Eagle Speedster
Eagle Speedster
Boas,
A história do início:
Este verão fui obrigado a estar de molho um mês inteiro a ver o tempo passar. O azar tem coisas destas e vim ter ao AM numa navegação e como estava desprevenido, fui mordido pelo bicho! Se tivesse ido ter a um site de origami, tinha-me saído mais barato!
Decidido a modelar qualquer coisa com 4 rodas, faltava-me escolher o sujeito a torturar. Outro acaso do destino e descobri esta beleza numa navegação.
Trata-se de uma versão despida, alterada e melhorada do Jaguar E-type Roadster S1 (XKE nos EUA), manufacturada em Inglaterra pela Eagle (http://www.eaglegb.com/" onclick="window.open(this.href);return false;).
Sem coragem ($$) para comprar um kit a 1/8 ou 1/12 para cortar a sangue frio, decidi sem qualquer noção de ridículo, lançar-me num scratch a 100%, numa escala 1/18 (na altura soava bem...). Tive igualmente a lata de chatear a boa gente da Eagle (nomadamente o Paul Brace), que tem sido simpática o suficiente para me enviar todas as fotos, medições e mais fotos (do carro acabado, por pintar, em chapa, em primário), assim como das miudezas e pormenores. Tem sido só pedir e contar com o e-mail de volta no dia a seguir!
(comparação entro o original e o Speedster)
Como a minha formação tem muito a ver com o desenho técnico, não consigo cortar uma folha de papel, sem antes fazer o desenho no CAD! Ora 3 meses depois do início, tinha material para começar a cortar alguma coisa:
Com um bicho tão curvilíneo, só fazendo como os kits de barcos: cavername a cavername. A ideia é moldar o corpo e fazer uma concha em fibra de vidro. O interior seria para mais tarde. Arranjei poliestireno expandido (não é evergreen, é mais poroso e de corte mais fácil, quase da densidade da balsa) de 1mm e contracolando em 2mm, fiz os cavernames e montei-os.
E fui enchendo os espaços com balsa (veios no sentido do comprimento do carro!!!), lixando, lixando, lixando, lixando as formas, corrigindo o necessário e enchendo com massa automóvel de poliester as asneiras.
Um dia a minha mulher mandou-me ir fazer pó para a rua (ou o pó ou eu) e como ainda estava frio, o corpo do Speedster ficou um pouco em suspenso até dias (noites) mais quentes.
Assim, iniciei-me em actividades menos poeirentas... o interior. Vou postar depois a evolução do interior, mas para não deixar este post num corpo meio acabado, publico uma foto do estado actual (a parte branca é só um "cavalete" para ir pendurando as peças e as rodas foram roubadas de um modelo da Burago, são para scratchar também).
E os inevitáveis (para mim) desenhos de base.
Espero que gostem e que tenham um olhar crítico e experiente sobre este início de trabalho! Conselhos experientes precisam-se!
A história do início:
Este verão fui obrigado a estar de molho um mês inteiro a ver o tempo passar. O azar tem coisas destas e vim ter ao AM numa navegação e como estava desprevenido, fui mordido pelo bicho! Se tivesse ido ter a um site de origami, tinha-me saído mais barato!
Decidido a modelar qualquer coisa com 4 rodas, faltava-me escolher o sujeito a torturar. Outro acaso do destino e descobri esta beleza numa navegação.
Trata-se de uma versão despida, alterada e melhorada do Jaguar E-type Roadster S1 (XKE nos EUA), manufacturada em Inglaterra pela Eagle (http://www.eaglegb.com/" onclick="window.open(this.href);return false;).
Sem coragem ($$) para comprar um kit a 1/8 ou 1/12 para cortar a sangue frio, decidi sem qualquer noção de ridículo, lançar-me num scratch a 100%, numa escala 1/18 (na altura soava bem...). Tive igualmente a lata de chatear a boa gente da Eagle (nomadamente o Paul Brace), que tem sido simpática o suficiente para me enviar todas as fotos, medições e mais fotos (do carro acabado, por pintar, em chapa, em primário), assim como das miudezas e pormenores. Tem sido só pedir e contar com o e-mail de volta no dia a seguir!
