CAROCHA CABRIO
CAROCHA CABRIO
Caros amigos,
Fez há dias 9 anos que estou registado neste fórum e nunca coloquei aqui nenhum dos meus projetos.
Vou por isso mostrar o que tenho entre mãos neste momento. Espero que gostem, que critiquem e, acima de tudo que me ensinem a melhorar e perguntem o que desejarem para, também eu, poder partilhar com todos aquilo que sei.
O modelo tem uma escala esquisita 1/25, é um molde dos anos 80 cheio de problemas e um desafio que decidi levar a bom porto sem grandes extras, por isso muito OOB.
Vou editando o post porque não consigo colocar todas as fotos de uma só vez.
Comecemos pela caixa / box art
As grelhas e peças
O modelo e as suas/minhas "dores de cabeça"
Flash "a tonelada"
Nem os cromados escapam
Pinos de injeção em locais "menos próprios"
Reparem nestes "vales" na carroceria.......
Inicio dos trabalhos.
Decidi começar pela carroceria. Quando inicio um modelo a "pica" é enorme portanto começo sempre pela preparação da carroceria ou resolução dos problemas encontrados inicialmente.
Neste caso especifico é um dois em um... preparação e reparação da carroceria.
Delimitação da zona a reparar com fita e aplicação de massa (greenputy no caso).
Após primeira lixadela
Processo de lixamento finalizado nestes locais
Removi a grelha, existente no modelo, pois na maioria das referencias que tenho estes cabrio não possuíam este elemento
Tambores de travão "ovais" ??????
Já um pouco melhores a custa de lixa e compasso de corte
Passemos ás jantes....
inicio da perfuração dos "ocos" existentes e apenas representados
Processo finalizado nas 4 jantes
Vamos agora melhorar os amortecedores....
As peças a melhorar...
Começo com dois tubinhos de alumínio ou latão de 2 e 1 mm, respetivamente
Corte e ajustamento da medida
Aplicação colagem das ligações mediante ciano e micro espigões introduzidos no plástico
dry-fit para comprovar as medidas quando aplicados na estrutura de suporte dos mesmos
Os 4 amortecedores prontos
Seguidamente os cromados foram a "banhos" de forza.....
Outra peça a melhorar..... a correia de distribuição ( mais a frente podem ver como ficou)
Continuei para o sistema de escape.....
Isto é a panela que vem no kit........
Primeira tentativa de melhoramento...... não correu como esperado (tentei diminuir as pontas de um tubo de latão, cortado á medida, mediante "torneamento" com dremel)
Segunda tentativa.... introdução de um tubo de alumínio dentro de outro, ambos cortados á medida. Resultado MUITO mais aceitável.
Execução de 4 furos para ligação ás saídas de escape e ponteiras (mostro a peça já pronta)
PINTURA
carroceria completamente passada a lixa
Reparem que nos guarda lamas frontais retirei os "altinhos" que marcavam o posicionamento dos piscas e fiz dois furos. Após dry-fit conclui que não iria conseguir colocar corretamente os mesmo com o modelo pronto. Assim fiz os furos e coloquei dois " marcadores" nos piscas.
Primário aplicado em todas as peças
Carroceria com tamiya
Laterais interiores com Motip e já mascaradas para a primeira cor
Nesta ultima foto podem ver duas marcas de injeção que não retirei / disfarcei. Se tentasse fazer a reparação correria o risco de retirar o pormenor existente. Optei por deixar visto que após montagem pouco ou nada se vão ver.
COR
Aplicação da primeira cor na carroceria (no caso a segunda pois o interior dos guarda lamas já se encontra pintada de preto mate)
Aplicação de preto gloss da Alclad para preparação dos cromados
Restantes peças
Aplicação de diversos pretos (brilhante, semi brilhante e mate)
Pormenor do interior das portas, com a primeira cor (preto) apenas para mostrar que as marcas existentes já mal se notam
Chassis .....
Preparação / mascara para aplicação da segunda cor na carroceria e portas
Segunda cor aplicada
Mascaras retiradas e ........ DESGRAÇA ...... calma isto resolve-se.....
Vejamos antes a conjugação de cores
Por hoje fico por aqui. Há mais alguma coisa já executada mas fica para o Fim-de-Semana.
Cumprimentos
Zé Arnedo
Fez há dias 9 anos que estou registado neste fórum e nunca coloquei aqui nenhum dos meus projetos.
