Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Partilha aqui os teus dotes de modelista
JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Post by JMCARC1 » Sun Mar 23, 2014 5:52 pm

Mas porque isto ficou neste estado? Tudo começou quando removi a estrutura de reforço do chassis, existente no Spider em virtude da perda de rigidez provocada pela remoção do tejadilho.

Image

As zonas interiores eram de acesso difícil para trabalhar e o plástico estava um pouco mal tratado, pelo que decidi retirar todo o painel entre o túnel central e as travessas do corpo do chassis...

Image

Image

... aproveitando igualmente para começar a mexer na suspensão traseira. Já que estava a mexer, e não estando contente com o aspeto maciço dos reforços e tirantes no túnel de transmissão, estava a pensar remove-los de forma a melhorar esta área também.

Image

É nesta altura que me apercebo de um pormenor: os Alfa Romeo Brera S, preparados pela Prodrive, não tem transmissão integral! Esta foi retirada como por parte da cura de peso, permitindo um decréscimo de 100 kg! Como era esta versão que pretendia reproduzir - por ser aquela que este belo modelo italiano deveria ter sido desde inicio! - esta base precisará de bastante trabalho!!!! :(

Assim, separei os reforços centrais (idênticos nas duas configurações)...

Image

... e fresei todo o sistema de escape e transmissão, deixando a suspensão como forma de manter a união, o posicionamento e paralelismo do conjunto, facilitando a reconstrução.

Image

Nos próximos tempos há muita coisa a construir e muitos detalhes para pesquisar... :lol:

Espero que estejam a gostar. Fico à espera de comentários e sugestões.

João

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Post by JMCARC1 » Sun Mar 30, 2014 10:21 pm

Olá a todos.

Aqui ficam mais umas imagens do progresso nestes modelos italianos que me estão a dar mais dores de cabeça que as que previa inicialmente.

Enquanto eu ia procurando informação sobre o sub-chassis traseiro, foi reconstruindo o chassis do Brera, reproduzindo as travessas longitudinais e o chassis junto desta.

Image

Image

Conforme ia descobrindo imagens de referência do fundo do chassis, comecei a levantar a hipótese de construir algumas das nervuras e detalhes principais existentes, à semelhança do modelo da Mondo Motors. No fundo é só criar os templates do pormenores e cortar tiras de evergreen.... :roll: O que acham? Vale a pena?

Image
Last edited by JMCARC1 on Mon Mar 31, 2014 8:19 pm, edited 1 time in total.

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Post by JMCARC1 » Sun Mar 30, 2014 10:56 pm

E é nesta altura que tenho uma enorme surpresa:

Image

Afinal, o depósito de combustível dos Brera de tração dianteira não tem o "escavado" ao centro como nos Guilietta modernos e por onde passa o veio de transmissão na versão de 4 rodas motorizes!!!! :( Ou seja, tenho de alterar o depósito!!!

Para tal, decidi canibalizar o chassis do Alfa 159 da Mondo Motors, aproveitando a parte do depósito para este projeto. As restantes parte ficam guardadas para o Alfa 159 eh, eh.

Image

A ideia é manter a parte lateral direita que é semelhante à existente no Brera e substituir o restante conjunto...

Image

Image

... de forma a ter um encaixe razoavelmente perfeito.

Image

No entanto, devido a diferença na distância entre eixos do Alfa 159 (reproduzido pela Mondo Motors) e o Brera, a panela de escape fica um pouco à frente demais.

Image

Image

Ou seja, mais cortes eh, eh. De forma a manter o espaçamento entre os parafusos de fixação da proteção anti-calor, os 4mm em excesso foram divididos por duas zonas.

Image

No entanto, reparei num detalhe que me tinha escapado: aquela "panela de escape" na realidade é o Filtro de Partículas, que só existe nos motores a diesel! Ou seja, não existe nos Alfa Brera S que são a gasolina! Moral da história: há que cortar outra vez... :?

Image

Pffff.... é o que dá as pressas e os impulsos! Ainda bem que era para ser simples.... :lol: :lol: :lol:

Por hoje é tudo. Espero que estejam a gostar. Comentários e sugestões são bem-vindos.

João
Last edited by JMCARC1 on Mon Mar 31, 2014 8:21 pm, edited 1 time in total.

User avatar
Rally24
Posts: 573
Joined: Wed Sep 09, 2009 12:21 pm
Location: Maia

Re: Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Post by Rally24 » Mon Mar 31, 2014 1:48 pm

.
surprise-md.png
surprise-md.png (21.67 KiB) Viewed 11635 times
JMCARC1 wrote:...
Comentários e sugestões são bem-vindos.
...
João
Caro João,

Comentários? Sugestôes?
Depois do que li e vi, só posso fazer uma coisa, "watch and learn".

