PORTUSCALA 2008 - Fotos + DESABAFO!

Datas, locais, fotos e toda a informação sobre os encontros e as montras de modelismo que se vão organizando por Portugal
art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

PORTUSCALA 2008 - Fotos + DESABAFO!

Post by art » Mon Jun 09, 2008 9:00 pm

Pessoal dos plásticos, resinas e outras coisas esquisitas, boa tarde! :D

Aproveito o ensejo para colocar algumas fotos de modelos do Portuscala, fazendo uma pequena apreciação do dito.

A exposição foi muito pequena, talvez porque a divulgação tivesse sido mínima.
Como sempre, as temáticas militares ocupavam, talvez, uns 80% do espaço. Depois, as figuras, comboios e autos/motos completavam o "ramalhete".
A falta de segurança era atroz, com os modelos completamente à mão de semear e, para piorar a situação, sem que alguém vigiasse minimamente os objectos expostos.
Não é bonito "malhar" num evento destes, até pelo trabalho que dá o pôr de pé uma exposição modelística. Nesse aspecto, toda a organização (que penso ter sido APENAS UMA pessoa!) é de louvar, pois claro.

Quanto à qualidade dos trabalhos auto e motomodelistas, nada a dizer. Apenas foram apresentadas duas motos (bem montadas) e, nos autos, só participaram o Marco Preto, o Simão Matos (ProfSM) e outro colega, que julgo não ser do Fórum. Não travei conhecimento com mais ninguém, para além do(s) que já conhecia.

Quanto ao prémio de categoria, também não há discussão possível. Foi o Porsche do Simão e ele está de parabéns. Trabalho de alto gabarito, como sabemos.

Não quero "meter foice em seara alheia". Mas, em minha opinião, os prémios de algumas temáticas militares são, "to say the least", bizarras.
A maravilhosa Chaimite que foi "best of the show" na Modelscala (a maior exposição nacional da especialidade), recebeu aqui um mero 2º Lugar numa das classes.
E o mais fabuloso trabalho modelístico que alguma vez vi na minha vida (a "Stu Garage", uma espécie de oficina de reparação para carros de combate) não levou o "best of the show". Tal prémio foi entregue a um modelista muito conhecido, com excelentes trabalhos mas que, por sinal, não expunha as suas "pièces de résistance". Critérios...
Olhei para o ainda jovem modelista da "Garage". Via-se que estava muito desiludido...

AGORA, O DESABAFO:
Nunca pensei que alguma vez me fizessem o que passo a relatar.
Como é habitual, expus 36 modelos, sendo que apenas 12 em concurso (penso que mais ninguém inscreveu tantos).
Concorri a três classes, após ter questionado, há cerca de um mês, a organização (a tal pessoa :D :D ) acerca da sua conformidade com o regulamento.

Este afirmava que nenhuma classe poderia ser considerada sem, pelo menos, 3 modelos inscritos.
Eu, após cuidada escolha, inscrevi 4 modelos em "kit simples", 4 em "kit detalhado" e 4 em "scratch" (+ de 50% de trabalho do próprio modelista).
Paguei as inscrições e recebi os cartões executados pela organização (a tal pessoa :D :D ), prova de que tinham sido admitidos.

No Domingo, qual não é o meu espanto, quando reparei que tinham sido alteradas (ver a última imagem deste "post") as classes da minha inscrição.
Ou seja, "passei a estar" inscrito com 6 modelos na classe 15, 3 na classe 16 e 3 na classe 22.
Se a organização (a tal pessoa :D :D ) tentou "eliminar-me" de duas das classes (sem apresentar qualquer justificação), não o conseguiu, mesmo assim, dado eu ainda cumprir o estipulado no regulamento.
Logo, não é defensável a não atribuição de qualquer prémio nas outras classes - dado, em ambas, não haver mais nenhum concorrente.

Se a organização (a tal pessoa :D :D ) tivesse eliminado os modelos por falta de qualidade, por exemplo, nada haveria a reclamar. A sua decisão seria soberana. Mas, aquando da distribuição dos prémios, a tal pessoa frisou que a falta de atribuição de prémios a várias classes se devia ao número insuficiente de modelos a concurso.
Por exemplo, as motos, por serem apenas duas e, se não estou em erro, o Marco Preto que também apenas inscreveu dois (na classe 20?), não tiveram prémio (o que é uma pena, pois as classes estavam muito bem representadas).

Poderão perguntar-se por que não reclamei.
Precisamente porque iria dar a sensação de que sou um "caçador de prémios", tipo de pessoa que me merece o mais profundo desprezo.
É por isso que prefiro "desabafar" convosco, alertando-vos para que estejam de olhos abertos para estas coisas.
Espero nunca mais isto me acontecer.

Pronto, mais uma exposição para "riscar", no Norte, embora por motivos diferentes.

Um gajo está sempre a aprender, "né"?

Art
Attachments
01.JPG
01.JPG (242.19 KiB) Viewed 8123 times
08.JPG
08.JPG (224.27 KiB) Viewed 8122 times
11.JPG
11.JPG (194.93 KiB) Viewed 8117 times
15.JPG
15.JPG (215.22 KiB) Viewed 8112 times
23.JPG
23.JPG (218.28 KiB) Viewed 8107 times
22.JPG
22.JPG (207.54 KiB) Viewed 8095 times

User avatar
lucas
Posts: 2334
Joined: Tue Mar 16, 2004 12:42 pm
Location: Funchal-Madeira

Re: PORTUSCALA 2008 - Fotos + DESABAFO!

Post by lucas » Tue Jun 10, 2008 11:14 am

são tb por essas razões que não gosto de feira de vaidades perdão Concurso de modelismo.
Prefiro sempre uma mostra, sempre em vitrine.
abraço Solidário

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: PORTUSCALA 2008 - Fotos + DESABAFO!

