ModelTroia 2008

Datas, locais, fotos e toda a informação sobre os encontros e as montras de modelismo que se vão organizando por Portugal
art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: ModelTroia 2008

Post by art » Thu Mar 20, 2008 3:24 pm

ProfeSM wrote:Os miúdos não terem recebido pelo menos uma menção honrosa como incentivo, ok eles também tem de saber que a qualidade é importante mas foi um bocado dificil explicar à rapaziada na Quarta-feira porque é que não ganharam nenhum prémio. Com os Juniores acho que todos eles devem ser incentivados pois são o futuro do hobby.

Art não me importava que me avaliasses no modelismo, mas parece que isso não entra nas grelhas...
Retiro apenas estas duas reflexões de todo o texto, principalmente por concordar com tudo o resto.
Estas duas reflexões são as que devo comentar como educador e colega de profissão do Simão (ProfeSM).
É, efectivamente, frustrante para os jovens o facto de não receberem um documento de participação, premiando a sua dedicação à "causa".
Caso os membros deste Fórum não o saibam, as menções honrosas compunham-se de simples folhas de papel, impressas a jacto de tinta. Ou seja, não elevaria os custos à Organização o dar menções honrosas a TODOS os concorrentes Juniores, pois o simples facto de, como costumo dizer, esses miúdos deixarem a batata frita e a Playstation para abraçarem este nosso "hobby", deve levar qualquer um a louvar essa atitude.

Quanto à segunda frase, nem quero pensar se o teu trabalho - manutenção do Clube de Modelismo na tua escola - de altíssima qualidade a todos os níveis (ocupação de tempos livres de forma lúdica e educativa, "livrar" uns quantos putos da presença nos cafés da zona, desenvolvimento das capacidades de concentração, psico-motora, etc), não está contemplado nas tais grelhas de avaliação a que te referes.
É um factor importantíssimo na educação dos jovens e no seu enquadramento institucional.
A menos que, na tua escola, só valorizem o professor que, possuidor de conhecimentos mais ou menos enciclopédicos, os "enfia na mona" dos alunos, com amor.

Espero que estejas a brincar, sinceramente...

Art

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: ModelTroia 2008

Post by JMCARC1 » Thu Mar 20, 2008 8:49 pm

ProfeSM, tb gostei do convívio na ModelTroia. Infelizmente ainda não foi desta que tive o prazer de falar pessoalmente com o Art... quem sabe na Replica?

Já tinha lido o tópico do Art e abstive-me de fazer comentários pois tenho uma impressão muito própria da ModelTroia e não queria que ela influenciasse ninguém. Mas, não conhecendo a ModelScala, apenas posso comparar o esforço com a Replica... e nesse caso prefiro a Replica mil vezes!

Eu sei que é difícil organizar um qq evento, e em especial um evento desta envergadura, mas, da analise de uma serie de detalhes que pude observar no dois anos não fiquei muito satisfeito. São estes detalhes que muitas vezes fazem a diferença. E são esses detalhes que fazem um modelista voltar... e sentir que o seu esforço foi apreciado. Eu sinto-me acarinhado na Replica (mesmo qd ninguém sabia quem sou), mas sinto-me repelido na ModelTroia. E essa questão das menções honrosas aos juniores demonstra isso...!

Com isto peço desculpa aos organizadores, a quem quero dar os parabéns pelo esforço. Segundo me disseram, este foi o ultimo ano da ModelTria neste formato, e espero que o futuro se mantenha risonho. As minha "questões" apenas pretendem melhorar a exposição e não denegrir a sua imagem... afinal nós precisamos tanto das exposições como elas de nós.
art wrote:(...)
Espero que estejas a brincar, sinceramente...
Art
Art, infelizmente é bem capaz de não estar. Não sou professor (mas formador) e, por enquanto, todo este processo passa-me de fugida, (a minha mãe é professora) mas acredito que alguns iluminados burocratas não tenham capacidade ou ambição para valorizar o que deve ser, efectivamente, valorizado! É principalmente pena que todo este processo esteja a transpirar para os alunos de forma muito negativa... qd os meus alunos me ameaçam de má avaliação se os reprovar está tudo dito!!!!

João

PS: Em relação à "sua" exposição, em principio, pode contar comigo. E quem sabe se poderá ser mais que apenas participante?

Post Reply