(comparação entro o original e o Speedster)
Como a minha formação tem muito a ver com o desenho técnico, não consigo cortar uma folha de papel, sem antes fazer o desenho no CAD! Ora 3 meses depois do início, tinha material para começar a cortar alguma coisa:
Com um bicho tão curvilíneo, só fazendo como os kits de barcos: cavername a cavername. A ideia é moldar o corpo e fazer uma concha em fibra de vidro. O interior seria para mais tarde. Arranjei poliestireno expandido (não é evergreen, é mais poroso e de corte mais fácil, quase da densidade da balsa) de 1mm e contracolando em 2mm, fiz os cavernames e montei-os.
E fui enchendo os espaços com balsa (veios no sentido do comprimento do carro!!!), lixando, lixando, lixando, lixando as formas, corrigindo o necessário e enchendo com massa automóvel de poliester as asneiras.
Um dia a minha mulher mandou-me ir fazer pó para a rua (ou o pó ou eu) e como ainda estava frio, o corpo do Speedster ficou um pouco em suspenso até dias (noites) mais quentes.
Assim, iniciei-me em actividades menos poeirentas... o interior. Vou postar depois a evolução do interior, mas para não deixar este post num corpo meio acabado, publico uma foto do estado actual (a parte branca é só um "cavalete" para ir pendurando as peças e as rodas foram roubadas de um modelo da Burago, são para scratchar também).
E os inevitáveis (para mim) desenhos de base.
Espero que gostem e que tenham um olhar crítico e experiente sobre este início de trabalho! Conselhos experientes precisam-se!
I think this, by a long way, is the most beautiful car I have ever seen. It might actually be the most beautiful thing I have ever seen.
Jeremy Clarkson, BBC Top Gear June 2011
- type_r_24011975
- Posts: 410
- Joined: Thu Apr 29, 2010 11:33 pm
- Contact:
Re: Eagle Speedster
fiquei sem palavras...
parabéns
cumps
Rodrigo
parabéns
cumps
Rodrigo
Re: Eagle Speedster
Que trabalho de ourives fantástico!
Vou acompanhar com muita curiosidade
Parabéns pela iniciativa
Abraço
Vou acompanhar com muita curiosidade
Parabéns pela iniciativa
Abraço
Re: Eagle Speedster
Idem!type_r_24011975 wrote:fiquei sem palavras...
parabéns
cumps
Rodrigo
Re: Eagle Speedster
Viva,
Quando é que será o novo post ???
Fico impacientemente á espera...
Abraço
PedroGomes
Quando é que será o novo post ???
Fico impacientemente á espera...
Abraço
PedroGomes
“ No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna
Re: Eagle Speedster
Altíssimo gabarito!!!
Dá gosto ver um trabalho de tal envergadura!
Art
Dá gosto ver um trabalho de tal envergadura!
Art
-
- Posts: 390
- Joined: Mon Sep 27, 2004 11:36 am
Re: Eagle Speedster
Trabalho fenomenal e o produto final promete ser belo!
Obrigado por mostrar todo o processo até agora, as suas técnicas. Daqui uns anos vai poder pegar nesses desenhos, carregar em "print" e lá está a "carcaça" impressa em plástico...mas nunca será a mesma coisa. Deixo-lhe um link para os trabalhos de um modelista que usa um processo semelhante ao seu, mas a uma escala menor:
http://www.yowmodellini.com/diary/" onclick="window.open(this.href);return false;
Obrigado por mostrar todo o processo até agora, as suas técnicas. Daqui uns anos vai poder pegar nesses desenhos, carregar em "print" e lá está a "carcaça" impressa em plástico...mas nunca será a mesma coisa. Deixo-lhe um link para os trabalhos de um modelista que usa um processo semelhante ao seu, mas a uma escala menor:
http://www.yowmodellini.com/diary/" onclick="window.open(this.href);return false;
Re: Eagle Speedster
Por esta não estava eu a espera!!! Scratch ao mais alto nível
aguardar por novo episódio.
aguardar por novo episódio.
