Williams FW10 - De um FW11 DECAIS VERNIZ 08/08

Partilha aqui os teus dotes de modelista
Post Reply
ft.michel
Posts: 61
Joined: Fri Feb 13, 2009 6:54 pm

Williams FW10 - De um FW11 DECAIS VERNIZ 08/08

Post by ft.michel » Mon Jul 25, 2011 11:15 pm

Tenho a intenção de ter em minha coleção particular o maior número possível de carros pilotados por Nelson Piquet em sua passagem pela F1.
Isso incluí esse carro emblemático, a Williams FW10, carro onde ele realizou seus primeiros testes com a Williams em 1985.
Esse kit foi produzido pela ST27, porém para a versão do GP de Mônaco, e encontra-se fora de catálogo, adoro o Scratch e não resisti a tentação de converter uma Williams FW11 da Tamiya em uma FW10B.
Esse é um dos projetos que está atualmente em minha bancada, vamos as imagens!

Image
Quero ver se no final chego a algo parecido com isso!

Image
Partindo disso!

Image

Image
Esses diagramas ajudam um pouco...

Image
O doador de peças será essa sucata...

Image

Image

Image
Depois da velha e boa soda caústica, chegamos a isso.

Image

Image
Analisando dados, o diagrama e outras figuras, percebe-se que a FW10 tem o entre-eixos menor, é mais alta e mais curta do que a FW11. O início do trabalho será no recuo do entre eixo, o início dessa tarefa foi separando o assoalho em um baixo relevo que ele já apresenta, o recorte é na orde dos 6 mm.

Image

Image
Assim, o monocoque teve que ser cortado, para encustar o carro e acompanhar o assoalho (em breve verão que isso poderia ser feito de outra forma, mas enfim...)

Image

Image

Image

Image
Fixei a parte que sustenta as suspensões dianteiras no monocoque, a parte posterior da tampa do motor também foi ajustada no monocoque, tudo em função do assoalho encurtado, essa sempre é a referência inicial.

Image

Image

Image

Image

Image

Image
Uma das diferenças marcantes, dis respeito a FW10, ser mais achatada e ter uma subida repentina no castelo do monocoque, aqui a sequência inicial de modificações para chegar a esse resultado.

Image
O tanque é mais curto, porém bem mais alto. 5 mm, então, tudo feito no estireno, para reposicionar e acertar as formas de acordo com o 1/1...

Image

Image

Image

Image

Image
Na sequência, é possível perceber o trabalho na dianteira, já dá um ar, de FW10... Fixei uma placa de estireno para dar o angulo do perfil lateral da tampa do motor, isso já a partir da nova altura que o carro tem. Tentei iniciar as laterais novas...

Image
Para dar continuídade na construção das caixas coletoras de ar, para os radiadores, é necessário ter uma base para trabalhar. Novamente modificações no assoalho são necessárias.

Image

Image

Image

Image
A base das caixas de ar tem uma curvatura, olhando a soluções que adotei, verifiquei que seria muito difícil atingir simetria entre direita e esquerda. Outro problema, as paredes nas laterais do cockpit ficaram muito finas e frágeis.

Image
Visto os problemas apontados acima resolvi modificar completamente o enfoque. Até aqui estava querendo criar um modelo Curbside, a partir de então coloquei na cabeça que irei fazer um modelo que irá mostrar o motor. Resolvi dar um talho na lateral.

Image

Image

Image

Image
A partir do corte, resolvi substituir toda lateral por estireno, eu teria que levantar as laterais do monocoque, seriam tantos remendos, que arrancar tudo é muito mais viável, efetuei medidas nos pontos extremos e produzi uma peça em estireno. A borda superior teve uma pequena régua de estireno colada para permitir o arredondamento das bordas do Monocoque no futuro. Essa idéia surgiu à partir dos ótimos resultados obtidos no bico, onde apenas colei uma placa de estireno e obtive o resto com desgaste por gabarito.

Image

Image
Aqui, já se verifica o trabalho de desgaste naquela placa plana de estireno, para conseguir uma curvatura ideal nas laterais trabalhei com um gabarito, assim direita e esquerda ficarão rigorosamente iguais.

Image

Image
Essas imagens mostram bem que a nova solução é muito melhor que o que pensava em fazer inicialmente. Reparem que as laterais do monocoque já apresentam o tamanho adequado.

Image

Image

Image

Image

Image
Após estudar as referências, recortei a chapa que vai dar a base para as laterais (eu errei nessa peça, tive que corrigir depois, em breve vocês verão).

Image

Image

Image
A primeira peça foi colada na parte superior, isso deu a base para as caixas coletoras de ar das laterais, claro que o restante foi conseguido lixando no gabadito de madeira, repito, há um erro, mas já foi corrigido, a lateral ficou muito alta e angulada em relação ao 1/1.