Fico à espera da mais.(*)

Abraço
PedroGomes

(*) fico à espera mas de boca fechada por causa da mosca... :D
Image
No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Post by JMCARC1 » Tue Apr 01, 2014 1:02 am

Rally24 wrote:Depois do que li e vi, só posso fazer uma coisa, "watch and learn".
Pedro, um bocado exagerado não? Afinal, há aqui um tópico mesmo ao lado, de um certo FIAT 600, que parece dizer exatamente o contrário! :lol: Eu sei que todos aprendemos com os trabalhos dos outros, mas sei que haverão muito e bons conselhos a poder vir daí ;-)

O meu maior problemas com estes projetos é a noção de nunca ter chegado ao fim de nenhum! Eles vão-se tornando cada vez mais complexos e acaba por faltar a paciência e o tempo para os completar. A juntar a isso, há a questão das minha técnicas de pintura e acabamento seres verdadeiramente rudimentares, o que leva ao passar de uns para outros na esperança de chegar ao fim sem estragar o trabalho realizado! :?

Neste caso, há ainda outro problema que se relaciona com o facto de os progressos estarem a ser feitos na mesa da cozinha entre dois momentos de trabalho por um lado, e de estes modelos serem dos mais modernos que eu já fiz, obrigando a um trabalho de investigação diferente dos que estava habituado, por outro! Ou seja, aquela pica doentia que nos leva a ficar acordados noites sem fim a querer chegar mais longe ainda não apareceu eh, eh.

Seja como for, espero que no final, isto tudo encaixe bem eh, eh.

João

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Post by JMCARC1 » Tue Apr 01, 2014 1:14 am

Rally24 wrote: fico à espera mas de boca fechada por causa da mosca... :D
:lol: :lol: :lol:

E para que não haja problemas com insetos, fica aqui um micro-update! :badgrin:

Image

:mrgreen:

João

User avatar
Rally24
Posts: 573
Joined: Wed Sep 09, 2009 12:21 pm
Location: Maia

Re: Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Post by Rally24 » Tue Apr 01, 2014 10:47 pm

Caro João,

Tenho a noção ou pelo menos penso que tenho, :D que qualquer modelista tem sempre alguma coisa para me ensinar.
O tipo de trabalho que estás a fazer neste Alfas eu nunca fiz, por isso estou em modo "watch and learn". 8)

Entendo quando dizes que os teus projectos parecem não ter fim, acontece-me a mesma coisa.
Este modelo demorou 20 meses a concluir viewtopic.php?f=5&t=8381" onclick="window.open(this.href);return false;.

Desde do inicio desta minha "carreira" de modelista que tento sempre melhorar os meus modelos, o modelo que está na minha bancada tem que ser melhor do que o último que construí, tem que ser o espelho das minhas capacidades modelisticas. Não pinto e colo pcs de plástico para colocar na vitrina.
Por isso tento aplicar as técnicas que domino e outras que estou aprender, para aprender troco ideias, pesquiso e faço experiências, umas das minhas ultimas lutas foi tentar dominar a técnica de fazer foto-gravados em casa mas já tive outras lutas, a pintura, o aerografo e ultimamente estou a tentar dominar as técnicas de weathring - estou aprender com a malta dos tirinhos :D.

Também já não faço maratonas de modelismo, já foi tempo, hoje talvez faça menos de cada vez mas faço mais regularmente e note que o meu modelismo é mais objectivo.
O vicio do modelismo esse continua bem vivo desde os meus 13/14 anos.


Abraço e bom trabalho
PedroGomes
Image
No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna

PMMSC
Posts: 2386
Joined: Wed Feb 04, 2004 9:27 am
Location: Cartaxo

Re: Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Post by PMMSC » Wed Apr 02, 2014 10:23 am

Grande trabalho nesse chassi, mais um pouco era feito de raiz... :mrgreen:
Tenho o mesmo problema... parece que nunca mais acabam... :)

Boa continuação...

