Eu e o "600"...

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Bucov
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Re: Eu e o "600"...

Post by Bucov » Sun Jan 12, 2014 4:43 pm

Grande trabalho Pedro, uma verdadeira fonte de inspiração!!!!!

Abraço

Sérgio Real
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Rally24
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Re: Eu e o "600"...

Post by Rally24 » Thu Jan 16, 2014 11:37 pm

Boas,

Terminado o interior é agora a vez do exterior.
A minha atenção vai em primeiro lugar para o capot do “600” – :?: Será que se pode chamar capot mesmo quando o motor esta alojado na traseira? Responda quem souber…
De qualquer forma vou-lhe chamar capot

Fiz duas alterações no capot, a primeira foi relativamente á sua posição, as instruções da Gunze sugerem colocar/colar o capot na posição fechada ou para ser ver os detalhes do motor, colocar o capot ao lado do modelo quando este está em exposição.
Nem pensar! [-X Vou fazer um par de dobradiças e colocar o capot na posição de aberto.
A segunda alteração vem na sequência do capot ficar aberto. Na posição de aberto o que vai ficar visível será o interior do capot, o problema é que na superfície interior não estão reproduzidas as ranhuras de refrigeração do motor e isso retira realismo ao modelo.
Solução? Abrir as ranhuras uma a uma… ](*,)

Mãos á obra.

Os primeiros testes, uma ranhura aberta e o capot na posição de aberto.
Fiat 600-100.jpg
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Começando pelas dobradiças.
Depois de fazer dois “U” em metal marquei o local e fiz 4 furos onde encaixam nas extremidades das dobradiças.
Fiat 600-101.jpg
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Teste de encaixe…
Fiat 600-103.jpg
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Segunda alteração.
Após o teste que fiz na primeira ranhura fico bem claro que abrir as ranhuras como o x-acto não seria a melhor solução. Por mais certinho que fosse o corte o acabamento final nunca teria um aspecto muito agradável.
A solução foi lixar o capot pela parte de dentro, foi um trabalho entediante, ](*,) foram horas e horas a lixar mas o resultado foi satisfatório.

Fiat 600-104.jpg
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Depois de abertas as ranhuras foi necessário fazer alguns acertos na superfície interior do capot, excessos na utilização da lixa… 8-[
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Abraço
PedroGomes
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No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna

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Bucov
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Re: Eu e o "600"...

Post by Bucov » Fri Jan 17, 2014 12:23 am

Mas assim vai ficar o capot sempre na posição de aberto , ou estarei a ver mal??

Já deves ter visto de certeza um video do plamo do fiat 500 em que se vê a forma de pôr o capot a trabalhar , eu acho que era uma mais valia neste já perfeito modelo.

Abraço
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DIOGO_TIAGO
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Re: Eu e o "600"...

Post by DIOGO_TIAGO » Fri Jan 17, 2014 1:16 pm

Mas se ficar sempre aberto também não tem problema, desde que esteja bem protegido do pó, mas claro, funcional era sempre uma mais valia :D

Adorei o trabalho nas ranhuras. Já pareço eu picuinhas com as coisas e demorar horas a fazê-las. Os resultados compensam sempre o esforço!

Venha o próximo episódio =D>

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Re: Eu e o "600"...

Post by JMCARC1 » Sat Jan 18, 2014 2:57 pm

Parabéns Rally24,

Está aqui um excelente trabalho. Estou a adorar ver os progressos, a atenção ao detalhe, a limpeza da construção e a qualidade da apresentação. E acima de tudo, este trabalho em especial começa a despertar em mim um bichinho meio adormecido à 4 ou 5 anos e que tenta acordar de vez em quando :-)

E quanto ao capot, eu tb lhe chamo capot-motor, mesmo quando está atrás ;-)
Rally24 wrote: Obrigado pelos comentários…um pouquinho exagerados :oops:
Claro que não são! São inteiramente merecidos.