Vou por isso mostrar o que tenho entre mãos neste momento. Espero que gostem, que critiquem e, acima de tudo que me ensinem a melhorar e perguntem o que desejarem para, também eu, poder partilhar com todos aquilo que sei.
O modelo tem uma escala esquisita 1/25, é um molde dos anos 80 cheio de problemas e um desafio que decidi levar a bom porto sem grandes extras, por isso muito OOB.
Vou editando o post porque não consigo colocar todas as fotos de uma só vez.
Comecemos pela caixa / box art
As grelhas e peças
O modelo e as suas/minhas "dores de cabeça"
Flash "a tonelada"
Nem os cromados escapam
Pinos de injeção em locais "menos próprios"
Reparem nestes "vales" na carroceria.......
Inicio dos trabalhos.
Decidi começar pela carroceria. Quando inicio um modelo a "pica" é enorme portanto começo sempre pela preparação da carroceria ou resolução dos problemas encontrados inicialmente.
Neste caso especifico é um dois em um... preparação e reparação da carroceria.
Delimitação da zona a reparar com fita e aplicação de massa (greenputy no caso).
Após primeira lixadela
Processo de lixamento finalizado nestes locais
Removi a grelha, existente no modelo, pois na maioria das referencias que tenho estes cabrio não possuíam este elemento
Tambores de travão "ovais" ??????
Já um pouco melhores a custa de lixa e compasso de corte
Passemos ás jantes....
inicio da perfuração dos "ocos" existentes e apenas representados
Processo finalizado nas 4 jantes
Vamos agora melhorar os amortecedores....
As peças a melhorar...
Começo com dois tubinhos de alumínio ou latão de 2 e 1 mm, respetivamente
Corte e ajustamento da medida
Aplicação colagem das ligações mediante ciano e micro espigões introduzidos no plástico
dry-fit para comprovar as medidas quando aplicados na estrutura de suporte dos mesmos
Os 4 amortecedores prontos
Seguidamente os cromados foram a "banhos" de forza.....
Outra peça a melhorar..... a correia de distribuição ( mais a frente podem ver como ficou)
Continuei para o sistema de escape.....
Isto é a panela que vem no kit........
Primeira tentativa de melhoramento...... não correu como esperado (tentei diminuir as pontas de um tubo de latão, cortado á medida, mediante "torneamento" com dremel)
Segunda tentativa.... introdução de um tubo de alumínio dentro de outro, ambos cortados á medida. Resultado MUITO mais aceitável.
Execução de 4 furos para ligação ás saídas de escape e ponteiras (mostro a peça já pronta)
PINTURA
carroceria completamente passada a lixa
Reparem que nos guarda lamas frontais retirei os "altinhos" que marcavam o posicionamento dos piscas e fiz dois furos. Após dry-fit conclui que não iria conseguir colocar corretamente os mesmo com o modelo pronto. Assim fiz os furos e coloquei dois " marcadores" nos piscas.
Primário aplicado em todas as peças
Carroceria com tamiya
Laterais interiores com Motip e já mascaradas para a primeira cor
Nesta ultima foto podem ver duas marcas de injeção que não retirei / disfarcei. Se tentasse fazer a reparação correria o risco de retirar o pormenor existente. Optei por deixar visto que após montagem pouco ou nada se vão ver.
COR
Aplicação da primeira cor na carroceria (no caso a segunda pois o interior dos guarda lamas já se encontra pintada de preto mate)
Aplicação de preto gloss da Alclad para preparação dos cromados
Restantes peças
Aplicação de diversos pretos (brilhante, semi brilhante e mate)
Pormenor do interior das portas, com a primeira cor (preto) apenas para mostrar que as marcas existentes já mal se notam
Chassis .....
Preparação / mascara para aplicação da segunda cor na carroceria e portas
Segunda cor aplicada
Mascaras retiradas e ........ DESGRAÇA ...... calma isto resolve-se.....
Vejamos antes a conjugação de cores
Por hoje fico por aqui. Há mais alguma coisa já executada mas fica para o Fim-de-Semana.
Cumprimentos
Zé Arnedo
Se um dia alguém te disser que o teu trabalho nâo é profissional, lembra a essa pessoa que a Arca de Noé foi construída por amadores... e o Titanic por profissionais!!!
