Tyrrel P34 Joddy Scheckter, Sweden G.P. 1976

Partilha aqui os teus dotes de modelista
tito
Posts: 173
Joined: Mon May 11, 2009 3:26 pm
Location: Lisboa

Tyrrel P34 Joddy Scheckter, Sweden G.P. 1976

Post by tito » Tue Mar 23, 2010 1:53 pm

E eis que surge mais um P34 :P
Desta vez trata-se do carro pilotado por Joddy Scheckter no Grande Prémio da Suécia de 1976, que ficou na história por ser o primeiro (e provavelmente o último) que um f1 de 6 rodas venceu até hoje.

Neste momento apenas comecei a pintar o motor, sendo uns dos que aparece nesta pilha de peças de DFV´s :P

Image

Uma parte do motor também já está montada, embora esteja a aguardar a chegada de sets para detalhar o dfv..

Image

A carenagem também já foi pintada, embora vá levar mais algumas camadas de tinta.

Os próximos capítulos vão avançar lentamente, mas conto dar finalmente por terminado este trabalho até ao fim do ano. A ver vamos se consigo...

Abraços
Tito
Last edited by tito on Fri May 20, 2011 12:06 pm, edited 1 time in total.
"Some people see things as they are and ask:Why? I dream things that never were and say: WHY NOT??" Robert Kennedy

tito
Posts: 173
Joined: Mon May 11, 2009 3:26 pm
Location: Lisboa

Re: Tyrrel P34 Joddy Scheckter, Sweden G.P. 1976

Post by tito » Thu Apr 07, 2011 12:30 pm

Bem, mais uma vez estou de volta ao trabalho neste carro e no de 1977!

Ainda não tive vagar para tirar fotos mas nos últimos dois dias tenho trabalhado no motor do tyrrell...Neste momento grande parte dele já está pintado e montado, faltando apenas pintar e colocar as peças do set que comprei e depois colocar os fios e ligações.

Falando um pouco no set que comprei...Apesar de ser para o dfv de 1978 que equipava o lotus 79, não encontrei nas fotos que tenho diferenças entre os dois motores nas peças do set que comprei por isso pelo que vi são compatíveis para ambos os carros...Penso que também poderá ser usado no Mclaren M23 e no Lotus 78 que foram relançados este ano.

Devo dizer que este set faz com que o motor fique ainda melhor. Assim que ficar completo coloco fotos do dfv que fiz para o meu outro Tyrrell para verem as diferenças.

Abraços
Tito
"Some people see things as they are and ask:Why? I dream things that never were and say: WHY NOT??" Robert Kennedy

User avatar
DIOGO_TIAGO
Posts: 1607
Joined: Fri Apr 09, 2010 2:17 pm
Location: Moita-Montijo

Re: Tyrrel P34 Joddy Scheckter, Sweden G.P. 1976

Post by DIOGO_TIAGO » Thu Apr 07, 2011 1:41 pm

Parece tudo muito bem :D

Levas a madeira à falência com tanto palito :lol:

tito
Posts: 173
Joined: Mon May 11, 2009 3:26 pm
Location: Lisboa

Re: Tyrrel P34 Joddy Scheckter, Sweden G.P. 1976

Post by tito » Thu Apr 07, 2011 2:33 pm

Nada disso, em minha casa faz-se reciclagem de palitos de uns projectos para outros :P
"Some people see things as they are and ask:Why? I dream things that never were and say: WHY NOT??" Robert Kennedy

User avatar
DIOGO_TIAGO
Posts: 1607
Joined: Fri Apr 09, 2010 2:17 pm
Location: Moita-Montijo

Re: Tyrrel P34 Joddy Scheckter, Sweden G.P. 1976

Post by DIOGO_TIAGO » Fri Apr 08, 2011 12:29 pm

Ainda bem :lol:

tito
Posts: 173
Joined: Mon May 11, 2009 3:26 pm
Location: Lisboa

Re: Tyrrel P34 Joddy Scheckter, Sweden G.P. 1976

Post by tito » Thu May 05, 2011 11:34 am

Viva!

Apenas uma pequena actualização deste projecto...
Apesar de não ter tido vagar para tirar fotos a construção tem avançado a bom ritmo. A fase de preparação de todas as peças para pintura está prestes a terminar e a pintura também tem avançado a bom ritmo.

Este fim de semana, dependendo do tempo disponível para me dedicar ao hobby conto terminar a preparação das peças e deixar cerca de 3/4 da fase de pintura terminada. A ver vamos como será porque também quero dar um saltinho à feira do livro e dedicar algum tempo à tese...

