Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982

Partilha aqui os teus dotes de modelista
Avatar do Utilizador
212colors
Mensagens: 91
Registado: quarta dez 22, 2010 6:20 pm
Localização: Ílhavo - Aveiro
Contacto:

Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982

Mensagempor 212colors » sexta set 19, 2014 11:00 pm

Nos últimos tempos tenho andado às voltas com estas 2 máquinas antigas da Kawasaki do ano de 1982.
Uma participante no Campeonato Mundial de 500 c.c., agora mais conhecido como MotoGP, com o piloto Sul-Africano Kork Ballington.
A outra participava no Campeonato Americano de Superbikes com o piloto Eddie Lawson, tendo vencido o campeonato em 1981 e 1982.

O kit produzido pela Tamiya, como não podia deixar de ser e apesar da idade (1983), tudo encaixa certinho sem grandes preocupações, só precisando de algum betume em certas uniões nas carenagens e quadro.
Comecei pela montagem das carenagens, quadro/depósito e motor.
Pensei em começar a pintar as carenagens para poder colocar os decalques, mas como teria que fazer máscaras para tapar algumas zonas que têm que ficar brancas, e após alguma análise de como o fazer, decidi deixá-las para o fim para ver se seria necessária alguma cosmética de encaixe.
Descobri, após olhar para as instruções da colocação dos decalques, que o depósito de uma das motas teria que ser pintada de verde e não de prateado como o fiz. Enfim, é o que dá as pressas.

Passei então ao quadro e motor, e utilizando a revista japonesa Racers, pintei o quadro e sobretudo o motor com misturas de tintas para conseguir o tom de cor das fotos.
Já não sei como misturei e as quantidades que usei para pintar o bloco motor e os carburadores, mas foram utilizados os castanhos de base XF-10 Flat Brown (carburadores) e XF-59 Desert Yellow (Bloco) com XF-56 Metalic Grey, X-12 Gold, XF-16 Aluminium, XF-1 Black, X-10 Gun Metal.
Tudo isto aplicado a pincel seco após as peças terem sido pintadas de preto XF-1.

Por agora é tudo, quando houver tempo vou ver se avanço mais um bocado.

Imagem

Decalques da Studio27, que também têm decalques para fazer uma KR1000 das 8 horas de Suzuka de 1980.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Última edição por 212colors em quarta abr 06, 2016 11:54 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Morbius
Mensagens: 554
Registado: segunda nov 26, 2007 11:07 am
Localização: Massamá
Contacto:

Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982

Mensagempor Morbius » sábado set 20, 2014 3:18 am

Continuas um grande modelista amigo....tudo parece real à escala 1/1
Continuo a observar por tb tenho algumas e agora que ja regressei da terra do tio Sam vamos ao plastico....
Modelos Acabados : 1/24 Jaguar XJ220
viewtopic.php?f=5&t=9303
1/6 Mv Agusta 750 :
viewtopic.php?f=5&t=5405
1/24 F40 Colombo & 1/32 TVR Tuscan :
viewtopic.php?f=5&t=6383
1/24 Ferrari F1 87:
viewtopic.php?f=5&t=6421

" So Many Idiots ... So Few Bullets" :(

Avatar do Utilizador
DIOGO_TIAGO
Mensagens: 1596
Registado: sexta abr 09, 2010 2:17 pm
Localização: Moita-Montijo
Contacto:

Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982

Mensagempor DIOGO_TIAGO » sábado set 20, 2014 1:47 pm

Espectacular amigo ! Adoro as motas construídas por ti :D
Website: http://diogotiagoscaleworld.wordpress.com

Avatar do Utilizador
Rally24
Mensagens: 573
Registado: quarta set 09, 2009 12:21 pm
Localização: Maia

Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982

Mensagempor Rally24 » sábado set 20, 2014 9:41 pm

Boas,

Fantástico! =D> =D> =D>

PedroGomes
Imagem
No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna

Avatar do Utilizador
212colors
Mensagens: 91
Registado: quarta dez 22, 2010 6:20 pm
Localização: Ílhavo - Aveiro
Contacto:

Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982

Mensagempor 212colors » domingo set 28, 2014 1:13 pm

Morbius Escreveu:Continuas um grande modelista amigo....tudo parece real à escala 1/1
Continuo a observar por tb tenho algumas e agora que ja regressei da terra do tio Sam vamos ao plastico....


Obrigado.
Então começa lá a montá-las para todos as vermos!

DIOGO_TIAGO Escreveu:Espectacular amigo ! Adoro as motas construídas por ti :D


Rally24 Escreveu:Boas,

Fantástico! =D> =D> =D>

PedroGomes


Obrigado, Diogo e Pedro.


