Eagle Speedster
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Re: Eagle Speedster
Viva
Grande artesão!!!!!
Continuação de bom trabalho.
RAm
Grande artesão!!!!!
Continuação de bom trabalho.
RAm
A verdadeira FIBRA
Update de desgraça.
Passei os últimos dias a preparar o corpo para fibrar 1/2 corpo para poder avançar a sério.
Tenho a resina correcta, a fibra na gramagem adequada, vaselina líquida para desmoldante e lancei-me ao (pegajoso) trabalho.
48h depois a resina não secava e cheirava-me a tinta. Ora bem, descobri que a vaselina líquida tem 30% de aguarás!!!! Não só reagiu com a resina, como decapou por completo o primário do molde!!! Azelhice de iniciante.
Escusam de esperar por fotografias, que isso sim era pornografia modelística!
Agora tenho que limpar o molde todo, voltar a dar primário e arranjar um desmoldante low cost que não me estrague a fibra. Que acham de óleo Johnson??
Entretanto também li na net que a cola epoxi bicomponente dá uma óptima resina de fibrar, com vantagens no tempo de secagem e cheiro. Já alguém experimentou?
Abraço azelhístico!
Passei os últimos dias a preparar o corpo para fibrar 1/2 corpo para poder avançar a sério.
Tenho a resina correcta, a fibra na gramagem adequada, vaselina líquida para desmoldante e lancei-me ao (pegajoso) trabalho.
48h depois a resina não secava e cheirava-me a tinta. Ora bem, descobri que a vaselina líquida tem 30% de aguarás!!!! Não só reagiu com a resina, como decapou por completo o primário do molde!!! Azelhice de iniciante.
Escusam de esperar por fotografias, que isso sim era pornografia modelística!
Agora tenho que limpar o molde todo, voltar a dar primário e arranjar um desmoldante low cost que não me estrague a fibra. Que acham de óleo Johnson??
Entretanto também li na net que a cola epoxi bicomponente dá uma óptima resina de fibrar, com vantagens no tempo de secagem e cheiro. Já alguém experimentou?
Abraço azelhístico!
I think this, by a long way, is the most beautiful car I have ever seen. It might actually be the most beautiful thing I have ever seen.
Jeremy Clarkson, BBC Top Gear June 2011
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Re: Eagle Speedster
Eu uso vaselina em gel que aplico a pincel e funciona bem, pode ser que te ajude.
Re: Eagle Speedster
Obrigado!valdispert wrote:Eu uso vaselina em gel que aplico a pincel e funciona bem, pode ser que te ajude.
A fibra agarra bem aos detalhes? Reparei numa tendência para "fugir" aos ângulos apertados que pode ser da vaselina.
Lembrei-me da parafina para motores e agora (gato escaldado) vou fazer umas experiências antes de me relançar no corpo.
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Jeremy Clarkson, BBC Top Gear June 2011
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Re: Eagle Speedster
boas, vê lá isto...
Sabão
Uma película de sabão seco se aproxima de um desmoldante universal. Os sabões ideais são
aqueles que, quando secos, são duros e semelhantes a uma cera. Os sabonetes comuns, de
banho, são ideais. Para utilizá-los, raspa-se o sabonete e adiciona-se água até cobrir as raspas.
Deixa-se de molho até a completa dissolução do sabonete. O resultado deve ser um líquido
cremoso que pode ser aplicado com pincel.
Para sua utilização, aplica-se uma camada e deixa-se secar. A secagem pode ser acelerada com
uma pistola de ar quente ou um secador de cabelo. No caso de moldes absorventes, como o
gesso, podem ser necessárias várias camadas até que se forme uma película sobre o molde.
Qualquer resíduo que fique sobre a peça-cópia pode ser lavado com água.
Ceras
Nas lojas de materiais para fiberglass são vendidas ceras desmoldantes que são muito eficientes
para quase todas as combinações de materiais de molde e de moldagem. Algumas ceras para
assoalhos, aquelas a base de cera de carnaúba e solventes (veja a composição), também podem
ser usadas. Desmoldantes à base de cera de carnaúba são os mais recomendados para trabalhos
com epóxi.
