Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982

Partilha aqui os teus dotes de modelista
User avatar
Lagas
Posts: 381
Joined: Fri Jun 13, 2008 1:05 pm

Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982

Post by Lagas » Sat Nov 08, 2014 9:09 am

Estas já estão quase a andar :D !

User avatar
212colors
Posts: 91
Joined: Wed Dec 22, 2010 6:20 pm
Location: Ílhavo - Aveiro
Contact:

Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982

Post by 212colors » Sun Nov 09, 2014 9:30 pm

Carlos Oliveira wrote:Espetacular!!! :shock:
drawzer wrote:Não consigo gostar das linhas de soldadura, de resto fantástico :)
Obrigado.

Quanto ás soldaduras tentei pintá-las segundo as fotos.
Mas parece que ainda precisam de um de um pouco mais de sujidade.
Image
Lagas wrote:Estas já estão quase a andar :D !
Estão quase, pelo menos já têm guarda lamas e roda da frente. :D
Image

Entretanto decidi acrescentar mais uns cabos e para isso tive que fazer mais uns acrescentos.
Um desses acrescentos foi um pedaço de tubo plástico no radiador para fazer o termóstato.
Image

Nos manómetros fiz a bicha do conta-rotações(esq.) e a saída para o tubo que vai ligar ao radiador(dir.).
Image

Os depósitos de combustível falsos ( o depósito é o próprio quadro ) tapei um dos buracos e pintei-os cada um na sua cor.
Isto porque em nenhuma foto aparece esse segundo buraco.
Image

Até ao final do mês espero conclui-las... espero.

User avatar
212colors
Posts: 91
Joined: Wed Dec 22, 2010 6:20 pm
Location: Ílhavo - Aveiro
Contact:

Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982

Post by 212colors » Sun Nov 16, 2014 7:29 pm

Continuando lentamente a montagem de todos os cabos possíveis, ainda tive que fazer uma caixa electrónica, que se encontra na parte frontal, mesmo por baixo dos manómetros.
Com uns pedaços de plástico e chapa de metálica fiz a caixa e com arame e fita adesiva Tamiya a borracha de aperto.
Fiz 4 buracos onde colei arames que depois foram introduzidos 3 arames num tubo borracha e 1 noutro tubo.
Depois de tudo pintado a caixa foi colada no respectivo sítio.
Image

Tive que fazer as zonas de ligação nas bobines com chapa metálica e fazer 3 furos para ligação aos platinados.
Image

Depois foi só furar e ligar os cabos do manómetro temperatura no radiador e o do conta-rotações no bloco do motor.
Agora só falta a ligação dos cabos do acelerador para os 4 carburadores
Image

User avatar
Rally24
Posts: 573
Joined: Wed Sep 09, 2009 12:21 pm
Location: Maia

Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982

Post by Rally24 » Sun Nov 16, 2014 9:40 pm

Boas,

Excelente passo a passo, gosto principalmente da atenção ao detalhe.
Parabéns.

Estou á espera de mais... :D

Abraço
PedroGomes
Image
No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna

User avatar
Lagas
Posts: 381
Joined: Fri Jun 13, 2008 1:05 pm

Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982

Post by Lagas » Sun Nov 16, 2014 10:28 pm

Esta cena dos cabos é que me parte todo... só falta mesmo passarem corrente :D!!!

Muito bom trabalho, e é o que eu digo, vão andar, vão :P

User avatar
212colors
Posts: 91
Joined: Wed Dec 22, 2010 6:20 pm
Location: Ílhavo - Aveiro
Contact:

Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982

Post by 212colors » Mon Dec 08, 2014 8:25 pm

Rally24 wrote:Boas,

Excelente passo a passo, gosto principalmente da atenção ao detalhe.
Parabéns.

Estou á espera de mais... :D

Abraço
PedroGomes
Obrigado ainda bem que está a gostar.
Estes modelos mais antigos acho merecem este cuidado.
Lagas wrote:Esta cena dos cabos é que me parte todo... só falta mesmo passarem corrente :D!!!

Muito bom trabalho, e é o que eu digo, vão andar, vão :P
Agora é que vão andar. Já liguei os cabos do acelerador aos carburadores.
É só meter gasolina e zarpar. :D
Image

De cada carburador sai um cabo que vai dar a esta caixinha, saindo somente 2 cabos que fazem a ligação na zona do punho.
A caixinha foi feita com um pedaço de plástico e chapinha de latão.
Image

Comecei a fazer as máscaras nas carenagens mas quando retirei as fitas da mota do Lawson, veio tinta agarrada e tenho que refazer a pintura.
Entretanto avancei na colocação dos decalques na mota do Kork Ballington.
Image
Image

Aqui está um pequeno video, com o próprio Ballington, em que despe as carenagens e dá uma pequena volta no único protótipo que existe, e do qual ele é dono.
Vejam que vale a pena.
https://www.youtube.com/watch?v=ojeq3iu4HrY

User avatar
Lagas
Posts: 381
Joined: Fri Jun 13, 2008 1:05 pm

Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982

Post by Lagas » Sat Dec 13, 2014 10:40 pm

Nice, nice :D =D> !!!

tasse
Posts: 98
Joined: Wed Oct 05, 2011 11:40 pm

Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982

Post by tasse » Sun Dec 14, 2014 12:39 am

tou a gostar. mt bom

Pac
Posts: 174
Joined: Fri Feb 18, 2011 11:50 pm

Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982

Post by Pac » Tue Dec 16, 2014 7:54 pm

Fantástico, ou a gostar. 8)
Nunca montei motas mas acho que vou adquirir uma para ver se consigo fazer algo parecido. :twisted:

User avatar
Bucov
Posts: 664
Joined: Wed Nov 08, 2006 3:33 pm

Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982

Post by Bucov » Thu Dec 18, 2014 11:59 pm

Passei por aqui por duas razões!!!

