Ferrari 1512 NART - Fiote 1/20

Partilha aqui os teus dotes de modelista
Post Reply
ft.michel
Posts: 61
Joined: Fri Feb 13, 2009 6:54 pm

Ferrari 1512 NART - Fiote 1/20

Post by ft.michel » Tue Jul 26, 2011 3:14 am

Conforme comentei no post em que apresento o trabalho finalizado, deixo aqui o Passo a Passo deste projeto.

Image

Image
O que tem aí, é basicamente o que veio com o Kit, na verdade foi um presente do Paulo Fiote, da Fiote Models, ele encontrou essas partes perdidas em seu atelier e me cedeu para efetuar este trabalho, para mim foi de grande valia.

Image
Esse é o Bloco do motor da Ferrari 312 T3 da Tamiya.

Image
Aqui algumas das peças que irei utilizar da Honda RA272.

Image

Image
Assoalho completamente liso e sem detalhes.

Image
A parte posterior é uma peça inteira sem motor.

Image

Image
O assoalho foi desbastado e o fundo da Honda RA 272 foi trabalhado.

Image

Image

Image

Image
Fiz uma pré montagem da carenagem. Depois instalei 3 pinos de metal no bloco do moto para fixação deste no chassis. Então, efetuei as medidas e corte a parte inferior da peça onde fica o motor, até então pensava em apenas colocar um fundo do motor na peça. Finalmente pré montei o conjunto assoalho, suspensão dianteira, motor e tampas. A partir daí tinha como ver se o motor era compatível, e aí surgiu a idéia de usar mais que o fundo do motor, porém, este era muito mais largo.

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image
Para acertar as parte, encurtei o curso do motor nos dois lados, assim as dimensões diminuiam consideravelmente, e a capacidade volumétrica ficou melhor. É visível também, o trabalho que foi realizado no fundo deste modelo, o câmbio e freios foram adaptador de outra ferrari.

Image

Image

Image

Image

Image
Resolvi pegar o bloco que ficava onde ia o motor e com a microretífica, retirei muito material, depois completei com massa plástica e Estireno em alguns pontos, muitas horas de lixa e massa, e cheguei a uma tampa de motor.

Image

Image
Nada tã radical quanto a tampa do motor, mas os ajustes com massa da tampa do chassis também foram feitos.

Image

Image

Image
Também resolvi deixar a parte anterior do carro mais parecido com as referências do 1/1, então mais massa e lixa.

Image

Image

Image
Harmonizando o conjunto... Agora é ir para pintura...

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image
Aqui a empolgação foi grande, acabei fazendo o primer e muita pintura sem fotografar nada... Fazer o que!

Image

Image

Image
Aqui os decalques já foram aplicados.

Image

Image

Image
A mecânica sendo aprimorada, foram usadas partes da suspensão da Honda R272, usei também muitas, barras e tubos de alumínio. Mais uma vez fotografei pouco.

Image

Image

Image
Fui aprimorando a mecânica, instalando os cabos de distribuição e escapamentos, aqui eles ainda estão com barras, depois substituí por tubos em escala.

Image

Image

Image

Image

Image
Aqui o trem de propulsão foi instalado no chassis já envernizado e polido, além da pintura do banco e da instalação da tampa do monocoque.

Image

Image
Aqui o trabalho já está finalizado.
Ficaram algumas lacunas no processo, mas no calor da produção fui esquecendo de registrar, mas dá uma idéia do projeto em andamento.
Obrigado!

User avatar
DIOGO_TIAGO
Posts: 1607
Joined: Fri Apr 09, 2010 2:17 pm
Location: Moita-Montijo

Re: Ferrari 1512 NART - Fiote 1/20

Post by DIOGO_TIAGO » Tue Jul 26, 2011 11:27 am

Bem, tu dás-lhe mesmo na categoria dos F1 :o

Que trabalho magnifico =D>

tito
Posts: 173
Joined: Mon May 11, 2009 3:26 pm
Location: Lisboa

Re: Ferrari 1512 NART - Fiote 1/20

Post by tito » Tue Jul 26, 2011 12:40 pm

Está soberbo...Que trabalho magnífico
Parabéns, ficou espectacular
"Some people see things as they are and ask:Why? I dream things that never were and say: WHY NOT??" Robert Kennedy

ft.michel
Posts: 61
Joined: Fri Feb 13, 2009 6:54 pm

Re: Ferrari 1512 NART - Fiote 1/20

Post by ft.michel » Tue Jul 26, 2011 12:42 pm

Muito Obrigado Diogo!
Realmente, o foco de minha coleção são modelos 1/20!
E atualmente tenho me voltado para conversões em geral!
:D

Post Reply