Image

Image

Image

Image

Image
Essa sequência mostra a caixa de ar lateral, ainda muito elevada, eu colei uma placa de estireno dom 0,2mm de espessura, para fazer um detalhe em alto relevo, próximo a entrada de ar, entre a suspensão e a abertura do air intake. Por fim, um período sem fotos, onde fechei a parte posterior da tampa do motor.

Image

Image

Image

Image
Foi nessa altura do projeto, que percebi que as laterais estavam muito altas. O lado esquerdo estava bem, teria que retirar a direita e recomeçar o processo.

Image

Image

Image

Image

Image
Então, resolvi serrar tudo novamente, agora com mais tranquilidade, pois sabia o caminho a percorrer. Para obter maior rigidez, usei uma placa única na parte posterior, ancorando na esquerda para dar suporte na direita, claro que tive que descontar algum material, mas tudo muito simples de se resolver.

Image

Image

Image

Image

Image
Aqui do lado direito, fotografei um pouco mais os processos para confeccionar a parte curvilínea da lateral. Por cima, uma placa de 0,2 mm de espessura para dar o formato.

Image

Image

Image

Image

Image

Image
Aqui um pouco mais de detalhamento, da construção da caixa coletora de ar lateral, essa eu já fiz mais baixa, e aproveitei para corrigir o outro lado!

Image

Image
Mais uma vez acabei me empolgando no processo e fiquei um tempo sem fotografar, resumindo, terminei o que é a base das laterais e fechei a tampa do motor, acabei separando tudo. Porém, na hora de juntar, surpresa, obviamente quando cortei, mudou toda a rigidez da peça e ela não fechava corretamente.

Image

Image

Image

Image
Em compensação, a parte dianteira ficou muito boa no meu ver, claro que vários ajustes ainda devem ser efetuados. Resolvi mudar um detalhe no bico, cortei o fundo na parte dianteira, isso vai dar um acabamento melhor na peça nesse ponto. Casando o motor, com o assoalho e o monocoque, vi que tudo vai indo bem, exceto pela tampa. Esse é o próximo desafio!
Críticas e sugestões sempre são bem vindas!!!
Last edited by ft.michel on Mon Aug 29, 2011 8:18 pm, edited 5 times in total.

tito
Posts: 173
Joined: Mon May 11, 2009 3:26 pm
Location: Lisboa

Re: Williams FW10 - De um FW11 Tamiya

Post by tito » Tue Jul 26, 2011 12:24 pm

O trabalho de conversão está a ir muito bem. De certeza que no fim vai estar excelente. Força nisso ;)
"Some people see things as they are and ask:Why? I dream things that never were and say: WHY NOT??" Robert Kennedy

ft.michel
Posts: 61
Joined: Fri Feb 13, 2009 6:54 pm

Re: Williams FW10 - De um FW11 Tamiya

Post by ft.michel » Tue Jul 26, 2011 12:44 pm

Obrigado Tito!
Esse aqui vai dar trabalho, mas por ser do mestre Piquet, vai ter um emepenho extra!!

ft.michel
Posts: 61
Joined: Fri Feb 13, 2009 6:54 pm

Re: Williams FW10 - De um FW11 Tamiya

Post by ft.michel » Wed Jul 27, 2011 1:13 pm

Agora vou contribuir com mais algumas imagens do desenvolvimento do Projeto.
Vou apresentar o trabalho que desenvolvi nas asas.
A asa dianteira é menor, tanto nas lâminas, como nas laterais. A traseira tem uma lâmina a menos e não apresenta o suporte no meio.
Eias as imagens:

Image

Image

Image

Image

Image

Image
Esse foi o trabalho efetuado na asa traseira. A última foto adianta um pouco do que em breve vou mostrar, o trabalho carroceria, que atualmente está quase pronto.

Image

Image

Image

Image

Image
A asa dianteira, teve início, sendo dividida, isso é feito para melhorar o resultado final no bico do carro. depois separei, aquela pequena lâmina superior, medi, e efetuei cortes para ajustar as partes. Como o local de fixação muda um pouco, tive que "inxertar" algum estireno, tudo foi feito com cola plástica, que por fim, fundo tudo. O acabamento foi dado instalando uma pequena lâmina superior. Ainda não fotografei o ajuste na lateral.
Em breve novidades!

ft.michel
Posts: 61
Joined: Fri Feb 13, 2009 6:54 pm

Re: Williams FW10 - De um FW11 Tamiya Atualizado 27/07

Post by ft.michel » Mon Aug 01, 2011 9:21 pm

Bom,
Continuando a saga.
Como foi mostrado, já separei a tampa traseira da parte dianteira, tudo estava bem alinhado, mas na hora de separar a rigidez do conjunto foi afetada e a tampa empenou muito, resolvi partir do zero, deixando tudo separada, seguindo apenas os alinhamentos:

Image

Image
A tampa até tinha ficado ajeitadinha... Mas vou ter que sacrificar, pois a base das laterais é necessária para fazer a peça nova.

