Norton 750 Commando Hi-Rider
Norton 750 Commando Hi-Rider
Viva
Resolvi recuperar uma moto que construí pela primeira vez talvez nos inicios dos anos 80 do século passado e que durante muitos anos esteve sempre na mira de um pequeno restauro.
Quando começei este projecto pretendia apenas limpá-la e corrigir principalmente o eixo dianteiro, porque a forqueta tinha ficado "empenada" num dos alguns acidentes que esta mota sofreu durante estes anos todos.
O modelo em causa é um kit da Heller na escala 1:8 refª L995 provavelmente editada no final dos anos '70.
O kit é bastante completo e pormenorizado, constituído por 243 peças, distribuídas por 16 grelhas. Só o motor tem cerca de 50 peças.
Quando começei a desmontar, passado um bocado a mota estava assim (felizmente tenho as instruções originais): O motor: Já que desmontei tive que remontar: E agora cheguei à parte em que vou ter que me aventurar na pintura com Alclad e construir as peças que desapareceram!!
Ah e já agora também os autocolantes.
Depois vou mostrando as asneiras!
Resolvi recuperar uma moto que construí pela primeira vez talvez nos inicios dos anos 80 do século passado e que durante muitos anos esteve sempre na mira de um pequeno restauro.
Quando começei este projecto pretendia apenas limpá-la e corrigir principalmente o eixo dianteiro, porque a forqueta tinha ficado "empenada" num dos alguns acidentes que esta mota sofreu durante estes anos todos.
O modelo em causa é um kit da Heller na escala 1:8 refª L995 provavelmente editada no final dos anos '70.
O kit é bastante completo e pormenorizado, constituído por 243 peças, distribuídas por 16 grelhas. Só o motor tem cerca de 50 peças.
Quando começei a desmontar, passado um bocado a mota estava assim (felizmente tenho as instruções originais): O motor: Já que desmontei tive que remontar: E agora cheguei à parte em que vou ter que me aventurar na pintura com Alclad e construir as peças que desapareceram!!
Ah e já agora também os autocolantes.
Depois vou mostrando as asneiras!
Visitem a minha página no http://www.facebook.com/pages/As-Miniaturas-do-Lob" onclick="window.open(this.href);return false;ão
Abraços
Miguel Lobão
Abraços
Miguel Lobão
- DIOGO_TIAGO
- Posts: 1607
- Joined: Fri Apr 09, 2010 2:17 pm
- Location: Moita-Montijo
Re: Norton 750 Commando Hi-Rider
De certeza que isto não vai ser tarefa difícil para ti
Bem complexa a mota, inúmera peças que acabam por dar piada ao kit.
Com o aumento da habilidade, já se pode constatar que aplicas-te ai diversos conhecimentos que melhoram a mota
Bem complexa a mota, inúmera peças que acabam por dar piada ao kit.
Com o aumento da habilidade, já se pode constatar que aplicas-te ai diversos conhecimentos que melhoram a mota
Re: Norton 750 Commando Hi-Rider
Muito fixe. Obrigado pela partilha.
G.
G.
Re: Norton 750 Commando Hi-Rider
Viva
Tal como referi no inicio da apresentação da recuperação desta moto, um dos graves problemas era a fragilidade da forqueta.
Como era feita a partir de 7 peças para cada lado da forqueta, a resistência já não era grande coisa além de que era algo complicado acertar com as uniões. Para mais depois de uma desmontagem que nem sempre correu bem...
Como podem ver nos esquemas de montagem eram peças algo frágeis.
E como o plástico já não estava na melhor forma...
...há que refazê-las. E já que recuperar as peças estava fora de questão, resolvi utilizar perfil de alumínio de 4 mm, que depois de alguma limadela substituiu com algum sucesso, quatro das 7 peças originais.
Depois do trabalho quase concluído, descobri que me tinha esquecido dos suportes do faról. Nada como fazer a "barba" às peças originas (com os numeros 9 e 10 no esquema 2) e colá-las na nova peça.