Post by art » Tue Jun 10, 2008 11:42 am

Obrigado, Lucas, pois sei que a solidariedade é sincera.
Eu também, até muito recentemente, não entrava em concursos (muitas vezes são "feiras de vaidades", de facto).
Até que um dia vi atribuir prémios a modelos que, desculpem a imodéstia, eram muito inferiores aos meus, que só participava em regime de exposição.

Mas, como disse, não fui "vítima de injustiça", em relação ao prémio dos Veículos Civis. Ainda bem, senão a frustração seria muito maior. :D

Agora, em vez de receber nove prémios, receber apenas três, quando os meus trabalhos foram todos considerados regulamentares, custa muito.
Estas participações custam-me um bocado, tanto a nível financeiro, como de trabalho (partem-se e perdem-se muitas coisas, ao embalar/desembalar as peças).

Daí o desabafo...

Abraço

Art

User avatar
lucas
Posts: 2334
Joined: Tue Mar 16, 2004 12:42 pm
Location: Funchal-Madeira

Re: PORTUSCALA 2008 - Fotos + DESABAFO!

Post by lucas » Tue Jun 10, 2008 7:45 pm

eu percebi.
E obrigado pelas(poucas) fotos.
Em relação ao outro projecto q falamos à tempos, do meu lado ainda nada.
abraço

rmhl
Posts: 117
Joined: Tue Jun 26, 2007 9:46 am

Re: PORTUSCALA 2008 - Fotos + DESABAFO!

Post by rmhl » Wed Jun 11, 2008 3:40 pm

Art, o teu desabafo e igual a muitos que não desabafaram :? O teu e bem descrito e emocional, o meu e de muitos outros não chegam la e por isso tiveste tu de desabafar :oops:

Brinco eu com coisas serias.......
E o porquê de eu estar a fazer este tipo de abordagem?

É simples, num hobby tudo devias ser simples , franco e directo. No entanto há estruturas que so complicam , confundem e desalinham.
O modelismo decresceu de praticantes, perdeu sangue novo, perdeu praticas cordiais e salutares e quando se faz algo que deveria ser a mostra da essencia da "coisa", acontece disso.
Mas aconteceu agora como aconteceu muitos mais vezes , ou melhor, ultimamente tem acontecido com muito mais frequencia.
Muitos dos poucos que restam ou que insistem em continuar não alinham no que se tornou os concursos/exposição , que foi uma fantochada, onde a "elite" dos quadros organizativos das exposições distribuem entre si os premios a concurso.
Como se de um grupo restrido de habilidosos se tratassem e que so necessitam dos restantes para encher a praça.

E faço este reparo assim em "generalista", pois ja a muito muito tempo , que não estou ligado a nenhuma associação, a exposição, a club, loja e ou importador. e ja quando participava havia disto e continuo a ver que ainda ha, melhor vai havendo mais!!!

Claro que a coisas boas, pessoas boas e ideias boas para enverter a situação, mas que cada vez se tornam mais dificil enverter.

Eu por mim acabava com os concursos e lançava mais exposições, mais "work shops" so assim conseguimos trazer malta nova....

Agora do pouco tempo que tenho para estas praticas vou ver se faço um pouco mais de modelismo ( iniciei mais 2 (pequenos avioes 1/72)
Em brevo coloco as poucas coisas que tenho feito.... :roll:

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: PORTUSCALA 2008 - Fotos + DESABAFO!

Post by JMCARC1 » Wed Jun 11, 2008 4:49 pm

Art,

Obrigado pelas fotos. Foi pena todas as estas situações complicadas que acabam por afastar os participantes das diversas exposições, pq, acabam todos por pagam pelas acções de apenas uns.

Qt aos concursos, penso que tem um lado positivo, pois acabam por elevar um pouco a fasquia, mas deviam apenas ser acto de "ajudar à festa" e de motivação, ao invés de serem actos de competição "feroz" por um prémio. Qd à dois anos fui à minha 1ª exposição, e vi os resultados num fórum achei muita piada à entrega de prémio como forma de participar e incentivar, mas acabei por perceber que existem modelistas que participam pela piada e outros que participam pela competição pura e dura...

As avaliações são sempre subjectivas e depende dos critérios e estados de espírito dos júris, pelo que não gosto de comentar, mas é verdade que existem sempre algumas situações que são complicadas.... isso até acontece aqui no fórum ( não é Art :badgrin: ).

Por mim, o melhor prémio não mo tiram... é acabar um modelo e ficar orgulho com o resultado!

Como podemos combater isto? Vamos fazer a nossa festa e deixar as partes "nublosas" para os seus actores. Ficam contentes? Continuem, que nós vamos-nos divertir a fazer o que gostamos... conviver e modelar! O que acham? :wink:

João

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: PORTUSCALA 2008 - Fotos + DESABAFO!

Post by art » Wed Jun 11, 2008 6:04 pm

Obrigado, Rui e João, por opinarem sobre o assunto.

Rui, a minha experiência em concursos até que não tem sido negativa. A Réplica e a Modelscala (já para não falar de outras nos anos 80 e 90) são, nesse particular, exemplos de organização, convívio e boa disposição. Os prémios, aí ,até passam a secundários.
Na Modeltróia, a questão dos "masters" visivelmente não correu bem. Mas a organização foi muito boa e o pessoal afável.
Mas, no caso vertente, é uma pena que as duas a que fui, no Norte, tenham tido aspectos tão negativos. Em Maceda, houve um nítido favorecimento dos Espanhóis e nesta um nítido favorecimento (em menor escala, pois eram poucos) tanto dos Espanhóis como dos modelistas "conhecidos".

O que aconteceu comigo foi bastante desagradável e faz-me deixar de ir a ambas, no futuro.