Pode-se fazer uma cera desmoldante dissolvendo um volume de cera de carnaúba em cerca de
dois volumes de um solvente volátil aquecido. O solvente deve ser um derivado de petróleo
que evapore com certa rapidez, como querosene, nafta, hexano etc. É preciso cuidado nessa
mistura devido ao risco de fogo. Deve-se usar aquecimento elétrico (sem chamas) e trabalhar
com pequenas quantidades (o volume de uma xícara de café é mais do que suficiente para a
maioria dos moldes). Os pedaços de cera de carnaúba são colocados junto com o solvente em
um vaso metálico e aquecidos lentamente com agitação constante até a dissolução da cera.
Com o resfriamento, ocorre o endurecimento da massa, formando a pasta. Outras ceras podem
ser utilizadas, mas a cera de carnaúba, encontrada em ferragens e lojas de tintas, é passível de
polimento e é particularmente dura, resultando em um acabamento brilhante e resistente, difícil
de se obter com outras ceras.
Óleos
Existe uma grande variedade de óleos minerais e vegetais que podem ser usados como
desmoldante. As características que se espera de um óleo para esta finalidade é de que não
altere as características das superfícies e que seja facilmente removível da peça pronta. A
aplicação do óleo deve resultar em uma camada fina, sem corrimentos, por isso, muitas vezes
é aplicado em spray, dissolvido em um solvente volátil.
Dentre os óleos minerais, destaca-se o de silicone, por ser inerte e ter boas propriedades
desmoldantes, e entre os óleos vegetais destaca-se o de mamona, por ser viscoso e solúvel em
álcool comum.
PVA
Uma solução aquosa de álcool polivinílico (PVA), aplicada sobre um molde e seca, forma uma
película que isola o material de moldagem do molde e permite a separação das partes após o
endurecimento. Estas soluções de PVA são encontradas prontas nas lojas de materiais para
fiberglass.
cumps
Rodrigo
Sabão
Uma película de sabão seco se aproxima de um desmoldante universal. Os sabões ideais são
aqueles que, quando secos, são duros e semelhantes a uma cera. Os sabonetes comuns, de
banho, são ideais. Para utilizá-los, raspa-se o sabonete e adiciona-se água até cobrir as raspas.
Deixa-se de molho até a completa dissolução do sabonete. O resultado deve ser um líquido
cremoso que pode ser aplicado com pincel.
Para sua utilização, aplica-se uma camada e deixa-se secar. A secagem pode ser acelerada com
uma pistola de ar quente ou um secador de cabelo. No caso de moldes absorventes, como o
gesso, podem ser necessárias várias camadas até que se forme uma película sobre o molde.
Qualquer resíduo que fique sobre a peça-cópia pode ser lavado com água.
Ceras
Nas lojas de materiais para fiberglass são vendidas ceras desmoldantes que são muito eficientes
para quase todas as combinações de materiais de molde e de moldagem. Algumas ceras para
assoalhos, aquelas a base de cera de carnaúba e solventes (veja a composição), também podem
ser usadas. Desmoldantes à base de cera de carnaúba são os mais recomendados para trabalhos
com epóxi.
Pode-se fazer uma cera desmoldante dissolvendo um volume de cera de carnaúba em cerca de
dois volumes de um solvente volátil aquecido. O solvente deve ser um derivado de petróleo
que evapore com certa rapidez, como querosene, nafta, hexano etc. É preciso cuidado nessa
mistura devido ao risco de fogo. Deve-se usar aquecimento elétrico (sem chamas) e trabalhar
com pequenas quantidades (o volume de uma xícara de café é mais do que suficiente para a
maioria dos moldes). Os pedaços de cera de carnaúba são colocados junto com o solvente em
um vaso metálico e aquecidos lentamente com agitação constante até a dissolução da cera.