Image

Image
Aqui começa a nova tampa, já esquartejei a peça antiga, agora estudar bem para ir alinhando o conjunto.

Image

Image
Aqui retirei a parte superior das tampas laterais, e outro detalhe, coloquei o outro pedaço de estireno que vai dar a forma do castelo.

Image

Image

Image

Image
Usando as duas partes laterais, da FW11 original como base, alinhei tudo com o assoalho e a parte anterior que já está bem encaminhada, cobri tudo com uma placa de estireno, assim o alinhamento fica 100%, por fim e coloquei por cima um pedaço de estireno na largura e comprimentos adequados.

Image
A placa colocada por cima anteriormente, deu a projeção para o perfil, assim também alonguei uma base, para garantir o alinhamento da parte final.

Image

Image
Depois, a partir de desenhos em cortes, foi feita uma estrutura parecida com o esqueleto de uma navio.

Image

Image

Image

Image
Bom, agora já temos uma estrutura para a tampa do motor satisfatória, ainda existe muito a fazer, mas já é uma luz!

ft.michel
Posts: 61
Joined: Fri Feb 13, 2009 6:54 pm

Re: Williams FW10 - De um FW11 NOVIDADES 01/08

Post by ft.michel » Tue Aug 09, 2011 12:25 am

Dando continuidade ao projeto.
Obviamente, a tampa não casou 100% com o restante do chassis, para o resultado ficar bom, são necessários os ajustes com massa plástica.

Image
Primeiro fita metálica nas proximidades da emenda, depois, vaselina por cima. Destaco que no final do chassis instalei um perfil de estireno para dar suporte as tampa, já faz tempo, mas não comentei nas imagens anteriores.

Image
A idéia é colocar massa por cima da massa para ir ajustando a tampa e melhorando o encaixe.

Image

Image

Image

Image

Image
Essa é a ideia, já que preparei massa, a primeira parte para ajustar a dianteira também foi feita. Consegui separar tudo e reencaixar, logo, missão cumprida!

Image

Image

Image
Esculpindo a parte posterior para aprimorar o encaixe, depois, revestir tudo com fita metálica, vaselina e massa no chassis, aproveitei para dar a primeira lixada na parte anterior, como era esperado, algumas falhas, então nessa nova massa, vou melhorar a cobertura da dianteira.

Agora estou postando os progressos feitos no assoalho. O assoalho inclusive já andou levando as primeiras mãos do Primer para ver as falhas de acabamento.

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image
Fiz uma sequência retomando o trabalho lá no início, por fim separei a ponta e por último uma imagem com ele pronto para a última mão do primer e o motor posicionado.

Image

Image
Após muita massa e lixa, a base da tampa do motor ficou pronta.

Image

Image
Aproveitei e refiz a parte onde irão ser instaladas as barras do Santo Antônio, estava muito raso.

Image
Faltavam alguns detalhes na tampa, existem algumas tomadas de ar que ficaram para fazer. Foi de propósito, pois seria o "Ó" fazer antes. Então primeiro medi certinho, e fiz um corte.

Image

Image
Aqui o resultado. É só repetir do outro lado.

Image
Faltavam as nacas, eis elas prontas.

Image

Image

Image

Image

Image

Image
Aqui, já apliquei uma mão bem leve de primer branco, depois aquela pré montagem para ver se está no caminho certo.

Image
O banco, ainda falta retirar os cintos injetados.

Image

Image

Image

Image
A sequência acima foi a última mão do primer.

Image

Image

Image
Três de mão de branco puro, aproveitei para premontar e ver como tudo está encaixando.

Image
Máscaras para fazer o amarelo.

Image
As três de mão.

Image
Após remover as máscaras.

Image
Máscaras para o azul.

Image
As três de mão.

Image
Como ficou.

Image
Preto puro no interior.

Depois de fechar essa etapa da pintura tô acreditando que é uma FW10.
Ainda preciso dar uns retoques na pintura.
Agora é aguardar os decais exclusivos da FW10 que encomendei, enquanto isso vou usando o que der da folha da FW11.
Críticas e sugestões são bem vindas.
Abs.

User avatar
tunyco
Posts: 167
Joined: Sat Sep 09, 2006 6:25 pm
Location: Famalicão

Re: Williams FW10 - De um FW11 PINTURA 08/08

Post by tunyco » Tue Aug 09, 2011 6:38 pm

Olá Michel,

Exatamente, agora depois da pintura já acreditamos que é um FW10.
E tinhas alguma duvida? eu não, desde o primeiro post que venho acompanhando e acreditando no resultado final.
Está muito perto, e concerteza este será uma referencia para quando me atrever a fazer um tambem.