Claro que, com a Réplica, tudo vai voltar à "normalidade".

Art

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: PORTUSCALA 2008 - Fotos + DESABAFO!

Post by JMCARC1 » Wed Jun 11, 2008 6:07 pm

art wrote:Claro que, com a Réplica, tudo vai voltar à "normalidade".
Sim, vamos andar a cortar plástico e metal eh, eh. E vamos lutar com os tanques :wink:

João

bigcat
Posts: 31
Joined: Sat May 15, 2004 5:09 pm

Re: PORTUSCALA 2008 - Fotos + DESABAFO!

Post by bigcat » Wed Jun 11, 2008 11:00 pm

Boa Noite Sr. Art (Julgo que Sr. Arlindo)

"Em Maceda, houve um nítido favorecimento dos Espanhóis e nesta um nítido favorecimento (em menor escala, pois eram poucos) tanto dos Espanhóis como dos modelistas "conhecidos"."

Lamento que tenha "riscado" o n/ evento do seu calendário.
Sobre as avaliações e atribuições de prémios não posso deixar de lhe dizer que pelo facto de lhe terem sido atribuídos prémios num evento, forçosamente terão que lhe ser atribuídos também nos outros eventos, nem sequer vou pôr em questão a qualidade do seu trabalho, mas julgo que deveria haver a humildade suficiente para se aceitar que o trabalho de outros possa ser melhor.
Também participo em alguns concursos, e até me dá gozo quando recebo prémios, mas muito francamente sou conhecedor das minhas potencialidades como modelista e quando recebo prémios sei o que isso significa ( e para que não pense algo que não é - significa que a qualidade geral dos modelos apresentados não era a melhor), quando não tenho prémio terá de facto havido favorecimento, mas para a melhor qualidade.

Quanto á Portuscala e nomeadamente á atroz falta de segurança, se reparou estava num Museu onde estavam expostas peças realmente valiosas (e refiro-me á Exposição do Museu) e tudo isso estava confiado á organização do evento, não querendo desvalorizar de maneira alguma o valor dos seus modelos que também estavam confiados á organização - da qual não faço parte - mas, estando eu aí presente tal como vários outros modelistas zelamos pela guarda dos modelos expostos como se estes fossem diamantes, não tenha qualquer dúvida disso.

Muito mais poderia ser dito sobre estas questões, mas uma das coisas na vida que mais gosto é a frontalidade, e quando digo frontalidade é precisamente a conversa directa frente a frente sem qualquer má interpretação a que a escrita na Internet possa levar, por isso fico por aqui, terminando com um será sempre bem vindo ao evento Modelismo em Maceda.

Um Abraço.
Emanuel Alves

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: PORTUSCALA 2008 - Fotos + DESABAFO!

Post by alvarol » Wed Jun 11, 2008 11:14 pm

Novamente a polémica nas exposições! lamento pelo que lhe sucedeu ART, mas concerteza não terá sido nem o primeiro... nem o centésimo a quem tal acontece! tenho ao longo dos tempos conhecido pessoal que me foi relatando situações semelhantes, ou que de alguma outra forma revelam injustiças ou "estratégias" por parte de esta ou daquela organização, essas pessoas foram ao longo dos tempos deixando de expõr e de frequentar as exposições, e é pena pois para além de desmotivante, alguns deles de certeza dariam cartas no que refere à qualidade e diversidade de peças.

Eu neste caso não me posso esticar muíto a opinar sobre isto, pois na verdade nunca expus qualquer peça, e embora o convívio com mais "maluquinhos" como eu deste mundo fascinante do modelismo me atraia, continuo a ter a mesma opinião; só em expositores fechados e com organizações que tenham já dado prova de que tais tristes politicas e polémicas não existam, também com muíta pena minha pois tenho de reconhecer que sem todos vocês e outros tantos que lá mostram o que constroem, não haveria exposicões aonde ir fazer o gosto à vista!

Polémicas à parte, existem já entre nós bellísimos eventos que gosto de visitar todos os anos, não gostando de fazer discriminações, das que conheço penso que a modelscala se distingue, e será a que talvez mais prometa de futuro, tanto em qualidade das peças como da capacidade da organização, sem esquecer que será para mim a que melhor respeita o mínimo de segurança, (faltam ainda para mim os expositores fechados) nem que fossem como opção para quem quisesse mostrar os seus trabalhos e tivesse de pagar algo simbólico,

Como alguem aqui sugeriu, vamos continuando a fazer aquilo de que gostamos! \:D/ esperando que as coisas mudem, saudações para todos! :D
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

ProfeSM
Posts: 683
Joined: Mon May 24, 2004 5:55 pm
Location: Beja
Contact:

Re: PORTUSCALA 2008 - Fotos + DESABAFO!