Este projecto não está a andar depressa. É para ser feito intercalando com algum trabalho de corte e cose do Chrysler Turbine e com o outro grande restauro que é o do Torpedeiro da Marinha Portuguesa.
Espero ter os três projectos prontos para a Espimodel 2011...
Tal como referi no inicio da apresentação da recuperação desta moto, um dos graves problemas era a fragilidade da forqueta.
Como era feita a partir de 7 peças para cada lado da forqueta, a resistência já não era grande coisa além de que era algo complicado acertar com as uniões. Para mais depois de uma desmontagem que nem sempre correu bem...
Como podem ver nos esquemas de montagem eram peças algo frágeis.
E como o plástico já não estava na melhor forma...
...há que refazê-las. E já que recuperar as peças estava fora de questão, resolvi utilizar perfil de alumínio de 4 mm, que depois de alguma limadela substituiu com algum sucesso, quatro das 7 peças originais.
Depois do trabalho quase concluído, descobri que me tinha esquecido dos suportes do faról. Nada como fazer a "barba" às peças originas (com os numeros 9 e 10 no esquema 2) e colá-las na nova peça.
Este projecto não está a andar depressa. É para ser feito intercalando com algum trabalho de corte e cose do Chrysler Turbine e com o outro grande restauro que é o do Torpedeiro da Marinha Portuguesa.
Espero ter os três projectos prontos para a Espimodel 2011...
Visitem a minha página no http://www.facebook.com/pages/As-Miniaturas-do-Lob" onclick="window.open(this.href);return false;ão
Abraços
Miguel Lobão
Abraços
Miguel Lobão
- RamStein44
- Posts: 258
- Joined: Fri Apr 09, 2010 10:07 am
Re: Norton 750 Commando Hi-Rider
Viva
Bom trabalho de restauro!!!
Onde se pode apreciar o trabalho do torpedeiro?
Bom trabalho de restauro!!!
Onde se pode apreciar o trabalho do torpedeiro?
Re: Norton 750 Commando Hi-Rider
Este é o Torpedeiro da Marinha Portuguesa do Séc XIX.
Este torpedeiro foi inicialmente feito pelo meu tio-bisavô utilizando chapa e madeira. Terá sido construído inicialmente entre 1905 e 1910.
Eu apenas decapei, refiz as amuradas, repintei, repus o mastro (ainda falta torná-lo cónico), tento reconstruir o motor e transformá-lo em rádio comandado.
A maior dificuldade é arranjar fotos para apoio à reconstrução e não saber nada de barcos.
Este torpedeiro foi inicialmente feito pelo meu tio-bisavô utilizando chapa e madeira. Terá sido construído inicialmente entre 1905 e 1910.
Eu apenas decapei, refiz as amuradas, repintei, repus o mastro (ainda falta torná-lo cónico), tento reconstruir o motor e transformá-lo em rádio comandado.
A maior dificuldade é arranjar fotos para apoio à reconstrução e não saber nada de barcos.
Visitem a minha página no http://www.facebook.com/pages/As-Miniaturas-do-Lob" onclick="window.open(this.href);return false;ão
Abraços
Miguel Lobão
Abraços
Miguel Lobão
Re: Norton 750 Commando Hi-Rider
Boas Miguel!
A Norton está a ganhar boa forma!
Continuação...
A Norton está a ganhar boa forma!
Continuação...
Abraço,
Luís Silva
Luís Silva
Re: Norton 750 Commando Hi-Rider
Belo trabalho de Restauro Miguel, Parabéns
Re: Norton 750 Commando Hi-Rider
Viva
Já há algum tempo que não trago novidades deste projecto de restauro.
Após algumas tentativas consegui fazer os meus primeiros decalques caseiros.
Utilizei algumas imagens retiradas da internet que depois tentei aproximar o mais possível às dimensões dos originais, dos quais não fazia a menor ideia do tamanho.
