Chrysler Turbine Car
Chrysler Turbine Car
Viva
Depois de ter feito a minha apresentação a este Fórum, venho mostrar-vos o meu mais recente projecto.
O Chrysler Turbine Car da Jo-Han à escala 1:25.
Segundo algumas investigações que fiz, esta miniatura fará parte do lote que a Jo-han fez para a Chrysler Corporation em meados dos anos '60, para promoção das vendas do carro real.
Só que o carro real nunca foi comercializado, existindo apenas um a rolar que é pertença de Jay Leno, famoso apresentador da TV Americana e coleccionador de automóveis.
Foram apenas produzidas 55 unidades, para experiências e testes de estrada, tendo sido conservadas 9 unidades pela Chrysler. Das nove unidades apenas uma teria a mecânica completa, tendo o revolucionário motor de turbina das restantes sido aproveitado para outros projectos.
Terá sido esta unidade, que como consequência da grave crise económica sentida recentemente no Mundo, terá sido vendida a Jay Leno.
Anexo foto da minha miniatura do Turbine Car.
Tenho a sorte de ter o esquema de montagem, pelo que pude verificar que me faltarão meia-dúzia de peças que terei de construir de raíz.
Abraços
Miguel Lobão
Depois de ter feito a minha apresentação a este Fórum, venho mostrar-vos o meu mais recente projecto.
O Chrysler Turbine Car da Jo-Han à escala 1:25.
Segundo algumas investigações que fiz, esta miniatura fará parte do lote que a Jo-han fez para a Chrysler Corporation em meados dos anos '60, para promoção das vendas do carro real.
Só que o carro real nunca foi comercializado, existindo apenas um a rolar que é pertença de Jay Leno, famoso apresentador da TV Americana e coleccionador de automóveis.
Foram apenas produzidas 55 unidades, para experiências e testes de estrada, tendo sido conservadas 9 unidades pela Chrysler. Das nove unidades apenas uma teria a mecânica completa, tendo o revolucionário motor de turbina das restantes sido aproveitado para outros projectos.
Terá sido esta unidade, que como consequência da grave crise económica sentida recentemente no Mundo, terá sido vendida a Jay Leno.
Anexo foto da minha miniatura do Turbine Car.
Tenho a sorte de ter o esquema de montagem, pelo que pude verificar que me faltarão meia-dúzia de peças que terei de construir de raíz.
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Miguel Lobão
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- RjeC Turbo
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Re: Chrysler Turbine Car
Viva,
Tem um projecto interessante entre mãos, já que é uma modelo desconhecido por estas bandas( ao menos para mim! )
Amigo, boa sorte, iremos acompanharte neste projecto e noutros
Rafa
Tem um projecto interessante entre mãos, já que é uma modelo desconhecido por estas bandas( ao menos para mim! )
Amigo, boa sorte, iremos acompanharte neste projecto e noutros
Rafa
- DIOGO_TIAGO
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Re: Chrysler Turbine Car
Boa sorte com o trabalho que se aproxima
- lmadureira
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Re: Chrysler Turbine Car
Este modelo tem um toque único!!! Fascina-me imenso... aliás se não fosse o elevado preço no ebay... hmmmm
//Cumps
Luis Madureira
Don't sweat the details, just build the sucker the way you want it!.
Luis Madureira
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Re: Chrysler Turbine Car
Viva Luis Madureiralmadureira wrote:Este modelo tem um toque único!!! Fascina-me imenso... aliás se não fosse o elevado preço no ebay... hmmmm
Poderá acompanhar a evolução da montagem desta miniatura nos Workshop do Nucleo de Modelismo de Espinho.
Estou a contar ir este sábado e levar os dois modelos, o Chrysler Turbine Car e o Ferrari 288 GTO, para ouvir as vossas dicas.
Abraços
Miguel Lobão
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Abraços
Miguel Lobão
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- lmadureira
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Re: Chrysler Turbine Car
Tenho de ver então se consigo fazer um curto circuito de maneira a ficarmos às escuras e zás... meto o modelo ao saco e fujo... aliás ligo a turbina e nunca mais me apanhas
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Luis Madureira
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Luis Madureira
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- lmadureira
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Re: Chrysler Turbine Car
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Luis Madureira
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Luis Madureira
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Re: Chrysler Turbine Car
Viva Luis
Obrigado pelo Link!
Afinal não sou o único a recuperar um turbine com mais de 40 anos!!
Mas neste caso pelo menos a cor estava correcta e em bem melhor estado do que o meu kit.
Só é pena em alguns pormenores o restauro não tenha sido bem conseguido, nomeadamente nas cores da baía do motor e no bloco da turbina.
Vê neste site aquilo a que me refiro.
http://www.imperialclub.com/Yr/1963/Tur ... /index.htm
Espero brevemente apresentar mais algumas fotos do restauro do meu.
Para já segue a guerra da decapagem da tinta
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Abraços
Miguel Lobão
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Miguel Lobão
Re: Chrysler Turbine Car
Viva
Mais alguns progressos, ou talvez não.
Consegui decapar a maior parte do vermelho original mas algumas peças não ficaram lá muito bem. Alguém sabe como hei-de tirar os resquicios de cola contacto (sim cola contacto) que se vêem na segunda foto??
Mais alguns progressos, ou talvez não.
Consegui decapar a maior parte do vermelho original mas algumas peças não ficaram lá muito bem. Alguém sabe como hei-de tirar os resquicios de cola contacto (sim cola contacto) que se vêem na segunda foto??
