temos dedos das mãos - com pormenor, sem pormenor, com rodas largas, special Tuner, de competição (que de competição só tem os decalques), série de televisão XPTO e que mais não sei. O truque é que usam a mesma carroçaria em todas. Daí aparecerem capots abertos onde não há motores e fechados onde os há. Depende do molde "original".
Bom trabalho,
Zé
Algumas precisões do que sei: o 432 (PS30) é a versão "hot-rod"" do Failady Z (HS30). "432" quer dizer 4 valvulas, 3 carburadores, 2 arvores de cames. O motor é basicamente o S20 do Skyline KPGC10 GTR. Atenção havia duas versões: o 432 (PS30) e o 432R (PS30B), este ultimo uma versão mais leve, com motor mais "puxado" e uma série de opções de relações de caixa e de diferenciais disponíveis. Um "package" para corredores (R de Race).
As rodas que mostras estariam todas correctas, porque o 432 vinha com as jantes "leves" que chamaste "tipo Safari" e o 432R com jantes em aço estampado básicas (como as que vêm no kit Tamiya Skyline 2000GTR), já que era assumido que estas seriam substituidas por material de competição pelos compradores. Por outro lado, umas das modificações mais "hot" no Japão para qualquer Nissan eram (e são) as Watanabe que chamas Minilite (parecidas mas não iguais).
Finalmente, os espelhos montados lá bem á frente nas asas são "de rigor" (obrigatorios no Japão) e se fazes o 432R, o capot preto matt também.
Mas não te afogues em pormenores, um Fairlady Z fica sempre bem, se estiver bem para ti.
Já agora uma palavrinha sobre os capots abertos e fechados: a Fujimi tem (teve) mais séries de kits que nós temos dedos das mãos - com pormenor, sem pormenor, com rodas largas, special Tuner, de competição (que de competição só tem os decalques), série de televisão XPTO e que mais não sei. O truque é que usam a mesma carroçaria em todas. Daí aparecerem capots abertos onde não há motores e fechados onde os há. Depende do molde "original".
Bom trabalho,
Zé