Re: CAROCHA CABRIO
Espetáculo de post!!!!!!
Bem detalhado , explicativo , informativo , bem estruturado , tudo aquilo que um post deve ser.
Só espero que não estejas mais 9 anos a preparar o próximo!!
Abraço José
Bem detalhado , explicativo , informativo , bem estruturado , tudo aquilo que um post deve ser.
Só espero que não estejas mais 9 anos a preparar o próximo!!
Abraço José
Re: CAROCHA CABRIO
Boas Bucov,
Antes de mais obrigado pelo comentário ao meu post.
Por certo não estarei tanto tempo sem mostrar os meus projetos.
Alias, como sabes, a partir de amanhã já podemos mostrar uns "minis" já prontos
Cumprimentos
Zé Arnedo
Antes de mais obrigado pelo comentário ao meu post.
Por certo não estarei tanto tempo sem mostrar os meus projetos.
Alias, como sabes, a partir de amanhã já podemos mostrar uns "minis" já prontos
Cumprimentos
Zé Arnedo
Se um dia alguém te disser que o teu trabalho nâo é profissional, lembra a essa pessoa que a Arca de Noé foi construída por amadores... e o Titanic por profissionais!!!
Re: CAROCHA CABRIO
Bom..... como prometido cá vai a continuação do restante já executado.
Motor
Infelizmente não tirei fotos do processo de montagem mas também não tem nada de especial.
Apliquei apenas os cabos do distribuidor ás velas e da bobine ao distribuidor.
Fiz umas abraçadeiras com fita de alumínio, de modo a representar o modo como os cabos estão seguros ao guarda fogo.
Pintei os cabos já existentes nos molde do guarda fogo, de modo a dar um pouco de cor a um espaço essencialmente negro.
Também já podem ver o melhoramento na peça que representa a correia.
Cromados
A foto não esta nítida e não mostra corretamente a aplicação do Alclad crome. Também seria apenas para mostrar a aplicação pois ainda não esta limpo e polido de modo a obter o efeito "espelhado". Mais a frente mostrarei o resultado.
Aqui abro um pequeno parêntesis de modo a explicar o método que utilizo para obter um cromado espelhado mesmo quando aplicado numa base (preto brilhante) menos lisa.
1 - aplicação de primário (de preferência tamyia ou mr. surface)
2 - esperar, no mínimo dois dias para aplicação do preto brilhante ( aplico tanto o da Alclad, quando tenho em casa, como o da motip. No caso de aplicar o Motip decanto da lata e dou apenas uma camada molhada mas não carregada. Esta tinta decantada, devido as suas características de adesão, permite utilizar esta técnica. Não é fácil de inicio mas quando se apanha o jeito conseguem-se resultados melhores do que o preto da Alclad).
3 - Esperar mais dois dias, de modo a que todos os solventes se evaporem, e aplicar o Alclad.
4 - Aplicação do Alclad a baixa pressão 8 a 10 PSI em passagens finas e relativamente rápidas ( por vezes chego a passar 5/6 vezes na mesma zona até conseguir algum brilho. Quando atinjo este ponto paro).
5 - O truque que me permite obter um bom cromado é esperar uns dias ( 3/4 normalmente) antes de polir. O polimento é feito com dois tipos de panos e apenas fazendo os panos tocarem levemente no cromado. Os panos que utilizo são: 1º um pano daqueles que se usam para limpar as lentes dos óculos; 2º pano fino de polimento da Gunze. O primeiro retira, sem riscar, o granulado que por vezes fica quando se aplica o Alclad. O segundo dá o polimento desejado de modo a obter o efeito espelhado.
Verniz
O verniz aplicado foi bicomponente da Zmodels.
Duas de mão iniciais e não muito " molhadas" mas um pouco mais "carregadas" do que "véus". Depois de seco lixa-se com lixa 2000 / 2500 molhada em água, lava-se abundantemente de modo a retirar qualquer resíduo e deixa-se secar ao ar.
Aqui é conveniente dizer o seguinte: após aplicação do verniz deve-se colocar SEMPRE a/as peça/as num "contentor" hermeticamente fechado de modo a não agarrar impurezas ou resíduos. Este passo é importantíssimo pois qualquer resíduo que fique no verniz pode e vai estragar o trabalho. Mesmo após lixar há resíduos e impurezas q não saem. Só depois de seco lixo e lavo.