Post by ProfeSM » Thu Jun 12, 2008 1:07 am

:D Olá Rapaziada.
Bom, cá estamos nós depois de mais uma exposição, neste caso no Norte.
Quanto ao Portuscala foi a minha primeira participação, assim como do Clube e da AMBA, apesar dos convites que nos tem feito nos últimos anos. Agora juntando um fim-de-semana com a família foi 2 em 1. Visitar os parentes e participar no evento.
Em termos gerais foi pena o número pouco elevado de modelos, embora a qualidade tenha sido bastante boa. Em relação ao enquadramento do espaço também acho que foi das melhores pois realizou-se no Museu Militar e estávamos rodeados de blindados, artilharia, e bastante material de guerra, é claro que para o meu gosto era melhor ter sido realizado no Museu do Caramulo…
Foi pena o espaço de exposição ter sido pequeno e como refere o Art as mesas estarem um bocadinho “à mão de semear”, não gostei muito que os modelos estivessem uns em cima dos outros (mas como a organização é do IPMS se calhar estão um bocadinho influenciados por Telford UK onde milhares de modelos estão um pouco ao monte…)
De qualquer forma saúdo a coragem de realização do evento e também do regresso do Portuscala.
No caso dos automóveis estávamos os mesmos do costume, eu o Art, o Zé Vilhena, o Marco Preto e mais um modelo (Sauber Mercedes) que desconheço quem seja o autor. Portanto o pleno para o Fórum. Por acaso até fiquei um pouco decepcionado pois estava com a ideia errada que no Norte havia bastantes modelistas de automóveis dado que pelo menos antigamente havia muitos modelos de kits plásticos e resinas à venda no Porto e bastantes lojas e porque também existem vários modelistas aqui do Fórum dessa zona.
Quanto à organização, bom sabemos (e agora sei na 1ª pessoa) que a organização de um evento destes não é muito fácil. Por outro lado a divulgação foi basicamente feita no Fórum Modelismo na Net e o pessoal do IPMS não teve vida fácil, fim-de-semana alargado, bom tempo para a praia, Portugal-Turquia…, e até uma exposição (ver calendário) que se realizou em Lisboa na mesma data!!! Depois o IPMS-Portugal tem passado por divergências internas que se calhar também colocaram problemas e daí Art que quase tudo se centre na figura do Pedro Barbosa.

Art em relação ao teu desabafo, tens alguma razão, mas nada melhor que falar com a organização do evento para esclarecer as coisas. Aprendi ao longo destes anos de exposições que o melhor é mesmo expormos as nossas divergências, e olha que já tive bastantes motivos para isso em mais de dez anos de participações. Existem muitas situações que muitas vezes não são esclarecidas ou que acabam por gerar más interpretações e isso desmotiva muita gente, como por exemplo a “trapalhada” dos Master no ModelTróia.

Agora, se me permitem é e minha vez de desabafar (aviso que é grande) :? :
Ok, por vezes existem problemas, reconheço que sim e ainda nunca tive num evento onde o pessoal estivesse 100% contente, acreditem que é um dos problemas que me tem tirado o sono na organização do BEJA MODELSHOW. A minha ideia em relação a um evento (como já tou farto de o referir) é que se trata de uma festa, um momento importante de divulgação do modelismo, na qual uma das componentes é a vertente de concurso. È por isso que nos sentimos bem nuns locais e noutros mais ou menos, é por isso que é muito fixe estar com o pessoal do Montijo e do Entroncamento, e vamos ver se conseguimos criar esse ambiente em Beja e principalmente receber bem o pessoal, que toda a gente se sinta bem e à vontade.

Agora quanto ao pessoal participar e ser um bocado feira das vaidades, começo a não gostar da conversa e claramente a conversa começa a “entrar na minha loja”, acham que tanto eu, como o pessoal do Clube e da AMBA, ou o Art ou o Marco Preto participam nestes eventos só para nos mostramos como os maiores? Será para enaltecimento do nosso ego? Será pelos prémios? Bom no meu caso não é isso que me faz percorrer 500 kms x 2 mais fim-de-semana no Hotel para dois com gastos aparvalhados em gasóleo, portagens, alimentação, etc… Falo por mim, os outros que respondam, o meu gozo é apenas participar no evento, expor e principalmente DIVULGAR o modelismo em todos os cantos do país, E PORRA! (Sorry pelo palavrão) UM GAJO TÁ LÁ PARA SE DIVERTIR.
Se são sempre os mesmos modelos? Ok já me queixei noutro tópico? Com o ritmo de trabalho e a falta de tempo não existem “milagres”, desta vez todos os modelos já estavam mais do que vistos… Mas não o estavam pelo comum dos mortais que visitou a exposição e viu modelos que nunca foram expostos no Porto, e que não percebe nada de modelismo. Acho que muitas pessoas que visitam as exposições, amigos, familiares de modelistas etc…também tem o direito de ver belos modelos e todos nós temos a obrigação de mudarmos a mentalidade de muitas pessoas que pensam que isto do modelismo apenas são “um bando de putos grandes que ainda brincam com carrinhos, coitados…”, concretizando a ideia, é divulgar sempre esta arte.
Agora pensam que só com a divulgação do modelismo nos Fóruns, alguém alguma vez nos dará crédito? O Mundo dos Fóruns é claramente limitado na divulgação, chegamos a quê? 2000 pessoas!!!(isto já era muito bom…), por isso o melhor é mesmo participar em exposições.
Ok, podem-me dizer então porque não vais só expor? Pois também vou, tal como o fez o Art agora no Portuscala, até já estive em exposições onde só participei em exposição. Têm razão em que se devia privilegiar a parte de exposição, mas acontece como em exposições como Almada (só na vertente de exposição) onde nesta modalidade os mesmos que dizem que não participam nas de concurso também não aparecem. Em Almada viu-se.
Depois também não tenho receio que o meu modelo seja avaliado, isso até se torna um desafio para fazer melhor e participar em novas exposições com mais empenho, tal como todos, também gosto da vertente de competição, e também gosto de ver reconhecido o valor do meu trabalho e não me chateio porque houve um tipo que disse que o carro tem isto ou aquilo….e já vi muitos modelos avaliados de forma muito pouco competente. Um erro que eu acho que muitas organizações acabam por cometer é colocarem no seu regulamento critérios de avaliação e depois não tornam claras essas avaliações para o pessoal perceber porque é que aquele modelo ganhou e o outro não.

Até já vi categorias serem criadas, como a dos Master no ModelTróia, em que me foi dito antes da exposição que era “para tipos como eu que normalmente ganham sempre os prémios todos”, até me disseram que esta categoria era para dar mais hipóteses aos mais novos, ok concordo, mas depois foi uma geral salganhada que ninguém percebeu muito bem quais eram os critérios definidos.