Da fase de montagem posso adiantar que a estrutura do DFV já está montada, faltando a colocação dos escapes (que estão a aguardar por uma 2ª demão). Após a colocação dos escapes vou tentar usar alguns detalhes na colocação de fios. Também vou usar um set que comprei para os Lotus 79 mas que pode ser usado neste Tyrrell uma vez que as peças do set são idênticas em ambos os motores.

Conto este fim de semana começar a colocar fotos deste e do outro Tyrrell de 77 que também estou a montar.

Abraços
Tito
"Some people see things as they are and ask:Why? I dream things that never were and say: WHY NOT??" Robert Kennedy

tito
Posts: 173
Joined: Mon May 11, 2009 3:26 pm
Location: Lisboa

Re: Tyrrel P34 Joddy Scheckter, Sweden G.P. 1976

Post by tito » Thu May 19, 2011 12:28 pm

Viva!

Sei que estou em falta com as fotos, mas ainda não tive vagar para as colocar aqui...Isto anda escasso de tempo :S

Fazendo uma actualização...Num dos DFV´s os escapes já estão colocados, e as peças do set também já estão colocadas, faltando apenas terminar a colocaçao das vávulas do bicho...A parte mais complicada até agora tem sido colocar as ligações, uma vez que a minha falta de experiência neste aspecto tem feito com que tenha usado e abusado da super cola, o que me complicou um pouco os planos, mas acho que já lhe apanhei o jeito e tenho doseado a aplicação, além de estar a usar uma pinça para me ajudar a ligar os fios. O outro motor está a aguardar para receber o mesmo tratamento deste.

As restantes peças já estão pintadas e prontas a montar, , e a asa traseira também já está pintada, assim como parte do corpo principal da carroçaria, faltando apenas polir.

Abraços
Tito
"Some people see things as they are and ask:Why? I dream things that never were and say: WHY NOT??" Robert Kennedy

tito
Posts: 173
Joined: Mon May 11, 2009 3:26 pm
Location: Lisboa

Finalmente as prometidas fotos

Post by tito » Fri May 20, 2011 11:59 am

Viva pessoal!!

Finalmente tive vagar para tirar e colocar no photobucket as prometidas fotos…Para vos dar uma ideia de como anda a minha vida digo-vos que tirei-as às 2 da manhã…Isto não anda nada fácil :S

Image

Como podem ver um dos motores tem o set de PE que vem com o P34 76 da Tamiya, ao passo que o outro não tem. Gostei do resultado com o set, embora sejam poucas as aplicações

Image

Image

Image

Esta é uma das peças do set que comprei e de que tinha falado. Apesar de ser um set para o Lotus 79 pode ser aplicado neste Tyrrell, uma vez que o motor é o mesmo e as peças do set podem servir tanto para a versão da Lotus como para o Tyrrell…O mesmo se aplica ao Mclaren M23 recentemente relançado também pela Tamiya e o Lotus 78.

Image

Parecendo que não esta peça dá um maior realismo ao motor. A parte mais complicada foi mesmo colar os fios à peça, mas isso deve-se a eu ter pouca experiência em colar peças com super cola…

Image

Colar estas partes não foi nada fácil…Andei dois dias para colar tudo como deve de ser, e mesmo assim não ficou perfeito como queria, mas pronto, o importante é ir aprendendo e fazer melhor da próxima vez

Image

Image

Image

Quando terminar de colocar os fios no motor vou ter de voltar a pintar algumas partes do motor

Image

O outro motor está a aguardar o fim da colocação dos fios neste, para tentar não repetir os mesmos erros que cometi neste motor..

Das restantes peças a maior parte também já está pintada, como podem ver pelas fotos, pelo que apenas falta terminar alguns pormenores de pintura para depois colar tudo.

Image

Image

E as últimas peças que estavam na “estufa” a secar. O chassis e carroçaria também já estão quase terminados, faltando polir, tal como as abas da asa traseira do P34 76. As jantes também já estão pintadas e prontas a montar

Image

Por agora tenho apenas isto para mostrar. O trabalho vai avançando aos poucos, embora ainda me falte mandar vir mais um set de PE para o Tyrrell de 77 que é capaz de levar mais algum tempo por vir do Japão, mas penso que vai enriquecer bastante o trabalho.

Abraços
Tito
"Some people see things as they are and ask:Why? I dream things that never were and say: WHY NOT??" Robert Kennedy

User avatar
DIOGO_TIAGO
Posts: 1607
Joined: Fri Apr 09, 2010 2:17 pm
Location: Moita-Montijo

Re: Tyrrel P34 Joddy Scheckter, Sweden G.P. 1976

Post by DIOGO_TIAGO » Fri May 20, 2011 5:08 pm

Trabalho impecável.

