Bom dia!
Finalmente consegui escrever e fazer o que queria e assim cumprir o que prometi.
Também queria fazer um passo a passo com pés e cabeça, daí ter levado um pouco mais de tempo a escrever e colocar fotos..
Bem, primeiro as novidades que vieram de terras do sol nascente:
E embora of-topic, veio mais este:
Com a ajuda do livro de fotos do Joe Honda tive acesso a uma série de pormenores dos P34 que correram na Suécia que até então nunca tinha visto..
Através desta foto pode-se ver alguns desses pormenores:
A ponta dos espigões para colocação dos pneus traseiros são vermelhos;
Nos travões pode-se ver que os fios das ligações são amarelos (numa das fotos do livro que ainda não coloquei nota-se que cada travão tem duas ligações. Uma que vai ligar ao outro travão e outra que vai em direcção ao motor).
Ao contrário do que o kit da tamiya traz, a ligação do lado direito dos radiadores não é feita com um tubo de cor preta em vinil como vem com o kit, mas sim com um tubo de cor metálica muito mais fino.
Por último, o pormenor que já tinha referido, a ligação que em algumas fotos que tenho dos DFV é cor de laranja, noutras metálica e noutras simplesmente não aparece, que é um acastanhado/avermelhado.
Além dessas modificações, encontrei mais uma no motor para fazer…
A ligação entre estas partes.
Do lado oposto esta ligação também é feita.
Bem, visto isto tratei de meter mãos à obra e cortar duas peças de plástico nas grelhas e limá-las até ficarem do tamanho certo. Foi trabalhoso acertar a olho as peças para que coubessem e ficassem do tamanho certo, mas acho que consegui.
Após este passo veio a colocação dos escapes… Estes deram-me água pela barba até conseguir que as partes ficassem bem coladas e acertadas!
Primeiro tive de colocar os tubos no motor para depois colar as junções. Mas as junções não ficaram bem por isso tive de descolar, cortar os pontos de encaixe, voltar a colar e depois preencher os as junções com betume, e mesmo assim as junções não ficaram bem como queria.
Depois foi pintar tudo novamente e colar ao motor.
Bem, agora seguem-se as fotos do que já foi feito no motor. Tenho que dizer que tive um ligeiro acidente na re-colagem de algumas peças, porque o eixo traseiro caiu ao chão duas vezes e partiu-me duas peças. Acho que bati o record da quantidade de asneiras ditas em 2 minutos. Fiquei possesso!
Ainda vou tentar corrigir isto, embora não saiba bem como…
Esta ligação não me agrada de todo…Ainda vou matutar na melhor maneira de fazer com que fique mais realista
Do que fiz até agora, e tirando corrigir os aspectos que referi, não conto fazer mais nenhuma modificação, embora esteja a pensar dar um wash no fim (tenho de ler acerca da maneira como se faz isso uma vez que nunca fiz isso :S). Ficam a faltar a colocação da última peça do eixo traseiro, mas essa ainda vai ser trabalhada para levar ligações.
A construção da asa traseira também está concluída, mas…Hoje mesmo apercebi-me de mais um pormenor que me tinha escapado de todo.
A parte superior da asa traseira do carro do Scheckter tem uma linha pintada a prateado, coisa que não acontece com o carro do Depailler.
Schekter:
Depailler:
Vai ser chato à brava rectificar isto, mas tem de ser..
Do que fiz na asa a pior parte foi a pintura das aletas laterais porque estavam sempre a ficar mal. Devo ter repetido este passo umas 4 vezes sem exagero…
Na colagem de tudo também tive problemas por causa dos apoios que estas peças têm para colar à parte central da asa a junção ficou mal feita. Tive de descolar, retirar essa peça, alinhar e por fim voltar a colar tudo e pintar de novo.
Quando ia colocar os decalques reparei numa diferença que antes me tinha escapado até ao momento…
Analisando as fotos dos P34 que correram nesse ano, dá para reparar em algumas diferenças subtis entre eles, sendo uma delas na asa traseira. Se repararem na foto da asa traseira vê-se que os logos da Goodyear do carro do Scheckter são um pouco mais abaixo que os do carro do Depailler.
Scheckter
Depailler
Outra diferença que encontrei foi na parte frontal da carenagem, mas mais adiante já falo nela.
Por agora as fotos da asa traseira concluída…
Neste momento estou a tratar de pintar o chassis e a carenagem do carro. Ando a ponderar acerca de cortar a carenagem para colocar a parte da frente à vista, mas ainda vou pensar acerca disto e estudar a melhor maneira de cortar esta parte porque posso arruinar tudo com um erro…
Bem, por agora é tudo de novidades.
Abraços Tito