Bom meninos gostava que me ajudassem a resolver vários dilemas, tenho kits construídos (bem ou mal, pois também sei reconhecer que também podia fazer muito melhor) e participo em exposições em todo o país nas minhas categorias, coloco aqui os meus modelos no Fórum e que todos podem abertamente comentar e criticar e até (sacrilégio!!!) recebo uns prémios nas exposições onde concorro:

1 - Como é? não participo pois corro o risco de ganhar prémios e retiro-os aos mais novos?
2 – Não participo pois sou um “conhecido” das organizações?
3 - Vou só expor? E como já sou conhecido devo-me muito imaculadamente remeter-me ao papel de expositor?
4 - Não participo nos eventos porque são sempre os mesmos a concorrer e fico à espera do modelista que diz ir mas não vai?
5 – Levo só a concurso o último modelo que fiz? Por isso participo numa exposição com 1 kit e não com 8 ou mais?
6 – Não devo participar nas exposições pois já todos conhecem os meus kits dos Fóruns?
7 – Não participo pois na última vez que lá estive correu tudo mal e alguém danificou uma peça de um kit meu?
8 – Não participo em mais nenhuma exposição porque da última vez que cá estive não ganhei nada?
9 – Não participo naquela categoria porque sei que vai lá estar o Sérgio, o Pedro o Art, o João e já sei que não lhes chego aos calcanhares? Por isso é melhor ficar em casa.
10 – Não participo só porque não existem vitrines e o pessoal não está a 2 metros de distância das mesas?
11 – É verdade é extensível aos miúdos… "ò puto o teu não pode ir à exposição porque está uma M…".ou então, "Sofia não participas em mais nenhum concurso pois ganhas tudo!!!" Gostava de ver a cara de muito pessoal a dizer isto a um puto.

Meninos, se querem falar de coisas sérias vamos a isso, os concursos/exposições são livres e de frequência absolutamente voluntária, existem muitas modalidades, como a de ir expor, a de ir concorrer, a de ir só ver, a de se ir divertir, a de ir às compras, a de se ir para “mandar postas de pescada”, a de não se ir para ir para a praia. Existem regulamentos e formas de reclamação. E como já tou farto de dizer quem quiser estar está, quem não quer não está e ponto final.
No fundo quem faz as exposições e os concursos somos todos nós e levamos demasiado a sério o que é um hobby que nos diverte e se tornou uma verdadeira paixão.
Desculpem por este longo desabafo.
Um abraço a todos do ProfeSM de Beja.

A – Art obrigado pelas fotos, numa delas uma das verdadeiras novidades, o Nissan Xavani do Miguel Ramos do Clube da Escola, até ficou fixe mas chatei-me com o puto pois entregou-se ao exterior e descuidou o interior e não detalhou os cintos e mostradores. Resposta do Puto: “Ó profe não à problema pois os vidros são tão pequenos que não se vê nada lá pra dentro…” até tem razão.

B – João só para “picar” o pessoal dos Pikuinhas, depois desta conversa toda vou ponderar se levo ao Réplica só dois modelos ou se levo 10? O que achas? Tou a brincar, olha se eu tivesse dúvidas metódicas!!!…

C – Com já é tarde as fotos que tirei no Portuscala seguem amanhã…abraços.

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: PORTUSCALA 2008 - Fotos + DESABAFO!

Post by art » Thu Jun 12, 2008 7:27 am

Ena pá, tanta "literatura" para ler :D :D :D

Como o Sr. Emanuel Alves decidiu colocar aqui a sua opinião, sendo muito correcto e não ofensivo, merece uma resposta igualmente educada, baseada em factos.
Quando chegar do trabalho, à hora do almoço, darei a minha resposta cuidada, até porque o meu desabafo já extravasou para outro Fórum e é aqui que pretendo defender-me.

Até já

Art

Pedro Barbosa
Posts: 10
Joined: Thu Jun 12, 2008 2:15 pm

Re: PORTUSCALA 2008 - Fotos + DESABAFO!

Post by Pedro Barbosa » Thu Jun 12, 2008 2:50 pm

Boa tarde.
Agradeço a este fórum o direito de resposta que nos assiste com esta "carta aberta".
Caro Sr Arlindo.
Lamento que tenha ficado desapontado com a sua participação na PORTVSCALA 2008.
A etapa de lhe pedir deculpa foi já ultrapassada pelo seu comportamento ao ferir a honorabilidade de uma associação de modelismo fundada em 1977 e a pessoa do seu presidente, acusando-os de favorecimento e pondo em causa o seu esforço e sacrifício ao realizar esta exposição. Para ter evitado tudo isto bastaria tão somente ter solicitado esclarecimentos junto da organização da PORTVSCALA sobre o que o apoquentava , mal se deu conta e, concerteza, o diálogo hoje seria outro.
Acredito que realmente não tenha participado em muitas exposições nem visualizado muitos modelos. Seguramente teria outra visão das coisas.
Somos cada vez menos modelistas e cada vez com maiores dificuldades em levar a cabo o que queremos realizar, só o orçamento da PORTVSCALA rondou os 1500,00€, metade em prémios, dos quais o Sr arrecadou 3, sem contabilizar o esforço e o cansaço fisico de carrregar mesas e vitrines para servir a causa do modelismo. Atitudes como a sua, rebaixar e vilipendiar publicamente um evento e os seus organizadores, mesmo que tivesse alguma razão que não a tem, tão levianamente, em nome de uma pseudo-dignidade ferida não ajudam nem dignificam em nada o modelismo.
Pedro Barbosa
IPMS Portugal

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: PORTUSCALA 2008 - Fotos + DESABAFO!