Mais vale devagarinho e bem feito do que à pressa :D

tito
Posts: 173
Joined: Mon May 11, 2009 3:26 pm
Location: Lisboa

Pequeno update e pedido de ajuda

Post by tito » Tue May 24, 2011 12:33 pm

Viva!!

Enquanto aguardo pela vinda do set que vou adquirir decidi concentrar-me no motor do outro tyrrell P34. Até agora a construção tem corrido bem, e sem os abusos na utilização da cola que cometi neste motor. Penso que este vai sair melhor que o outro, mas quando tiver terminado a colocação das ligações veremos como fica tudo..

Entretanto´assim que termine as ligações deste e do outro motor, e enquanto o set não chega, vou-me concentrar no eixo traseiro do bicho...
Nesta parte vou tentar detalhar as molas de suspensão, mas como nunca tentei vai ser uma experiência nova...

Já vi alguns trabalhos feitos aqui, mas a minha dúvida prende-se em relação aos materiais a usar. Sei que a mola é feita enrolando metal numa superfície redonda, mas em relação à parte que fica dentro da mola precisava de saber onde comprá-los e como é feita. Alguém me pode ajudar nesta parte?? Caso tenham dúvidas sobre aquilo que estou a falar digam-me que tento colocar fotos


Abraços
Tito
"Some people see things as they are and ask:Why? I dream things that never were and say: WHY NOT??" Robert Kennedy

tito
Posts: 173
Joined: Mon May 11, 2009 3:26 pm
Location: Lisboa

Re: Tyrrel P34 Joddy Scheckter, Sweden G.P. 1976

Post by tito » Wed Jun 01, 2011 5:32 pm

Bons dias!

O segundo motor está concluído!

Devo dizer que gostei muito do resultado final. Desta vez acertei na cola e correu bem 

Image

Image

Image

Esta foto suscitou-me algumas dúvidas…Tenho várias fotos de motores DFV e em todas há variações em relação a esta tubagem. Algumas aparecem a laranja, outras a preto e nesta foto essa tubagem é metálica. O mesmo se aplica ao local onde a tubagem liga, numas é prateado, noutras dourado e noutras pura e simplesmente não existe. Como não disponho de fotos do motor na época 76/77 a cores segui esta foto relativamente à tubagem. Ainda vou tentar uma alteração que é a colocação da ligação da peça (que aparece a azul metálico na foto)

Image

Image


O primeiro motor sofreu um pequeno retrocesso como podem ver.. Após ver o resultado dos excessos de cola no primeiro DFV resolvi retirar as coberturas das válvulas e colocá-las em forza para voltar a pintar. Neste momento já estão pintadas e prontas a voltar a ser encaixadas no motor.

Image

Image

Image

Image

Image

Próximo passo, os travões! A colocação do set que vinha com o kit da tamiya obrigou-me a colocar putty para preencher o espaço que ficou por cobrir.
Após ver algumas fotos do carro vi que os discos tinham buracos, pelo que ontem comecei a abrir buracos nos discos…Infelizmente os ditos buracos são quadrados, no entanto as brocas que tenho são redondas como todas as brocas, por isso ainda vou ter de pensar em como colocar os buracos quadrados em vez de redondos…Tenho de ver se as limas que tenho são finas q.b. para fazer isso, senão vou ter de comprar outras

Image

Image

Por agora é tudo.

Abraços
Tito
"Some people see things as they are and ask:Why? I dream things that never were and say: WHY NOT??" Robert Kennedy

User avatar
DIOGO_TIAGO
Posts: 1607
Joined: Fri Apr 09, 2010 2:17 pm
Location: Moita-Montijo

Re: Tyrrel P34 Joddy Scheckter, Sweden G.P. 1976

Post by DIOGO_TIAGO » Wed Jun 01, 2011 5:40 pm

ENORME o trabalho feito no motor =D> =D>

tito
Posts: 173
Joined: Mon May 11, 2009 3:26 pm
Location: Lisboa

Re: Tyrrel P34 Joddy Scheckter, Sweden G.P. 1976

Post by tito » Fri Jun 03, 2011 4:07 pm

Há trabalhos bem melhores e mais detalhados do que este, mas obrigado pelo comentário ;)

Abraços
Tito
"Some people see things as they are and ask:Why? I dream things that never were and say: WHY NOT??" Robert Kennedy

tito
Posts: 173
Joined: Mon May 11, 2009 3:26 pm
Location: Lisboa

Travões e caixa de velocidades

Post by tito » Thu Jun 09, 2011 12:51 pm

Boas!
Cá vos deixo mais um pequeno avanço neste trabalho…

Uma vez que descobri que os travões do P34 tinham buracos como os dos Lotus 79 da Tamiya em vez de ser lisos como vê no kit, decidi fazer uns furos com uma lima nos ditos cujos.