Aqui vai mais um pequeno avanço.
Acabei a montagem e pintura do braço oscilante. Na montagem decidi não seguir as instruções em que diziam para montar pinhão/corrente/cremalheira dum lado, apoio da maxila de travão do outro lado e só então unir as duas metades do braço e a roda.
Colei primeiro as duas metades do braço oscilante, cortei a corrente na parte de cima, numa zona em que fica escondida por um dos ferros laterais.
Assim a união das metades do braço ficou mais forte e foi mais fácil pintar tudo junto.

Um problema que existe é que na moto do Lawson as jantes têm 7 raios e embora nas instruções digam que as de uma Yamaha YZR 500 de 1983 sirvam, na realidade o diâmetro é muito maior o que dificulta a montagem da roda na suspensão da frente ficando a tocar no guarda-lamas.
Entre ter que fazer do zero e colocar as que vêm com o kit, ficaram as que vêm com o kit. Talvez um dia com paciência eu decida fazê-las.

Agora vou atacar as suspensão frontal. Para isso já mergulhei as suspensões em óleo dos travões mas só a parte de baixo, porque quero ficar com o cromado da parte de cima.

Furei os buracos no pinhão. Também se pode ver onde fiz os cortes para passar a corrente pelo braço oscilante.
Imagem

E furei os rasgos nos discos todos. Aqui só estão os da frente e os da esquerda ainda não estão feitos.
Imagem

Aqui se pode ver a diferença de diâmetro entre as jantes que deveria utilizar (cima) e as de origem da mota (baixo).
A diferença é muito grande particularmente na jante da frente (dir.)
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A solução química milagrosa, assim espero... às vezes não resulta.
Imagem
Última edição por 212colors em quarta abr 06, 2016 11:55 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Lagas
Mensagens: 381
Registado: sexta jun 13, 2008 1:05 pm

Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982

Mensagempor Lagas » domingo set 28, 2014 9:48 pm

Muito bom =D>!

Avatar do Utilizador
DIOGO_TIAGO
Mensagens: 1596
Registado: sexta abr 09, 2010 2:17 pm
Localização: Moita-Montijo
Contacto:

Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982

Mensagempor DIOGO_TIAGO » segunda set 29, 2014 2:21 pm

Está fantástico ! Que solução química é essa e para que serve? :D
Website: http://diogotiagoscaleworld.wordpress.com

Avatar do Utilizador
Rally24
Mensagens: 573
Registado: quarta set 09, 2009 12:21 pm
Localização: Maia

Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982

Mensagempor Rally24 » segunda set 29, 2014 6:26 pm

Boas,

DIOGO_TIAGO Escreveu:Está fantástico ! Que solução química é essa e para que serve? :D


Também quero saber....

Ainda nos matas de curiosidade :D


PedroGomes
Imagem
No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna

Avatar do Utilizador
212colors
Mensagens: 91
Registado: quarta dez 22, 2010 6:20 pm
Localização: Ílhavo - Aveiro
Contacto:

Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982

Mensagempor 212colors » segunda set 29, 2014 7:46 pm

Óleo dos travões Dot4.
Tem é já muita tinta misturada daí aquela cor avermelhada!
Por isso a chamei de solução quimica. :lol:

fura
Mensagens: 205
Registado: segunda mar 26, 2012 5:01 pm

Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982

Mensagempor fura » sexta out 03, 2014 10:00 pm

Boas
Grande trabalho nessas motos, vamos acompanhar de certeza
Já agora quando quero tirar cromados que vem nos kit´s original o mais fácil é mergulhar em LIXIVIA pura, deixar de um dia para o outro e é tudo dissolvido, a grande vantagem é que não ataca o plástico.
Já utilizei principalmente nas jantes comprovado
Continuação de bom modelismo
abraço
Paulo Costa ( fura )
" nem sempre digo o que penso.... mas penso sempre no que digo "

Avatar do Utilizador
Lagas
Mensagens: 381
Registado: sexta jun 13, 2008 1:05 pm

Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982

Mensagempor Lagas » segunda out 06, 2014 10:08 pm

Eu confirmo. A lixivia faz uma limpeza espetacular :wink:

Avatar do Utilizador
212colors
Mensagens: 91
Registado: quarta dez 22, 2010 6:20 pm
Localização: Ílhavo - Aveiro
Contacto:

Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982

Mensagempor 212colors » quarta out 15, 2014 7:40 pm

Lagas Escreveu:Eu confirmo. A lixivia faz uma limpeza espetacular :wink:


fura Escreveu:Boas
Grande trabalho nessas motos, vamos acompanhar de certeza
Já agora quando quero tirar cromados que vem nos kit´s original o mais fácil é mergulhar em LIXIVIA pura, deixar de um dia para o outro e é tudo dissolvido, a grande vantagem é que não ataca o plástico.
Já utilizei principalmente nas jantes comprovado
Continuação de bom modelismo
abraço
Paulo Costa ( fura )


Pois eu usaria a lixívia se ela não me provocasse náuseas e mau estar.
Mas depois de descobrir o Mistolin acho que vou passar a usar isso para sempre.
Ah! E o cheiro é mais suave.