Com o resfriamento, ocorre o endurecimento da massa, formando a pasta. Outras ceras podem
ser utilizadas, mas a cera de carnaúba, encontrada em ferragens e lojas de tintas, é passível de
polimento e é particularmente dura, resultando em um acabamento brilhante e resistente, difícil
de se obter com outras ceras.
Óleos
Existe uma grande variedade de óleos minerais e vegetais que podem ser usados como
desmoldante. As características que se espera de um óleo para esta finalidade é de que não
altere as características das superfícies e que seja facilmente removível da peça pronta. A
aplicação do óleo deve resultar em uma camada fina, sem corrimentos, por isso, muitas vezes
é aplicado em spray, dissolvido em um solvente volátil.
Dentre os óleos minerais, destaca-se o de silicone, por ser inerte e ter boas propriedades
desmoldantes, e entre os óleos vegetais destaca-se o de mamona, por ser viscoso e solúvel em
álcool comum.
PVA
Uma solução aquosa de álcool polivinílico (PVA), aplicada sobre um molde e seca, forma uma
película que isola o material de moldagem do molde e permite a separação das partes após o
endurecimento. Estas soluções de PVA são encontradas prontas nas lojas de materiais para
fiberglass.
cumps
Rodrigo
Re: Eagle Speedster
Se soubesse onde encontrar, ia claramente para o óleo de mamona!
Obrigado!
Obrigado!
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Jeremy Clarkson, BBC Top Gear June 2011
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Re: Eagle Speedster
boas
apenas transcrevi de um site brasileiro.
fui pesquisar e afinal o oleo de mamona nao é mais que oleo de ricinio..,;)
dizem que se deve arranjar nas farmacias ou nos hipermercados.
cumps
rodrigo
apenas transcrevi de um site brasileiro.
fui pesquisar e afinal o oleo de mamona nao é mais que oleo de ricinio..,;)
dizem que se deve arranjar nas farmacias ou nos hipermercados.
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Re: Eagle Speedster
Gosto mais de mamonas do que de ricino :\
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Re: Eagle Speedster
Bem este trabalho é de fazer gente iniciante como eu sonhar com isto...
é este tipo de trabalho k deixa kk um indiferente e mais do k os parabéns pelo trabalho, dou-t os parabéns por o partilhares
OBRIGADO!!!!!
agora mais a sério... falar em vaselina, mamonas e pornografia em modelismo?!!?? isto é mesmo viciante.......
grande abraço
é este tipo de trabalho k deixa kk um indiferente e mais do k os parabéns pelo trabalho, dou-t os parabéns por o partilhares
OBRIGADO!!!!!
agora mais a sério... falar em vaselina, mamonas e pornografia em modelismo?!!?? isto é mesmo viciante.......
grande abraço
Re: Eagle Speedster
Já somos 2 iniciantes!FredNogueira wrote:Bem este trabalho é de fazer gente iniciante como eu sonhar com isto...
é este tipo de trabalho k deixa kk um indiferente e mais do k os parabéns pelo trabalho, dou-t os parabéns por o partilhares
OBRIGADO!!!!!
agora mais a sério... falar em vaselina, mamonas e pornografia em modelismo?!!?? isto é mesmo viciante.......
grande abraço
Enquanto se limpa o corpo para nova investida com a fibra de vidro, estreei-me noutras lides para curar as tristezas: solda de estanho.
Achei que o escape duplo merecia um trabalho com calor! Faz-se uns golpes num perfil oco de latão de 4mm de diâmetro e voilá.
Um pronto e o outro no primeiro estágio.
Nada muito complicado, só um ferro de soldar velho que andava por aí, solda de estanho e fluxo. Uns tutoriais rápidos na net e acho que não tem muito mau aspecto para as primeiras soldas.
Com os dois prontos ensaio um dryfit no corpo.
Está decidido, o próximo modelo vem numa caixa com instruções!