Re: Eagle Speedster
Continuando a saga, vou tentar mostra-vos tanto os sucessos como as desgraças (muitas bacoradas de novato e alguns sucessos)...
Completo novato, fiz as minhas compras de evergreen e comecei a construir pela ponta menos óbvia, o subframe frontal dos E-type e a firewall.
Percebi logo dois problemas: o subframe não iria nunca aguentar o próprio peso, sequer e no firewall (em evergreen de 1mm) não consegui reproduzir o relevo da chapa estampada.
Vi algures num forum de modelismo umas peças feitas com chapa de alumínio de gráfica offset e como trabalhei com bastantes durante anos, fui a uma delas roubar umas 10 chapas (chapas com imposição errada e não chapas já passadas pela máquina, que essas ficam abauladas pelos tambores).
E pus-me a estampar chapa de alumínio de 0.3mm...
Primeiro com uma matriz em madeira e depois de anelar com fogo a chapa, um cabo de escova de dentes molda a chapa à matriz. Umas 4 tentativas depois:
Depois o corte da chapa com uma lâmina (basta um golpe superficial e depois trabalha-se com o stress do material)
O firewall e painéis de piso prontos a serem "quinados". Só mais tarde reparei que ao inverter os relevos em esqueci que o firewall estava em espelho!!!:
A quinagem em curso:
E um dryfit de parte do subframe já feito em alumínio:
Lancei-me ao túnel da transmissão:
E ao início dos painéis da bagageira:
Parecia tudo bem só que o metal após ser anelado (ou brazeado), fico mole como papel e tem que sofrer um novo processo de aquecimento e arrefecimento rápido para retomar a forma. Nesse processo a peça ficou toda distorcida e sem salvação possível. Nem tirei fotos tal era o desânimo!!!
Voltando à estaca zero, resolvi não brasear a chapa e estampar à bruta, fazer elementos mais pequenos e ir mais devagar. Aproveitei também para alterar a forma de estampagem e ao mesmo tempo reduzir a altura dos estampados. Em vez de uma matriz, colei à chapa peças de arame e chapa com a forma dos relevos. A estampagem ficou com muito melhor definição!
E a moeda gigante para dar escala:
Já com um primário para arranhar os defeitos e umas peças pequenas coladas:
Agora de volta à serralharia, que os modelos não avançam aqui nos posts!
Para terminar, uma "foto de família"
Aceitam-se conselhos acerca das melhores colas ciano a utilizar (ou bi componentes, já experimentei das duas e ainda não me decidi)!
Abraço
Completo novato, fiz as minhas compras de evergreen e comecei a construir pela ponta menos óbvia, o subframe frontal dos E-type e a firewall.
Percebi logo dois problemas: o subframe não iria nunca aguentar o próprio peso, sequer e no firewall (em evergreen de 1mm) não consegui reproduzir o relevo da chapa estampada.
Vi algures num forum de modelismo umas peças feitas com chapa de alumínio de gráfica offset e como trabalhei com bastantes durante anos, fui a uma delas roubar umas 10 chapas (chapas com imposição errada e não chapas já passadas pela máquina, que essas ficam abauladas pelos tambores).
E pus-me a estampar chapa de alumínio de 0.3mm...
Primeiro com uma matriz em madeira e depois de anelar com fogo a chapa, um cabo de escova de dentes molda a chapa à matriz. Umas 4 tentativas depois:
Depois o corte da chapa com uma lâmina (basta um golpe superficial e depois trabalha-se com o stress do material)
O firewall e painéis de piso prontos a serem "quinados". Só mais tarde reparei que ao inverter os relevos em esqueci que o firewall estava em espelho!!!:
A quinagem em curso:
E um dryfit de parte do subframe já feito em alumínio:
Lancei-me ao túnel da transmissão:
E ao início dos painéis da bagageira:
Parecia tudo bem só que o metal após ser anelado (ou brazeado), fico mole como papel e tem que sofrer um novo processo de aquecimento e arrefecimento rápido para retomar a forma. Nesse processo a peça ficou toda distorcida e sem salvação possível. Nem tirei fotos tal era o desânimo!!!