Quanto às Kawas, avancei mais um pouco, conforme vou tendo tempo e disposição.

Comecei por tentar tirar o cromado com óleo dos travões e ao fim de 2 dias estava assim, tendo que se raspar para tirar o resto da tinta.
Imagem

Lembrei-me então de tentar usar um produto que a esposa usa para limpar a gordura dos fogões e afins.
Imagem

Ao fim de minutos estava limpinho sem precisar se raspar cromado nenhum.
Imagem

Tapei os buracos interiores das jarras com plástico.
Imagem

E decidi fazer os feitios de um dos lados da jarra também, seguindo-me pelas fotos do livro.
Imagem

Depois foi pintar as suspensões.
As baínhas foram pintadas com Alclad Chrome, sendo a sequência de pintura, primeiro primário, segundo preto, terceiro verniz e no final o Chrome. Nas jarras Alclad White Aluminium.
Nas pinças mais uma mistura maluca para se aproximar do que vejo nas fotos.
Imagem

E quando me preparava para pintar todas as peças necessárias para montar a suspensão, reparei que o copo do óleo dos travões, nada tinha a ver com o que eu via nas fotos e mais uma vez toca a cortar e refazer com plástico os copos.
Não está bem mas está melhor do que estava.
Imagem

Entretanto também comecei a adiantar os colectores e as ponteiras dos escapes.
Comecei por cortar a pontinha das ponteiras e abrir o buraco central.
Imagem

A seguir foi encher os buracos que os colectores tinham. Uns com plástico outros com massa de enchimento usada na pintura automóvel.
Os que levaram plástico foi porque depois teria que colar tirinhas para imitar as nervuras das soldaduras.
Imagem

Neste momento duas já estão, já só faltam 6.
Imagem
Última edição por 212colors em quarta abr 06, 2016 11:57 pm, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador
212colors
Mensagens: 91
Registado: quarta dez 22, 2010 6:20 pm
Localização: Ílhavo - Aveiro
Contacto:

Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982

Mensagempor 212colors » domingo nov 02, 2014 6:07 pm

Continuando a construção muito suavemente...

Antes de começar a pintar os escapes ainda acrescentei um pedaço de plástico para fazer o prolongamento da chapa na zona onde estava oco.
Imagem

Desta vez utilizei um processo um pouco diferente na pintura das soldaduras.
Normalmente uso o aerógrafo mas desta vez tentei utilizar o processo que é utilizado nos veiculos militares, os "wash" e "filters".
Comecei por uma mistura de preto/castanho e meti à volta das soldaduras deixando o meio em prateado.
A seguir utilizei tinta azul, vermelho e laranjas transparentes Tamiya, numas zonas sozinhas, noutras misturadas para ir dando tonalidades diferentes em cada zona.
Imagem

A seguir utilizei Mr. Masking Sol Neo, um liquido verde que quando seca fica uma pelicula tipo latéx e é usado para tapar as zonas que não são para se pintar. Neste caso para tapar as zonas das soldaduras.
Imagem

Depois de aplicar o liquido, pintei os colectores com X-32 Titanium Silver, seguido de mais um "wash" desta vez com tinta transparente laranja/vermelho/amarelo em várias zonas orientando-me pelas fotos da real.
Os silenciadores foram pintados em dourado, ficando assim tudo pronto para ser montado.
Imagem

Com os escapes prontos, virei-me para a finalização das suspensões frontais.
Faltava terminar os guiadores principalmente os do acelerador/travão frontal, cortando e os encaixes para os cabos de acelerador, porque em vez de 4 têm na realidade só 2.
Imagem

E como não podia deixar de acontecer no meio do processo, queda e esmagamento de um dos guiadores. :evil:
Alguns furos, pedaços de arame e supercola 3 ficou novamente como novo. :D
Imagem

Depois de tudo pintado, foi montar/colar todas as peças e cabos de travão.
Imagem
Imagem

Algumas fotos do que está feito até agora, já falta menos coisas para fazer.
Imagem
Imagem
Imagem
Última edição por 212colors em quarta abr 06, 2016 11:59 pm, editado 1 vez no total.

Carlos Oliveira
Mensagens: 37
Registado: sexta out 10, 2014 11:11 am

Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982

Mensagempor Carlos Oliveira » segunda nov 03, 2014 1:08 pm

Espetacular!!! :shock:

Avatar do Utilizador
drawzer
Mensagens: 334
Registado: domingo jan 07, 2007 11:16 pm
Localização: V.N.Gaia

Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982

Mensagempor drawzer » segunda nov 03, 2014 6:36 pm

Não consigo gostar das linhas de soldadura, de resto fantástico :)
Em Progresso
ImagemImagem


Voltar para “Trabalhos em Progresso”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes