ModelTroia 2007

Datas, locais, fotos e toda a informação sobre os encontros e as montras de modelismo que se vão organizando por Portugal
ProfeSM
Posts: 683
Joined: Mon May 24, 2004 5:55 pm
Location: Beja
Contact:

Uf já acabou o fim de semana...

Post by ProfeSM » Sun Mar 04, 2007 11:39 pm

:D Olá meninos finalmente já posso escrever alguma coisa sobre o ModelTróia, depois de mais uma semana de loucos e de um fim de semana a correr de Beja para Setúbal e vice-versa.

Bom antes de mais nada sorry porque não vou colocar imagens pois a meio da manhã a minha digital deu o berro!!! e nem consegui tirar umas fotos aos kits....

Em relação aos automóveis pois é voltamos à conversa do costume e que já se arrasta desde os últimos anos. A minha resposta é muito simples quem está tá quem não está não está e ponto final. Pelo menos em relação à participação do pessoal do Fórum tivemos quase 98% de participação pois estavam os meus modelos e os modelos do Zézuca, mais os do Daniel nos Júniores e os do Pedro de Ovar e tá a conversa feita.

O que é que querem que vos diga? No meu caso faço o que sempre fiz tou lá e tento levar modelos novos(neste caso 5 modelos novos), uma parte vai só para exposição o resto para concurso, e é claro que não sou nenhuma máquina de construção de kits pelo que os modelos que foram também já foram vistos no Entroncamento e no Montijo. De qualquer forma todos os modelos que levei nunca tinham estado no ModelTróia.

Bom mas existe muito modelista neste Fórum que é da região de Lisboa e Setúbal e só esses podem explicar aos que aparecem de mais longe porque é que não participam nas exposições.

Casper, olha eu estive lá no Sábado e hoje todo o dia, infelizmente esta história dos niknames dificulta um pouco a identificação do pessoal, talvez o melhor é começar a colocar aqui fotos do pessoal no Fórum, de qualquer forma ainda deu para dar uns dedos de conversa com o Ricardo e com o Carlos Jorge e o Daniel o Petter e creio que o Vidas.

Bom e agora nós ART....olha por acaso o Opel Manta 400 até é meu!!!! E por acaso até está aqui no Fórum na parte dos modelos em Progresso, Ok é um vitesse mas como podes ver no trabalho de restauro os decalques não vinham já com o carro. De qualquer forma agradeço as críticas pois assim não sabendo de quem é o carro elas são mais sinceras.

Quanto às inscrições eu não sei onde é que tu viste que só se entregavam modelos 1 semana antes, eu sei que havia um erro na página do Clube ModelTróia que referia 26 de Fevereiro mas nada como um telefonema para qualquer elemento da organização para resolver a dúvida, todos os meus modelos e os do Clube foram, como é normal em todas as exposições entregues na manhã de Sábado e isso vem bem explicito no Calendário do evento.

Bom meninos e para acabar de vez com a conversa dos modelos à mão de semear e ao monte o melhor é consultarem o site do Fórum Modelismo na Net sobre a exposição IMPS Inglaterra a maior de toda a Europa para verem como milhares de modelos estão bem ao "molho"
e bem à mão do visitante, vão lá ver.

Sobre as decisões do Júri já me pernunciei noutro ano e não volto a tecer qualquer tipo de comentário. Se a expo teve falhas, claro que teve pois não se trata de pessoal profissional e eu sinceramente começo a gabar todo esta gente que em alguns sítios do país ainda tem coragem para organizar eventos destes para depois ter de levar com um jorrilho de críticas, se até o Modelscala leva quanto mais quem organiza eventos mais pequenos.
Bom e com a participação que o pessoal tem nestes eventos acho que nos próximos anos algumas destas exposições vão desaparecer de vez.

Finalmente prémios(do pessoal do Fórum, pelo menos dos que me lembro): 1º Lugar/Ouro para o Daniel com o Mitsubishi Lancer nos Júniores (um abraço e muitos parabéns amigo Daniel), 1º Lugar/ouro para o Zézuca com o Porsche 911 GT1, 2º lugar/prata e 3º lugar/bronze para os meus Porsche 934 RSR Turbo e para o Chevy Montecarlo respectivamente na classe C2, 2º lugar/prata para o meu Ferrari P5 na categoria C3, 3º lugar para o Williams FW24 do Zézuca na categoria C8.

Parabéns ao Daniel e ao Zézuca.

Tava também um Honda Civic muito bem construido que eu creio que não pertence a ningúem aqui do Fórum.

Bom, sorry pelo post tão grande, e também por não ter colocado as fotos tanto do Porsche 934 como do Ferrari P5 nos modelos concluídos, mas agora com a máquina fanada só daqui a algum tempo tenho hipóteses de voltar às fotos.

A todos um grande abraço de Beja, do ProfeSM.

É verdade duas notícias para cada um reflectir sobre a conversa anterior:

1 - Em conversa com o nosso amigo Nuno Albuquerque infelizmente este ano não haverá Temáticos Civis no Montijo devido à fraca adesão dos modelistas.

2 - Em Maio vai haver exposição na Academia Militar em Lisboa, e também em Almada (aqui sim amigo Art com entrega de modelos na Quinta-feira a partir das 22.00 horas!!!!!!!!!!!! e levantamento dos modelos Domingo a partir das 22.00horas !!!!!!! não dá mesmo para participar a menos que me paguem o dia de Sexta na escola...) e também em Junho o Réplica no Entroncamento. Este é o calendário para os próximos tempos.

Rui Duarte
Posts: 283
Joined: Wed Nov 01, 2006 10:57 pm
Location: Entroncamento

Post by Rui Duarte » Mon Mar 05, 2007 12:10 am

art essa das vitrines e que nao percebo. um modelo atras duma vitrine fica totalmente diferente de um visto sem nada entre ti e o modelo. e ja agora imaginas o trabalho que é montar vitrines um dia antes de uma expo? e que ca no entroncamento so temos acesso ao pavilhao onde e feita a "replica". e depois desmontar? da trabalho e consome tempo que nao ha. os juris na replica 2006 passaram grande parte da noite a avaliar modelos. agora imagina ter de os tirar das vitrines para os avaliar.... ja agora nao sei se reparas-te nuns senhores com umas fitas azuis ao pescoço... eram da organizaçao e estavam a tomar conta dos modelos..
Image

User avatar
Daniel_evoVIII
Posts: 207
Joined: Tue Feb 14, 2006 11:43 pm

Post by Daniel_evoVIII » Mon Mar 05, 2007 12:19 am

Boas ProfeSM Muito Obrigado!! Gostei muito da nossa conversa na Exposição .
Muitos Parabens pelos seus modelos!!
Um grande abraço amigo ProfeSM
Image
Image

User avatar
Akua
Posts: 1034
Joined: Mon Jan 26, 2004 6:14 pm
Location: Vila Nova de Gaia/Lisboa
Contact:

Post by Akua » Mon Mar 05, 2007 1:06 am

Boas pessoal,

também vou-vos dar a minha opinião.

O primeiro impacto a nível de 4 rodas... é que estavam poucos modelos expostos... De quem é a culpa? É nossa! Ou então não...cada um tem a sua vida e ir os 2 dias a Setubal implica condicionar o fim de semana inteiro..
Da minha parte, queria levar o xanavi mas reparei em cima da hora que ele estava no Porto. :P E a YRZ todos sabem a história do bicomponente... eeheheh

Elogios e Críticas:
Apesar de dimensão inferior ao ModelScala, é dos poucos eventos modelisticos a nivel nacional, e onde se pode trocar 2 dedos de conversa.
Vitrines não acho necessário, mas penso que seria bom optar por uma medida como no ModelScala. Umas fitas para dar alguma distancia para as mesas e os modelos. Os kits estavam mesmo aos olhos das pessoas, e as vezes uma fita da máquina, uma carteira ou um casaco podem tocar nos modelos. Não ha nada como guardar uns 30 cms para as mesas.

Um grande abraço para os grandes impulsionadores dos civis nestas exposições. ProfeSM, Ze e o resto dos miúdos! Concordo que quase TUDO o que estava lá vinha dos lados de Beja.
ProfSM - o civic é do marcopreto (user aqui do forum) :).
Um grande abraço ao Dani (O Mits. esta um espectaculo) e ao marcopreto idem pelo civic.

De resto, é sempre bom rever a malta. Abraço também ao vidas e ao Petter que também deram lá uma saltada, e parabens ao Zé pelo 1º lugar! :)
a Finalizar: Evento:
ImageImageImage

User avatar
Daniel_evoVIII
Posts: 207
Joined: Tue Feb 14, 2006 11:43 pm

Post by Daniel_evoVIII » Mon Mar 05, 2007 1:45 am

Boas Akua desde já muito Obrigado!! Também que a culpa de estarem poucos civis seja nossa, eu levei os que tinha acabados e o Ferrari não pôde ir teve um acidente a dar verniz bi-componente para tentar melhor a pintura fui isolar o chassi e a tinta veio toda atrás :twisted: tambem compreendo aqueles que para levarem os seus modelos terem que ir os dois dias e se forem de longe é complicado mas há outros casos não tão complicados mas não entremos por ai cada um sabe de si e o se quer levar modelos a expos.
Um grande abraço amigo Akua

Cumps
Daniel
Image
Image

User avatar
casper
Posts: 158
Joined: Thu Feb 08, 2007 1:31 am
Location: Lisboa

Post by casper » Mon Mar 05, 2007 2:51 am

muitos parabens aos que ganharão e quem participou.

profe eu ate era para levar uma folha a4 com o nome do forum para ver se conhecia pessoas aqui do forum mas achei um bocado piroso mas ja vi que da procima vez e o que vou fazer ou talvez escolher um sitio onde nos encontrarmo-nos todos para conversarmos e pelo convivo para isto que isto serve acho eu.

profe fiquei muito impresionado com o ferrari estava mesmo muito bom.
daniel tenho pena que outras pessoas que não virão o teu carro a ser feito não poderam apreciar os detalhes do interior. bem para a proxima temos tambem nos organizar melhor para nos conhecermos todos. :wink:

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Post by art » Mon Mar 05, 2007 4:50 am

1) Eu sei que os elogios são muito menos polémicos e "caem" sempre melhor. As críticas (que pretendiam ser construtivas) são sempre mais difíceis de engolir;

2) Devo referir que deixei um elogio e os meus sinceros parabéns à Organização. Continuo a pensar que qualquer evento destes é SEMPRE positivo. Simplesmente, resolvi deixar alguns reparos. Um deles - a questão dos modelos "à mão de semear"- parece não reunir um consenso, pelo menos a crer nas respostas;

3) Não sei como é que se diz que eu falei em uma semana de antecedência para recepção dos modelos. Escrevi "a um dia de semana", pelo menos é o que estava no site que me foi gentilmente apontado quando, há uns dias atrás, perguntei pormenores sobre a exposição (que era, afinal, um concurso). Se havia um erro no site, tal não era de somenos importância (até acabou por inviabilizar a minha participação). Se está escrito e, ainda por cima, dizendo-se que em caso algum serão recepcionados modelos fora desse prazo, não sei qual a necessidade de telefonar para confirmar;

4) Quanto ao Opel Manta, deixei escrito aquilo que sabia (ou pelo menos, julgava saber): que era um modelo comercializado já montado. Se os decalques foram vendidos à parte (e tenho muitos "Vitesse" desses), tal facto faz "entrar" o modelo na "categoria modelística". De tal facto me penitencio e apresento as minhas desculpas ao autor. Mas, que diabo, bastaria explicar isso no espaço da ficha, destinado às observações, "né"? Uma pessoa não adivinha...

Art

ProfeSM
Posts: 683
Joined: Mon May 24, 2004 5:55 pm
Location: Beja
Contact:

Post by ProfeSM » Mon Mar 05, 2007 10:41 am

:D Boas mais uma vez,
Bom não consegui colocar as fotos do Scale Model World em Telford por serem muito grandes, de qualquer forma deixo aqui o link directo para o artigo do Luis Alho no Fórum Modelismo na Net.

http://www.modelismo-na.net/viewtopic.php?t=3901

O artigo também é muito didáctico sobre a forma de encarar as exposições. De qualquer forma Telford trata-se da maior exposição de modelismo da Europa e uma das maiores do Mundo com milhares de modelos em exposição fora a parte dos expositores. Como podem ver nem vitrines (e atenção que os modelos são do nível do Fiat G91 do DiasTiger, também aqui do Fórum, um modelo muito premiado em Portugal e também Best Of Show em algumas exposições), nem linhas marcadas no chão, nem se veêm muitos seguranças ali perto. Quanto ao amontoado de kits é melhor verem as imagens do Luis Alho.

Casper acho que tens razão, já fizemos isso por uma ou duas vezes e é uma boa maneira de nós nos identificarmos, da minha parte posso fazer o que já fiz num ModelTróia, posso levar cartazes do Fórum e a vitrine do meu Ferrari T4 para expor modelos do pessoal aqui do Fórum e fazemos a nossa bancada para darmos uns dedos de conversa.

Marcopreto, sorry pois só agora relacionei o kit que vi em Setúbal com o Honda que aqui foi apresentado no Fórum. Olha digo-te uma coisa, as fotos aqui no Fórum estão bastante boas, mas o carro ao vivo é muito melhor, a cor azul fica-lhe muito bem, e creio que também recebeu o prémio do scratch. Portanto muitos parabéns e na próxima exposição já vamos poder entrar em contacto.

Art, os tópicos dos progressos do Opel Manta estão aqui colocados no Fórum na parte dos progressos. O kit foi todo realizado seguindo o que está no modelo, os frizos são naturalmente largos, os vidros laterais tiveram que ser cortados e substituidos por outros, as jantes não encaixam bem, os faróis também não, etc.... Como refiro no post do progresso o kit foi recuperado de uma antiga versão apenas para aproveitar um conjunto de decalques carpena que me foram oferecidos que têm várias versões para o Opel Manta.

Bom não vos massacro mais, só foi pena ter pifado a minha digital pois já tinham de certeza mais fotos para verem.
Um abraço de Beja do ProfeSM.

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Post by art » Mon Mar 05, 2007 11:14 am

Quanto ao Manta 400, renovo o meu pedido de desculpas. Não tenho conhecimento de todos os modelos (em progresso ou terminados) existentes neste Forum.

Quanto ao modo de expor modelos, devo dizer que tenho 2 participações "internacionais" (uma em Paris - curiosamente o Didier Auriol tinha para lá enviado uns modelos - e outra em Barcelona). Em ambos os casos, os modelos estavam expostos dentro de vitrinas.
Para além destas e em todas as Exposições e concursos onde estive presente, os modelos estavam "encerrados" em armários-vitrina.

Por este facto, estranhei a exposição "ao ar livre". Como, até, foi mencionado por um colega, as pessoas estavam muito perto das reproduções e qualquer gesto inadvertido poderia danificar alguma. Felizmente, tal não se passou.

Talvez fosse interessante colocar no Forum os resulados das diversas categorias, bem como imagens dos modelos premiados. Não sei se tal será possível, mas seria uma "galeria dos heróis" muito útil.

Art

User avatar
rosso corsa
Posts: 772
Joined: Wed Feb 21, 2007 8:32 pm
Location: Portugal
Contact:

Post by rosso corsa » Mon Mar 05, 2007 2:29 pm

Boas, gostaria muito de ter ido a Setubal, ver a exposição ou mesmo participar, mas neste fim de semana foi mesmo impossivel.
Apesar de ser modelista desde há muitos anos não sabia da existência destes eventos em Portugal até conhecer o forum. Espero que se repitam e que se efectuem alguns aqui no Norte, para facilitar a minha visita ou mesmo participação.
Quanto á forma de exposição, para mim quanto mais á vista melhor, não gosto de vitrines, nem em casa, desde que se salvaguarde a integridade dos modelos.
Concordo com o Art quanto à identificação dos modelos, quanto mais disser a ficha de inscrição melhor, até para uma maior identificação de quem é pouco conhecedor dos temas. E quanto mais facilitarem as inscrições e a participação mais adesão terão. Inscrições no dia não deveriam ser problema e mesmo para quem vem de longe arranjar forma de entregar e levantar os modelos no próprio dia, com pré inscrições e extra concursos é claro.

De qualquer forma muitos parabéns a todos os que participaram e á organização, que continuem.

Profe espero que a máquina recupere depressa para ver esse P5.

Abraços

User avatar
casper
Posts: 158
Joined: Thu Feb 08, 2007 1:31 am
Location: Lisboa

Post by casper » Tue Mar 06, 2007 2:48 am

como eram muitas e um bocado grandes e para não estar a deminuir a todas decidi metelas para download para quem quiser.

são fotos minhas e de um amigo desculpem se algumas não estão bem.

http://rapidshare.com/files/19459822/mo ... 1.zip.html

http://rapidshare.com/files/19589943/mo ... 2.zip.html

http://rapidshare.com/files/19611746/mo ... 3.zip.html

User avatar
kandrix
Posts: 557
Joined: Tue May 09, 2006 7:20 pm
Location: Mealhada

Post by kandrix » Wed Mar 07, 2007 11:57 pm

Epa, muitos parabéns aos participantes na exposição e em especial aos vencedores aqui do forum! É sempre bom receber boas críticas a modelos aos quais dedicamos horas e horas.....

Quanto á exposição, e ao decurso da mesma, não tenho nada a dizer porque nunca fui a nenhuma, por ser um pouco complicad deslocar-me a uma, mas acho boa ideia detalharem a ficha de modelo e penso que é desnecessário usar uma vitrine para os modelos, embora o uso das tais fitas para distanciar os modelos do publico, seja uma boa ideia.

Espero que este tipo de exposições continue e que possa evoluir de forma a abranger um nº maior de disciplinas de modelismo, como Figuras, Warhammer, etc, pois são areas que não são tão divulgadas como outras. Agora claro, isto tudo não se consegue sem uma boa adesao de publico como participantes. É preciso dinamizar um pouco melhor as coisas para tornar as exposições atractivas, embora isso seja complicado, há que puxar pela cabeça... ehhee

Bem vou mas e acabar com o testamento e mais uma vez parabéns aos participantes e organizadores pelo evento. :wink:
.:Jet Noise, The Sound Of Freedom:.

Post Reply