Image

Apesar dos furos não ficarem lineares acho que o resultado final ficou bom, e como o set de PE cobre os lados dos travões este passo é relativamente pacífico de se fazer…

Image

Apesar de nas instruções dizer que os discos são pintados com o gun metal achei que ficariam mais realistas assim, até porque com as sucessivas travagens e as altas temperaturas a que os discos de são sujeitos eles ficam com este aspecto.

Image

Já quanto às pinças dos travões não gostei muito do resultado porque foi pintado a pincel…Ainda estou a pensar se pinto a spray ou não essa parte.

Image

E aqui já vem todo o conjunto montado

Image

Image

Image

O próximo passo é este:

Image

Estas são as entradas de ar para arrefecer os travões, e depois de alguma pesquisa nas fotos do meu primeiro Tyrrell P34 (viewtopic.php?f=25&t=6816" onclick="window.open(this.href);return false;) descobri que as mesmas eram ocas, no entanto como só descobri isso quando já tinha praticamente todo o carro feito não me apeteceu estar a desmontar tudo, por isso deixei ficar assim.
No caso deste P34 vou abrir dois buracos nas peças para ficar tudo correcto, e quando o conjunto estiver todo montado vou tratar das ligações. Ainda vou ter de estudar bem essa parte pelas fotos que tenho..

Em relação ao DFV, a colocação dos escapes não foi pacífica. Para o conjunto encaixar bem tive de cortar as ligações do escape do lado onde os escapes se unem, coisa que já no outro dfv aconteceu. Como ficaram alguns gaps por preencher coloquei puty para preencher esses locais, só faltando pintar o conjunto.

Image

Da parte que me faltou fazer da última vez, já corrigi a última coisa que faltava, no entanto esqueci-me de tirar foto..No entanto quando os escapes tiverem pintados e limpar as dedadas tiro fotos e coloco aqui.

Por agora e tudo. Neste fds alargado conto avançar mais um pouco com a execução deste trabalho.
Como diria o saudoso Engenheiro Sousa Veloso, despeço-me com amizade e aproveito para vos desejar um excelente fim-de-semana

Abraços
Tito
"Some people see things as they are and ask:Why? I dream things that never were and say: WHY NOT??" Robert Kennedy

tito
Posts: 173
Joined: Mon May 11, 2009 3:26 pm
Location: Lisboa

Fase intermédia - Travões e eixo traseiro montados

Post by tito » Tue Jun 14, 2011 12:07 pm

Viva!

Espero que este fim-de-semana mais comprido que o normal tenha sido agradável para todos.
Como bom Lisboeta que sou aproveitei o fim-de-semana prolongado para me divertir pelos Santos, tal como a grande maioria de quem vive em Lisboa e arredores.

No entanto apesar de ter sido um fim-de-semana rico em sardinhas e divertimento tenho conseguido avançar com este projecto aos poucos. Sendo assim posso dizer que as entradas de ar para arrefecer os travões estão abertas e ficaram bem feitas.

Como achei que as pinças dos travões não ficaram nada de jeito desmontei as peças, lixei-as até ficarem regulares e voltei a pintar o conjunto, tendo ficado satisfeito com o resultado.

Após estes pequenos correctivos colei todo o conjunto e o eixo traseiro está quase todo terminado, faltando as ligações e colar todo o conjunto ao motor.
No entanto para completar este passo decidi aguardar mais um pouco, uma vez que por mero acaso descobri que o Joe Honda vai lançar mais um dos seus manuais de fotos, desta vez sobre o Tyrrell P34 de 76!!
http://www.hlj.com/product/mfhrp006" onclick="window.open(this.href);return false;

Escusado será de dizer que este manual caiu dos céus e já o encomendei juntamente com o manual dos Lotus 78, 79 e 80 que também tenciono montar mais para a frente.
Como tenho poucas fotos deste modelo e queria perceber exactamente onde é que os fios e as ligações são feitas no eixo traseiro, radiadores e cockpit de pilotagem, por isso vou aguardar pela chegada do livro para continuar este passo.
No entanto para não estar parado vou adiantando outros passos e tratar do chassis e da carroçaria do carro.

Hoje vou ver se consigo tirar fotos de tudo o que fiz até agora.
Abraços
Tito
"Some people see things as they are and ask:Why? I dream things that never were and say: WHY NOT??" Robert Kennedy

Post Reply