Eagle Speedster

Partilha aqui os teus dotes de modelista
User avatar
RamStein44
Posts: 258
Joined: Fri Apr 09, 2010 10:07 am

Re: Eagle Speedster

Post by RamStein44 » Thu Mar 29, 2012 6:11 pm

Viva
Grande artesão!!!!!
Continuação de bom trabalho.
RAm

Pcosta
Posts: 46
Joined: Sun Mar 25, 2012 2:51 am

A verdadeira FIBRA

Post by Pcosta » Tue Apr 03, 2012 2:20 pm

Update de desgraça.

Passei os últimos dias a preparar o corpo para fibrar 1/2 corpo para poder avançar a sério.

Tenho a resina correcta, a fibra na gramagem adequada, vaselina líquida para desmoldante e lancei-me ao (pegajoso) trabalho.

48h depois a resina não secava e cheirava-me a tinta. Ora bem, descobri que a vaselina líquida tem 30% de aguarás!!!! Não só reagiu com a resina, como decapou por completo o primário do molde!!! Azelhice de iniciante. :oops: :oops:

Escusam de esperar por fotografias, que isso sim era pornografia modelística!

Agora tenho que limpar o molde todo, voltar a dar primário e arranjar um desmoldante low cost que não me estrague a fibra. Que acham de óleo Johnson??

Entretanto também li na net que a cola epoxi bicomponente dá uma óptima resina de fibrar, com vantagens no tempo de secagem e cheiro. Já alguém experimentou?

Abraço azelhístico!
Image

I think this, by a long way, is the most beautiful car I have ever seen. It might actually be the most beautiful thing I have ever seen.

Jeremy Clarkson, BBC Top Gear June 2011

valdispert
Posts: 390
Joined: Mon Sep 27, 2004 11:36 am

Re: Eagle Speedster

Post by valdispert » Tue Apr 03, 2012 4:42 pm

Eu uso vaselina em gel que aplico a pincel e funciona bem, pode ser que te ajude.

Pcosta
Posts: 46
Joined: Sun Mar 25, 2012 2:51 am

Re: Eagle Speedster

Post by Pcosta » Tue Apr 03, 2012 5:24 pm

valdispert wrote:Eu uso vaselina em gel que aplico a pincel e funciona bem, pode ser que te ajude.
Obrigado!

A fibra agarra bem aos detalhes? Reparei numa tendência para "fugir" aos ângulos apertados que pode ser da vaselina.

Lembrei-me da parafina para motores e agora (gato escaldado) vou fazer umas experiências antes de me relançar no corpo.
Image

I think this, by a long way, is the most beautiful car I have ever seen. It might actually be the most beautiful thing I have ever seen.

Jeremy Clarkson, BBC Top Gear June 2011

User avatar
type_r_24011975
Posts: 410
Joined: Thu Apr 29, 2010 11:33 pm
Contact:

Re: Eagle Speedster

Post by type_r_24011975 » Tue Apr 03, 2012 8:48 pm

boas, vê lá isto...