Continuação de bom trabalho.

João

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Rally24
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Re: Eu e o "600"...

Post by Rally24 » Sun Jan 19, 2014 1:10 pm

Boas,

Obrigado pelos comentários.

@Bucov
@Diogo
Não estás a ver mal, o capot vai ficar aberto. Concordo que um capot funcional valorizava mais o modelo, acredita que pensei em mil e uma soluções para fazer isso, o meu grande problema foi sempre fazer isso e respeitar a forma original das dobradiças.
Vê como são as dobradiças originais.
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No Fiat 500D do video da Plamo foi mais fácil fazer a dobradiças porque são dobradiças simples.
O capot na posição de aberto também não fica mal, facilita a visualização do motor e não é necessário andar sempre a abrir e a fechar o capot.... Boa desculpa para a minha aselhice :D
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@Diogo
Tenho a certeza que vais gostar do "...próximo episódio...", foi uma dos trabalhos de detalhe que mais gozo me deu fazer... :wink:

@João
Uma vez modelista, sempre modelista...
O bichinho está sempre cá dentro, espero que este trabalho o faça acordar, se fizer já valeu a pena :D


Abraço
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Re: Eu e o "600"...

Post by MPLobao » Sun Jan 19, 2014 11:25 pm

Rally24 wrote: Não estás a ver mal, o capot vai ficar aberto. Concordo que um capot funcional valorizava mais o modelo, acredita que pensei em mil e uma soluções para fazer isso, o meu grande problema foi sempre fazer isso e respeitar a forma original das dobradiças.

O capot na posição de aberto também não fica mal, facilita a visualização do motor e não é necessário andar sempre a abrir e a fechar o capot.... Boa desculpa para a minha aselhice :D
Também acho que é mais uma desculpa que outra coisa qualquer :D

Depois do que já fizeste o que é que são umas dobradiças?

Parabéns pelo excelente trabalho. =D> =D> =D> =D>
Visitem a minha página no http://www.facebook.com/pages/As-Miniaturas-do-Lob" onclick="window.open(this.href);return false;ão

Abraços

Miguel Lobão

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Lagas
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Re: Eu e o "600"...

Post by Lagas » Mon Jan 20, 2014 9:18 pm

Pedro, adorei a técnica usada para as ranhuras do capot... de facto as vezes vamos pelo mais simples, X-ato para cima. Pode dar um pouco ("muito") de trabalho, mas o resultado é magnífico. =D>

Penso que será uma técnica que irei tentar aplicar mais tarde, caso se verifique uma situação semelhante :)

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Re: Eu e o "600"...

Post by JMCARC1 » Tue Jan 21, 2014 11:43 pm

Rally24 wrote:Concordo que um capot funcional valorizava mais o modelo, acredita que pensei em mil e uma soluções para fazer isso, o meu grande problema foi sempre fazer isso e respeitar a forma original das dobradiças.
Quando eu vi que ia ficar fixo, lembrei-me de um sistema semelhante ao usado pelo Lancia 037 e que a Sakatsu reproduziu à uns tempos. Penso que daria para transformar em algo parecido com o original :roll:

http://www.hlj.com/product/sak3039/Aut" onclick="window.open(this.href);return false;

Image
(http://www.modellismo.net/forum/statico ... 7-a-2.html" onclick="window.open(this.href);return false;)

É que aberto fica algo "exótico"... Por outro lado, todo o trabalho necessário para a por a funcionar é capaz de não valer a pena!
Rally24 wrote: Uma vez modelista, sempre modelista...
O bichinho está sempre cá dentro, espero que este trabalho o faça acordar, se fizer já valeu a pena :D s
Já faltou mais ;-)

Continuação de bom trabalho.

João

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Rally24
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Re: Eu e o "600"...

Post by Rally24 » Wed Jan 22, 2014 12:26 am

Boas,

Se há coisa que me apaixona no modelismo é o desafio constante que a construção de um modelo me proporciona. Ora, o post de hoje é sobre um desses desafios.