Utilizei folhas da Colorado para impressora lazer.
Dica (que já não deve ser novidade para ninguém): imprimam com a impressora o mais frio possível senão a folha pode ficar seriamente danificada.
Podem ver nas fotos seguintes como ficaram.
Agora é começar o ataque aos cromados, para ver se acabo isto ainda este ano!!
Já há algum tempo que não trago novidades deste projecto de restauro.
Após algumas tentativas consegui fazer os meus primeiros decalques caseiros.
Utilizei algumas imagens retiradas da internet que depois tentei aproximar o mais possível às dimensões dos originais, dos quais não fazia a menor ideia do tamanho.
Utilizei folhas da Colorado para impressora lazer.
Dica (que já não deve ser novidade para ninguém): imprimam com a impressora o mais frio possível senão a folha pode ficar seriamente danificada.
Podem ver nas fotos seguintes como ficaram.
Agora é começar o ataque aos cromados, para ver se acabo isto ainda este ano!!
Visitem a minha página no http://www.facebook.com/pages/As-Miniaturas-do-Lob" onclick="window.open(this.href);return false;ão
Abraços
Miguel Lobão
Abraços
Miguel Lobão
- DIOGO_TIAGO
- Posts: 1607
- Joined: Fri Apr 09, 2010 2:17 pm
- Location: Moita-Montijo
Re: Norton 750 Commando Hi-Rider
Excelentes. Nem parecem home made.
Continuação de bom projecto
Continuação de bom projecto
Re: Norton 750 Commando Hi-Rider
Viva
Há já quase 6 meses que não dava notícias deste projecto.
Durante este tempo todo a moto esteve parada, paradinha.
Estes últimos dias resolvi recomeçar o restauro, fazendo aquelas partes mais chatas e que tenho vindo a adiar.
Assim corrigi algumas falhas no quadro, refiz os apoios dos tubos de escape, torneei os apoios dos pés que tinham desaparecido e fiz mais algumas coisinhas na parte do volante.
Recoloquei também alguns parafusos que tinham sido substituídos por arames e outros que a lixa fez desaparecer.
Enfim muito trabalho mas nada que se veja.
Nestas peças acrescentei duas peças que nunca foram colocadas originalmente porque as do kit eram demasiado grandes (seriam dois interruptores de luzes) e o que faltava a um dos manipulos (falta fazer a bolinha)
No farol faltavam alguns interruptores e luzes de aviso que foram refeitas.
No guarda-lamas dianteiro coloquei as porcas que desapareceram sob a lixa. Utilizei umas porcas da MIG. Vê-se mal na foto mas são as peças douradas.
Algumas fotos mostrando os novos apoios de pés e como está o projecto para já. Nota-se uma diferença entre os patins da esquerda e o da direita. Já não é defeito de montagem; é mesmo feitio.
Continuem a acompanhar.
Há já quase 6 meses que não dava notícias deste projecto.
Durante este tempo todo a moto esteve parada, paradinha.
Estes últimos dias resolvi recomeçar o restauro, fazendo aquelas partes mais chatas e que tenho vindo a adiar.
Assim corrigi algumas falhas no quadro, refiz os apoios dos tubos de escape, torneei os apoios dos pés que tinham desaparecido e fiz mais algumas coisinhas na parte do volante.
Recoloquei também alguns parafusos que tinham sido substituídos por arames e outros que a lixa fez desaparecer.
Enfim muito trabalho mas nada que se veja.
Nestas peças acrescentei duas peças que nunca foram colocadas originalmente porque as do kit eram demasiado grandes (seriam dois interruptores de luzes) e o que faltava a um dos manipulos (falta fazer a bolinha)
No farol faltavam alguns interruptores e luzes de aviso que foram refeitas.
No guarda-lamas dianteiro coloquei as porcas que desapareceram sob a lixa. Utilizei umas porcas da MIG. Vê-se mal na foto mas são as peças douradas.
