Page 5 of 7

Posted: Wed Apr 28, 2004 1:07 am
by BBCivic
Força Marco...

se todos os modelos saissem como eu queria isto não teria minima piada.
Custa, mas modelista é aquela que supera todos os entraves e algumas desilusões... :wink:

Aqui tens uma optima equipa para expores os problemas e obteres algumas soluções.

Não desistas... outros correrão melhor.

Pedro

Posted: Wed Apr 28, 2004 1:53 am
by Evolution VI
Akira! Ora ai está a boa disposição a trabalhar! Adorei a cena dos smiles! hehehe

Posted: Wed Apr 28, 2004 11:08 am
by Marco
Em relação às fotos, neste momento, estou impossibilitado de as apresentar porque tive de devolver a máquina. Vou tentar arranjar outra hoje, mas não garanto nada.

Peço desculpa :)

Posted: Thu Apr 29, 2004 10:21 pm
by Marco
É só para vos informar da minha última decisão. Dada a espiral descendente de maus resultados em todos os aspectos, no que diz respeito à carroçaria do Lancia, a minha decisão é a seguinte:

Ir ao Jumbo adquirir uma lata de óleo para travões :)

Posted: Thu Apr 29, 2004 11:00 pm
by Patrick Bateman
ah valente!
começar de novo, tb é uma opção
PB

Posted: Fri Apr 30, 2004 12:19 am
by Marco
Ok, eu sei que já devem estar fartos de ler sobre as minhas experiências com o Lancia (porque raio fui eu gostar de semelhante carro?), mas cá vai uma amostra daquilo que correu mal:

Depois da última pintura, esperei 24 horas e a carroçaria nem tinha um aspecto muito mau. Até estava brilhante em algumas partes, como por exemplo, por cima. Então ontem, pus-me a fazer as máscaras para pintar as borrachas nas portas. Ora, devido à largura da fita, ficou como que um rectângulo de tinta branca à vista, no topo do carro, por entre as fitas do lado direito e esquerdo... Nada de anormal...

Hoje, lá pintei as partes das borrachas a preto, e passado uns 10 minutos, comecei a tirar a fita. A primeira estava espectacular :) A linha ficou certinha e.... ficou por aí.

Comecei a tirar as outras... Não estavam nada de especial, e com bastantes defeitos... Então tive uma brilhante ideia (not!). Pintar o que estava a preto de branco e voltar a fazer as máscaras...

É interessante como no calor do momento, as ideias parecem-nos todas muito boas e realizáveis, e, naquele exacto momento em que pomos a primeira gota de tinta, apercebemo-nos que fizemos merd@ e que está tudo estragado...

Mas não ficou por aí... :) Mais ideias brilhantes... Molhar um cotonete em diluente e limpar os excessos de tinta. Resultado: Borrada total!

Então, eis que tomei a única decisão sensata em todo o processo: comprar óleo para travões...

Ah, quase que me esquecia...a parte de cima do carro, que tinha aquele quadrado sem fita, ficou muito interessante. A parte sem fita ficou muito lisinha e brilhante. As partes que estavam por baixo da fita, ficaram meias ásperas por causa da fita. Ou seja, a tinta ainda não estava bem seca

Resumindo e concluindo... Há semanas em que uma pessoa não devia olhar para os kits... Eu tenho andado com umas crises de sono. Se calhar o problema foi esse.

Posted: Fri Apr 30, 2004 12:56 am
by vidas
Marco, força amigo. Nós estamos contigo! :)

Também já me aconteceu de tudo um pouco, desde o cotonete com diluente, até às fitas mal seladas, borradas, gotas de tinta, etc, etc....... Só encontro uma explicação para isso tudo. Falta de experiência! :mrgreen: É por este motivo que o meu r32 está sempre no mesmo sítio pois parece que só aprendo com os erros (e mesmo assim....... os erros não param). Agora só quando estou com muita calma e muita paciência é que pego no meu r32 e rezo para não cometer muitos erros. [-o<

Não desistas e vai com calma. :)

1abraço,
vidas

Posted: Fri Apr 30, 2004 2:53 am
by Evolution VI
...Marco tem calma! Acho que o que o patrick Bateman me disse a respeito da valente porc@ri@ dos meus decalques se aplica também ao teu progresso...

Deixaste-me também curioso em relação à etapa do oleo dos travões... que fizeste com isso?

Posted: Fri Apr 30, 2004 8:02 am
by Akira
vidas wrote:Só encontro uma explicação para isso tudo. Falta de experiência! :mrgreen:
Nem mais, tens toda a razão vidas. Todos esses percalços que o Marco descreveu já passei por eles.
É a máxima de ir aprendendo com os próprios erros para depois não os voltar a cometer.
Lembro-me bem de pintar uma carroçaria de manha, e ficar tudo impecável, uniforme e brilhante. Como era verão á noite a tinta já estava com aspecto de estar mais do que seca. Toca de encher a carroçaria de Tamyia tape para pintar uns rebordos e os frames das janelas. Depois quando retirei a fita-cola e reparei que toda a superficie onde ela estava ficou toda manchada e rugosa fiquei 10 min a olhar para o modelo a pensar se devia parti-lo á martelada ou bater com a cabeça na parede. :roll:
Bem Marco, todo este texto para te dizer que erros são normais e acontecem a todos (principalmente no inicio) e que desistir não é uma opção.
São os erros que nos fazem crescer como modelistas. Força nisso, cá estamos para te ajudar no que for preciso.

Grande abraço,
Nuno.

Posted: Fri Apr 30, 2004 10:08 am
by Marco
Evolution VI wrote: Deixaste-me também curioso em relação à etapa do oleo dos travões... que fizeste com isso?
Vou fazer hoje... Vou mergulhar a carroçaria em óleo de travões para remover toda a tinta...ou pelo menos, as camadas superficiais, por forma a poder começar de novo, aproveitando para corrigir algumas situações que tinham sido esquecidas da primeira vez, como a remoção das saliências dos piscas...

Posted: Fri Apr 30, 2004 11:25 am
by lucas
Marco,
vai com calma q ainda é o melhor aliado do modelista.
Exprimenta descançar um pouco e fazer outras coisas.
depois é dar-lhe com a alma carago :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
lucas

Posted: Fri Apr 30, 2004 11:31 am
by DFV
Tenho à minha frente um Corvette C5R que veio hà algum tempo do óleo de travões. Agora está ali até me acalmar o suficiente para fazer tudo de novo. Só quem não trabalha é que não erra.

Posted: Fri Apr 30, 2004 8:29 pm
by Marco
Pronto, estou ali a marinar o Lancia em óleo de travões.... Aquilo é potente. Ainda só passaram 10 minutos e já se vê tinta a desfazer-se.

Já agora, como devo proceder com aquilo? Depois de um dia, tiro do óleo, lavo para tirar a tinta que já está desagregada e volto a colocar lá dentro, para tirar o resto? E vou procedendo assim até sair tudo?

Um abraço!

Posted: Sat May 01, 2004 1:18 pm
by Marco
O óleo de travões funciona mesmo bem. Hoje tirei o Lancia do tuperware, e a única camada que "sobreviveu" foi a de primário... Depois coloquei-o debaixo de água morna e com uma vulgar esponja de lavar louça, removi essa camada sem qualquer dificuldade. Era só encostar que aquilo caiu tudo.

Voltei a marinar o Lancia no óleo por mais uma horas, para ver se removia alguma tinta que ficou mais entranhada nas junções entre painéis. Logo À tarde já deve estar tudo ok.

Posted: Sun May 02, 2004 1:55 am
by Evolution VI
Optimo! Espero não vir a ter de utilizar o oleo dos travões... mas se tiver se ser parece que realmente resulta!

Em relação à remoção dos piscas eu já te tinha falado que tive de remover os meus depois da carroçaria já estar pintada. A coisa até não correu mal, os decalques esconderam os vestigios da manhosa tarefa! Acho que não te lembraste...

A Hasegawa no fianl de contas até é uma marca muito porreira. Um dia destes falei muito mal dela a alguem mas retiro o que disse. Ela exige sim muito mais de nós do que a famosa Tamiya. Enquanto que esta ultima poe-nos à disposição um kit sem defeitos de injecção, peças bem toleranciadas para permitir excelentes ligações, um manual muito bem ilustrado e simples, a Hasegawa já nos obriga a fazer uma revisão muito mais a fundo de todo o processo antes de começar e durante o progresso temos que preparar muito bem as fases. No final se tudo correr bem a coisa "ri-se" pra nós!

Se precisares de alguma sugestão fala-me pois já estou quase a terminar e sei os pontos negros deste carro. Se tivesse que o montar era agora que começava... é sempre assim!