Post by art » Thu Jun 12, 2008 3:58 pm

Ora, então, vamos lá tentar, educadamente, esclarecer a minha posição. Como disse, o Sr. Emanuel Alves, com o qual lidei uma vez, foi e está a ser uma pessoa correcta. Merece igual tratamento.

Para não me alongar demasiadamente - e isto será longo, mas espero que não fastidioso - vou cingir-me a factos (que vou documentalmente comprovar) e emitir opiniões, que valem o que valem. Assinalo devidamente ambos os casos.

Como ,em outro Fórum, foi estabelecido um "link" para este tópico e o Organizador (Sr. Pedro Barbosa) já teve oportunidade de tecer comentários - e sendo ambos os Fóruns de domínio público - tomo a liberdade de citar tanto o seu comentário como a troca de "mails" havidos entre ambos. Os sublinhados são de minha autoria
Este foi o seu comentário:

"Boa noite ao fórum.
Francisco, antes de mais agradeço a referência a esse fórum pois deu-nos a possibilidade de conhecer opiniões diversas. Não vou responder a quem não teve a coragem de nos enfrentar pessoalmente mas quero salientar que, " decalques diferentes de produção própria" não são considerados scratch , muito menos modelos "Solido" com alterações de decoração. A organização podia inclusivé ter eliminado esses modelos por estarem mal inscritos como aconteceu em outras classes.
Outras afirmações do Sr Art. mereceriam resposta ou melhor, um conjunto de ensinamentos se, para tal, tivéssemos sido abordados mas...
Saudações.
Pedro Barbosa
IPMS Portugal"


Este foram os "mails" entre nós trocados (o sublinhado é meu):

18/Maio:
"Bom dia,

Estando interessado em participar no certame, decidi-me a comunicar por esta via, para esclarecer uma pequena dúvida.
Após a leitura atenta do Regulamento, tenho, para já, uma pergunta a fazer:
Dado ser um Modelista de veículos civis e a exposição/concurso estar mais vocacionada para a temática militar, notei que tiveram bastante cuidado em pormenorizar as características do plástico a utilizar.
Como apenas modelo em resina e metal, na escala 1/43, estarei "fora" do âmbito da exposição e do concurso?

Só após o esclarecimento desta dúvida poderei, como compreendem, preparar as peças e enviar as fichas de inscrição.

Muito obrigado pela atenção e os meus parabéns pela louvável iniciativa."

Saudações modelísticas"


18/Maio:
"Concerteza que pode participar. Inscreve os seus modelos na categoria   C, classe 22.
Qualquer outra duvida disponha.
Cumprimentos
Pedro Barbosa"

19/Maio:
"Bom dia,

Afinal, deverei poder inscrever-me em mais do que uma classe. Digo isto, devido ao facto de, conforme descrição da Categoria C, possuir modelos de três classes diferentes (15, 16 e 22).

Devo concorrer com cerca de uma dúzia de modelos, embora exponha um total de 36. Tenho alguns de "construção directa" (KS), detalhados com a inclusão de muitas fotoincisões (KD) e de construção própria (em mais de 50%) (VCP). Embora todos a 1/43, as classes são claramente diferentes.

O que me diz? Estou dentro do Regulamento?

Muito obrigado

Saudações modelísticas"


30/Maio:
"Tudo faremos para ajudar. Só pontualmente poderemos avaliar a entrada de viaturas no recinto e na ocasião. As suas inscrições chegaram.
Cumprimentos.
Pedro Barbosa"




1) FACTO - Durante o passado fim de semana, decorreu uma exposição/concurso de Modelismo, denominada "Portuscala 2008". O concurso admitia 8 categorias e 50 classes distintas;

2) FACTO - Expus 36 modelos, sendo 12 na modalidade de concurso, em três classes diversas (15-construção directa" (KS), 16-detalhados com a inclusão de muitas fotoincisões (KD) e 22-de construção própria (em mais de 50%) (VCP).

3) FACTO - Aquando da distribuição de prémios, verifiquei que algumas fichas tinham sido emendadas, com a mesma caligrafia de quem as redigiu (Sr. Pedro Barbosa) - ver foto 1. Verifica-se que, embora estivessem inscritos na classe 22, dois dos modelos tinham sido "mudados" de classe, embora se possa verificar que, originalmente, foram todos construídos do mesmo modo (miniaturas "brinquedo" decoradas e decalcadas por meios próprios, com interiores quase totalmente próprios). As inscrições tinham sido atempadamente pagas e não houve, da parte do Sr. Pedro Barbosa, intenção de denunciar a sua alegada "má" inscrição. Assim, se admitiu as peças a concurso, foi porque as achou em conformidade com o Regulamento. Não adianta vir, agora, dizer que não são "scratch" e que "podia tê-las eliminado". Não o fez. Ponto. Na realidade, as bases não são de construção própria, mas as peças têm, inegavelmente, mais de 50% de trabalho do autor. E as expressões entre aspas não foram retiradas de nada que eu dissesse ou escrevesse e estão incorrectas, para além do mais. "Decalques diferentes de produção própria" não correspondem a modelos que não os tinham, no original. Eram "brinquedos" completamente "civis", sem aditamentos.

4) FACTO - Embora tenham sido alteradas as fichas, pelo Sr. Pedro Barbosa, o facto é que havia, originalmente, 4 peças inscritas na classe 15, e 5 na 22 - ver foto 4. De notar que a caligrafia é sempre a mesma, bem como a esferográfica.

5) FACTO - No Domingo, recebi os prémios referentes à classe 15. À classe 22 não foi atribuído prémio, alegadamente por não haver número mínimo de modelos inscritos. O próprio Organizador aconselhou-me a inscrever TODOS os modelos na classe 22, por não serem de plástico (!!!). Ora o Regulamento previa, como mínimo, 4. "Uma imagem vale mais que mil palavras"...