Algumas fotos mostrando os novos apoios de pés e como está o projecto para já. Nota-se uma diferença entre os patins da esquerda e o da direita. Já não é defeito de montagem; é mesmo feitio.
Continuem a acompanhar.
Visitem a minha página no http://www.facebook.com/pages/As-Miniaturas-do-Lob" onclick="window.open(this.href);return false;ão
Abraços
Miguel Lobão
Abraços
Miguel Lobão
- DIOGO_TIAGO
- Posts: 1607
- Joined: Fri Apr 09, 2010 2:17 pm
- Location: Moita-Montijo
Re: Norton 750 Commando Hi-Rider
Tá a tomar forma.
Calmamente vai ficando canhão
Calmamente vai ficando canhão
Re: Norton 750 Commando Hi-Rider
Viva
Já à seis meses que tinha este projecto meio parado.
Finalmente ganhei coragem para aplicar os cromados - não utilizei ainda o Alclad - utilizando um spray comprado nos "chineses" mas que se mostrou mais brilhante que o de uma marca conceituada.
O modelo não vai concorrer aos 1ºs lugares dos Concursos, mas está a ficar bem melhor do que quando foi construído pela 1ª vez à 30 anos!
A grande dificuldade neste tipo de restauros são os pontos de fixação das peças que nunca ficam iguais, as peças que se tornam mais quebradiças e as referências das peças que se perdem, provocando por vezes precalços na montagem das peças. E os erros iniciais que não desaparecem...
Bem chega de paleio. Aqui ficam as fotos.
Agora "só" falta corrigir algumas pinturas, os escapes, a forqueta, os cabos, etc.
Em breve o projecto finalizado. Espero eu...
Já à seis meses que tinha este projecto meio parado.
Finalmente ganhei coragem para aplicar os cromados - não utilizei ainda o Alclad - utilizando um spray comprado nos "chineses" mas que se mostrou mais brilhante que o de uma marca conceituada.
O modelo não vai concorrer aos 1ºs lugares dos Concursos, mas está a ficar bem melhor do que quando foi construído pela 1ª vez à 30 anos!
A grande dificuldade neste tipo de restauros são os pontos de fixação das peças que nunca ficam iguais, as peças que se tornam mais quebradiças e as referências das peças que se perdem, provocando por vezes precalços na montagem das peças. E os erros iniciais que não desaparecem...
Bem chega de paleio. Aqui ficam as fotos.
Agora "só" falta corrigir algumas pinturas, os escapes, a forqueta, os cabos, etc.
Em breve o projecto finalizado. Espero eu...
Visitem a minha página no http://www.facebook.com/pages/As-Miniaturas-do-Lob" onclick="window.open(this.href);return false;ão
Abraços
Miguel Lobão
Abraços
Miguel Lobão
Re: Norton 750 Commando Hi-Rider
Viva
Depois de publicar a mensagem anterior, entusiasmei-me e fiz mais uma coisinhas: Já estou a pensar no próximo restauro:
E depois faço um de carro rally para ter muitos comentários...
Depois de publicar a mensagem anterior, entusiasmei-me e fiz mais uma coisinhas: Já estou a pensar no próximo restauro:
E depois faço um de carro rally para ter muitos comentários...
Visitem a minha página no http://www.facebook.com/pages/As-Miniaturas-do-Lob" onclick="window.open(this.href);return false;ão
Abraços
Miguel Lobão
Abraços
Miguel Lobão
Re: Norton 750 Commando Hi-Rider
Viva
Esta está feita. Fotos nos Trabalhos Completos.
Esta está feita. Fotos nos Trabalhos Completos.
Visitem a minha página no http://www.facebook.com/pages/As-Miniaturas-do-Lob" onclick="window.open(this.href);return false;ão
Abraços
Miguel Lobão
Abraços
Miguel Lobão