Lancia Delta

Partilha aqui os teus dotes de modelista
User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Sun May 02, 2004 11:25 am

Pois, quando me falaste dos piscas, já o carro estava pintado, por isso depois da última camada de tinta, levaram um limadela só para suavizar a saliência... e depois foram retocados com pincel.

Mas agora tenho a oportunidade de fazer tudo direito :)

Quanto aos kits da hasegawa, concordo com o que disseste. Eu ainda não senti as tuas dificuldades com os encaixes, mas ainda estou meio desiludido com a falta de alguns detalhes, tipo motor e os pedais, especialmente estes ultimos... Aquilo até traz fotogravuras para os pedais...

Bem, vou mas é remover os piscas enquanto vejo os 250cc à chuva em Espanha!

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Thu May 06, 2004 10:05 pm

Bem, continuo sem fotos, mas queria apenas dizer que já apliquei a primeira mão de tinta, após duas muito leves de primário, e as coisas estão a correr muito bem.

Já estava meio arrependido de ter comprado o aerógrafo, mas depois de o testar com tintas próprias, agora estou super contente por tê-lo adquirido :)

Vamos a ver se não estrago tudo depois, com as máscaras para pintar os pilares e borrachas dos vidro :|

Espero ter fotos do carro, no próximo domingo. Espero eu, pronto a levar com os decalques

User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Post by Evolution VI » Fri May 07, 2004 1:16 am

Marco... o Lancia não traz fotogravuras dos pedais. Essas peças são os espelhos retrovisores.

A minha maior dificuldade foi sentida no encaixe da carroçaria com o chassi! É de tolos! Ainda por cima o tubo que liga o cifão de gasolina ao deposito estava sempre a partir de cada vez que encaixava a carroçaria ao chassi até que consegui dar o jeito.

Outros problemas que notei foram ao nivel da carroçaria! Cheio de rebarbas da injecção! Muitos deles consegui lixar, outros esqueci-me porque até estavam bem disfarçados mas agora no fim notam-se alguns!

Para terminar, os decalques é o pior que há! Depois de os pores de molho e tirares do papel, eles são muito frageis. Partem com uma facilidade terrivel, então nos decalques dos alargamentos mete medo! Reagem muito mal com o Micro Sol! Enrrugam que é uma coisa louca (acho que já disse isto por aqui....)

O meu carro já esta mesmo na recta final. Só falta uns retoques e ponho fotos dele aqui!

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Fri May 07, 2004 10:02 am

Evolution VI wrote:Marco... o Lancia não traz fotogravuras dos pedais. Essas peças são os espelhos retrovisores.
Epah, a sério? :) Sou mesmo cegueta! Tenho de olhar para aquilo com mais atenção :D

Tinhas toda a razão, em dizer que aquele kit necessitava de uma análise mais profunda, antes da construção... Ontem, exactamente depois de aplicar a primeira camada de tinta, reparei que as instruções 'solicitam' que se corte umas partes na zona do parachoques... Vamos a ver se hoje, consigo cortar aquilo sem danificar a pintura....

User avatar
Akira
Posts: 748
Joined: Tue Feb 10, 2004 11:42 pm
Location: Azambuja
Contact:

Post by Akira » Fri May 07, 2004 1:02 pm

Realmente as instruções da Hasagawa não são de tão clara leitura como as da Tamiya por ex. Ou então sou eu que estou mais habituado ao método da Tamiya.
Tanto no Delta como no Stratos houve coisas que só reparei depois. Tipo alguns furos na carroçaria que me passaram por completo. E eu por norma estudo bastante bem as instruções antes de começar qualquer montagem.
Homepage:
http://nunocorreia.no.sapo.pt
Em curso:
Image
Concluídos:
Image

User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Post by Evolution VI » Sun May 09, 2004 3:10 am

Marco, não desesperes! Eu tambem tive que retirar essas partes da gralha depois do carro já estar pintado, assim como fazer uns furos (à semelhança do Nuno) e retirar os piscas. Ainda não retoquei nessas partes mas já nem me preocupo muito com o resultado. Tanto coisa me correu mal neste carro! Os decalques mataram-me do coração para não falar na ultima camada de tinta que foi dada com uma lata no fim...

Em relação aos decalques há dois deles que ficaram pior do que o chapeu de um trolha! O carro deu-me imenso prazer a construír mas os decalques fuzilaram o carro por completo.


Concordo contigo Nuno! A Hasegawa é um pouco pobre em exclarecimentos nos devidos passos. Estamos habituados à "papinha" da Tamiya, hehehe

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Thu May 13, 2004 11:41 pm

Bem, peço desculpa por não apresentar fotos.

O carro ainda não está pronto, mas conto terminá-lo até domingo, mais coisa menos coisa. Ainda falta aplicar meia dúzia de peças e uns decalques.