Continuando.....
Tendo já as peças secas é altura de aplicar a segunda dose de verniz. Aqui os critérios divergem...... o meu é aplicar uma dose generosa de verniz tendo as peças sempre em movimento. Vamos ver se consigo explicar isto melhor....... Aplico o verniz um pouco " a balda" e rodando constantemente a peça. Deste modo crio uma espécie de "nuvem" de verniz que se deposita de forma uniforme na peça.
Chega de paleio e vamos as fotos
Como é visível nas fotos, para alem do verniz, também já coloquei as "borrachas" separadoras, existentes entre os guarda lamas e a carroceria e as proteções cromadas na base dos guarda lamas.
Estas proteções existiam em alguns modelos apenas nos guarda lamas traseiros e noutros em ambos. Optei por colocar em ambos.
Executei as proteções com fita de isolamento cromada que é usada para unir/vedar/isolar tubagens de ar condicionado. Há dois tipos desta fita: Uma é finíssima e sem pelicula onde esta colada ( foi esta q utilizei) a outra é ligeiramente mais espessa e vem com suporte de papel que é necessário retirar.
Polimento
As fotos anteriores mostram o modelo já polido portanto aqui não há fotos, apenas " paleio".
No caso concreto o verniz ficou bastante bem pelo que não tive grande trabalho neste campo. Apliquei apenas os compound da tamyia (coarse e polishing) e pouco mais.
Finalizei o polimento com cera de carnauba (sim aquela que se aplica nos nosso carritos 1/1) de modo a obter proteção e nada mais.
No caso da aplicação do verniz não ficar logo "impec" faço o seguinte:
1- lixo a peça com lixas 2500 para cima, retirando imperfeições, escorridos, etc, lavando sempre entre lixas. porque lavar entre grãos de lixa ?? Porque se não retirarmos a camada lixada com um grão inferior estamos apenas a estragar a lixa de grão superior sem lixarmos convenientemente com o grão pretendido. Imaginemos que lixei com 2500 e que seguidamente vou lixar com 3000. se não lavar os resíduos anteriores a lixa 3000 vai trabalhar sobre "lixo" mais espeço do que o grão. Logo a lixa 3000 não esta a lixar o verniz mas sim a trabalhar sobre lixo de diâmetro superior (espero estar a ser claro na explicação).
2 - Continuo a lixar toda a peça até ao maior grão que tiver. No caso levo sempre este procedimento até 12000 utilizando micromesh.
3 - Aplicação dos compaund (normalmente não utilizo o médium pois acho que não acrescenta grande coisa a não ser mais trabalho)
4 - Cera para proteção. Antigamente utilizava cera da tamyia mas descobri que uma boa cera de carnauba protege melhor e dá um toque final no brilho "algo diferente" e mais ao meu gosto.
Algumas considerações sobre o polimento
As lixas são sempre aplicadas molhadas, NUNCA a seco.
Como queremos polir, as lixas devem trabalhar sobre a peça sem exercer muita pressão. Costumo cortar o micromesh em tiras de 2 cm de largura e utilizar como bloco de apoio um retângulo de borracha. Podem pensar que é um desperdício mas experimentem cortar uma borracha rotring ( das brancas) em blocos de 1 cm e depois digam-me se não se trabalha otimamente com as lixas.
A aplicação dos compound's deve ser feita com panos de microfibras ( há pouco tempo ensinaram-me que existem uns paninhos verdes, de microfibras, no Lidl que são baratinhos e EXCELENTES para aplicar e mesmo polir). Costumo cortar estes panos em quadrados de 5x5 cm e quando já estão muito carregados/sujos vão direto para o lixo.
Acabamentos
Ultimas fotos por agora. Interior quase finalizado, tablie finalizado e jantes já com pneu.
É neste ponto que se encontra o Carocha. Espero dar mais um avanço neste Fim-de- Semana.
Logo que existirem novidades cá as colocarei.
Cumprimentos
Zé Arnedo
P.S. - Só agora percebi que enchi o post de marcas de materiais que utilizo. Como devem calcular não tenho qualquer proveito nisso, são as "coisas" com que trabalho e se existir alguma objeção eu retiro.
Motor
Infelizmente não tirei fotos do processo de montagem mas também não tem nada de especial.
Apliquei apenas os cabos do distribuidor ás velas e da bobine ao distribuidor.