Por motivos puramente estéticos (modas dos finais dos anos 60…) o meu pai decidiu dar um ar mais ”racing” ao “600”. Retirou os tampões cromados das jantes e pintou interior de preto, nada de especial.
O pior foi verificar que as jantes disponibilizadas no kit da Gunze tinha os tampões cromados acoplados às jantes... :evil:
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Decisão “óbvia”… reproduzir umas jantes de raiz.

O primeiro passo foi fazer uma cópia da jante original, esta vai servir de base á “nova jante”.
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Na cópia comecei por eliminar o tampão. De seguida torneei com a Dremel o arco que delimita o centro da jante.
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Com ajuda de uma impressão feita num programa de desenho, furei e criei os orifícios existentes no centro de jante. Para obter o diâmetro correcto voltei a utilizar a Dremel para a tornear.
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Coladas as duas peças, passei á reprodução do relevo interior da jante.
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Fotos abaixo:
O primeiro “Dry fit”: Aro da jante + centro da jante.
Aproveitei também para ver com iria ficar o aspecto da jante com os parafusos.
A “nova jante” termina.
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Com a nova jante terminada fiz um novo molde.
Fiat 600-112.jpg
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Já ouviram dizer que “…a pressa é inimiga da perfeição.”, certo? ](*,)
Foi o que me aconteceu na primeira cópia da “nova jante”, nota se na foto.
Contudo fiquei satisfeito com o resultado final, as próximas cópias serão sem bolhas. [-o<
Fiat 600-113.jpg
Fiat 600-113.jpg (199.42 KiB) Viewed 8916 times
4 Cópias mais tarde, foi tempo de pintura, primeiro o centro a preto e depois o aro a metalizado.
Fiat 600-114.jpg
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Para eliminar o aspecto limpinho da pintura, fiz um ligeiro weathering.
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Última operação, colar o eixo na jante.
Fiat 600-116.jpg
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E aqui está o resultado final.
Fiat 600-117.JPG
Fiat 600-117.JPG (254.61 KiB) Viewed 8916 times
Fiat 600-118.JPG
Fiat 600-118.JPG (257.91 KiB) Viewed 8916 times

Espero que tenham gostado e desculpem lá a seca que vos dou… :D

Abraço
PedroGomes
Last edited by Rally24 on Mon Jan 27, 2014 10:20 pm, edited 1 time in total.
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Re: Eu e o "600"...

Post by JMCARC1 » Wed Jan 22, 2014 12:57 am

Pois... só consigo dizer que quando for grande tb quero ser assim :-)

=D> =D> =D> =D>

Gosto particularmente do aspeto limpo e certo de todo o trabalho! E tb gosto muito da apresentação. É que muitas vezes os modelos e nem fazemos ideia do que foi feito e do trabalho que deu a fazer. Obrigado pelo trabalho no seu conjunto!

João

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Re: Eu e o "600"...

Post by DIOGO_TIAGO » Wed Jan 22, 2014 2:22 pm

Já o outro dizia "The sky is the limit"

Que grande tutorial podemos ver aqui ! Excelente a todos os níveis! =D> =D>

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MPLobao
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Re: Eu e o "600"...

Post by MPLobao » Wed Jan 22, 2014 10:51 pm

Viva

Só me apraz dizer, que este trabalho é digno de ser publicado em livro!
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Abraços

Miguel Lobão

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Re: Eu e o "600"...

Post by Luis C » Thu Jan 23, 2014 11:20 am

Fabuloso!!!

Dicas e mais dicas e mais dicas. A verdadeira razão para se estar num forum.

Parabéns Pedro!

=D> =D> =D>
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Re: Eu e o "600"...

Post by lucas » Thu Jan 23, 2014 11:31 am

Grande trabalho , projecto muito pessoal, desde já os meus parabéns

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