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Post by JMCARC1 » Thu Apr 03, 2014 4:46 pm

Pedro,

O meu comentário foi provocatório eh, eh. É verdade que todos nós temos qq coisa a ensinar e muito a aprender. É este facto que justifica espaços como este! O meu comentário ia mais no sentido de que nada do que está aqui é verdadeiramente arrojado ou difícil para alguém que tem um trabalho tão bom no tópico "ao lado". Eventualmente falta aquele passo em que se "corta". Uma vez vencido há que ir até ao fim e o sonho é o limite... :wink:

Também não gosto de fazer para por na prateleira, embora muitas vezes fosse preferível ter estado quieto. Com isto não estou a dizer que quem o faz está errado - acho que como hobby todos os cenários são possíveis. Mas não me dá gosto! Mas também não consigo esquecer a pressão que sinto em levar qq coisa até ao fim, seja pela satisfação de terminar, seja pq nunca terminei nada nesta minha fase mais louca do modelismo!

Só que, as minhas enorme lacunas ao nível da pintura chocam com a possibilidade de estragar todo o trabalho realizado em modelos como estes! E quando penso fazer algo mais simples, acabo por complicar sempre eh, eh. Um colega nosso - o António (fap) - disse-me uma vez que o meu problema era que eu precisava de alguém que me protegesse de mim mesmo ahahahahahahahahah. Ele tem razão :roll: :lol:
Rally24 wrote: Por isso tento aplicar as técnicas que domino e outras que estou aprender, para aprender troco ideias, pesquiso e faço experiências, umas das minhas ultimas lutas foi tentar dominar a técnica de fazer foto-gravados em casa mas já tive outras lutas, a pintura, o aerografo e ultimamente estou a tentar dominar as técnicas de weathring - estou aprender com a malta dos tirinhos :D.
Espero um dia puder dizer que fiz o mesmo percurso :-)
Rally24 wrote:(...) faço experiências(...)
Pois, este acho que é o meu maior problema. Embora não pareça sou muito medroso no que toca às novidades! Apenas me dediquei ao "corte e costura" pq vem ligado ao outra grande paixão que é o conhecer o modelo real e toda a sua história!
Rally24 wrote: Entendo quando dizes que os teus projectos parecem não ter fim, acontece-me a mesma coisa.
Este modelo demorou 20 meses a concluir viewtopic.php?f=5&t=8381" onclick="window.open(this.href);return false;.
Pouco conheço do modelo original, mas pelo que dá para ver estas fotografias e na montagem está aqui um trabalho fenomenal! Os meu parabéns! Acho que valeu a pena todo o tempo investido =D>
PMMSC wrote:Grande trabalho nesse chassi, mais um pouco era feito de raiz... :mrgreen:
Tenho o mesmo problema... parece que nunca mais acabam... :)
Eu já olhei para ele a pensar nisso. Por outro lado o tempo que seria necessário para reproduzir alguns detalhes é capaz de não compensar as dificuldades de adaptar o que existe. E este ainda vai muito "calmo" porque o Alfa Spider S2"Coda Tronca" está ser muito mais complicado eh, eh

Image

Image

João

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Post by JMCARC1 » Mon Apr 14, 2014 1:22 am

Olá a todos.

Aqui vão as imagens dos progressos das últimas semanas no chassis do Brera. Infelizmente, a falta de tempo não permitiu grandes avanços, ao qual se alia um trabalho de detalhe que acaba por não ter grandes reflexos nas fotografias.

Depois de ter que alterar mais uma vez o túnel do escape, voltei a reconstruir tudo, reproduzindo os detalhes das travessas centrais junto ao sub-chassis dianteiro...

Image

Image

... em especial as extremidades que sobem para dentro do "firewall". Um dos detalhes distintivos do chassis, é a extremidade do sub-chassis dianteiro, que termina numa distinta peça em chapa estampada e que é oca. Esta peça é reproduzida pela Welly, mas precisa de alguma atenção.


Image


Image

Para tal houve que modelar o plástico, reproduzindo os detalhes. À esquerda (na foto anterior) é possível ver a versão final ainda aberta por baixo. À direita temos a versão original, na qual está indicado uma forma de preenchimento de furos e detalhes pequenos que costumo usar: um pingo de super-cola 3 e fica preenchido e consistente! :lol: Se quiser que a cola fique mais "mole" deixo secar pouco; se quiser que fique bastante "rija" espero um ou dois dias.

No entanto, houve um pormenor que escapou....! O túnel do escape não ficou nivelado com as travessas laterais uma vez que era mais saliente no modelo da Mondo Motors!!!!

Image

Moral da história: corta de novo :oops:

Image

Depois de colado um pouco mais a baixo ficou alinhado e bem melhor.... mesmo se precisa de ser rematado! :D

Image

Enquanto tudo ia secando, preenchi a espaço de ligação entre as duas partes do depósito de combustível, na zona onde ficará uma das fixações do depósito ao chassis...

Image

... e betumei as juntas.