Fiz umas abraçadeiras com fita de alumínio, de modo a representar o modo como os cabos estão seguros ao guarda fogo.
Pintei os cabos já existentes nos molde do guarda fogo, de modo a dar um pouco de cor a um espaço essencialmente negro.
Também já podem ver o melhoramento na peça que representa a correia.
Cromados
A foto não esta nítida e não mostra corretamente a aplicação do Alclad crome. Também seria apenas para mostrar a aplicação pois ainda não esta limpo e polido de modo a obter o efeito "espelhado". Mais a frente mostrarei o resultado.
Aqui abro um pequeno parêntesis de modo a explicar o método que utilizo para obter um cromado espelhado mesmo quando aplicado numa base (preto brilhante) menos lisa.
1 - aplicação de primário (de preferência tamyia ou mr. surface)
2 - esperar, no mínimo dois dias para aplicação do preto brilhante ( aplico tanto o da Alclad, quando tenho em casa, como o da motip. No caso de aplicar o Motip decanto da lata e dou apenas uma camada molhada mas não carregada. Esta tinta decantada, devido as suas características de adesão, permite utilizar esta técnica. Não é fácil de inicio mas quando se apanha o jeito conseguem-se resultados melhores do que o preto da Alclad).
3 - Esperar mais dois dias, de modo a que todos os solventes se evaporem, e aplicar o Alclad.
4 - Aplicação do Alclad a baixa pressão 8 a 10 PSI em passagens finas e relativamente rápidas ( por vezes chego a passar 5/6 vezes na mesma zona até conseguir algum brilho. Quando atinjo este ponto paro).
5 - O truque que me permite obter um bom cromado é esperar uns dias ( 3/4 normalmente) antes de polir. O polimento é feito com dois tipos de panos e apenas fazendo os panos tocarem levemente no cromado. Os panos que utilizo são: 1º um pano daqueles que se usam para limpar as lentes dos óculos; 2º pano fino de polimento da Gunze. O primeiro retira, sem riscar, o granulado que por vezes fica quando se aplica o Alclad. O segundo dá o polimento desejado de modo a obter o efeito espelhado.
Verniz
O verniz aplicado foi bicomponente da Zmodels.
Duas de mão iniciais e não muito " molhadas" mas um pouco mais "carregadas" do que "véus". Depois de seco lixa-se com lixa 2000 / 2500 molhada em água, lava-se abundantemente de modo a retirar qualquer resíduo e deixa-se secar ao ar.
Aqui é conveniente dizer o seguinte: após aplicação do verniz deve-se colocar SEMPRE a/as peça/as num "contentor" hermeticamente fechado de modo a não agarrar impurezas ou resíduos. Este passo é importantíssimo pois qualquer resíduo que fique no verniz pode e vai estragar o trabalho. Mesmo após lixar há resíduos e impurezas q não saem. Só depois de seco lixo e lavo.
Continuando.....
Tendo já as peças secas é altura de aplicar a segunda dose de verniz. Aqui os critérios divergem...... o meu é aplicar uma dose generosa de verniz tendo as peças sempre em movimento. Vamos ver se consigo explicar isto melhor....... Aplico o verniz um pouco " a balda" e rodando constantemente a peça. Deste modo crio uma espécie de "nuvem" de verniz que se deposita de forma uniforme na peça.
Chega de paleio e vamos as fotos
Como é visível nas fotos, para alem do verniz, também já coloquei as "borrachas" separadoras, existentes entre os guarda lamas e a carroceria e as proteções cromadas na base dos guarda lamas.
Estas proteções existiam em alguns modelos apenas nos guarda lamas traseiros e noutros em ambos. Optei por colocar em ambos.
Executei as proteções com fita de isolamento cromada que é usada para unir/vedar/isolar tubagens de ar condicionado. Há dois tipos desta fita: Uma é finíssima e sem pelicula onde esta colada ( foi esta q utilizei) a outra é ligeiramente mais espessa e vem com suporte de papel que é necessário retirar.
Polimento
As fotos anteriores mostram o modelo já polido portanto aqui não há fotos, apenas " paleio".
No caso concreto o verniz ficou bastante bem pelo que não tive grande trabalho neste campo. Apliquei apenas os compound da tamyia (coarse e polishing) e pouco mais.