Abraço
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Jeremy Clarkson, BBC Top Gear June 2011
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Re: Eagle Speedster
boas
esse trabalho é unico, mas realmente o plastico e a resina é mais facil de trabalhar...
mas quando pegares num de plastico vais ver que tb podes inventar muito...
mas primeiro acaba isso, força ai.
cumps
Rodrigo
esse trabalho é unico, mas realmente o plastico e a resina é mais facil de trabalhar...
mas quando pegares num de plastico vais ver que tb podes inventar muito...
mas primeiro acaba isso, força ai.
cumps
Rodrigo
Viva a Fibra
Boas!
Depois da desgraça da 1ª tentativa de fazer um corpo em fibra e enquanto me entretia com o escape, estava a secar a 2ª arremetida na fibra de vidro. Não ficou perfeita (nem bonita), mas vai-se safar com o que os ingleses chamam de "elbow grease", ou seja, lixa e massa e lixa e massa.
Decidi fazer 1/2 corpo de cada vez (o capot será uma única peça), para ser fácil de desmoldar e poder trabalhar em cada metade separadamente. No final, devo conseguir resinar a junta.
A resina ainda agarrou um pouco do primário, mas uma receita com pós do Valdisper e do Type R (obrigado!) é perfeita, eu é que fui apressado! Já agora a receita foi parafina de automóvel 3/4 e 1/4 de vaselina. Depois de bem seco dei um pouco de graxa neutra para sapatos e deixei secar (esta última ficou toda na parte moldada, o que penso é bom sinal).
Um dryfit no cavalete (tenho que dar primário ao corpo rápido, que a cor é horrenda):
Ora aí está uma peça que sem a vossa ajuda ainda estava para nascer!
Cumprimentos resinados.
Depois da desgraça da 1ª tentativa de fazer um corpo em fibra e enquanto me entretia com o escape, estava a secar a 2ª arremetida na fibra de vidro. Não ficou perfeita (nem bonita), mas vai-se safar com o que os ingleses chamam de "elbow grease", ou seja, lixa e massa e lixa e massa.
Decidi fazer 1/2 corpo de cada vez (o capot será uma única peça), para ser fácil de desmoldar e poder trabalhar em cada metade separadamente. No final, devo conseguir resinar a junta.
A resina ainda agarrou um pouco do primário, mas uma receita com pós do Valdisper e do Type R (obrigado!) é perfeita, eu é que fui apressado! Já agora a receita foi parafina de automóvel 3/4 e 1/4 de vaselina. Depois de bem seco dei um pouco de graxa neutra para sapatos e deixei secar (esta última ficou toda na parte moldada, o que penso é bom sinal).
Um dryfit no cavalete (tenho que dar primário ao corpo rápido, que a cor é horrenda):
Ora aí está uma peça que sem a vossa ajuda ainda estava para nascer!
Cumprimentos resinados.
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Jeremy Clarkson, BBC Top Gear June 2011
Re: Eagle Speedster
Novo update.
Uma semaninha em trabalhos de primário, lixa e água e a abrir a porta e a 1/2 da porta da mala. Para abrir estes painéis, um bistori e 2 horas de paciência para cada.
A coisa em bruto e feio:
Depois da ida à Corporación Dermoestética
Vista traseira:
Montado na geringonça
De volta ao trabalho.
Um abraço
Pcosta
Uma semaninha em trabalhos de primário, lixa e água e a abrir a porta e a 1/2 da porta da mala. Para abrir estes painéis, um bistori e 2 horas de paciência para cada.
A coisa em bruto e feio:
Depois da ida à Corporación Dermoestética
Vista traseira:
Montado na geringonça
De volta ao trabalho.
Um abraço
Pcosta
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Re: Eagle Speedster
Mto bom...
nao percas o balanço, queremos ver mais updates
cumps
Rodrigo
nao percas o balanço, queremos ver mais updates
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Re: Eagle Speedster
O acabamento ficou estupendo, apesar das dificuldades causadas pela fibragem!