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Abraços
Miguel Lobão
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Miguel Lobão
Re: Chrysler Turbine Car
Viva,
Cola de sapateiro num kit é no mínimo surreal...
Por acaso é a peça menos problemática que tens aí para efeitos de detalhe, mas aplica muito suavemente um pano embebido com acetona das unhas. Isso deve remover alguma coisa. De resto, estou a prever uma maratona de lixa de água...
Na minha opinião, lixava bem o fundo do carro e forrava-o com papel de veludo preto.
Boa sorte & abraço,
Nuno.
Cola de sapateiro num kit é no mínimo surreal...
Por acaso é a peça menos problemática que tens aí para efeitos de detalhe, mas aplica muito suavemente um pano embebido com acetona das unhas. Isso deve remover alguma coisa. De resto, estou a prever uma maratona de lixa de água...
Na minha opinião, lixava bem o fundo do carro e forrava-o com papel de veludo preto.
Boa sorte & abraço,
Nuno.
Re: Chrysler Turbine Car
Viva
Os trabalhos no Chrysler continuam devagarinho. Tenho dado atenção ao motor e suspensão da frente, as partes que julgava mais complicadas pelo tipo de peças que faltavam...
Pelo vistos o complicado mesmo é conseguir a cor original do carro. Tanto é bronze (o original), como cobre, como outros tantos outros tons que já não sei qual o correcto.
Enfim as buscas continuam.
Deixo para vossa apreciação e comentários, fotos da suspensão da frente, da turbina e de mais algumas peças.
Os trabalhos no Chrysler continuam devagarinho. Tenho dado atenção ao motor e suspensão da frente, as partes que julgava mais complicadas pelo tipo de peças que faltavam...
Pelo vistos o complicado mesmo é conseguir a cor original do carro. Tanto é bronze (o original), como cobre, como outros tantos outros tons que já não sei qual o correcto.
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Abraços
Miguel Lobão
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Miguel Lobão
Re: Chrysler Turbine Car
Está a tomar um bom caminho.
Estás a pensar por cabos no motor?
Cumprimentos
Vítor
Estás a pensar por cabos no motor?
Cumprimentos
Vítor
Re: Chrysler Turbine Car
VivaVítor wrote:Está a tomar um bom caminho.
Estás a pensar por cabos no motor?
Cumprimentos
Vítor
Este motor, devido às suas caracteristicas, não leva cabos de velas e distribuidor, porque não tem a arquitectura normal dos restantes motores. Ou seja não tem pistões, cilindros, velas, válvulas, etc.
Esta turbina é, nesse aspecto, muito simples tendo apenas alguns tubos hidráulicos.
Seguindo este link http://www.turbinecar.com/images/U-Hood/page10.htm, podes apreciar melhor as particularidades deste motor.
Toda a parte eléctrica e restante tubagem, irá ser instalada no compartimento do motor mas isso só depois de pintado.
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Abraços
Miguel Lobão
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Re: Chrysler Turbine Car
Ok, obrigado pelo esclarecimento e mais uma vez, votos de bom trabalho!
Cumprimentos
Vítor
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Re: Chrysler Turbine Car
Viva
Mais alguns (poucos) avanços no Chrysler.
Consegui finalmente encontrar a cor que mais se aproxima da que julgo ser a real. E digo julgo porque me baseio em fotos tiradas da net, que variam muito com a luz, qualidade das mesmas, etc.
Não foi fácil mas optei por Tamiya XF 6. E digo optei porque a cor referência do Kit é Bronze Mist #D52 da PACTRA Diamond flake. Estão a ver a dificuldade, não é?
Bem, no catálogo da Tamiya a cor escolhida o XF-6 refere-se a Cooper (cobre), mas o Bronze da Tamiya é muito diferente, para mais escuro.
Começei por experimentar pintar o Tablier e, como não ficou muito diferente das fotos de referência, continuei e como gostei do resultado, apresento aqui uma foto, junto com o túnel da transmissão.
O problema também é que enquanto não encontrava a cor certa iniciei o restauro desta miniatura die-cast com 41 anos.
Refiz os tubos de escape, o roll bar, os pára-choques, enfim todas os plásticos há muito desaparecidos.
Ainda falta acabar de pintar, por os autocolantes, fazer um novo volante, etc.
Depois tenho que arranjar tempo para juntar estes dois ao Ferrari 288 GTO e ao Ferrari F40.
Mais alguns (poucos) avanços no Chrysler.
Consegui finalmente encontrar a cor que mais se aproxima da que julgo ser a real. E digo julgo porque me baseio em fotos tiradas da net, que variam muito com a luz, qualidade das mesmas, etc.
Não foi fácil mas optei por Tamiya XF 6. E digo optei porque a cor referência do Kit é Bronze Mist #D52 da PACTRA Diamond flake. Estão a ver a dificuldade, não é?
Bem, no catálogo da Tamiya a cor escolhida o XF-6 refere-se a Cooper (cobre), mas o Bronze da Tamiya é muito diferente, para mais escuro.
Começei por experimentar pintar o Tablier e, como não ficou muito diferente das fotos de referência, continuei e como gostei do resultado, apresento aqui uma foto, junto com o túnel da transmissão.
O problema também é que enquanto não encontrava a cor certa iniciei o restauro desta miniatura die-cast com 41 anos.
Refiz os tubos de escape, o roll bar, os pára-choques, enfim todas os plásticos há muito desaparecidos.
Ainda falta acabar de pintar, por os autocolantes, fazer um novo volante, etc.
Depois tenho que arranjar tempo para juntar estes dois ao Ferrari 288 GTO e ao Ferrari F40.
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