Finalizei o polimento com cera de carnauba (sim aquela que se aplica nos nosso carritos 1/1) de modo a obter proteção e nada mais.
No caso da aplicação do verniz não ficar logo "impec" faço o seguinte:
1- lixo a peça com lixas 2500 para cima, retirando imperfeições, escorridos, etc, lavando sempre entre lixas. porque lavar entre grãos de lixa ?? Porque se não retirarmos a camada lixada com um grão inferior estamos apenas a estragar a lixa de grão superior sem lixarmos convenientemente com o grão pretendido. Imaginemos que lixei com 2500 e que seguidamente vou lixar com 3000. se não lavar os resíduos anteriores a lixa 3000 vai trabalhar sobre "lixo" mais espeço do que o grão. Logo a lixa 3000 não esta a lixar o verniz mas sim a trabalhar sobre lixo de diâmetro superior (espero estar a ser claro na explicação).
2 - Continuo a lixar toda a peça até ao maior grão que tiver. No caso levo sempre este procedimento até 12000 utilizando micromesh.
3 - Aplicação dos compaund (normalmente não utilizo o médium pois acho que não acrescenta grande coisa a não ser mais trabalho)
4 - Cera para proteção. Antigamente utilizava cera da tamyia mas descobri que uma boa cera de carnauba protege melhor e dá um toque final no brilho "algo diferente" e mais ao meu gosto.
Algumas considerações sobre o polimento
As lixas são sempre aplicadas molhadas, NUNCA a seco.
Como queremos polir, as lixas devem trabalhar sobre a peça sem exercer muita pressão. Costumo cortar o micromesh em tiras de 2 cm de largura e utilizar como bloco de apoio um retângulo de borracha. Podem pensar que é um desperdício mas experimentem cortar uma borracha rotring ( das brancas) em blocos de 1 cm e depois digam-me se não se trabalha otimamente com as lixas.
A aplicação dos compound's deve ser feita com panos de microfibras ( há pouco tempo ensinaram-me que existem uns paninhos verdes, de microfibras, no Lidl que são baratinhos e EXCELENTES para aplicar e mesmo polir). Costumo cortar estes panos em quadrados de 5x5 cm e quando já estão muito carregados/sujos vão direto para o lixo.
Acabamentos
Ultimas fotos por agora. Interior quase finalizado, tablie finalizado e jantes já com pneu.
É neste ponto que se encontra o Carocha. Espero dar mais um avanço neste Fim-de- Semana.
Logo que existirem novidades cá as colocarei.
Cumprimentos
Zé Arnedo
P.S. - Só agora percebi que enchi o post de marcas de materiais que utilizo. Como devem calcular não tenho qualquer proveito nisso, são as "coisas" com que trabalho e se existir alguma objeção eu retiro.
Se um dia alguém te disser que o teu trabalho nâo é profissional, lembra a essa pessoa que a Arca de Noé foi construída por amadores... e o Titanic por profissionais!!!
Re: CAROCHA CABRIO
Excelente, muito bom mesmo.
P.S:
Aonde arranjas-te esses tubinhos de alumínio ou latão de 2 e 1 mm, tem marca e pode-se adquiri cá?
P.S:
Aonde arranjas-te esses tubinhos de alumínio ou latão de 2 e 1 mm, tem marca e pode-se adquiri cá?
Re: CAROCHA CABRIO
Boa noite PAC,
Os "tubinhos" são da marca Albion Allois (acho que é assim que se escreve) e podes comprar na Kitmania, Casa Antunes e acho que a Greenmodels também tem. Como sou de Almada só conheço estes locais que dispõem deste material. Os tubos são em latão, alumínio e ainda existem os da Evergreen em pvc. Posso ainda adiantar que existem em variadíssimas medidas ( suponho que vão desde .25 mm até 6 mm) e formas ( redondos, quadrados, ocos e maciços, em L, em T, etc). A marca tem site próprio, dá uma vista de olhos para teres noção do que existe.
Cumprimentos
Zé Arnedo
Os "tubinhos" são da marca Albion Allois (acho que é assim que se escreve) e podes comprar na Kitmania, Casa Antunes e acho que a Greenmodels também tem. Como sou de Almada só conheço estes locais que dispõem deste material. Os tubos são em latão, alumínio e ainda existem os da Evergreen em pvc. Posso ainda adiantar que existem em variadíssimas medidas ( suponho que vão desde .25 mm até 6 mm) e formas ( redondos, quadrados, ocos e maciços, em L, em T, etc). A marca tem site próprio, dá uma vista de olhos para teres noção do que existe.