Image

Também aqui usei super-cola 3 para preencher o furo do extrator que existia no depósito, se bem que em pequenas camadas de cada vez para garantir que cada camada secasse bem antes da anterior. Podia ter usado um bocado de plástico para preencher o furo, mas a forma circular fazia com que desse mais trabalho eh, eh.

Image

E neste momento está assim...

Image

A próxima fase será rematar todos estes detalhes e fazer o fundo entre o túnel de escape e as travessas laterais. Uma ideia que ainda não me saiu da cabeça é a de reproduzir os detalhes do fundo do chassis na zona lateral junto à carroçaria... :roll:

Apesar das fotos repetitivas, espero que estejam a gostar. Sugestões e comentários são bem-vindos :D

João

User avatar
DIOGO_TIAGO
Posts: 1607
Joined: Fri Apr 09, 2010 2:17 pm
Location: Moita-Montijo

Re: Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Post by DIOGO_TIAGO » Mon Apr 14, 2014 12:38 pm

E pensava eu que era bom com betumes e corte e costura !!

C'um caraças :shock:

User avatar
Rally24
Posts: 573
Joined: Wed Sep 09, 2009 12:21 pm
Location: Maia

Re: Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Post by Rally24 » Mon Apr 14, 2014 9:57 pm

DIOGO_TIAGO wrote: C'um caraças :shock:
Concordo!
:D

Abraço
PedroGomes
Image
No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna

Pac
Posts: 174
Joined: Fri Feb 18, 2011 11:50 pm

Re: Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Post by Pac » Tue Apr 15, 2014 12:39 am

Meu deus, que cirurgias para ai vai!!! :D

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Post by JMCARC1 » Tue Apr 15, 2014 5:57 pm

DIOGO_TIAGO wrote:C'um caraças :shock:
:lol: :lol: :lol:
DIOGO_TIAGO wrote:E pensava eu que era bom com betumes e corte e costura !!
O domínio das técnicas é uma coisa; a parvoíce que se faz com elas é outra! :wink:
Aposto que é mais caso de ainda não ter aparecido algo onde tenha tido a necessidade de ir um pouco mais longe...

João

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo Brera & Spider (Type 939) - 1/24

Post by JMCARC1 » Fri Apr 18, 2014 11:46 pm

Olá a todos.
JMCARC1 wrote:A próxima fase será rematar todos estes detalhes e fazer o fundo entre o túnel de escape e as travessas laterais. (...)
No inicio da semana era isto que eu dizia, mas a prática veio a ser bastante diferente...! :roll:

O problema já dava sinais de andar por cá, fosse em imagens...

Image

... ou fosse em texto...
JMCARC1 wrote:Uma ideia que ainda não me saiu da cabeça é a de reproduzir os detalhes do fundo do chassis na zona lateral junto à carroçaria... :roll:
... e num momento imprevidente cortei o reforço interno da carroçaria...

Image

... e fiz estragos! :oops:

Image

A opção por reproduzir as nervuras e detalhes dos painéis do chassis estava em marcha eh, eh. O problema não está a dificuldade de reprodução dos detalhes, mas antes na fragilidade estrutural desta peça, que tem de resistir ainda a uns maus tratos!

E se a coisa se tinha complicado, ficou pior a olhar para as imagens de referência! É que, apesar de baseados no mesmo chassis, o Alfa 159 e o Alfa Brera/Spider não são idênticos! E apresentam diferenças na zona de fixação da suspensão traseira, que é coberta por resguardos no Alfa 159...

Image

... mas desprotegida no Alfa Brera/Spider!

Image

Esta diferença pode-se dever ao facto do Alfa 159 ter um distância entre eixos superior... digo eu! :roll: Como o corte dos painéis laterais tinha sido calculado com base nas imagens de referência do Alfa 159, tive de cortar mais um bocado! Não era suposto estar a construir???? :lol: :lol: :lol:

Image

Image

E se as estrutura estava frágil, pior ficou! No entanto, e apesar de já estar a calcular como fazer os painéis de revestimento de forma a que ajudam à estruturação da peça, tenho de ter ver se tenho paciência e remato todos estes detalhes corretamente de forma a evitar erros de precipitação que podem ser difíceis de corrigir posteriormente!

Neste momento, da peça inicial sobrevive muito pouco eh, eh

Image

E se isto funcionar como espero, acho que o Alfa Spider também passará pelo mesmo "tratamento" ao nível dos painéis inferiores do chassis.

O que acham? (e sim, eu tenho noção que o meu modelismo tende a ser invertido: pego no conjunto e acabo em peças :mrgreen: )

João

Post Reply