6) OPINIÃO - Reafirmo que o prémio referente à categoria de "Veículos Civis" foi bem atribuído. Se eu fizesse parte do Júri, provavelmente também seria essa a minha decisão. mas devo acrescentar que o Marco Preto, membro deste Fórum, inscreveu dois excelentes modelos, que não foram considerados nos prémios, o que me parece uma clara injustiça, sabendo, como sabemos, que, pelo menos o Honda (ver 2ª foto do meu 1º "post" deste tópico) é um óptimo exemplo de (bom) Modelismo. Aliás, já tive a oportunidade de referir, neste Fórum, a injustiça que, em minha opinião, foi cometida em Maceda, em relação a este modelo. Mas isto é a minha opinião, como está assinalado.

7) OPINIÃO - Reafirmo que não entendo como uma peça maravilhosa como a "Stu Garage" não foi "Best Of Show". Não entendo como o "Best Of Show" da Modelscala - a maior exposição/concurso nacional - foi um mero 2º lugar de classe. Provavelmente o júri da Modelscala não percebe nada de Modelismo. mas isto continua a ser uma opinião e não acrescenta nada à discussão.

8 ) FACTO - Reafirmo a falta de vigilância adequada. Estive a colocar as minhas peças, no Sábado, sempre com crianças - algumas delas muito pequenas - por perto. Todos sabemos a tendência natural que as mesmas têm para "ver com as mãos". No Domingo, estive cerca de três horas no recinto da exposição e tornei a verificar a falta de vigilância.
De salientar que a exposição se desenrolava em duas zonas, sem visibilidade mútua. Assim, apenas com duas pessoas em permanência estariam reunidas as condições mínimas. Duas pessoas eu cheguei a ver - aliás extremamente simpáticas -, junto da banca da "Big Cat", loja de Modelismo. Uma penso ser a esposa do Sr. Emanuel Alves. Mas não me pareceram responsáveis pela vigilância. Poderei estar enganado quanto a este ponto em particular.

9) FACTO - Tive a oportunidade de referenciar, no meu primeiro "post" deste tópico, que "Não é bonito "malhar" num evento destes, até pelo trabalho que dá o pôr de pé uma exposição modelística. Nesse aspecto, toda a organização (que penso ter sido APENAS UMA pessoa!) é de louvar, pois claro."
Mas o facto de sinceramente pensar isto não invalida o sentir-me desiludido e "enganado" quanto a esta problemática.
O Sr. Pedro Barbosa inscreveu-se neste Fórum e teve a oportunidade de dizer o que se lhe oferecia.
Para além do "fait divers", retiro algumas ilações das participações em ambos os Fóruns.
a) Lendo o seu "post" neste Fórum, não descortino os "ensinamentos" que pretendia dar-me. "Presunção e água benta...";
b) Tendo lido, certamente, este tópico, antes de colocar as suas considerações, não o vi negar que houve uma "mudança" de classes por si próprio feita;
c) Fala em "pedido de desculpas" - embora diga que devido à minha atitude, tal "foi já ultrapassada pelo seu comportamento ao ferir...". Pois bem, se nada correu mal e não houve erros cometidos, então para quê o "pedido de desculpas"?
d) Afirma, também, "Acredito que realmente não tenha participado em muitas exposições nem visualizado muitos modelos. Seguramente teria outra visão das coisas."
Como não me conhece, esclareçamos: tenho 49 anos, certamente mais do que o Sr. Pedro Barbosa, sou Modelista desde os 17 (1976). Possuo entre 1000 e 1100 modelos. A minha primeira exposição foi em 1985 e, desde aí, tenho participado em muitas, a maioria das quais sem a modalidade de concurso. Já tive o prazer de expor em Espanha e França e, inclusivamente, já cheguei a ganhar um "Best Of Show", nos anos 90, numa exposição de apenas veículos civis.
Já participei em concursos onde nem sequer uma menção honrosa ganhei. Mas nunca me senti injustiçado (nem na Portuscala, diga-se). Agora, sentir-me "enganado", foi a primeira (e espero que última) vez.

10) FACTO - Sendo o Regulamento umas folhas de papel, poderemos delas fazer um cinzeiro, um aviãozinho, ou delas retirar um argumento. Preferindo esta via e respondendo directamente ao Sr. Pedro Barbosa: "Para ter evitado tudo isto bastaria tão somente ter solicitado esclarecimentos junto da organização da PORTVSCALA".
Reafirmo que não sou "caçador de prémios". Para além do mais, o Regulamento tem uma cláusulazinha muito interessante. reza ela: "6. Todos os membros terão o direito de chamar a atenção do secretariado de competições para qualquer infracção às presentes regras, desde que o façam antes de iniciada a actividade dos Júris. Em qualquer dos casos a decisão do secretariado de competições é irrevogável".
Dado que deparei com a "mudança de classes" nas fichas, no Domingo, depoisda actividade dos Júris, fiquei com a sensação (que não foi negada em nenhuma situação pelo Sr. Pedro Barbosa em qualquer dos Fóruns) de que tinha sido uma acção propositada.

Ora isto vai muito longo. Não é minha intenção dizer mais nada sobre este assunto, excepto se for gravemente ofendido ou atacado na minha honorabilidade. Aliás, a exemplo do que fizeram os Srs. Emanuel Alves e Pedro Barbosa. "Quem não sente, não é filho de boa gente", diz o povo

Saudações modelísticas

Art
Attachments
1.JPG
1.JPG (224.66 KiB) Viewed 7769 times
2.JPG
2.JPG (226.63 KiB) Viewed 7768 times
3.JPG
3.JPG (233.22 KiB) Viewed 7768 times
4.JPG
4.JPG (177.42 KiB) Viewed 7767 times

rmhl
Posts: 117
Joined: Tue Jun 26, 2007 9:46 am

Re: PORTUSCALA 2008 - Fotos + DESABAFO!