1ª para pedir desculpas por não ter feito um único comentário neste fantástico tópico.

2ª para agradecer o tempo que tens gasto para fazer o passo a passo destas belas montagens , o trabalho dos motores está excelente.

Abraço
Image Image

User avatar
212colors
Posts: 91
Joined: Wed Dec 22, 2010 6:20 pm
Location: Ílhavo - Aveiro
Contact:

Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982

Post by 212colors » Sun Dec 21, 2014 10:04 pm

Obrigado a todos pelos vossos comentários.
Bucov wrote:Passei por aqui por duas razões!!!

1ª para pedir desculpas por não ter feito um único comentário neste fantástico tópico.

2ª para agradecer o tempo que tens gasto para fazer o passo a passo destas belas montagens , o trabalho dos motores está excelente.

Abraço
Bucov não é preciso pedir desculpa por não comentar e nem tem de agradecer por nada.
Eu estou a fazer isto mais porque este fórum por vezes parece vazio de gente a fazer modelos e principalmente de motas.
Já vi que também as faz e muito bem.
Pac wrote:Fantástico, ou a gostar. 8)
Nunca montei motas mas acho que vou adquirir uma para ver se consigo fazer algo parecido. :twisted:
É tentar, não custa nada. É como montar um avião, blindado, barco, etc.



Após a colocação dos decalques na mota do Ballington passei para a mota do Eddie Lawson.
Decidi pintar a zona branca com as faixas azuis que seriam feitas com os decalques porque previa alguma dificuldade na colocação dos mesmos, principalmente na zona da carenagem do assento.

Comecei por digitalizar a folha de decalque e a seguir protegi a impressão com fita transparente, para depois poder colar a fita Tamiya e recortar as náscaras.
Image

Colar as máscaras nas carenagens...
Image

Com fita Aizu de 0,7mm delimitar o risco branco entre verde e azul...
Image

Tapei a zona branca o melhor possível de maneira a evitar passagem de tinta...
Image

Depois foi pintar o verde e retirar as fitas na zona branca, mas sem retirar as máscaras das zonas azuis...
Image

Novamente a fita Aizu para delimitar a zona azul...
Image

E novamente tapar tudo o melhor possível nas zonas branca e verde...
Image

Pintar o azul com X-3 Royal Blue da Tamiya...
Image

Et voilá! Depois de tanto trabalho de fita e pintura, a decoração ficou pronta.
Image

Apesar do trabalho que dá o corte/colar de máscaras para minutos de pintura, há alturas em que prefiro isso ao trabalho de colocar os decalques em zonas complicadas.
Agora espero terminá-las antes do final do ano.

User avatar
Lagas
Posts: 381
Joined: Fri Jun 13, 2008 1:05 pm

Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982

Post by Lagas » Sun Dec 28, 2014 11:33 am

Dá muito trabalho as mascaras, mas o trabalho fica muito melhor =D>

speedtelmo
Posts: 43
Joined: Mon Jan 07, 2013 6:23 pm

Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982

Post by speedtelmo » Sun Dec 28, 2014 3:16 pm

Magnífico trabalho de minúcia, pesquisa e paciência.
Dá gosto ver um modelo assim construído.

User avatar
Rally24
Posts: 573
Joined: Wed Sep 09, 2009 12:21 pm
Location: Maia

Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982

Post by Rally24 » Mon Dec 29, 2014 6:36 pm

Boas,

Fabuloso!

Um tópico para ver e aprender... :D



Abraço
PedroGomes
Image
No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna

User avatar
212colors
Posts: 91
Joined: Wed Dec 22, 2010 6:20 pm
Location: Ílhavo - Aveiro
Contact:

Re: Kawasaki KR 500 Lawson/Ballington - 1982

Post by 212colors » Sat Jan 03, 2015 1:25 am

Lagas wrote:Dá muito trabalho as mascaras, mas o trabalho fica muito melhor =D>
Sem dúvida, principalmente nas zonas mais curvas e de relevos mais acentuados.
speedtelmo wrote:Magnífico trabalho de minúcia, pesquisa e paciência.
Dá gosto ver um modelo assim construído.
O mais chato neste trabalho todo vai ser quando ele ficar totalmente escondido pelas carenagens.
Rally24 wrote:Boas,

Fabuloso!

Um tópico para ver e aprender... :D

Abraço
PedroGomes
Obrigado Pedro. Agora para aprender... só espero que ajude outros a fazer o mesmo.



Esta será a última entrada deste trabalho que chega agora ao seu término.
Desde a última entrada só me faltava colocar os decalques e dar verniz nas carenagens
Image

Modifiquei e cortei um dos bancos com plástico e massa porque o banco na mota do Lawson é um pouco diferente.
Enchi também as ranhuras nos dois bancos de apoio traseiro com massa e reduzi a espessura num deles.
Infelizmente esqueci-me de tirar uma foto deles já pintados.
Image

Modifiquei a entrada das tubagens dos tampões dos depósitos de combustível, conforme vi nas fotos.
Image

E assim ficaram prontas 2 motas que já andavam há bastante tempo para serem construídas.
Apesar de velhotas, até ficaram bastante bonitas.
Deixo agora umas quantas fotos e amanhã quando puder coloco as fotos finais na secção de "trabalhos completos".
Image
Image
Image
Image
Image
Image
ImageImage

Espero que tenham gostado e que pelo menos possa ajudar a incentivar outros a fazer modelos destes veículos de 2 rodas.

Post Reply