Cumprimentos
Zé Arnedo
Se um dia alguém te disser que o teu trabalho nâo é profissional, lembra a essa pessoa que a Arca de Noé foi construída por amadores... e o Titanic por profissionais!!!
Re: CAROCHA CABRIO
Excelente trabalho e muito bem explicado . Post de referência para futuros trabalhos.
Obrigado.
Scirocco
Obrigado.
Scirocco
Re: CAROCHA CABRIO
JMA wrote:Boa noite PAC,
Os "tubinhos" são da marca Albion Allois (acho que é assim que se escreve) e podes comprar na Kitmania, Casa Antunes e acho que a Greenmodels também tem. Como sou de Almada só conheço estes locais que dispõem deste material. Os tubos são em latão, alumínio e ainda existem os da Evergreen em pvc. Posso ainda adiantar que existem em variadíssimas medidas ( suponho que vão desde .25 mm até 6 mm) e formas ( redondos, quadrados, ocos e maciços, em L, em T, etc). A marca tem site próprio, dá uma vista de olhos para teres noção do que existe.
Cumprimentos
Zé Arnedo
Olá Zé
Muito obrigado pela informação, já estive a dar uma olhadela ao site.
Mas se possivel, agradecia se pudesses dizer a referência dos dois tubos.
Abraço
Paulo
Re: CAROCHA CABRIO
Boas Paulo,
Antes de mais, desculpa a demora na resposta mas este fim de semana foi complicado.
Respondendo a tua questão.... melhor que palavras .... imagens.
1mm Latão
1mm Aluminio
2mm Latão
3mm Aluminio
4mm Aluminio
3.2mm Estireno (tinha chamado PVC mas é Estireno)
.50mm Estireno
.20mm Latão
São estas as referencias que mais utilizo para todo o tipo de coisas. Desde fazer amortecedores a molas, linhas de fluidos, etc.
Cumprimentos
Zé Arnedo
Antes de mais, desculpa a demora na resposta mas este fim de semana foi complicado.
Respondendo a tua questão.... melhor que palavras .... imagens.
1mm Latão
1mm Aluminio
2mm Latão
3mm Aluminio
4mm Aluminio
3.2mm Estireno (tinha chamado PVC mas é Estireno)
.50mm Estireno
.20mm Latão
São estas as referencias que mais utilizo para todo o tipo de coisas. Desde fazer amortecedores a molas, linhas de fluidos, etc.
Cumprimentos
Zé Arnedo
Se um dia alguém te disser que o teu trabalho nâo é profissional, lembra a essa pessoa que a Arca de Noé foi construída por amadores... e o Titanic por profissionais!!!
Re: CAROCHA CABRIO
Boa noite caríssimos,
Os avanços desde o ultimo post.
Aplicação dos frisos em BMF, colocação dos faróis, piscas, para-brisas e frisos nos estribos.
A aplicação do BMF não correu de feição. A folha que tenho "enrugou" por motivos que desconheço e torna difícil retirar tiras sem partir. Assim há algumas emendas, felizmente pouco visíveis ( mas estão lá).
Os marcos dos vidros laterais foram um pesadelo. Estão demasiado espeço mas era impossível retirar as marcas dos locais onde o vidro estava agarrado ao sprue. Tentei com BMF..... borrada. Tentei pintar..... pior a emenda que o soneto. Decidi fazer os marcos com a fita cromada que já tinha utilizado para as proteções dos guarda lamas. não ficou 100% mas "escapa".
Na próxima foto ainda se nota a cola branca nos faróis mas vai ficar totalmente transparente e invisível. Infelizmente os faróis são apenas um pouco de plástico transparente e sem espaço para simular a lâmpada.
Também já é possível ver a marcação das portas e "juntas". Nada de especial.... aguada de preto bem diluído (indiferente ser tinta ou pastel seco) e limpos os excessos com um cotonete. De novo algo menos a meu gosto. Os "sulcos" são demasiado largos e pouco profundos. Com a aplicação das camadas, mesmo sendo finas, de tinta/verniz a situação piorou. Basta ver a tampa do bocal do deposito..... foi, literalmente, desenhada.