Grande abraço

ft.michel
Posts: 61
Joined: Fri Feb 13, 2009 6:54 pm

Re: Williams FW10 - De um FW11 PINTURA 08/08

Post by ft.michel » Thu Aug 11, 2011 2:47 pm

Muito Obrigado Tunyco!
Aproveitando, as últimas fotos com os decais aplicados, falta o Verniz.
Esses decais aí foram adaptados a partir da folha da FW11 da Tamiya, estou aguardando os decais das asas que encomendei que são específicos para a FW10.
Agora irei aplicar decais de FC no cockpit e aplicar o verniz.

Image

Image

ft.michel
Posts: 61
Joined: Fri Feb 13, 2009 6:54 pm

Re: Williams FW10 - De um FW11 PINTURA 08/08

Post by ft.michel » Mon Aug 29, 2011 8:13 pm

Seguem os progressos do projeto!

Abaixo as imagens após o verniz, ainda falta polir direitinho.

Image

Image

Fixei a suspensão dianteira e as asas. Falta alinhar tudo, mas isso vai ficar para quando colocar as rodas e ver o comportamento final do conjunto. Tem alguns acabamentos na pintura também, mas vai no mesmo esquema, quando terminar de instalar os PE´s e demais acabamentos.

Image

Image

Image

Image

Image

Abraço a todos!

ft.michel
Posts: 61
Joined: Fri Feb 13, 2009 6:54 pm

Re: Williams FW10 - De um FW11 DECAIS VERNIZ 08/08

Post by ft.michel » Fri Sep 09, 2011 1:31 am

Os últimos progressos:

Os decais que faltavam em relação a folha da FW11, foram feitos no Corel e impressos em gráfica com uma amigo.
Eis as imagens:

Image

Image


Instalei o assoalho no chassis, coloquei alguns decais de FC no assoalho e nas tomadas de ar, e para finalizar uma tela na entrada.
Fixei a suspensão dianteira e as asas. Falta alinhar tudo, mas isso vai ficar para quando colocar as rodas e ver o comportamento final do conjunto.

Image

Image

Image

Image

Image

Estou chegando nos finalmentes, eis os progressos.

Image
Primeira vez, depois de muito tempo que fotografo a mecânica, falta detalhar com os cabos e mangueiras.
Detalhes, substituí os discos de freio, os duplos da FW11 são inadequados.

Image

Image
Além dos freios, rodas e pneus, também acrescentei os cintos e outros detalhes no cockpit.

Image
Ainda falta colocar alguns PE´s de parafusos na asa traseira, nas rodas coloquei bicos de ar e chumbos de balanceamento.

Detalhei um pouco o motor, alguns detalhes não ficaram exatos como no 1/1, mas fiquei satisfeito com o resultado!
Mais fotos no post destinado aos trabalhos finalizados!
Obrigado a todos que acompanharam!

Image

Image

Críticas e sugestões sempre são bem vindas!

User avatar
huggo
Posts: 134
Joined: Tue Nov 17, 2009 4:31 pm
Location: Porto

Re: Williams FW10 - De um FW11 DECAIS VERNIZ 08/08

Post by huggo » Sun Nov 20, 2011 1:56 pm

Bem, não conheço muito de formula 1, mas o trabalho parece perfeito. Isto é trabalho de quantas horas?
Penso que depois de tudo o foi feito e para manter o nível o motor, discos e outro pormenores mereciam mais atenção, não sei exactamente o que melhorar, mas é só uma opinião.

Parabéns e continuação de um bom trabalho

User avatar
Rally24
Posts: 573
Joined: Wed Sep 09, 2009 12:21 pm
Location: Maia

Re: Williams FW10 - De um FW11 DECAIS VERNIZ 08/08

Post by Rally24 » Mon Nov 21, 2011 11:20 pm

Quem trabalho de transformação...
Estaria a aplaudir de pé não fossem os pormenores apontados pelo Huggo.
Não estou a aplaudir de pé, mas aplaudo na mesma. =D> =D>


Abraço
PedroGomes
Image
No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna

Etrusco
Posts: 1
Joined: Sat Nov 19, 2011 1:23 am
Location: Brasília, Brasil
Contact:

Re: Williams FW10 - De um FW11 DECAIS VERNIZ 08/08

Post by Etrusco » Tue Nov 22, 2011 12:25 am

Belíssimo trabalho. Dá-me orgulho saber que é um piloto brasileiro e morador daqui da minha cidade (Brasília).

Parabéns pela obra!
=D> =D> =D> =D>

Post Reply