A aplicação dos últimos não está a correr muito bem. Não sei se isto é normal, mas alguns decalques são maiores que a superfície que os mesmos vão ocupar. Isto deu origem a dobras extremamente difíceis de eliminar. Aliás, a maior parte delas não foi eliminada.

O resultado final vai ser medíocre. E o mais provável é que eventuais fotos surjam no tópico do martelo :). Por um lado é bom que os erros fiquem bem à vista para que quando olhar para o Lancia, não me esquecer onde errei :)

Tem sido uma experiência de aprendizagem muito positiva, por isso, apesar do mau resultado final, não vou dar nem o tempo nem o dinheiro como perdidos.

User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Post by Evolution VI » Fri May 14, 2004 1:55 am

Ora ai está um espirito de luta! é assim mesmo! Só de ler estas tuas palavras até olho com mais gosto para o meu Lancia e esqueço as asneiras de cortar o pescoço!

Eu já terminei o meu.... está em repouso para no Domingo levar o verniz. Tenham mais um bocadinho de paciência. Tá quase para verem a bela asneira!

Marco, não te esquças do café! Quero ver esse animal da Repsol!

PMMSC
Posts: 2386
Joined: Wed Feb 04, 2004 9:27 am
Location: Cartaxo

Post by PMMSC » Fri May 14, 2004 8:54 am

Este espirito é que é preciso!!! Nunca desistir!!! E no Fim começar logo outro!! Hehehe :lol:

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Fri May 14, 2004 9:15 am

Ah, sim, isso é garantido... Já ando a estudar as instruções do Sauber Mercedes C9 :)

User avatar
GuiTorres
Posts: 139
Joined: Sat May 01, 2004 6:17 pm

Post by GuiTorres » Mon May 17, 2004 2:07 am

Marco, podes não acreditar, mas passei pela exata mesma situação que tu passaste, com o meu Calsonic Skyline, exceto que não usei o fluido de freio e nem vou usar, já gastei tinta e dinheiro demais com aquela #*%$. Depois de pintar, fazer merda, lixar, pintar de novo, fazer merda de novo, aí lixa mais um canto, aí encapar todo o resto do carro para pintar só aquela parte, aí pintar e fazer merda, lixar e pintar de novo cheguei a conclusão que a pintura no fim ficou mediana em alguns lugares e péssima em outros, inclusive porque as marcas do trabalho de lixação ficaram em alguns lugares. Acho que todos os modelistas deveriam ter uns pôsteres com detalhes da minha carroceria e com os dizeres embaixo "Pelo menos o teu não está assim..." Seria ótimo para animar depois que algo desse errado.
Mas tudo bem, essa foi a minha primeira experiência com o spray, o alpine eu pintei à mão... o importante é que eu sei bem aonde errei e não pretendo repetir os erros com a minha Mercedez-Benz 190E Evolution II.
" Eu prefiro ser essa metaformose ambulante,
do que ter aquela velha opinião formada sobre
tudo."
Raul Seixas

User avatar
Akira
Posts: 748
Joined: Tue Feb 10, 2004 11:42 pm
Location: Azambuja
Contact:

Post by Akira » Mon May 17, 2004 10:16 am

Realmente há modelos que parece que estão enguiçados e que por mais que tentemos fazer as coisas bem elas dão sempre para o torto.
É como diz o ditado “Quem nasce torto, tarde ou nunca se endireita”. :roll:
Homepage:
http://nunocorreia.no.sapo.pt
Em curso:
Image
Concluídos:
Image

User avatar
dourado
Posts: 486
Joined: Wed Feb 25, 2004 10:20 am
Location: Torres Vedras

Post by dourado » Mon May 17, 2004 10:19 am

Coloca umas fotos para poder ajudar.

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Mon May 17, 2004 10:28 am

NEste momento, o Delta está dentro da caixa, em standby, até que tenha vontade de lhe pegar novamente. Ontem pretendia finalizar os decalques, mas pelo que parece, consegui que alguns deles, uns bem pequeninos, se perdessem.

Ainda faltam encaixar meia dúzia de peças, e para já vai ficar assim. Logo que tenha máquina, eu coloco umas fotos. Desculpem lá!

Por outro lado, iniciei um novo projecto, o Sauber Mercedes C9 de Le Mans.

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Wed May 19, 2004 12:32 am

UFA! É só para informar que este deixou de ser um trabalho em progresso....

Logo que consiga uma máquina digital, as fotos, bem como as conclusões aparecerão no tópico certo!

Obrigado a todos pela atenção e pelo apoio! Um agradecimento especial ao EVO VI, que me incentivou a terminar um modelo, que de outra forma ficaria na caixa mais uns tempo.

Post Reply