A próxima foto serve apenas para mostrar a PESSIMA peça que simula a pega de abertura do capot. Mas como é OOB...... siga.
Chassis, interiores e rodas
O chassis completo, incluído os interiores completos, motor instalado e rodas montadas
A próxima foto mostra o erro na distancia volante / banco. Devido a um incorreto dry-fit acabei com o volante quase encostado ao banco. Isto deve-se a peça do tablie. O local onde encaixa o veio do volante é demasiado grande o que "empurra" o volante demasiado para baixo. Poderia melhorar este elemento mas já tinha o tablie colado e provavelmente iria piorar a situação do que melhora-la. Deixei ficar.
Um pequeno " gostinho" juntando a carroceria com o chassis
Finalizo este post com "ERROS CRASSOS"
Nunca me tinha acontecido mas ..... há sempre uma primeira vez para tudo.
Por qualquer razão que desconheço entre a primeira camada de verniz e a segunda formaram-se "bolhas" nas quais não reparei.
É evidente que, aquando do polimento, já tinha dado por isto mas deixei para vos mostrar no final.
As fotos estão com um aumento bastante significativo e com um angulo de iluminação "ótimo" para que sejam visíveis os erros.
Como daqui para a frente há apenas que juntar todas as peças, o "carocha" voltará a aparecer nos Trabalhos Completos.
Cumprimentos
Zé Arnedo
Os avanços desde o ultimo post.
Aplicação dos frisos em BMF, colocação dos faróis, piscas, para-brisas e frisos nos estribos.
A aplicação do BMF não correu de feição. A folha que tenho "enrugou" por motivos que desconheço e torna difícil retirar tiras sem partir. Assim há algumas emendas, felizmente pouco visíveis ( mas estão lá).
Os marcos dos vidros laterais foram um pesadelo. Estão demasiado espeço mas era impossível retirar as marcas dos locais onde o vidro estava agarrado ao sprue. Tentei com BMF..... borrada. Tentei pintar..... pior a emenda que o soneto. Decidi fazer os marcos com a fita cromada que já tinha utilizado para as proteções dos guarda lamas. não ficou 100% mas "escapa".
Na próxima foto ainda se nota a cola branca nos faróis mas vai ficar totalmente transparente e invisível. Infelizmente os faróis são apenas um pouco de plástico transparente e sem espaço para simular a lâmpada.
Também já é possível ver a marcação das portas e "juntas". Nada de especial.... aguada de preto bem diluído (indiferente ser tinta ou pastel seco) e limpos os excessos com um cotonete. De novo algo menos a meu gosto. Os "sulcos" são demasiado largos e pouco profundos. Com a aplicação das camadas, mesmo sendo finas, de tinta/verniz a situação piorou. Basta ver a tampa do bocal do deposito..... foi, literalmente, desenhada.
A próxima foto serve apenas para mostrar a PESSIMA peça que simula a pega de abertura do capot. Mas como é OOB...... siga.
Chassis, interiores e rodas
O chassis completo, incluído os interiores completos, motor instalado e rodas montadas
A próxima foto mostra o erro na distancia volante / banco. Devido a um incorreto dry-fit acabei com o volante quase encostado ao banco. Isto deve-se a peça do tablie. O local onde encaixa o veio do volante é demasiado grande o que "empurra" o volante demasiado para baixo. Poderia melhorar este elemento mas já tinha o tablie colado e provavelmente iria piorar a situação do que melhora-la. Deixei ficar.
Um pequeno " gostinho" juntando a carroceria com o chassis
Finalizo este post com "ERROS CRASSOS"
Nunca me tinha acontecido mas ..... há sempre uma primeira vez para tudo.
Por qualquer razão que desconheço entre a primeira camada de verniz e a segunda formaram-se "bolhas" nas quais não reparei.
É evidente que, aquando do polimento, já tinha dado por isto mas deixei para vos mostrar no final.
As fotos estão com um aumento bastante significativo e com um angulo de iluminação "ótimo" para que sejam visíveis os erros.
Como daqui para a frente há apenas que juntar todas as peças, o "carocha" voltará a aparecer nos Trabalhos Completos.
Cumprimentos
Zé Arnedo
Se um dia alguém te disser que o teu trabalho nâo é profissional, lembra a essa pessoa que a Arca de Noé foi construída por amadores... e o Titanic por profissionais!!!