Sabão
Uma película de sabão seco se aproxima de um desmoldante universal. Os sabões ideais são
aqueles que, quando secos, são duros e semelhantes a uma cera. Os sabonetes comuns, de
banho, são ideais. Para utilizá-los, raspa-se o sabonete e adiciona-se água até cobrir as raspas.
Deixa-se de molho até a completa dissolução do sabonete. O resultado deve ser um líquido
cremoso que pode ser aplicado com pincel.
Para sua utilização, aplica-se uma camada e deixa-se secar. A secagem pode ser acelerada com
uma pistola de ar quente ou um secador de cabelo. No caso de moldes absorventes, como o
gesso, podem ser necessárias várias camadas até que se forme uma película sobre o molde.
Qualquer resíduo que fique sobre a peça-cópia pode ser lavado com água.
Ceras
Nas lojas de materiais para fiberglass são vendidas ceras desmoldantes que são muito eficientes
para quase todas as combinações de materiais de molde e de moldagem. Algumas ceras para
assoalhos, aquelas a base de cera de carnaúba e solventes (veja a composição), também podem
ser usadas. Desmoldantes à base de cera de carnaúba são os mais recomendados para trabalhos
com epóxi.
Pode-se fazer uma cera desmoldante dissolvendo um volume de cera de carnaúba em cerca de
dois volumes de um solvente volátil aquecido. O solvente deve ser um derivado de petróleo
que evapore com certa rapidez, como querosene, nafta, hexano etc. É preciso cuidado nessa
mistura devido ao risco de fogo. Deve-se usar aquecimento elétrico (sem chamas) e trabalhar
com pequenas quantidades (o volume de uma xícara de café é mais do que suficiente para a
maioria dos moldes). Os pedaços de cera de carnaúba são colocados junto com o solvente em
um vaso metálico e aquecidos lentamente com agitação constante até a dissolução da cera.
Com o resfriamento, ocorre o endurecimento da massa, formando a pasta. Outras ceras podem
ser utilizadas, mas a cera de carnaúba, encontrada em ferragens e lojas de tintas, é passível de
polimento e é particularmente dura, resultando em um acabamento brilhante e resistente, difícil
de se obter com outras ceras.
Óleos
Existe uma grande variedade de óleos minerais e vegetais que podem ser usados como
desmoldante. As características que se espera de um óleo para esta finalidade é de que não
altere as características das superfícies e que seja facilmente removível da peça pronta. A
aplicação do óleo deve resultar em uma camada fina, sem corrimentos, por isso, muitas vezes
é aplicado em spray, dissolvido em um solvente volátil.
Dentre os óleos minerais, destaca-se o de silicone, por ser inerte e ter boas propriedades
desmoldantes, e entre os óleos vegetais destaca-se o de mamona, por ser viscoso e solúvel em
álcool comum.
PVA
Uma solução aquosa de álcool polivinílico (PVA), aplicada sobre um molde e seca, forma uma
película que isola o material de moldagem do molde e permite a separação das partes após o
endurecimento. Estas soluções de PVA são encontradas prontas nas lojas de materiais para
fiberglass.

cumps
Rodrigo

Pcosta
Posts: 46
Joined: Sun Mar 25, 2012 2:51 am

Re: Eagle Speedster

Post by Pcosta » Tue Apr 03, 2012 9:41 pm

Se soubesse onde encontrar, ia claramente para o óleo de mamona!

Obrigado!
Image

I think this, by a long way, is the most beautiful car I have ever seen. It might actually be the most beautiful thing I have ever seen.

Jeremy Clarkson, BBC Top Gear June 2011

User avatar
type_r_24011975
Posts: 410
Joined: Thu Apr 29, 2010 11:33 pm
Contact:

Re: Eagle Speedster

Post by type_r_24011975 » Tue Apr 03, 2012 10:22 pm

boas

apenas transcrevi de um site brasileiro.
fui pesquisar e afinal o oleo de mamona nao é mais que oleo de ricinio..,;)
dizem que se deve arranjar nas farmacias ou nos hipermercados.

cumps
rodrigo

valdispert
Posts: 390
Joined: Mon Sep 27, 2004 11:36 am

Re: Eagle Speedster

Post by valdispert » Wed Apr 04, 2012 1:40 am

Gosto mais de mamonas do que de ricino :\

FredNogueira
Posts: 103
Joined: Wed Jan 28, 2009 9:31 pm

Re: Eagle Speedster

Post by FredNogueira » Wed Apr 04, 2012 9:12 pm

Bem este trabalho é de fazer gente iniciante como eu sonhar com isto... :shock:
é este tipo de trabalho k deixa kk um indiferente e mais do k os parabéns pelo trabalho, dou-t os parabéns por o partilhares =D>
OBRIGADO!!!!!

agora mais a sério... falar em vaselina, mamonas e pornografia em modelismo?!!?? isto é mesmo viciante....... :lol:

grande abraço

Pcosta
Posts: 46
Joined: Sun Mar 25, 2012 2:51 am

Re: Eagle Speedster

Post by Pcosta » Fri Apr 06, 2012 1:10 am

FredNogueira wrote:Bem este trabalho é de fazer gente iniciante como eu sonhar com isto... :shock:
é este tipo de trabalho k deixa kk um indiferente e mais do k os parabéns pelo trabalho, dou-t os parabéns por o partilhares =D>
OBRIGADO!!!!!

agora mais a sério... falar em vaselina, mamonas e pornografia em modelismo?!!?? isto é mesmo viciante....... :lol:

grande abraço
Já somos 2 iniciantes!