Voltando à estaca zero, resolvi não brasear a chapa e estampar à bruta, fazer elementos mais pequenos e ir mais devagar. Aproveitei também para alterar a forma de estampagem e ao mesmo tempo reduzir a altura dos estampados. Em vez de uma matriz, colei à chapa peças de arame e chapa com a forma dos relevos. A estampagem ficou com muito melhor definição!
E a moeda gigante para dar escala:
Já com um primário para arranhar os defeitos e umas peças pequenas coladas:
Agora de volta à serralharia, que os modelos não avançam aqui nos posts!
Para terminar, uma "foto de família"
Aceitam-se conselhos acerca das melhores colas ciano a utilizar (ou bi componentes, já experimentei das duas e ainda não me decidi)!
Abraço
I think this, by a long way, is the most beautiful car I have ever seen. It might actually be the most beautiful thing I have ever seen.
Jeremy Clarkson, BBC Top Gear June 2011
Re: Eagle Speedster
Malta!
Peço desculpa por ter postado o 2ª avanço na construção, sem antes ter agradecido o V/ incentivo!
Não sei se terá gabarito... se conseguir chegar ao fim já é uma batalha ganha... se ficar com bom aspecto é outra guerra.
Conto convosco para fazer umas azelhices a menos!
Peço desculpa por ter postado o 2ª avanço na construção, sem antes ter agradecido o V/ incentivo!
Não sei se terá gabarito... se conseguir chegar ao fim já é uma batalha ganha... se ficar com bom aspecto é outra guerra.
Conto convosco para fazer umas azelhices a menos!
I think this, by a long way, is the most beautiful car I have ever seen. It might actually be the most beautiful thing I have ever seen.
Jeremy Clarkson, BBC Top Gear June 2011
Re: Eagle Speedster
Impressionante, é o que tenho a dizer!
Abraço!
Marco
- type_r_24011975
- Posts: 410
- Joined: Thu Apr 29, 2010 11:33 pm
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Re: Eagle Speedster
boas,
nao pode ser... andas a gozar connosco...
conta la á quantos anos antas nisto...lol
a carroceria vais fazer em resina? eu tou a pensar iniciar-me nessas andanças.
e ja agora que tipo de formação tens? como planificaste isso no cad e tas muito á vontade a fazer maquetas...
quando for grande também quero fazer coisas destas
está demais, 5 ***** força nisso, fico à esperas dos progressos.
cumps
Rodrigo
nao pode ser... andas a gozar connosco...
conta la á quantos anos antas nisto...lol
a carroceria vais fazer em resina? eu tou a pensar iniciar-me nessas andanças.
e ja agora que tipo de formação tens? como planificaste isso no cad e tas muito á vontade a fazer maquetas...
quando for grande também quero fazer coisas destas
está demais, 5 ***** força nisso, fico à esperas dos progressos.
cumps
Rodrigo
Re: Eagle Speedster
O diário de um modelista profissional!!!! Grande site.valdispert wrote:Trabalho fenomenal e o produto final promete ser belo!
Obrigado por mostrar todo o processo até agora, as suas técnicas. Daqui uns anos vai poder pegar nesses desenhos, carregar em "print" e lá está a "carcaça" impressa em plástico...mas nunca será a mesma coisa. Deixo-lhe um link para os trabalhos de um modelista que usa um processo semelhante ao seu, mas a uma escala menor:
http://www.yowmodellini.com/diary/" onclick="window.open(this.href);return false;
Pode-se imprimir carcaças em plástico hoje e nem é muito caro. Basta procurar empresas de rapid prototyping que há umas quantas em Portugal. (http://www.centimfe.com/centimfe/pt/Are ... otoRapida/" onclick="window.open(this.href);return false;)
Mas concordo contigo, o prototyping pode fazer peças para modelismo, mas não é scratchbuilding!
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Jeremy Clarkson, BBC Top Gear June 2011