AUTOMOBILIA 2008

Datas, locais, fotos e toda a informação sobre os encontros e as montras de modelismo que se vão organizando por Portugal
Post Reply
art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

AUTOMOBILIA 2008

Post by art » Sun May 25, 2008 6:20 pm

Pessoal!

Estive ontem, Sábado, na abertura do certame.
Embora goste imenso de automóveis clássicos, o meu intuito era o de conseguir encontrar alguns modelos que pudessem servir de base às minhas "bricolages" costumeiras. Sim, porque pelos modelos a 1/1 e fazendo a comparação com o ano transacto, estava muito pobrezinho...

Actualmente, o problema das miniaturas está em conseguir a melhor relação preço/qualidade. E está cada vez mais difícil, devido ao facto de, se o modelo tiver alguma qualidade, o preço "acompanha-a". Se o modelo já tiver muitos anos, é vendido como uma preciosidade rara e o preço... upa, upa!
Neste particular, nem queria acreditar quando vi modelos "Luso Toys", com a péssima qualidade que era "apanágio" da marca, com preços na casa dos 15 €! Como foram fabricados nos anos 70, já têm um valor histórico muito grande, embora nem para base sirvam.

Estive quase a adquirir um Triumph por 15€ quando, mais à frente, acabei por comprá-lo a um espanhol por 5!!!
Aliás, os Espanhóis estavam em grande, na questão dos preços. Vendiam "toneladas" de modelos das enciclopédias Altaya Espanholas e Francesas, por preços muito convidativos. Comprei 4 bases a 20€ noutro local, o que foi óptimo, dado serem carros para decapar e desmanchar completamente.
Resumindo: fiquei com 7 miniaturas por 40€, o que foi muito agradável para o orçamento, dada a crise :D :D :D

Mas o que me levou a abrir este tópico foi o ter encontrado o Rui "rmhl" deste Fórum e, principalmente, um grande amigo, que uma grande parte dos elementos deste Fórum conhece: O Filipe Cid Trindade!

Ora, então, vamos lá a saber de onde conheço o rapaz: ELE FOI MEU ALUNO!!!! :shock:
Tenho, ao longo do tempo, andado a brincar convosco quanto ao conhecimento que tenho deste meu/vosso amigo.
Pois bem, como ele era meu aluno e eu tinha fortes laços de amizade com a família (especialmente, de "tertúlias" com um seu tio) e como ele sabia, pelo seu irmão mais velho, Miguel - também meu ex-aluno - que eu era um apaixonado pelo automobilismo de competição e nunca tinha faltado a um Rali de Portugal, desde 1970, passámos a falar sobre carros com muita frequência.
Ele até me prometeu que seria meu ajudante, quando abri o meu Clube de Modelismo na escola, coisa que nunca cumpriu :D :D :D
Um belo dia, fui, com uns alunos, visitar a "Casa dos Buxeiros", por estarmos a tratar, nas minhas aulas, de solares do séc. XVIII, existentes no concelho (Carregal do Sal, onde dou aulas há 25 anos).
Pois bem, ele insistiu em mostrar-me uma "coisa" e contar-me uma história:
Em 1992, ele tinha ido a uma exposição de miniaturas, em Braga, no Palácio D. Chica. Ele estava a pensar iniciar-se no Modelismo e ficou muito bem impressionado com umas miniaturas sobre o Rali de Portugal, que lá viu. Mostrou-me o catálogo da exposição (um excelente catálogo, por sinal) e continuou a falar sobre as vitrinas, a exposição e as tais miniaturas. Nesse momento, perguntei-lhe se sabia quem era o modelista. Ele acabou por ler o nome e ia tendo quase um AVC :D :D :D . Claro que era o meu, ficando eu muito contente por ele ter gostado. :D
Ele mostrou-me o primeiro modelo que estava a montar (um Peugeot "Camel" do Paris-Dakar). Claro que ele estava muito encabulado, por pensar que eu iria ficar desagradado com o trabalho dele. Pelo contrário, já mostrava muito "jeito para o ofício". Ficámos um bom bocado a discutir técnicas para melhorar os modelos (por esta altura os putos já estavam há uma boa meia hora à minha espera :D ) e tornou-se uma tarde bem produtiva.

Há coincidências do escafandro! Quem diria que ele ia acabar por fazer do Modelismo a sua profissão?
Este reencontro de duas pessoas que já não se viam há uma dúzia de anos acabou por ser a coisa mais marcante da Automobilia, para mim. E reencontrei o mesmo porreiraço, afável e educado que conheci em "puto".

Como não podia deixar de ser, chateei-lhe a cabeça para participar aqui no Fórum. Muito admirado fiquei quando me disse que já era membro, só que nunca tinha postado. E, efectivamente, é membro desde 23 de Janeiro deste ano.

Claro que já combinámos um encontro na loja dele (vivi naquela localidade durante 14 anos e ainda lá mora a minha mãe).

Pronto e assim se reencontram amigos. Porreiro, pá!

Art

User avatar
Marshall
Posts: 135
Joined: Sat Apr 05, 2008 2:14 am
Location: Amadora

Re: AUTOMOBILIA 2008

Post by Marshall » Sun May 25, 2008 6:53 pm

Boas

Essa exposição é em Aveiro certo?
Com a organização do CAAA julgo eu.
Também estive para lá ir mas a distancia e alguns contratempos de ultima hora inviabilizaram tal.
Espero que tenhas gostado, são sempre eventos em que ficamos um pouco deslumbrados tal o tamanho e diversividade de temáticas.
Provérbio chinês: Desmanchar e fazer, tudo é aprender.

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: AUTOMOBILIA 2008

Post by art » Sun May 25, 2008 8:54 pm

Eu já estou habituado a ir. Conseguem-se miniaturas razoáveis, é só uma questão de procurar
Art

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Re: AUTOMOBILIA 2008

Post by Marco » Sun May 25, 2008 10:54 pm

Este ano não fui à Automobilia. Fui, se não estou em erro, às 3 edições anteriores.

A nível modelístico, tem sido sempre a decrescer. Cada vez menos expositores a vender kits, e os poucos que os vendem não facilitam a nível de preços. Costumo aproveitar para comprar uma outra ferramenta que tenha falta, pq ao nível de kits (pelo menos a 1/24) já teve dias bem melhores.

Abraço!

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: AUTOMOBILIA 2008

Post by Adolfo » Mon May 26, 2008 10:22 am

E por estas e por outras coisas que se vê que o mundo é pequeno..... lá reencontrou o Filipe :)
è com muita vergonha que digo que nunca fui a uma exposição de modelismo :(... coisa que espero vir a rectificar brevemente :)
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

Post Reply