Enquanto se limpa o corpo para nova investida com a fibra de vidro, estreei-me noutras lides para curar as tristezas: solda de estanho.

Achei que o escape duplo merecia um trabalho com calor! Faz-se uns golpes num perfil oco de latão de 4mm de diâmetro e voilá.

Image

Um pronto e o outro no primeiro estágio.

Image

Nada muito complicado, só um ferro de soldar velho que andava por aí, solda de estanho e fluxo. Uns tutoriais rápidos na net e acho que não tem muito mau aspecto para as primeiras soldas.

Com os dois prontos ensaio um dryfit no corpo.

Está decidido, o próximo modelo vem numa caixa com instruções!

Abraço
Image

I think this, by a long way, is the most beautiful car I have ever seen. It might actually be the most beautiful thing I have ever seen.

Jeremy Clarkson, BBC Top Gear June 2011

User avatar
type_r_24011975
Posts: 410
Joined: Thu Apr 29, 2010 11:33 pm
Contact:

Re: Eagle Speedster

Post by type_r_24011975 » Fri Apr 06, 2012 12:05 pm

boas
esse trabalho é unico, mas realmente o plastico e a resina é mais facil de trabalhar... :wink:
mas quando pegares num de plastico vais ver que tb podes inventar muito...
mas primeiro acaba isso, força ai.

cumps
Rodrigo

Pcosta
Posts: 46
Joined: Sun Mar 25, 2012 2:51 am

Viva a Fibra

Post by Pcosta » Sun Apr 08, 2012 8:03 pm

Boas!

Depois da desgraça da 1ª tentativa de fazer um corpo em fibra e enquanto me entretia com o escape, estava a secar a 2ª arremetida na fibra de vidro. Não ficou perfeita (nem bonita), mas vai-se safar com o que os ingleses chamam de "elbow grease", ou seja, lixa e massa e lixa e massa.

Decidi fazer 1/2 corpo de cada vez (o capot será uma única peça), para ser fácil de desmoldar e poder trabalhar em cada metade separadamente. No final, devo conseguir resinar a junta.

Image

A resina ainda agarrou um pouco do primário, mas uma receita com pós do Valdisper e do Type R (obrigado!) é perfeita, eu é que fui apressado! Já agora a receita foi parafina de automóvel 3/4 e 1/4 de vaselina. Depois de bem seco dei um pouco de graxa neutra para sapatos e deixei secar (esta última ficou toda na parte moldada, o que penso é bom sinal).

Image

Um dryfit no cavalete (tenho que dar primário ao corpo rápido, que a cor é horrenda):

Image

Image

Ora aí está uma peça que sem a vossa ajuda ainda estava para nascer!

Cumprimentos resinados.
Image

I think this, by a long way, is the most beautiful car I have ever seen. It might actually be the most beautiful thing I have ever seen.

Jeremy Clarkson, BBC Top Gear June 2011

Pcosta
Posts: 46
Joined: Sun Mar 25, 2012 2:51 am

Re: Eagle Speedster

Post by Pcosta » Sun Apr 15, 2012 12:49 am

Novo update.

Uma semaninha em trabalhos de primário, lixa e água e a abrir a porta e a 1/2 da porta da mala. Para abrir estes painéis, um bistori e 2 horas de paciência para cada.

A coisa em bruto e feio:
Image

Depois da ida à Corporación Dermoestética :lol: :lol:
Image

Vista traseira:
Image

Montado na geringonça
Image
Image
Image
Image

De volta ao trabalho.

Um abraço

Pcosta
Image

I think this, by a long way, is the most beautiful car I have ever seen. It might actually be the most beautiful thing I have ever seen.

Jeremy Clarkson, BBC Top Gear June 2011

User avatar
type_r_24011975
Posts: 410
Joined: Thu Apr 29, 2010 11:33 pm
Contact:

Re: Eagle Speedster

Post by type_r_24011975 » Sun Apr 15, 2012 2:09 am

Mto bom... =D>
nao percas o balanço, queremos ver mais updates

cumps
Rodrigo

valdispert
Posts: 390
Joined: Mon Sep 27, 2004 11:36 am

Re: Eagle Speedster

Post by valdispert » Sun Apr 15, 2012 6:14 pm

O acabamento ficou estupendo, apesar das dificuldades causadas pela fibragem!

Post Reply