Post by rmhl » Thu Jun 12, 2008 5:06 pm

bom , espero que se mantenha a troca opnioes abertamente

Não vou fazer de advogado de ninguem mas não deixo antes de mais de salientar 2 aspectos que penso que não foram compridos por parte da organização, que são:
- o comprimento integro das regras /regulamento (condiçoes de participação
- caso as anteriores não tivesse por acaso sido compridas pelo proponente a concurso, a obrigação de esclarecer e da organização não a do concorrente em questionar

Vou relatar a minha opniao pelo que vivi , vi e senti , Assim:
Estas situações ja as vi e vivi no primeiro Portuscala realizado no Mercado Ferreira borges , isto provavelmente no ano 1997, suponho, pelo que sei ( pois não foi comigo) foi so comentario no momento com abordagem na hora, mas que existiram existiram. Ja na altura se via ( a minha opniao ) "elite" e distribuição de premios pela "elite", pois lembro-me perfeitamente 2 motas 1/8 magnificamente montadas e pintadas (penso que de um senhor de gaia ) e um portaavioes magnificamente apresentado ( e das primeiras mostas de um modelista com tenra idade ) que nem menções receberam, melhor nem premio nem menções
Mais tarde penso que na 4 edição , no heatclub de matosinhos, varios companheiros a competir na secção 1/24 carros de competição se referiam aos mesmos problemas, lembro-me tambem , pois ja na altura importava material , a abordagem que me fizeram , sobre a eventalidade de eu estar ou nao a importar o material (havia duvidas!)

e mais situaçõe ouvi e vi, mas nem valera a pena expressar

o que acho em concreto e que o mundo modelistico decresceu largamente, nao so por estes motivos anteriormente invocados , mas tambem por outros.
a minha opniao e que o processo deveria ser reiniciado, não se mantendo estas formas de divulgar, pois não existe ou não estao criadas condições para as mesmas existirem neste moldes, trocando por "miudos"
- não existe modelistas suficientes para criar ou participara em todos os eventos do calendario modelistico ao nivel e moldes dos concursos internacionais
- não existe renovação da escala etaria dos modelistas, para existir uma renovação e manutenção dos padroes do passado mesmo o passado recente
- os factorer macro economicos não permitem uma estabilização das linhas mestres do que possa ser o topo da forma de divulgar o modelismo ( concurso modelisticos )

assim e volto a frisar , e uma opniao pessoal, acho que o processo a evoluir pelas associações e todas as entidades ligadas ao meio
- o processo para inverter o estado das coisas e iniciar um processo de pequenas exposições locais com participação de modelistas por convite, sem qualquer interesse comercial e/ou outro
com este processo penso que poderiamos chegar a mais pessoas , com menos problemase com mais resultados

Penso que um bom exemplo e o trabalho do professor Simão esta a fazer em Beja. =D>

Não queria ser mal interpretado , mas ate ser modesto, mas penso que o projecto que tenho em curso com as exposições que faço e os resultados obtidos poderia ser copiado e/ou melhorado por qualquer outo colecionador /modelista, pois acredito que o sucesso ate agora atinguido , mesmo que modesto me permite ter confiança que no futuro possa ter impacto , pelo menos na regiao com o aparecimento de mais alguns colecionadores ou modelista, pois assim espero.
Neste projecto nao tenho nenhum interesse a não ser o de divulgar e de cativar malta nova
Ja era um projecto que tinha apresentado as lojas na altura em que comercializava, não foi avante na altura como projecto nacional , mas espero agora que o possa ser regional e quem sabe um dia passe a fazer parte de um intercambio nacional

são com ideias e troca de opniao que se faz desenvolver as coisas

não com abordagem duras , crueis e destabilizadoras

e sabes bem , pedro, que te dou os parabens pela vontade de montar e levar avante esse projecto da Portuscala, dou-te a ti os parabens como a todos os que persistem, pois sei bem quanto custa ( monetariamente e moralmente) por de pe tal projecto, no entanto teremos de saber apreciar e ouvir a opniao dos outros,ate poderemos não as vir a aplicar , mas teremos de as ouvir e respeitar.
Tambem temos de sabemos ou teremos de saber que caso não façamos ouvir a opniao dos outros, estamos a contruir algo a nossa imagem e semelhança e que podera certamente trazer o afastamento de quem nela não se reve.
Pois assim foi comigo, não me revi na vossa forma de estar e na vossa mensagem, por isso sai de associado da IPMS e não mais voltei a expor com voçes.
De facto e depois perante a minha passagem por importador , não expos para não criar intrigas e tambem pela falta de tempo em modelar.
Apos este periodo estive afastado do mundo deste hobby, tanto a nivel de modelismo e colecionismo dediquei-me a uma outra escala, 1/1 classicos
No entanto voltei , como colecionador , pois a paixao e tanta que nao sei estar afastado, mas certamente que não irei concorrer a nenhum evento, tenho ideia de participar nas exposições, inclusiver na vossa, mas a vida ainda não permitiu.
Se correr bem estarei por Maceda, expondo, sendo a minha primeira vez apos longo periodo de ausencia, sei que estaram por la, pois foi la que no ano passado nos cruzamos, tal como nos cruzamos na automobilia e noutros lados.
Se não nos unirmos e continuarmos a despersar cada vez mais vamos atrofiar este "mundo"
E claro não queria ser o orgulhoso solitario modelista colecinador

Assim peço-te para reapresentares a tua posição de forma a conseguirmos reverter o mundo que e o modelismo

Um bem haja a todos os modelistas

Saudações

RUI LIMA

Post Reply